Quantcast

Empresas americanas estão a fazer algo que os tribunais chineses consideram ilegal

13 Comentários

Um tribunal chinês deu razão a um trabalhador substituído por Inteligência Artificial (IA), numa decisão que acende um debate importante sobre quem paga, de facto, o preço da automatização.

Zhou trabalhava numa empresa tecnológica de Hangzhou a testar, corrigir e melhorar modelos de IA e foi precisamente essa IA que a empresa usou como justificação para o substituir.

A proposta que recebeu impunha que aceitasse o mesmo emprego com um corte salarial de 40%, ou saísse. Perante a recusa de Zhou, a empresa rescindiu o contrato.

Ainda que o caso pareça isolado, é o reflexo de uma tensão crescente entre o avanço acelerado da IA e os direitos dos trabalhadores que ficam pelo caminho.

Padrão americano está a ganhar forma: investir em IA, despedir pessoas

Nos Estados Unidos, há uma tendência a ganhar forma, com gigantes tecnológicas a anunciarem, nos últimos anos, cortes significativos de pessoal ao mesmo tempo que injetam milhares de milhões de dólares em infraestrutura de IA.

Neste cenário, percebe-se que mesmo que a IA não substitua diretamente funções, os trabalhadores dispensados são poupança que financia a transição.

A lógica de mercado tem tratado isto como inevitável, sustentando que a IA é o futuro e que, sendo o capital humano uma despesa, os investidores recompensam quem faz a transição mais depressa.

Conforme informámos, dados do portal Layoffs.fyi indicam que, desde o início do ano, mais de 92 mil profissionais perderam o emprego em todo o mundo. A razão mais frequentemente apontada é a IA, não porque substitua diretamente os programadores, mas porque as empresas estão a reduzir estruturas para concentrar recursos no seu desenvolvimento.

China discorda da abordagem norte-americana

Não sendo a China um modelo a seguir em matéria de direitos laborais, a sua abordagem nesta matéria contrasta largamente com a abordagem norte-americana, com alguns tribunais chineses a tomarem posições relevantes.

O Tribunal Intermédio do Povo de Hangzhou concluiu que o facto de a IA ter tornado uma função redundante não constitui, por si só, fundamento legal suficiente para despedir um trabalhador.

Num caso semelhante julgado em Pequim, um trabalhador da área de mapeamento de dados foi dispensado após a sua empresa adotar ferramentas de IA, com o painel de jurados a considerar que adotar uma nova tecnologia é uma decisão estratégica da empresa, não um evento de força maior.

Para o tribunal, não se pode tratar uma escolha deliberada de negócio como se fosse uma catástrofe natural e transferir os custos dessa escolha para o trabalhador.

No caso de Zhou, o tribunal foi ainda mais longe. Não só o despedimento foi considerado ilícito, como a própria alternativa oferecida, de manter o emprego com 40% menos de salário, foi julgada irrazoável. Todo o processo foi, portanto, invalidado.

O que fica deste caso é especialmente o argumento, pois Zhou defendeu em tribunal que a IA foi usada pela sua empresa como pretexto para o despedir, e não como razão legítima. É um argumento que trabalhadores noutros países, incluindo na Europa, poderão em breve ter razões para invocar.

 

Leia também:

Vídeo viral mostra o lado assustador da automação: “treinar o próprio substituto”?

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joe Doe
    Joe Doe

    Rua e mai nada! O humano é inútil, descartável e desnecessário, ainda bem que a WW III vai eliminar metade desta espécie da face da terra.

  2. Avatar de Byte Bandit
    Byte Bandit

    Esta timeline é super estranha. Os Chineses a atuar como o adulto na sala e os EUA a atuar como um puto birrento.

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    Fico comovido ao ler que os tribunais chineses defendem o direito dos trabalhadores. Num país onde se prende pessoas por criticarem a elite que governa esse país, só falta acrescentarem que é uma democracia e com liberdade de expressão.

    1. Avatar de CuMuna
      CuMuna

      Ficarias surpresa com a quantidade de iluminados que acham isso. A esquerda radical não quer democracia, quer ditadura.

      1. Avatar de Zé
        Zé

        Quem vive na China nao se queixa da ditadura que la tem!!!! A populaça se viver bem e sem problemas, querem la saber quem esteja a governar, se tiverem casa e comida, ralam-se um bocado. Agora haver democracias onde se dorme na rua, nao se tem casa nem comida, VIVA não é, passam necessidades mas nao faz mal, vivem numa democracia!!!

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Deves ser dos que acham que no tempo do Salazar é que se estava bem, era também uma ditadura e quem contestava a PIDE tratava de os prender . Achas mesmo que a China não há pobreza e sem abrigos? A democracia não é perfeita, mas há liberdade e podes dar o teu contributo para as eleições. Para ti o paraíso é uma ditadura.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Em Portugal só está na rua quem quer, sem comida só quem faz jejum intermitente.
          Na China os sem abrigo são mortos e usam os seus ossos para fabricar gomas

  4. Avatar de RICARDO
    RICARDO

    A ditadura quer o quê?

  5. Avatar de jaugusto
    jaugusto

    Os governos e as ditaduras s caem qdo criam uma classse média e depois esta fica descontente, desempregada e frustada, agora imaginem os milhões que na china estão a entrar na classe média e depois um desemprego brutal com IA começam a coçar os lideres politicos …

  6. Avatar de Jose
    Jose

    Eles (os chineses) fazem 8sso porque se trata de Uma empresa norte-americana! Se for uma deles o trabalhador come e cala e se resmungar, tem um fim aparento.

  7. Avatar de Joachim P.
    Joachim P.

    há quem ache que só pelo facto de a China estar bastante desenvolvida em termos tecnológicos, que as pessoas têm liberdade e são verdadeiramente felizes. há todo um outro lado real que muitos não devem estar a ver bem…

  8. Avatar de Artilheiro
    Artilheiro

    Aproveitem e substituam também os administradores, os diretores e os gestores, por IA. Isso sim, seria um grande passo, para a humanidade.

    1. Avatar de Vim Cherar Cola
      Vim Cherar Cola

      Faltou substituir o principal, os investidores (quem poe aposta a grana nisso). “Os altamente responsaveis por isso tudo”. De forma indireta, sao responsaveis e ficam impunes nisso tudo