PplWare Mobile

WannaCry foi um esquema para valorizar a moeda Bitcoin?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. JJ says:

    Esses 100 mil dolares, podem ser mais se eventualmente o Bitcoin aumentar o valor.

    Não creio que tenha sido lançado com o objectivo de valorizar o Bitcoin. Até porque se fosse, acho que seria muito mais interessante atacar pessoas particulares do que empresas. Isto porque muitas das empresas terão equipas ou recursos que lhes permitira resolver o problema sem necessário pagar qualquer “resgate”. Já os particulares, por falta de conhecimento ou recursos, teriam uma maior tendência em pagar o “resgate” e por sua vez criar mais volume no mercado Bitcoin.

    Agora, como em todos os mercados, o facto de haver mais procura, provoca o aumento de preços.

    • Antonio Martins says:

      Na verdade eles não escolheram atacar empresas ou particulares.
      Acontece que esta falha estava corrigida pela Microsoft faz usn 3 meses, os pc’s de casa fazem os update automáticos, logo ficavam protegidos.
      Num banco por exemplo isso não funciona assim porque algumas atualizações mexem com dll’s e outras coisas do SO que pode fazer com que sistemas desses bancos softwares deixem de funcionar. Assim sendo os administradores de sistemas, vão testando esses updates em maquinas piloto por exemplo, garantem que todas as aplicações usadas pelos funcionários da empresa continuam a funcionar, e depois liberam o update para todos os computadores na rede.
      Por vezes o processo de update é lento, por isso esta correção não tinha ainda chegado aos computadores de grandes empresas, certamente as equipas destas empresas vão tentar agora ser mais rapidas a liberar os update. A culpa foi mais os sysadmin destas empresas do que da Microsoft.

      Cumprimentos

    • Miguel Costa says:

      Uma das razões é mesmo essa: bloqueando operações das empresas de comunicações, assustam os pequenos. Mas, há um outro lado que passou na notícia: As principais empresas que guardam as carteiras de bitcoins operam na cloud… propriedade de empresas de comunicações. Ora 48 horas de bloqueio nas operações ou com acessos dificultados, existem menos moedas a circular, as que existem disparam de valor.
      Tal como aconteceu em 2014, quando um ataque a 3 empresas japonesas levou à destruição de mais de 2000 bitcoins, estas operações podem ter a vantagem de elevar o preço, levar certas pessoas a aproveitar isso para realizar as conversões para dinheiro real do que possuem e safarem-se sem que ninguém saiba quem são.

  2. Ricardo says:

    A BitCoin já estava, na altura do WannaCry, bastante valorizada (à volta dos 1800$ se não estou em erro).
    A minha opinião é mesmo que o pedido de resgate em BitCoin (que não deixa de ser uma coisa completamente normal) foi mesmo para aproveitar o valor elevado que esta já tinha.
    O que é certo é que sim, muito provavelmente à pala do WannaCry o valor da BitCoin disparou ridiculamente. E muito provavelmente eles já estavam à espera disso.
    Vamos ver é até quando se mantem nestes valores 🙂 (e quem pagou os resgates deram dinheiro com fartura a estes indivíduos)

  3. Miguel Nóbrega says:

    O Bitcoin é um esquema, mas só tem valor se alguém pagar por ele, é simples de acabar com isso.

    • António says:

      É um esquema como o dólar ou o euro, uma vez que o seu valor é baseado em especulação.

      • José Ferreira says:

        Ah é a mesma coisa que o dólar ou o euro? Então pega na bitcoin e vai comprar um pão com manteiga!!

        • jrofurtado says:

          Pega em ouro e vai comprar um pão com manteiga!! O ouro é um esquema

          • Wooden says:

            Com ouro consegues comprar pão com manteiga e muito mais. Com bitcoins consegues pagar trafulhice e outras coisas.
            O ouro é um elemento químico que tem aplicação na industria, não é apenas um objecto de valor e de cobiça.

