PplWare Mobile

E se a maré negra fosse em águas portuguesas?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Tiago Dias says:

    Bem, é realmente impressionante a dimensão desta catástrofe vista neste perspectiva… Até é difícil de imaginar algo deste género e desta dimensão acontecer na nossa costa..

  2. MB says:

    Qual foi a maior maré negra mundial?

  3. Wilson Silva says:

    Segundo a imagem a maré negra estaria longe da margem sul (onde eu moro) por isso eu não ficaria preocupado. Só quando tivesse petróleo a sair da torneira é que pensaria em ponderar uma possível preocupação 😀

    Agora a sério, a tecnologia já nos permite esquecer esse tipo de energias [https://www.youtube.com/watch?v=M2nxCp9Hwxs]. Mas as empresas que lucram com elas não permitem que as energias alternativas avancem como deviam [http://www.zeitgeistmovie.com/].

    Se a maré negra fosse em águas portuguesas não havia nada que eu pudesse fazer a não ser esperar que a fonte “secasse” e que as águas se renovassem…

    • Indaleto says:

      Errado Wilson, se a maré negra fosse ao lado da tua casa terias/devias, assim como eu que moro longe da tua casa, dar todo o contributo na limpeza da mesma, só assim é que continuarias a ter um ecossistema minimamente saudável, aleijado é certo mas um ecossistema que continuaria a funcionar. Além disso, Wilson, terias que comer menos peixe (se gostas) e, se tens gente na família que depende da pesca, terias/devias ajudá-los pois iriam passar um mau bocado durante uns tempos.

      • Wilson Silva says:

        Eu ponderei como é que poderia ajudar na limpeza da maré negra mas não me ocorreu nada. Foi por isso que escrevi que nada podia fazer. Talvez haja algo que eu pudesse fazer mas não sei o quê. Supondo que tal catástrofe aconteça na nossa terra, o que sugere o Indaleto que eu faça?

        • Indaleto says:

          Por exemplo, fazer aquilo que os espanhóis fizeram quando ocorreu o problema do prestige. Eu, sem dúvida, fazia-o. Não conseguiria esperar que “as águas se renovassem”

    • darth_paul says:

      ó esperteza… essa imagem do mapa de portugal foi feita em photoshop para comparação… nao tem nada a haver com a localização de um possível maré negra em portugal.
      mas sempre da para ver o egoísmo de certas pessoas (“ca####… é longe de mim”)

      alias, quem fez o mapa de comparação deveria ter rodado a imagem da maré negra de maneira a estar espalhada ao longo da costa portuguesa na vertical. ai via-se que quase toda a costa portuguesa estaria afectada

    • Jaime says:

      Entristece-me ver estes comentários, pois como tu, à milhões de pessoas que só pensam no seu umbigo.

      Podes querer que provavelmente te sairia não petróleo da torneira, mas sim água contaminada. Todos os produtos que utilizas na tua alimentação teriam uma % de contaminação elevada. Toda a industria pesqueira ficaria completamente inutilizada durante uns bons 10 anos. O resultado? Mais pobreza, mais miséria, e como se não fosse suficiente, mais doença, mais mutações, e mais desespero.

      Quanto às tuas soluções, sim, energias limpas são possíveis e é uma opção que deveríamos já estar a tomar em larga escala.

      Não te esqueças é que para produzir é sempre necessário uma pequena quantidade de energias não renováveis, é inevitável. Talvez daqui a 50 anos estejamos a usar energias completamente renováveis e não poluidoras, mas duvido que deixemos de usar o petroleo pelo menos nos próximos 100 anos!

    • Wilson Silva says:

      Tanta hostilidade…

      “ó esperteza… essa imagem do mapa de portugal foi feita em photoshop para comparação… nao tem nada a haver com a localização de um possível maré negra em portugal.”

      Não me disseste nada que não soubesse. Mas também não reparaste no início do meu cometário, que diz “Segundo a imagem”.

      “mas sempre da para ver o egoísmo de certas pessoas (“caguei… é longe de mim”)”

      “Entristece-me ver estes comentários, pois como tu, à milhões de pessoas que só pensam no seu umbigo.”

