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Booking: Ataque a página de hotel de Lisboa rendeu meio milhão de euros

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Paulo Cruz says:

    40€/noite x 1000 reservas (nos 4 dias) = 40.000€…
    Faltam 460.000€ para que o título do post esteja correcto 🙂

  2. Chato says:

    Eu não sei fazer contas, mas 40€*1000 = 40000, para chegar perto de meio milhao, teriam de ser reservas para 10 dias.

  3. B@rão Vermelho says:

    Só acho estranho o banco ao ver tal entrada de €€€ na conta não tenha dado alertas, a não ser que seja coisa habitual na conta mas com a avultada quantia acho que pode haver mais nesta história

    • David Guerreiro says:

      Mas leste a história? O hacker enviava mensagens para os clientes que faziam as reservas para pagarem para uma conta detida por ele no estrangeiro. São bancos manhosos que não querem saber dessas coisas.

  4. Pit says:

    “Para confirmar a reserva, o hacker enviava um link para pagamento aos clientes, (…)”!.
    Desde quando um site de reservas envia links para pagamento?!?! Isso diz muito sobre a “natureza” de quem caiu na esparrela!…

    • Vítor M. says:

      É um facto, mas não ficaria surpreendido que fosse a maioria que não sabe como as coisas devem funcionar. Por isso é importante o nosso trabalho de consciencialização e informação. Tens razão, mas são a minoria os que sabem como funcionam estes esquemas. E claro, tem de ser rentável, pois claro que tem.

      • Antonio Ferreira says:

        @Vitor, e mesmo assim com tantos alertas, avisos gigantescos por parte dos bancos ao entrarmos no nosso home banking, há ainda quem ache perfeitamente normal fornecer os dados dos cartôes matriz sem qualquer desconfiança, mas depois vindo dizer que a culpa é dos bancos pelo facto de terem ficado com a conta a zero.

        • Vítor M. says:

          Nem sei se é do método ser complicado para muitas pessoas, se é da engenharia social que já não vê dificuldades em enganar a atenção dos utilizadores, se é um conjunto de circunstâncias. Eu percebo que para nós seja fácil, mas lido por vezes com pessoas na casa dos 60 e 70 anos que querem estar já neste patamar tecnológico, mas são muito vulneráveis. Até pessoas mais novas, mas com pouca consciencialização tecnológica caem em esquemas que parecem de contos infantis.

          A única coisa que sei é que é importante informar e trocar “por palavras fáceis” o que não se pode fazer. Pelo menos é isso que tentamos todos os dias.

          • Antonio Ferreira says:

            @Vitor, nem vou por pessoas nessa faixa de idade, pois os casos que aparecem a publico até são pessoas na casa dos 40 anos e que têm alguma literacia “informática” e social. Penso que é como tudo, acham que “acontece aos outros” e nunca lhes bate á porta. Uma cliente minha chegou a teimar comigo de que na internet só havia coisas boas, não havia maldade alguma, e por muito que eu lhe explica-se o contrario, não a convenci. Tive que lhe pedir para ir ao google pesquisar por algo que ela acha-se que era impossível o ser humano fazer. No dia seguinte veio dar-me razão.

        • David Guerreiro says:

          Acho uma aberração em 2022 ainda haver bancos a usarem cartões matriz para autenticação segura.

          • Antonio Ferreira says:

            a CGD é uma confusão, usa cartão matriz, sms para quando lhes dá na bolha, enfim, coitados, não devem ter dinheiro para implementar algo a sério.

    • AlexS says:

      No Booking o proprietario pode escolher entre ser ele a gerir o pagamento ou ser o próprio Booking. A comissão é menor caso seja o proprietário.

  5. B@rão Vermelho says:

    Eu utilizo muito o Booking e procuro sempre por alojamentos com pagamento no local, e o cartão que tenho associado a minha conta é um cartão virtual Revolut, e tenho reservas de hotéis por todo o mundo, até a data sempre confiei no Booking, já me aconteceu por exemplo no Vietnam não conseguir chegar ao hotel que reservei, porque choveu tanto que a rua para o alojamento tinha água até aos joelhos, juro que é verdade, anulei a reserva e reservei noutro hotel sem qualquer penalização.

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