Quem usa o Gemini Advanced agora já pode gerar vídeos com o Veo 2
A IA da Google tem ganho novidades e melhorias ao longo do tempo, para se tornar o padrão e o que os utilizadores querem usar de forma constante. O Gemini tem agora uma melhoria única e que muitos vão querer usar. O Veo 2 chegou e já permite criar vídeos com uma prompt simples, mas está limitado a alguns utilizadores. Descubra como usar.
Já pode gerar vídeos com o Veo 2
No ano passado, a Google divulgou o seu mais recente modelo de geração de vídeo por IA, o Veo 2. Agora, a Google está a começar a implementar a geração de vídeos no Gemini utilizando o modelo Veo 2. Este está disponível para subscritores do Gemini Advanced, permitindo aos utilizadores pagos criar pequenos clips a partir de simples instruções de texto.
A partir de agora, os subscritores do Gemini Advanced podem gerar clips de 720p com oito segundos de duração. Basta selecionar o Veo 2 no menu suspenso de modelos na aplicação Gemini e descrever o vídeo que se pretende que seja criado. A empresa afirmou que o Veo 2 permite uma saída de vídeo altamente específica com base nessas instruções.
Today we’re rolling out Veo 2, our state-of-the-art video generation model, to Gemini Advanced users. Create high-quality 8s videos from text in any style: https://t.co/bk1bIk4bTs
Make a name for yourself with Veo 2 (just like we did).
Prompt for this one: “Turn the word… pic.twitter.com/YWNsuMsJHg
— Google Gemini App (@GeminiApp) April 15, 2025
Estas podem incluir instruções sobre detalhes finos, estilo visual, enquadramento de cenas e até mesmo tipos de lentes de câmara simuladas. Os vídeos gerados vêm numa proporção de 16:9 e podem ser descarregados e partilhados como ficheiros MP4.
Só para quem usa o Gemini Advanced
A Google disse que o Veo 2 pode representar melhor a física realista e a anatomia humana. Isso significa que a saída de vídeo deve exibir menos anormalidades, como mãos com dedos extra ou objetos a comportarem-se de formas irreais. Cada frame de vídeo gerado pelo Veo 2 incorpora a SynthID, uma marca de água invisível que identifica o conteúdo como gerado por IA.
Dive into video creation with @GeminiApp — rolling out today.🪂
Transform text prompts into cinematic 8-second videos with Veo 2 in Gemini Advanced. Select Veo 2 from the model dropdown menu to get started.
Prompt: Write the word "GOOGLE" out of skydiving parachutes opening up pic.twitter.com/IHTmhELUut
— Google (@Google) April 15, 2025
O Veo 2 está também a chegar ao Whisk , a ferramenta de geração de imagens de IA da Google que cria visuais com base em três entradas: assunto, cena e estilo. A partir de agora, os subscritores do Google One AI Premium podem gerar videoclipes de oito segundos com base em imagens geradas no Whisk, com tecnologia do mesmo modelo Veo 2 que estará brevemente disponível na aplicação Gemini.
Pode não ter todas as características que a Google mencionou inicialmente no seu anúncio do Veo 2. Os clips estão limitados a oito segundos de duração e a resolução é fixa em 720p em vez do 4K completo de que o Veo 2 é capaz. Considerando o quanto a geração de vídeos por IA exige muitos recursos, esta não será uma característica que será tornada gratuita tão cedo.
Não é necessário usar Gemini. Há alguns sites de gerar videoclips com IA, que incluem diferentes geradores de vídeo como Kling versão 2.0, Hailuo, Veo 2 da Google, Luna labs e outros. Já testei vários desses sites, muitos vídeos saem com defeitos e muitas vezes a IA não reconhece bem as nossas instruções de texto (prompts). Alguns vídeos do VEO 2 nem sequer têm qualidade decente! Pessoas em que o rosto muda constantemente (morphing) e seis dedos na mão, etc. E mesmo num vídeo com 8 segundos dá para notar os defeitos. Até hoje o melhor resultado e vídeos mais realistas que produzi (estilo Hollywood) foi no site Hailuo, da Minimax.
-Mas vídeoclips de IA ainda são algo fraquinho, com 5 ou 8 segundos e sem som.
Dá para “brincar” e fazer trailers, depois temos de criar efeitos sonoros e vozes à parte noutra aplicação (como Elevenlabs), etc. Depois juntar os videoclips todos e editá-los num só, num software estilo Movavi video editor.
Daqui a um ou dois anos irá melhorar creio eu…