          • jrofurtado says:

            @Wooden Que restaurante é esse onde pagas pão com manteiga com ouro? Podes me indicar o nome? No entanto posso te indicar vários que aceitam bitcoins, nomeadamente pelo menos um estabelecimento do Burger King ( https://www.arnhembitcoinstad.nl/ )

          • jrofurtado says:

            @Wooden com Euros também posso pagar trafulhices e outras coisas

          • Wooden says:

            @jrofurtado, só pode ser comédia não? É muito mais fácil pagar algo com ouro do que bitcoins. O facto de não ter o menu traduzido em gramas de ouro não significa que não se faça um troca. Não será normal, mas que se faz disso não tenho a mínima dúvida. Em caso de necessidade extrema, o que não faltam são lojas que compram ouro em qualquer cidade portuguesa. Já os bitcoins… pelo link parece que tenho de ir comer um hamburger à holanda!
            Fica lá com os teus bitcoins que eu prefiro muito mais ter ouro.

      • Toder says:

        concordo, mas o euro ou o dólar é algo real, podes pagar com ele onde quiseres ir, enquanto o bitcoin é algo virtual que não tem control, enquanto eu gosto de não ser controlado por alguém, ja se viu que ter muito liberdade também não é bom, vamos ver quanto é que vai durar

        • Ruben Macedo says:

          O euro e o dólar tambem sao virtuais, infelizmente nos e que nao temos contas bancarias com zeros suficientes para os tornar-mos virtuais. Com isto quero dizer que qualquer milionário nao chega ao banco e diz, quero o meu dinheiro em notas, nenhum banco está preparado para isso. Tal como o bitcoin que consegues faze-lo passar do virtual para o real, simplesmente leva tempo.

  4. ervilhoid says:

    Penso que já tinha passado valor do ouro antes dos ataques, e depois já era mais do que sabido que ia valorizar, pois está feita para ser limitada e cada vez mais díficil de minerar

  5. Lupin says:

    Enquanto isso muitas maquinas foram infectadas e continuam a minerar bitcoins para eles, WannaCry é apenas uma peça do puzzle.

  6. Wooden says:

    Ainda bem que a vida real não depende desta moeda. Olhando para a ultima semana desta “divisa”…
    25/Maio, 14h, valor: 2779$
    27/Maio, 9h, valor: 1975$
    1/Junho, 9h, valor: 2457$

    • Rui says:

      Por isso é que o bitcoin não tem praticamente nenhuma, fora do grupo que as detém! Isso é que se chama especular e sem pagar impostos! As acções do Montepio Geral também estão a disparar, mas…… não invisto nem 1 cêntimo 🙂

    • Francisco Moreira says:

      Sim é muito volátil mas é a oferta/procura a funcionar verdadeiramente para variar.

  7. João Silva says:

    Ou talvez a bitcoin seja um esquema para valorizar todos os wannacrys e afins…

  8. Jorge Costa says:

    O Futuro está nas Cryptomoedas e na sua tecnologia blockchain…

    • Toder says:

      quero acreditar nisso, ja ha uns anos que penso em investir neste bitcoin mas esta sempre aquele onde é que vai rebentar e parar, se acontecer claro

      • Jorge Costa says:

        Existem vários tipos de crypto moedas a Bitcoin é a mais conhecida mas existem outras em que se podem confiar e com tecnologia mais evoluída como exemplo a Etherum. Esta não é tão volátil http://coinmarketcap.com/#EUR

        • João Santos says:

          se não é tão volátil não tem interesse como investimento.

        • Toder says:

          Sim sim conheço, quer dizer ja ouvi falar xdd, mas o etherum é metade do preço do bitcoin nao?! E depois o problema estará sempre no bitcoin, se o bitcoin é o principal digamos, então se o bitcoin falhar e morrer na praia então vai logo todos atras deles, mas posso esse errado

          • Jorge Costa says:

            O Etherum esta a um décimo do Bitcoin, e é sempre possível passar diretamente do ETH para Euros , não é necessário passar para o bitcoin… Existem moedas como o Qwark onde já se tem cartão de crédito VISA associado, paga-se diretamente com crypto moeda e não é preciso ter conta bancária. Sinceramente duvido que a tecnologia blockchain desapareça à muitos empresas a nível internacional a seguirem este caminho inclusive Bancos.

