PplWare Mobile

IA ocupará todos os empregos, mas as pessoas terão 60 a 80 horas por semana de tempo livre

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. outro_chegano says:

    robos humanoides ??? nem daqui 10 anos estarão em condições de produzir autonomamente seja o que for (por exemplo, há milhares de videos onde eles tropeçam neles mesmo e depois são incapazes de retornar à posição de equilíbrio), portanto, não sejam apocalípticos 😉

    • josek says:

      Vou-te contar uma pequena história, o meu avô quando eu era criança tinha uma televisão da Philips a preto e branco, lembro-me na altura de o meu pai lhe dizer que qualquer dia ia haver televisões a cores, ao que o meu avô disse, “nem daqui a 20 anos”, passado 2 ou 3 anos sairam as primeiras televisões a cores…

      • outro_chegano says:

        não é bem a mesma “coisa”, um robô humanoide é bastante mais complexo basta, por exemplo, pensar na dinâmica necessária para que ele mantenha o equilibrio 😉

    • André says:

      Robot para consumo geral são bem diferentes de robots programados para tarefas ou trabalhos específicos, Já aconteceram cirurgias 100% feitas por um robot, nem todos os empregos, irão precisar de um robot humanoide que replique a figura e as ações humanas. Para conduzir um carro por exemplo, como foi referenciado na notícia, não é preciso um robot humanoide, a integração da tecnologia ia no carro provavelmente será feita de forma interna, sem necessidade de um robot externo para o conduzir e simular uma condução humana. por isso, em 10 anos, é bem possível que tenhamos vários trabalhos a começarem a ser substituídos por robots, com a única limitação ser a questão financeira porque nem todas as áreas e empresas terão a capacidade de cobrir esses custo.

      • B@rão Vermelho says:

        E se ninguém trabalhar vão vender carros a quem? 🙂 🙂
        Na minha modesta opinião as profissões mais intelectuais correm maiores riscos do que as profissões manuais , ex, Advogados, Arquitetos, Engenheiros, Atores, e por ai fora, mas acho que ainda não vai ser no meu tempo nem dos meus filhos, mas….

    • Hugo says:

      Se soubesses dos milhões de “robots” que por aí trabalham sem sequer ter de “andar” correndo o risco de cair….

  2. Ricardo says:

    As impressoras iam desaparecer e seria tudo digital. Mas ainda ai estão
    A IA vai fazer muitas coisas, mas ainda tem caminho pela frente, especialmente quem trabalha na area.

  3. guilherme says:

    Electricista, Carpinteiro, Pedreiro, Mecânico, Canalizador tudo profissões que a AI nunca vai roubar e cada vez são mais bem pagas a peso de ouro.

    • says:

      Não, não. De acordo com estes “professores”, “cientistas” e “engenheiro”, a IA já para ano vai andar a subir andaimes e a carregar tijolos e a partir pedra e pintar paredes e levar com água do esgoto nas trombas quando a coisa corre mal… A IA vai ser a perfeição humana encarnada e nós podemos o dia todo beber vinho verde e ir às….

    • Fusion says:

      Verdade. Agora diz-me somos quê? Uns 7 biliões de pessoas na Terra, mais coisa menos coisa, não é?
      Vamos ser todos carpinteiros, pedreiros, mecânicos?

      As pessoas precisam de comer e, para isso, precisam de ganhar dinheiro. Mas se todos formos dessas profissões de que falas, deixa de haver necessidade de contratar, ou então quem trabalha nisso passa a ser pago a preço da chuva (e muitos já o são hoje em dia).

      Eu não sei como vai ser o futuro, mas imaginando que a IA acaba com os empregos de todos os programadores e só fica 1% ou menos dos que existem hoje em dia (coisa em que eu não acredito, mas enfim)…

      O que será feito dessa gente toda?

      O mundo adapta-se, empregos acabam e outros aparecem. Sempre foi assim. A diferença é que esses shifts foram feitos de forma gradual.

      Se acreditarmos neste cenário, serão milhões e milhões de pessoas a ficar sem ganha-pão de um dia para o outro. Qual é a solução para esses?

      No futuro, tudo bem, a malta deixa de se formar na área porque não é preciso. No entanto, aqueles que agora têm 30 ou 40 anos ficam na rua.

      Deixam de ganhar dinheiro, começam a entregar as casas ao banco porque não as conseguem pagar, a segurança social fica sem dinheiro, porque as pessoas vão ter direito ao subsídio de desemprego, as pessoas por sua vez deixam de pagar impostos sobre o trabalho porque não trabalham, o estado vai a falência porque perde fonte de impostos..

