Temu multada em 200 milhões de euros pela UE por produtos ilegais
A Comissão Europeia acaba de multar a Temu em 200 milhões de euros. O motivo é uma avaliação de risco mal feita de produtos perigosos vendidos a consumidores europeus. Vem da violação da Lei dos Serviços Digitais. A decisão da UE penaliza a falha na realização de uma avaliação sistémica de risco relacionada com a venda de produtos ilegais.
Temu multada em 200 milhões de euros
Especificamente, a Temu não identificou, analisou ou avaliou adequadamente os riscos que os seus próprios produtos representam para os consumidores na UE. Foram encontrados carregadores defeituosos e brinquedos tóxicos. A investigação da Comissão baseia-se, em particular, numa avaliação de cliente mistério realizada por uma organização independente.
Os resultados são alarmantes. Uma proporção muito elevada dos carregadores testados falhou verificações básicas de segurança, enquanto um número significativo de brinquedos para crianças apresentou riscos médios a elevados. Os produtos em causa continham substâncias químicas acima dos limites legais ou apresentavam risco de asfixia devido a peças amovíveis.
Os dados das autoridades aduaneiras e de fiscalização do mercado da UE confirmaram elevadas taxas de incumprimento nas categorias testadas. A UE critica a Temu por três falhas específicas na sua avaliação de risco de 2024. A análise baseou-se em informações gerais sobre o setor do comércio eletrónico, em vez de dados específicos da sua própria plataforma. Subestimou gravemente a frequência com que os consumidores europeus se deparam com produtos ilegais.
UE castiga por vender produtos ilegais
Falhou na avaliação do impacto do design do seu serviço, em particular dos seus sistemas de recomendação e programas de promoção com influenciadores afiliados, na distribuição destes produtos. A Temu tem agora três meses, até 28 de agosto de 2026, para apresentar à Comissão Europeia um plano de ação que descreva as medidas corretivas planeadas.
O Comité Europeu dos Serviços Digitais terá então um mês para emitir o seu parecer, seguido de mais um mês para a UE adotar a sua decisão final e estabelecer um calendário de cumprimento. O incumprimento desta decisão poderá resultar em sanções periódicas. A multa de 200 milhões de euros continua a ser inferior ao máximo teórico da Lei dos Serviços Digitais (DSA), que permite sanções até 6% do volume de negócios anual global de uma empresa.
Para a PDD Holdings, cuja receita para 2024 estava projetada em cerca de 54 mil milhões de dólares, a sanção máxima teria ultrapassado os 3 mil milhões de dólares. O processo contra a Temu foi iniciado a 31 de outubro de 2024, e as conclusões preliminares foram publicadas em julho de 2025. A decisão de incumprimento adotada esta quarta-feira conclui esta fase e dá início ao processo de remediação.




















As guerras geopolíticas, só acho mal usarem a justiça para fazerem política.
Os burocratas de Bruxelas precisam de dinheiro, só tinham que criar uma nova taxa, mas meter a Justiça ao barulho assim todos ficam a perceber que a Justiça não é independente.
Mas a EU está a se tornar numa ditadura com chat Control, agora querem criar medidas para proibir partidos que não gostam como o europeu AfD Alemão, por isso nada de anormal.
É sempre engraçado ver pessoal a defender o CCP.
O Guilherme não defendeu o CCP em lado nenhum. Ele criticou a UE por usar a Justiça de forma politizada e por medidas que considera autoritárias. Concorde-se ou não, isso não é mentira nem é apoio ao CCP.
Tem de ler melhor, sobretudo, nas entrelinhas…
Falar em ‘entrelinhas’ sem apontar nada concreto não ajuda. Onde é que ele defendeu o CCP? Criticar a UE não é automaticamente apoiar a China.
Mais uma vez não podem ver dinheiro a circular que querem logo meter a mão, e o dinheiro resolve tudo desde que se pague, vivemos numa ilusão absoluta, só compra quem quer … A Temu devia fechar as portas a Europa, há mais “mundo” para além da Europa. Outros mercados como Google, Amazon, Apple, Microsoft, Telsa outros deviam fazer o mesmo. Começa a ser demais
200M€? isso é nada..
A Temu é propriedade da PDD Holdings, atualmente avaliada em cerca 140 MIL milhões de dólares.
Ao seja, a multa é 0.14% do que a empresa-mãe vale. Como referi, é nada.
O controlo de qualidade imposto pela UE faz todo o sentido. Agora, estas multas… eu percebo o conceito e aceito. Mas para onde vai este dinheiro?
Vai para os PRRs e coisas do género, os fundos do UE vêm de impostos e multas.
rebentem com eles
Eu avisei, quando multaram a Fnac. A Temu era muito pior, vende roupa falsa! A marca BQSS é um clone da BOSS. Que estavam à espera?
Quando a UE souber que na Feira do Relógio é só roupa falsa a ser vendida, imagino a multa que vai cair sobre os nómadas…
Podem meter o valor que quiserem, não é para pagar.
É muito diferente multar empresários em nome individual que facturam umas centenas de euros por dia, e empresas que facturam milhões. É a chamada produtividade.
jAr, montes de “empresários”, ao longo de anos, dá muito dinheiro.
Isto é mais política que outra coisa qualquer.
Percebo, estamos a ficar para trás e não gostamos.
É a vida…
Para isso existe a ASAE… a UE não anda atrás de vendedores individuais.
Óptimo. Pessoas como eu, jamais gastaram um cêntimo nessa coisa. Não sou mais pobre ou rico por causa disso.
David, a UE anda atrás de tudo e mais alguma coisa.
Multas para aqui e multas para ali.
O que vale é que ninguém liga a esta gente e continua tudo na mesma.
A Feira do Relógio até policia tem lá todos os domingos.
Será que a ASAE não sabe o que se passa ali?
Difícil acreditar nisso.