Quantcast
PplWare Mobile

Zimbabué: Satélite enviado é do tamanho de uma caixa de sapatos

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. paulo says:

    Qual foi o destino do 1ª satelite portugues infante? Ao menos Zimbabué tem um satelite mesmo sendo do tamanho de uma caixa de sapatos…

    • Vítor M. says:

      Ainda vive, só tem “morte anunciada” para 2043 🙂 Mas ainda bem que falaste dele, muitas pessoas desconhecem.

      O PoSAT-1, o primeiro satélite português, entrou em órbita em 25 de setembro de 1993, por volta das 2h45min, hora de Lisboa. Foi lançado ao espaço no voo 59 do foguetão Ariane 4; o lançamento foi realizado no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa. 20 minutos e 35 segundos após o lançamento e a 807 km de altitude, o PoSAT-1 separou-se com sucesso do foguetão.

      O PoSAT-1 pertence à classe dos micro-satélites, que têm entre 10 e 100 kg, e pesa cerca de 50 kg. Todo este projeto foi desenvolvido por um consórcio de universidades e empresas de Portugal e foi construído na Universidade de Surrey, em Inglaterra. Custou cerca de mil milhões de escudos (ou seja, 5 milhões de euros), sendo 600 milhões de escudos pagos pelo Programa Específico de Desenvolvimento da Indústria Portuguesa e 400 milhões por empresas portuguesas envolvidas no Consórcio Po-SAT: INETI, EFACEC, ALCATEL, MARCONI, OGMA, UBI e CEDINTEC.

      O responsável máximo foi Fernando Carvalho Rodrigues, que devido ao seu envolvimento é apelidado de “pai” do primeiro satélite português.

      A morte física do Po-SAT-1 prevê-se para 2043. Em 2006 o PoSAT-1 deixou de comunicar com o Centro de Satélites de Sintra. O satélite encontra-se à deriva numa órbita descendente, até se desintegrar na atmosfera terrestre.

  2. José Bonifácio says:

    “A morte física do Po-SAT-1 prevê-se para 2043. Em 2006 o PoSAT-1 deixou de comunicar com o Centro de Satélites de Sintra. O satélite encontra-se à deriva numa órbita descendente, até se desintegrar na atmosfera terrestre.”

    Não entendi este parágrafo…

  3. Mapril says:

    Pelo que entendo, estará em morte cerebral desde 2006, mas só será enterrado em 2043

  4. Zé Bento says:

    Vitor M., eu penso que o Paulo não estava a questionar acerca do PoSAT mas sim do Infante ( https://www.isq.pt/projeto/infante/ )

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.