      O meu primeiro parágrafo foi irónico. Não sei se sabem o que é a ironia mas de qualquer forma: A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos.

      Talvez saibam, mas preferiram ofender-me do que tentar compreender.

      Não saber é compreensível, mas não reparar no smile que está no final é demais.

      Quanto ao restante comentário do Jaime eu digo novamente que não me estão a dizer nada de novo, e eu não disse o contrário do que vocês referiram.

      Não há nada que eu, e talvez nenhum de nós, possa fazer fazer para parar com a fuga de petróleo. Daí só nos restar esperar que a natureza recupere ou que os peritos tratem do assunto.

      Atenção que eu não disse que não ajudaria, eu disse que não há nada que eu pudesse fazer para ajudar. Se pudesse ajudava. Se PUDER ajudo. Se SOUBER como ajudar, AJUDO.

      Peço-vos por favor que não me julguem e não me ofendam sem me conhecerem porque eu esforço-me bastante para ajudar sempre que posso. Eu estudo muito para ter um bom emprego e poder contribuir (de entre outras formas) com maiores quantias monetárias para causas nobres.

      Anyway, cada um tem a sua opinião. Dizem que temos que respeitar as opiniões alheias mas eu discordo. Nem todas as opiniões devem ser respeitadas, especialmente se forem falaciosas.

      • Indaleto says:

        Eu não tenho nada que julgar ninguém, mas então fizeste uma escolha infeliz das palavras e na adequação da ironia. Se “apenas” leres o que escreveste, sem pensares no que sentiste, parece óbvio que o smile se refere não à ironia, mas sim ao exagero que escreveste propositadamente (petróleo a sair pela torneira). Não há nada na frase que indique que se trata de uma ironia, muito menos se alguém ler o comentário ao meu comentário. Por este motivo, deverás facilmente perceber os vários comentários que te foram feitos.
        De qualquer forma, o teu último texto esclarece tudo, e isso é o que importa. 🙂
        Nota: o meu smile não indica ironia.

    • EacHTimE says:

      A propósito de zeitgeist e este desastre nasce esm vídeo que diz tudo!!! Vejam que diz realmente o que há a dizer sobre isto!

  4. a Friend® says:

    Um atentado à natureza deveria ser punivel de forma severa, e a BP nem que fosse à falência, todo o dinheiro que têm nos cofres (que não é nada pouco) deveria ser movido para travar a expansão dessa catastrofe e unir todos os meios para garantir a limpeza, nem que para isso tivessem que alugar 10.000 barcos.

  5. Gilberto Pereira says:

    Impressionante nem imaginava.

    E ainda não parou de jurrar …

    Impressionante.

  6. bigkax says:

    Eu culpo o “homem atrás da cortina” pois é ele que por motivos económicos impede o desenvolvimento sustentável, podíamos andar com carros híbridos(ar e electricidade, aliás ja existem carros a ar capazes de percorrer 200km e ultrapassar os 100km/h, desenvolvidos claro por pessoas independentes, também muita gente não sabe que durante algum tempo os carros eléctricos dominaram os limites de velocidade, isto ate serem suprimidos), usar extensivamente Cânhamo AKA Cannabis(numa área num determinado período de tempo consegue-se produzir 3x mais papel com cânhamo do que com árvores, a fibra usada para fabricar esse papel também pode ser usado para roupa, também se pode produzir óleo das sementes que pode ser usado como combustível, o uso mais conhecido é o medicinal devido ao THC contido na planta que teoricamente sendo natural é menos prejudicial que outras drogas sintéticas usadas por milhares de pessoas), etc.
    Se não fossem estas influencias… Ainda dizem que as dark ages acabaram… Ou será que só acenderam uma lâmpada?

  7. kArPe says:

    Indirectamente poderemos vir a ser afectados pela maré negra, já que somos banhados pela corrente do golfo (do México). Já há modelos que o provam, caso não consigam abrandar o ritmo a que o petróleo tem sido expelido (que por acaso até têm)

  8. zp says:

    Eu deixei de abastecer BP, é o meu castigo a esta vergonha!!!