      Resumindo, é caos.

      Quando se fala dos perigos da IA não é que venha aí uma skynet, mas sim que coloque muita gente no desemprego ao mesmo tempo, e depois nenhum estado aguenta.

      Esse, sim, é o verdadeiro perigo da AI.

      • R says:

        as empresas pagarao altos impostos para gerar rendimentos universais. Depois vão perceber que se calhar contratar o Manuel e a Maria continua mais barato.. mas nao sei.. É só um se e um grande se.

  4. MF says:

    Vamos viver no comunismo universal!

  5. 01 says:

    As mesmas promessas da primeira revoluçao industrial. A maga qualquer dia vai querer que as pessoas trabalhem 6 dias por semana, 12 horas por dia, para competir com a China.

  6. Eu says:

    E é isto.
    Deixamos de trabalhar, passamos a receber um subsídio de pobre e o mundo passa a chamar pai ao Sam.
    Sim, porque vamos ficar todos sem trabalho, mas vai haver trabalho para o Sam. Ele é que vai passar a gerir isto.

  7. says:

    Nem a porcaria duma sandes conseguem fazer neste momento. Essa “utopia” ainda faltam valentes anos. Temos de passar por umas guerras primeiro.

    • B@rão Vermelho says:

      Movimentos básicos para os comuns dos humanos parasse tão complicado para um robô, pelo menos para já, mas já há uns bem “completos”.

  8. says:

    Também vai ocupar a prostituição? E política? Actores também? Olha um Fast and Furious novo todas as semanas.
    Só lunáticos que viram muito star trek e acham que o futuro vai ser só festas o dia inteiro.

    • Fusion says:

      Prostituição → Óculos VR com processamento em segundo plano feito por IA e adaptativo ao que estás a fazer. Junta-lhe alguns dispositivos e sensores e terás algo nesse sentido.

      Política → Quantos textos que se provaram verdade já não foram gerados por IA? Muitos dizem que um sistema de IA a substituir os políticos daria melhores resultados. Vai haver bastante resistência, mas vejo facilmente isso acontecer. Primeiro de forma mista, e numa fase final de forma centralizada.

      Atores → Já temos inúmeros exemplos de filmes, ou pelo menos curtas, 100% feitos com IA. Para quê pagar milhões por um Brad Pitt, quando podemos gerar o próximo Brad Pitt por IA? Basta o público papar e aceitar filmes feitos em IA, que os estúdios de Hollywood não vão pensar duas vezes. Fica mais barato em todos os aspetos do que pagar a um ator. A tecnologia para isso já existe e já há muitos exemplos.

      Fast and Furious todas as semanas → Quando a tecnologia estiver suficientemente madura, barata e de acesso geral, nada impede que qualquer pessoa faça o seu próprio filme com alguns prompts. Basta dar uma descrição e a ferramenta gera o filme.

      Não sei como será o futuro, mas certamente não será festas o dia todo, até porque da forma como está estruturada a sociedade (todos trabalham e contribuem para criar uma balança funcional em sociedade), se uma percentagem significativa de malta nova ficar sem trabalho e sem rendimento ao mesmo tempo, será o colapso da civilização até que se encontre um modelo compatível com IA.

  9. Max says:

    O robot humanóide europeu que há dias mereceu post como a maravilha das maravilhas – sabia dobrar toalhas, nem ao menos uma camisa.
    Que a IA, incluindo os robots, irão levar a 99% de desemprego nos próximos 5 anos não é para levar a sério. É que o senhor nem distingue entre profissões, vai ser tudo automatizado e vai toda a gente para o desemprego.

  10. Bibo' says:

    Sou entusiasta da IA, mas isto não tem nada a ver com a realidade, irá substituir as profissões de conhecimento, sim e ainda bem, porque a civilização humana vai dar um salto enorme, mas substituir tudo, só se os robots tivessem a flexibilidade do humano, nas tarefas manuais, isso neste momento é impossível. Ainda assim, se se máquinas trabalharem para nós, seria a era da abundância a custo quase zero.

  11. Gringo Bandido says:

    Robôs a trabalhar enquanto as pessoas finalmente se dedicam ao que é importante, encontrar a derradeira realidade.

  12. Bagasgoat says:

    Horas livres? Boa sorte!

    Os ricos ficaram mais ricos e mandarão ainda mais no mundo. A classe média e pobre ficarão na miséria porque um robot fará o trabalho de “100 homens”.

  13. Vítor Neves says:

    Eu tenho 128 horas livres por semana… E não será por causa dos robots…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.