Quantcast
PplWare Mobile

Portugal: Velocidades de internet nunca inferiores a 20 Mbps?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Pablo says:

    nPerf. Boa app para analisar a velocidade.

  2. Berto says:

    hahahahha, nem fibra, nem ADSL, nem 4G e raro 3G onde moro, e fica bem perto da cidade.

  3. Nitrox says:

    Isso tb eu queria que assim fosse-

  4. Filipe says:

    Isto nunca irá acontecer. Só por escrito. Na realidade da qual usufruímos, nada disto irá acontecer, principalmente tendo muitas zonas em que nem rede 3G há. Nem 2G sequer.

  5. Miguel says:

    1Gbps numa vila, sem espinhas.
    Tenho 3 operadores a escolha todos com fibra, mas prefiro de longe a Vodafone.

    • Detective says:

      comentario triste,
      So pensaste em ti e nas tuas opçoes e na publicidade de uma operadora. Portugal deveria ter por inteiro ter uma boa connecçao internet.

    • pobox says:

      A mente humana deve ser utilizada em algo mais produtivo do que emitir birrinhas do género ” Eu tenho e tu não tens…bem feito”. O que se fala nesta notícia é o facto de muita (mas muita mesmo) população, não usufruir de um serviço condigno. Eu pago num dos operadores, cerca de 80 euros mensais e, ainda este fim de semana, a velocidade de internet não atingia 1 Mbit. Explicando melhor, aulas dos mais jovens (na 6ª feira) não houve porque não existia banda para nada. Até as simples chamadas telefónicas falhavam. Reclamações e pedidos de intervenção ao fornecedor do serviço, sem resolução. Dos 3 maiores operadores, este ainda é o único que funciona, apesar de ser lastimável.

  6. Victor says:

    D:
    Pico: 9.990 Mb/s
    Media: 9.697
    U:
    0.654 Mb/s
    0.603

    Min:13.87 ms
    Med: 27.84ms

    Youtube e stream a correr

  7. eu mesmo says:

    o meo passou a “dar” 120mb em vez de “apenas” 1000mb, que raio de upgrade

  8. Hugo Tavares says:

    Na minha cidade fui o contemplado em que a minha rua apenas tem apenas ADSL

  9. Telmo says:

    Os testes de velocidade não servem para tudo! Nos testes em 4G tenho velocidades de 30Mbps e depois quando utilizo várias clouds tenho 50kbps…. O sistema é enganado…

  10. Pedro says:

    20 Mbps? Que piada 🙁
    A Internet em Portugal é uma imagem do país, muita desigualdade, moro na zona suburbana de Coimbra e o melhor que consigo é 8MBits nos dias bons/ADSL, 4G/30 Mbits, muto bom para ver e-mails, porque se for para ver um vídeo no Youtube não esquecer de selecionar a pior qualidade ou então lá se vai o limite de trafego, basicamente uma mer##

  11. RM says:

    Tenho no contrato 24 Mbps ADSL da MEO, mas na prática são 15/16 Mbps!

    • Spoky says:

      Se leres bem no pacote diz “ATÉ”

    • Costa Rica says:

      50% é para o serviço MEO

      • Acéfalo, o pensador says:

        Não sei se o comentário é sarcástico mas aproveito para explicar. Ao contrário da Fibra (FTTH) onde a velocidade é “garantida” (pelo menos dentro da rede do operador) no ADSL a velocidade depende da distância da linha de cobre até à “central”. Na prática uma velocidade de 16Mbps em ADSL é considerada bastante boa, significa que estás relativamente perto da “central”.

  12. PML says:

    O valor é razoável e permite que se faça teletrabalho com qualidade, com mais do que uma pessoa em casa. Seria importante referir também a velocidade de upload porque para muitas aplicações hoje em dia é essencial esta componente (10M, pelo menos).

  13. Jonesy says:

    o grande problema não é a velocidade “oferecida/contratada” mas sim a qualidade e estabilidade da mesma.
    durante o confinamento (e esta situação num grande centro urbano), ligações fibra de vários operadores mal davam para ver televisão e as pessoas com contractos de 100mb, e com necessidade de efetuar teletrabalho e telescola tornou-se impossível durante semanas. posso concordar que foi uma situação fora do normal devido ao facto de toda a gente se encontrar em casa o consumo teve um aumento exponencial, no entanto, isto só mostra a péssima implementação de infraestruturas, pois se uma pessoa paga por 1 serviço que tem 100mb deveria ter sempre a capacidade de pelo menos ter constante 80% do serviço contratado. a mesma situação já ocorria ainda antes do estado de emergência em que em período noturno ligações de fibra de 100mb passam para ligações inferiores a 30mb, sendo uma pratica comum de traffic shapping por parte dos operadores.
    engraçado ou não , tenho por opção própria ADSL (tecnologia obsoleta e de baixa velocidade nos dias de hoje) durante todo o período do estado de emergência acabei por ter melhor ligação que as pessoas que tinham ligações de fibra, claro que por sorte vivo perto de uma central e a ligação nunca baixa dos 18mbs.
    os operadores dizem a “boca cheia” que tem (temos) tecnologia de topo e melhor que outros países, mas o que se vê nos testes de comparação com outros países é que a velocidade media é pior, vender uma velocidade contratada de 100mb e garantir qualidade tão baixa não pode nunca ser aceitável, isto sem contar com os preços, porque se são preços “justos” para a velocidade/serviço fornecido, definitivamente não o são para a qualidade/estabilidade do que na realidade garantem.

