PplWare Mobile

Maioria gosta do formato da Telescola, mas acha que deveria haver melhoramentos


Autor: Marisa Pinto


  1. Linda Gomes says:

    Pode ser uma excelente plataforma educativa mas peca na inexistencia de acessibilidade, ou seja, nao existem legendas nos videos, barrando o ensino a toda a criança com dificuldades auditivas. Apesar de já ter sido contactatos, a RTP e a DGE, para alertar a colocação de uma plataforma suplementar com legendas, continuo sem entender porque a RTP nao poe a andar o gabinete que possuem… Alegam falta de tempo… Contudo fazem traduções de estrangeirismo sem demoras! Continuamos a espera deitados que as legendas apareçam…

    • Ruben says:

      Neste caso nem é preciso escrever tudo, basta reconhecimento de voz e ir editando os erros mas enfim

      • Linda Gomes says:

        Precisamente! eles tem conhecimento desses softwares de Captioning! Parecem nao querer trabalhar! Todas as criancas iriam benificiar das legendas pois também incentiva a leitura e aprendizagem da ortografia!

        • Luís says:

          Só por curiosidade tentei fazer exatamente isso só para ver quanto tempo demorava a “legendar” um excerto de uma aula. Ainda usei o SPEECH-TO-TEXT para gerar as legendas e depois foi só meter no YouTube para sincronizar com o audio automaticamente.

          Aqui vai o excerto para verem o resultado.
          https://youtu.be/lHD4wCl7cCE

          Demorei cerca de três horas. Tendo em conta que foi a primeira vez que tentei fazer algo do género as outras aulas deverão demorar apenas uma fração do tempo. A única correção que foi preciso fazer foi em “… décima aula…” que o software percebeu “…decimal…”

          Nota: Demorei bastante tempo só para descarregar o video original do site da RTP.

        • Luís says:

          EDIT: Este link deve funcionar por favor ignorem o meu último comentário.

          Só por curiosidade tentei fazer exatamente isso só para ver quanto tempo demorava a “legendar” um excerto de uma aula. Ainda usei o SPEECH-TO-TEXT para gerar as legendas e depois foi só meter no YouTube para sincronizar com o audio automaticamente.

          Aqui vai o excerto para verem o resultado.
          https://youtu.be/dVbcoL2mLwE

          Demorei cerca de três horas. Tendo em conta que foi a primeira vez que tentei fazer algo do género as outras aulas deverão demorar apenas uma fração do tempo. A única correção que foi preciso fazer foi em “…décima…” que o software percebeu “…decimal…”

          Nota: Demorei bastante tempo só para descarregar o video original do site da RTP.

          • Linda Gomes says:

            Luis, no Webcaptioner por exemplo, a transcrição foi esta “OLÁ BEM-VINDO A 10ª AULA DE PORTUGUÊS DO ESTUDO EM CASA “, é mais preciso. A RTP possui um Gabinete de Acessibilidade mas não o põe em pratica. e eles são mais que Pro no assunto. Alegam que os videos tem de ser postos Online no #estudoemcasa, prontamente e sem demora, de forma a seguir o plano estabelecido pela Direcao Geral da Educação. Sugerimos a legendagem dos videos com mais tempo, em vez de ser no dia, e noutra plataforma mas até hoje ainda não se pronunciaram. Parabéns pela sua iniciativa de qualquer forma!

  2. David says:

    Aquilo que é lecionado é com certeza em menor quantidade e qualidade do que seria na escola presencial, claro que a maioria gosta.

    • Pérolas says:

      Parece um comentário tipico de um professor info-excluido…

      • David says:

        O ministério já veio dizer que setembro será para aquilo que não ficou aprendido este ano. Se a tele escola é assim tão completa…
        Mas há uma forma muito simples de se saber se sou “info-excluido” ou não. No dia 26 de junho, fazem-se testes de avaliação presenciais, com exatamente o mesmo conteúdo que seria colocado no teste noutro ano letivo qualquer. E analiza-se os resultados, com certeza iriam revelar-se pérolas da sabedoria.
        Óbvio que é só um cenário hipotético, relaxa sr incluído…

        Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.