Quantcast
PplWare Mobile

A água também pode ser “hackeada”? Cibercriminosos ao ataque…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Jota says:

    Não sei de que é que estão à espera para meter estes Ruis Pintos na cadeia (com prisão perpétua)?! Estão à espera que morram centenas ou milhares de pessoas?

  2. rjSampaio says:

    a quantidade de plc expostos a internet é assustadora…
    e isto só em Portugal..

  3. Sardinha Enlatada says:

    Nao entendo, entao agora o que se faz com a agua tambem se usa a internet para o tratamento de agua ? Ou esta a escapar-me algo ?

    • Atento says:

      Actualmente poucos serviços funcionam sem ligação à rede.
      A monitorização e/intervenção remota é, normalmente feita através da internet (não existem redes dedicadas).
      No caso da água, parece-me que foram equipamentos (instalações) ligados ao tratamento da água que foram atacados.
      Se eu, remotamente, alterar a quantidade de químico adicionado para o tratamento da água, posso, teoricamente, envenenar a população que consuma essa água. Ex. Um dos tratamentos consiste na adição de cloro, o sistema está ligado remotamente para monitorizar as quantidades e ajustar a adição; se for comprometido e passar adicionar quantidades exorbitantes de cloro à água que em vez de água, passa a ser lixívia, e, quem beber corre perigo de vida.
      Nota: Dispensam-se os comentários a referir que em determinados municípios a quantidade de cloro na água é tão alta que já parece lixívia.

      • AO says:

        Para além disso existe outro perigo porque os EUA adicionam flúor à água (felizmente na continente europeu, incluindo Portugal, não adicionam flúor na água municipal.
        O flúor é um elemento extremamente tóxico e prejudicial para a nossa saúde e é responsável por um grande número de doenças físicas e mentais. Convém relembrar que o fúor foi uma arma química utilizada pelos Nazis.

  4. jose sa says:

    Ora bem.. Então deve ser por isso que a agua fornecida pela a Indaqua anda pela hora da morte… Andam a alterar-lhe os tratamentos…

    Ou se calhar os saneamentos/etar nao sao os melhores

  5. falcaobranco says:

    Die Hard 4.0 …

  6. Sardinha Enlatada says:

    O mundo nao se quer render ao linux entao pagam a factura cara com coisas destas, se algum dia vier a acontecer. O melhor conselho e comecar a comprar garrafas de agua para beber.

  7. João says:

    É preciso ter cuidado. Excelente artigo. É bom que os governos estejam atentos.

  8. Samuel MG says:

    Se usam o “queijo suíço” Windows 10 então estão totalmente lixados. Nestes casos só Portugal se safa.

  9. A.M. says:

    já tinha ouvido falar de água enquinada!! ….agora água hackeada ainda não!! …(só para brincar com as palavras)!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.