  9. Deep web says:

    Isso é. Só o começo …? Do que virá pela.
    Frente

  10. andre silva says:

    Como disse nos outros topicos do pplware sobre este tema
    Não passa de um esquema é uma piramide ou bolha
    mais tarde ou cedo rebenta

    • rjSampaio says:

      se calhar precisas de rever o significado de esquema em pirâmide, pessoalmente sempre disse que a segurança social é um esquema em pirâmide, e garanto que mais se enquadra ao termo que o bitcoin.

    • jrofurtado says:

      Bolha e Esquema em piramide são coisas muito distintas

      Esquema em piramide:

      – Um esquema em piramide paga dividendos or commissões de forma a atrair mais pessoas, enquanto a bitcoin como investimento não paga dividendos. o returno são ganhos de capital.

      – Um esquema em piramide não traz valor para o negócio, no entando pode-se comprar bens e serviços com bitcoins. (é um caso de uso – a adoção poderá vir ou não com o tempo). Está presente em algumas comunidades ( Ex: https://www.arnhembitcoinstad.nl/ )

      – Um esquema em piramide é centralizado, controlado pelos seus autores, recebendo pagamentos e distribuindo dividendos. Eles podem acabar/colapsar o esquema em qualquer altura, fugindo com o dinheiro. A bitcoin é um sistema descentralizado. Os inventores e early adopters da bitcoin não são capazes de colapsa-la mesmo que quisessem.

      Bolha:
      Uma bolha é um ciclo económico caracterizado por uma subida rapida do preço seguida por uma descida. É criada por um desfasamento entre os preço do ativo e o valor fundamental do mesmo.
      No caso da bitcoin:
      1) em 2011 houve uma subida rapida do seu valor de 5 USD para 35 USD e depois de volta a 5 USD
      2) em 2013 houve uma subida rapida do seu valor de 15 USD para 200 USD seguido de queda para 50 USD
      3) em 2013/2014 houve uma subida rapida do seu valor de 100 USD para 1000 USD seguido de queda para 500 USD
      4) em 2017 houve uma subida rapida do seu valor de 1000 USD para 2700 USD seguido de queda para 2200 USD
      Houve aqui alguma bolha? 1) 2) e 3) não são bolhas visto que o valor da bitcoin como se veio a verificar hoje excede muito o valor maximo atingido na altura, portado o valor real do activo era superior ao preço de mercado. Não entanto na altura este ciclos foram chamados de bolha. Será 4) uma bolha? Gostava de saber

  11. Luis Borges says:

    Ora… e a má classificacao dos paises do sul da Europa pelas agencias de rating americanas foi para fazer baixar o EUR/USD.

  12. David says:

    Gente com filhos e responsavel não adere a estes esquemas de fazer dinheiro do nada para as gerações futuras pagarem com juros e a vida.

    • rjSampaio says:

      gente responsável pode usar algum tempo para perceber que o bitcoin não é só fazer dinheiro do nada, nem nunca foi essa a intenção, é uma alternativa ao paypal por exemplo, ou maneira de transferir dinheiro para outros países sem que se pague taxas enormes aos bancos.
      Existem vários serviços perfeitamente legítimos que aceitam bitcoin.

      No inicio ninguém aceitava papel moeda, porque moedas de prata ou ouro valiam o seu peso, ja um pedaço de seda com um numero valia varias pedaços de prata e ouro, depois os cheques, a seguir os cartões de plástico, e até a pouco tempo o paypal.

      • Ruben Macedo says:

        O problema é que muita gente ainda ve o Bitcoin, apenas como uma maneira de gerar dinheiro sujo. Esquece-se e que como tu disse-te pode muito bem evitar pagar taxas ridículas a bancos que como dinheiro “limpo” fazem a festa a nossa pala.

      • Jorge Costa says:

        Faz parte da evolução do dinheiro…

      • David says:

        “serviços perfeitamente legítimos” num sistema capitalista não combina, o dinheiro em papel não vale nada tal com o virtual, vivemos a crédito e de maneira insustentavel a natureza logo te mostra o verdadeiro valor do dinheiro…a ti ou aos teus filhos ou netos.

