Empresas reforçam aposta em IA: 86% já têm orçamento dedicado à tecnologia em 2025
A Inteligência Artificial (IA) está a consolidar-se como prioridade estratégica para as empresas. Segundo o Barómetro Internacional da Inovação 2025, elaborado pela consultora Ayming a partir de respostas de 1200 líderes empresariais em 17 países, incluindo Portugal, 86% das empresas afirmam já ter um orçamento específico para investigação e desenvolvimento em IA.
A maioria dessas organizações aloca entre 6% e 10% do seu orçamento total de inovação à tecnologia — um sinal claro de que a IA está a ganhar espaço nas estratégias empresariais, com impacto direto em áreas como marketing, atendimento ao cliente, indústria e operações.
Daniel Alves, Head of Innovation & Research da E-goi - plataforma de automação de marketing omnichannel e inteligência artificial, vê esse movimento de perto. Para ele, a IA vem mudando como as marcas se organizam e tomam decisões:
A inteligência artificial deixou de ser uma aposta para virar ferramenta de trabalho. No marketing, vemos cada vez mais empresas usando IA para personalizar ações, automatizar tarefas e melhorar o desempenho das campanhas.
Segundo o especialista, quem já incorpora IA nas suas estratégias de comunicação consegue ganhos visíveis em produtividade, retorno sobre investimento e eficiência operacional.
A IA ajuda a entregar a mensagem certa, pelo canal certo, na hora e dia mais adequados, para a pessoa certa — o que é essencial para que as empresas se destaquem no marketing.
Na prática, o uso de IA no marketing digital passa pela criação de conteúdos automáticos, escolha de canais e horários ideais de envio com base em comportamento passado e até a antecipação de necessidades dos consumidores, graças a modelos preditivos.
A automação baseada em IA está transformando o marketing em algo mais estratégico, menos baseado em tentativa e erro, e mais ancorado em dados e contexto.
Conclui Daniel.
Com o investimento em IA a ganhar tração e com a maioria das empresas portuguesas já a dedicar orçamento específico à tecnologia, a expectativa é que a inteligência artificial esteja cada vez mais presente nas operações do dia a dia. Para muitas marcas, o desafio deixa de ser "por onde começar" e passa a ser como escalar de forma estratégica, com impacto real na experiência do cliente e nos resultados de negócio.
“Olá, tenho uma proposta para lhe fazer (…)”. Não têm conta as chamadas telefónicas que recebo, de uma IA. Não vale a pena por o número nos bloqueados que arranjam outro. O marketing por IA devia ser proibido, pelo menos por telefone.
Não é IA, é – atura e não pIA. E cada vez há mais.
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È o mercado a funcionar!
Sem dúvida. A IA é uma grande coisa, veio alavancar muito o marketing. Grandes melgas.
Primeiro crescemos(lucros dos accionistas) depois logo se vê a parte do clima e da saúde mental da população que terá que recorrer ao privado e aumentar seus lucros. Futuro brilhante nos espera!
Se reforçassem a aposta em cibersegurança, com a proteção dos próprios sistemas e consequentemente dos dados dos seus utilizadores, é que eu me admirava. Isto ultimamente tem sido uma bandalheira, a nivel da proteção de dados e cada vez vai ser pior. Não sei qual é o propósito da CNPD, mas de certeza que não é a de fiscalizar e de multar, as empresas que metem a pata, na poça.