  9. MOr says:

    Se querem saber porque é que os movimentos ambientalistas se tem mantido muito caladinhos face a esta brutal tragédia ambiental leiam este artigo do Washington Post:

    http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2010/05/23/AR2010052302164.html

    Há anos que deixei de gastar um cêntimo nos postos das grandes gasolineiras e passei a abastecer nas bombas dos hipermercados. Estou farto de chulos.

    • Sergio says:

      tens toda a razão. Esqueces-te é quem extrai o petróleo.

      • MOr says:

        Eu não posso fazer nada com quem extrai o petróleo. Quem se deve preocupar com isso são as entidades fiscalizadoras/reguladoras dos países onde se extrai o petróleo e ao que parece nos EUA estas entidades passam o dia “na cama” com as petrolíferas especialmente com a BP que é quem tem de longe o pior registo de falhas técnicas.

  10. Nuno says:

    A BP é uma das petrolíferas que mais dinheiro dá à Greepeace, alindo-se a esta associação criando campanhas e acções de preservação do ambiente.
    Logo, a reputação que têm vindo a criar nesta matéria não pode ir “por água a baixo”, portanto não devem estar especialmente serenos com a situação 😉

  11. BlinZk says:

    É a ganancia do ser humano… uma vergonha!

  12. op says:

    e mesmo grande

  13. kekes says:

    Bem meus caros uma coisa sou a favor muita culpa foi da BP, mas não é por isso que a deixo de considerar como empresa… As outras fazem igual ou pior e nós percisamos do combustivel. Uma coisa que que achei engraçada foi o Obama dizer que tava a coordenar la uma operação para fechar o poço e tal, aquilo ter corrido mal e ele vir todo indignado e ja com as armas apontadas a BP.
    Isto iria acontecer mais cedo ou mais tarde é logico, secalhar antes agora que noutra estação, o efeito vai ser como o dos aviões, não havia segurança nenhuma, tiveram que morrer milhares de pessoas para agora nem com uma garrafa de agua poderes entrar… Só acho um absurdo andarem ai a desejar que uma empresa vá a falencia quando se fosse imaginem os postos de trabalho e o alvorço que iria ser criado, seria outra maré negra mas agora sim a nossa porta.

    • sjk says:

      Totalmente de acordo!

      E a BP está a cobrir o custo das limpezas e recuperações, não esperam que deixe de fornecer combustível para a aviação e para os automobilistas, pois não?
      Talvez isso sim fosse aumentar os preços…

      Acidentes acontecem, por muito que se previna

  14. Lokier says:

    A ganância do ser humano não vem certamente deste acidente, como diz o provérbio português, “Só se lembram se santa bárbara quanto toa”.

  15. Yuy says:

    Não havia perigo que acontecer isso porque não há poços de petróleo aqui nesta zona… pelo menos poços rentáveis para serem explorados.

    Se acontecer é com navios, e já aconteceu mesmo acima de Portugal… e foi uma catástrofe e sabem o que seria feito? O mesmo… nada… nenhum país tem capacidade verdadeira para conter grandes derrames… só pequenos derrames… e mesmo assim pouco.

    Quanto a mim ia lá recolher o máximo de crude possível que os combustíveis estão caros para caraças.

  16. Mário Mendes says:

    Hoje tive a certeza daquilo que suspeitava,este problema foi simplesmente criado pelas gentes da BP com galões muito preocupados por estarem a perder 1 milhão por dia, quando a plantaforma estava com dificulades na perfuração, e então quem manda dita as regras e nunca ouve quem suja a mãos, agora essas mesma pessoas devem estar a arranjar uma maneira de sairem limpos do episodio e entalar os gajos que estavam a dar o corpinho ao manifesto.

  17. bytewax says:

    no f*cking comments…

  18. Tiago A. says:

    Pelo que percebi numa noticia 3 horas antes da plataforma explodir foi dado um alarme!
    É pena que as entidades fiscalizadoras não punam este tipo de “pessoas”, pois esta maré negra é bastante má! Capaz de “Criar” mais umas guerras por ai!

  19. É de facto muito preocupante, espqero

  20. É de facto muito preocupante, espero sinceramente que consigam estancá-la o mais rapidamente possivel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.