Cartão de Cidadão na app Gov.pt: Dá para viajar de avião?
A digitalização dos serviços públicos em Portugal trouxe uma grande comodidade para os cidadãos. Com a app gov.pt, é possível ter o Cartão de Cidadão, a carta de condução e outros documentos oficiais no smartphone, com validade legal em território nacional. Mas será que pode usar o CC na app Gov.pt?
Segundo o Estado português, os documentos digitais disponíveis na app gov.pt têm o mesmo valor jurídico dos documentos físicos em Portugal. Ou seja, perante entidades nacionais, o documento pode ser aceite legalmente.
No entanto se viajar para a Europa ou para outro lugar no mundo, o CC na app gov.pt já não serve. Embora a app tenha validade legal nacional, a própria informação oficial refere que a utilização da app é válida em Portugal.
Em resumo:
- Sim, a app tem validade legal em Portugal, podendo viajar em território nacional.
- Não, não deverá ser aceite para viajar para a europa ou outra parte do mundo, não podendo assim embarcar.




















não se preocupem, em breve vão todos ser controlados digitalmente, o vosso dinheiro, localização, atividades, o que podem e não podem fazer.
Até para ir a Londres é preciso passaporte, levo sempre passaporte em todas as viagens, até só na Europa. Nunca se sabe onde posso ir parar
É normal… Londres não faz parte da União Europeia, logo o cartão de cidadão não é válido. Simples
Wow.. e eu a pensar que tinha que preencher o ETA porque sou latino
Mas tu não sais do cartaxo, sabes la o que e viajar.
Nem sei o que é o Cartaxo
Toda a gente sabe que o UK já não faz parte da UE há alguns anos, portanto precisas de passaporte e se não sabes onde vais parar, provavelmente devias saber. Além disso, who cares?
Vou de 3 em 3 meses a Frankfurt, já me aconteceu de Frankfurt ter de ir para Londres sem estar previsto e se não tivesse passaporte teria de vir a Portugal buscar, também já me aconteceu voos divergidos para países fora da UE e aí ou tens a sorte de ter passaporte ou então sorte de o aeroporto de destino ter hotel, senão passas a noite num lounge ou no meio do aeroporto.
São cenas que ninguém pensa mas que a mim ninguém me apanha desprevenido.
Por isso planeiem sempre para ter passaporte e para o caso da bagagem perdida
Concordo totalmente com o Zé Fonseca A. Pela minha experiência, é sempre boa ideia levar o passaporte, mesmo em viagens dentro da UE. Nunca se sabe quando pode surgir um imprevisto — desvios, escalas inesperadas ou outras situações — e assim evitam-se dores de cabeça desnecessárias.
Zé, mais uma vez, nobody cares. Se viajas com frequência tens sempre de levar passaporte. Até parece que é um coisa nova…
E porquê?
Mais uma para ocupar espaço?
Obrigado pela inf