        • rjSampaio says:

          ui até parece uma ameaça, tipo se nao fores cristão ardes no inferno…
          falas muito para quem estas a usar um computador ou um smartphone e a perder tempo num blog sobre tecnologia…

  13. Jorge Mesquita says:

    Tanta opinião e tanta ignorância refletida nas palavras.
    Desculpem o desabafo.
    Sabiam que os bancos estão a investir na tecnologia Blockchain?
    Sabiam que há associações de bancos a criar moedas virtuais?
    Sabiam que há gênios da finança, da informática e de muitos outros sectores a dedicarem a sua vida a criar soluções para resolver problemas, inclusive na alimentação com esta nova tecnologia?
    Sabiam que há países, como o Japão, a legalizar as transações de Bitcoins?
    Sabiam que a Europa quer legislar e acabar com o anonimato das transacções e das carteiras?
    Sabiam que já há um valor de mercado de quase 100 biliões de dólares em criptomoedas?
    Sabiam que para além do Famoso Bitcoin há mais de 800 outras moedas?
    Sabiam que é um mercado financeiro em ascensão?
    Meus amigos, olhem para esta revolução financeira como uma oportunidade e, mesmo sem saberem nada, compre um bitcoin que hoje vale mais de 2000 euros ou um ethereum que hoje ronda os 200€ e guardem durante 5 anos. Fazem o melhor investimento das vossas vidas.
    Nao é nenhum esquema piramidal, não é ilegal e, se quiserem, ainda podem pagar impostos. O Brasil já colocou uma linha para declararem os BTC… e é o Brasil… por cá nao tardará.
    Divirtam-se e bons investimentos

    • Vítor M. says:

      Por isso mesmo, é que estes “golpes” estas cortinas de fumo são usadas para um fim. Está claro no que o Jorge referiu, valores e factos concretos e está claro nas estratégias usadas para valorizar um mercado poderosíssimo. Este esquema do WannaCry deu certo.

      • rjSampaio says:

        portanto na tua opinião o wanacrypt foi lançado com o intuito de fazer subir o valor do bitcoin?

        • Vítor M. says:

          Não só, alias, o WannaCry é um “mito”… isto dito já por muitos especialistas e ou foi uma cortina de fumo para algo que as pessoas não deram conta.

          • rjSampaio says:

            um “mito”? wtf
            o virus ransomware WannaCrypt como deve ser chamado, não existio/existe? dame lá o email desses especialistas que eu já lhes mando um email com anexo

          • Vítor M. says:

            Primeiro o WannaCrypt não é um vírus, é um worm, depois fazes ideia de quantas empresas em Portugal foram infectadas? Tens ideia?

          • rjSampaio says:

            vi pessoalmente 3, logo não é um mito.Não me digas que foram zero?

            e já agora “WannaCry” é nome dado pelos serviços noticiosos, WannaCrypt é o nome mais correcto.

          • Vítor M. says:

            3 quê? Desktops? Só 3?

            Se queres ir ao preciosismo, então é assim_

            Ransom: Win32/WannaCrypt also detected as: WORM_WCRY.A (Trend Micro), Ransom_WCRY.I (Trend Micro), Trojan.Ransom.WannaCryptor.H (BitDefender), Trojan/Win32.WannaCryptor (AhnLab), Ransom.Wannacry (Symantec), Trojan-Ransom.WannaCry (Ikarus), Win32/Exploit.CVE-2017-0147.A trojan (ESET), Win32/Filecoder.WannaCryptor.D trojan (ESET), Ransom-O (McAfee), Troj/Ransom-EMG (Sophos), Trojan horse FileCryptor.OYP (AVG), W32/Wanna.D!tr (Fortinet), WannaCry (other)…

            By Microsoft.

          • rjSampaio says:

            estava a falar de 3 rede de empresas.
            mas pera lá, afinas estas a dizer que realmente existe, então porque raio lhe chamaste (e os especialistas) “mito”? se calhar não era essa a palavra que querias usar.

