Vai ter de pagar IRS? Saiba como pedir pagamento em prestações
Para facilitar o cumprimento das obrigações fiscais, a Autoridade Tributária permite o pagamento em prestações, sujeito a determinadas condições. Saiba o que tem de fazer no Portal das Finanças.
O pedido para pagamento de IRS em prestações deve ser apresentado até 15 dias após a data-limite de pagamento da nota de cobrança, através do Portal das Finanças, em Cidadãos > Serviços > Planos Prestacionais > Simular/Registar Pedido. Acesso direto aqui.
Esta funcionalidade destina-se aos contribuintes com Processos de Execução Fiscal ativos que solicitaram ou pretendem solicitar o pagamento em prestações ao abrigo do C.P.P.T (Código de Procedimento e de Processo Tributário).
- O valor em dívida for igual ou inferior a 5 000 € (pessoas singulares; ou
- O número de prestações pretendidas for igual ou inferior a 12
Pagamento das prestações do pagamento do IRS
A primeira prestação deve ser paga até ao final do mês seguinte ao da autorização do plano, e as seguintes até ao final de cada mês correspondente.
Ao valor de cada prestação acrescem os juros de mora contados desde o termo do prazo para pagamento voluntário até ao mês do respetivo pagamento.
Consequências do incumprimento
A falta de pagamento de qualquer das prestações implica o vencimento imediato das seguintes e a emissão de certidão de dívida pelo valor em dívida, podendo dar início a um processo de execução fiscal.























O IRS é uma autêntica farsa montada em cima das folhas de pagamentos que os patrões mandam para as finanças. Quem não tem um patrão a mandar-lhe para lá a folhinha preenche como quer a declaração de rendimentos e depois, ou fica completamente isento, ou dá uma esmola simbólica ao estado, se não quiser ficar tão mal na fotografia. É por isso que é todo pago pela classe média assalariada e por algum proletariado que recebe uns pós acima de salário mínimo. A burguesia exploradora dos negócios e profissões liberais ligadas aos negócios paga ZERO IRS. Portanto, se não te agrada o IRS só tens uma saída: passas a trabalhar ao dia com dinheiro na mão, sais da folha de pagamento e chegas a acordo com o capitalista para rachar os descontos para o IRS e para a SS. Já sabes que não vais receber nada em troca dos descontos.