    • Acéfalo, o pensador says:

      “acabei por ter melhor ligação que as pessoas que tinham ligações de fibra, claro que por sorte vivo perto de uma central e a ligação nunca baixa dos 18mbs.”

      isso é bom do ADSL, pode ter velocidades baixas comparativamente com FTTH e Coax mas se a linha for boa é bastante estável e consegues boa qualidade de serviço. Eu tenho ADSL com 14Mbps e tenho sempre a mesma velocidade a qualquer hora do dia e pings de 6ms para PT. Durante o confinamento tive melhor net que alguns colegas com coax cujos tarifários são de centenas de Mbps.
      Não querendo fazer publicidade mas a Meo tem gerido bem a crise, não tive qualquer prob nos últimos vezes. A ver pelo http://www.cprm.net dá para ver que reforçaram a rede, anda por volta dos 40% de utilização quando dantes (pré-covid) chegava aos 95%. Há operadores que decidiram cortar velocidades de centenas de Mbps para 7Mbps e outros decidiram reforçar a rede. Enfim, formas de pensar diferentes 🙂

  14. Luis says:

    Se o Starlink de Elon Mush cumprir o que promete, dentro de pouco tempo o problema estará resolvido!

    • Acéfalo, o pensador says:

      Vai ajudar sem dúvida mas não resolve o problema de fundo. A latência ainda que prometida “baixa” não chega ao pé das tecnologias existentes, isto para dar um exemplo. Lembra-te que velocidade em bruto não é a única métrica para uma boa internet.

  15. Pedro says:

    Atualmente na minha rua a 9Km da cidade só existe ADSL com 0,5Mb/s enquanto o 4G da Vodafone se encontra a 60Mb/s mas por 4G o mesmo não acontece em outras operadoras onde os meus vizinhos registam 10Mb/s (NOS) e 5Mb/s de notar que estas velocidades são a média de muitos testes feitos a várias horas de vários dias. Felizmente a Vodafone irá terminar a instalação da Fibra esta semana

  16. Marco Lopes says:

    LOLLLLLLLLLLL, a NOS paga já umas BOAS LUVAS para conseguir manter as velocidades de UPLOAD em 10Mbits!!!!! São uns sacanas sem lei!!!

    • Ricardo says:

      Pontuação : 115847 nPoints, ↓122949 kb/s ↑10735 kb/s / Wifi:NOS / #iPhone11 / #nPerf v2.6.0 /

      Resultado da minha NET em casa. A qualquer hora do dia a NET é sempre estável. Sou Cliente NOS e tenho HFC (Fibra Hibrida). Basicamente, a grande diferença para o FTTH está na velocidade de Upload.
      Honestamente, para mim, que não trabalho com Imagem e Som é mais do que suficiente.

      Agora nao entendo uma critica: A NOS, quando me vendeu o serviço, informaram-me que eu iria ter 120MB Download e 10 Upload. A verdade é que cumprem com o prometido. Não tenho razões de queixa nesse sentido. Se precisas de mais Upload então só com FTTH.

      A NOS foi correta contigo.

      Outra coisa: a noticia refere-se a velocidades de Download.

  17. Luís Henrique Silva says:

    Acredito que até seja possível, mas tem de deixar de haver a roubalheira que há em Portugal……o mal de andar tudo mal nas infraestruturas vem dai

  18. Francisco Santos says:

    A página da Netflix para medir a velocidade, simples e rápida e sem publicidade 😉 https://fast.com/pt/

  19. António says:

    Isso é tudo muito bonito mas só acredito em vendo.
    Moro no interior do Alentejo e até tenho fibra na minha rua (DSTelecom), mas estou agarrado à ADSL do MEO sabe deus até quando. A desculpa é sempre a mesma “O PDO esgotou a sua capacidade e não sabemos quando vamos fazer a expansão”, por isso só me resta chorar e conviver com 10 Mbits de Download e 800Kbits de upload.

  20. Acéfalo, o pensador says:

    Não esquecer o upload que é cada vez mais importante para video-chamadas e partilha de ficheiros em tele-trabalho.
    30/10 seria um mínimo razoável a meu ver.

  21. PGR says:

    Em Lisboa (Graça) Vodafone até 24Mb
    down….. 9.9 Mbps
    up………..1.3 Mbps

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.