          • Vítor M. says:

            Não te canses, é um mito mais que discutido. Na semana passada, todos os que ouvi sobre este assunto, desde a PJ aos organismos estatais, passando pelas operadoras, às empresas de segurança envolvidas, tudo não passou de uma cortina de fumo que não teve consequências maiores que o tradicional ransomware que vagueia diariamente pela rede, com a agravante que este é menos radical e mais inofensivo, até se conhecia a vulnerabilidade e tudo, vê lá tu. Olha, o que mais se falou foi do porto 445… 😀 mas que tudo isto no mundo foi usado para valorizar a “moeda”… não tenhas dúvida. Depois, as grandes empresas que estiveram presentes no evento em Tróia, desde a Galp, Edp, Altice, PJ, Vodafone, NOS, várias instituições académicas…. ninguém teve problemas e as medidas foram de prevenção. Por isso, acredita, este foi mais um “teste” para saber até que ponto estamos preparado e reparara… estamos mesmo mal preparados. Entramos num nível da ciberguerra e nem sabemos como dar conta das ciberbirras 😉

          • rjSampaio says:

            não me vou cansar mesmo, mas acho que tens de rever o significado da palavra mito. Mito garantidamente não deve ser a palavra aplicada a umas coisa que verdadeiramente afectou milhares no mundo inteiro.

          • Vítor M. says:

            Mas isso qualquer vírus insignificante o faz e isso não influenciou uma moeda ao ponto de chegar aos 2500 dólares 😉 não tenhas dúvidas que foi um mito e que como vês, hoje é o dia que já não ouves nada do WannaCry. Não tenhas dúvida meu caro, foi uma cortina de fumo, a montanha que pariu um rato.

    • Wooden says:

      @Jorge Mesquita, chamar de ignorantes aos outros só porque tem um opinião diferente da sua, só lhe fica mal.
      Para não cansar o meu teclado vou resumir desta forma, estou-me nas tintas para as criptomoedas. Só espero que sejam objecto de legislação para não serem veículos de fuga a impostos e outros actos ilícitos.

      • Miguel says:

        @Wooden, o @Jorge Mesquita tem razão no que escreveu, e não é a “opinião” dele, é um facto. No entanto, concordo com a necessidade de uma legislação sobre ele, embora seja da opinião que se isso acontecer o valor do BTC vai cair pois perde parte do interesse da sua (atual) utilização.
        Quanto à fuga aos impostos, vais-me dizer que nunca permitiste que uma entidade tivesse a possibilidade de fugir a “eles”? Esperas sempre pelo recibo no fim de uma compra? Pedes SEMPRE fatura com NIF?
        Se de facto cumpres tudo direitinho, então retiro o meu segundo parágrafo. Caso contrário, não me venhas com moralismos.

  14. Jmduarte says:

    Aconselho todos os membros desta “comunidade” a seguirem as noticias que são postadas em sites como por exemplo o CoinDesk. Infelizmente ainda vejo muito ignorancia por estes lados sobre CryptoCurrencies, e sinceramente, o Pplware apesar de divulgar alguma informação sobre a mesma, esta não é imparcial. Leio frequentemente palavras como “esquema”, “Virus” e afins neste tipo de noticias por aqui. Agradecia que partilhassem também informações relevantes sobre a tecnologia em si, e como as empresas estão a adopta-la. Não é por acaso que blockchain developer é das profissões mais requesitadas do momento na area da informática..

  15. Deep web Códigos? says:

    Isso parece uma conspiração?..contra nós um ataque assim me parece!, que o governo esteja ;por trás disso

  16. Deep Web Códigos? says:

    Isso me ,me parece.?..uma conspiração,.
    Contra nós!!! Me parece ;que o governo esta por e trás disso.

  17. Victor Moraes says:

    Esse Ataque foi um dos ataques mais audacioso

  18. Victor Silva Hugo 2015 says:

    Ddos unfor encripet for network

  19. Victor Silva Hugo:2015? says:

    Minhas carteiras bitcoins estão ameaçadas?

  20. Victor Silva Hugo:2015? says:

    Vou preferir nota mesmo em real mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.