SpaceX prepara-se para investir 60 mil milhões de dólares na Cursor
A SpaceX e a Cursor estabeleceram uma parceria que poderá resultar na integração total da plataforma de inteligência artificial (IA) no ecossistema de Elon Musk. A empresa aeroespacial quer consolidar a sua liderança no desenvolvimento de software.
O futuro da aquisição da Cursor pela SpaceX
Através de um anúncio oficial na rede social X, a SpaceX confirmou que as duas entidades estão a colaborar para aperfeiçoar ferramentas de IA destinadas à programação. Esta união promete elevar os padrões atuais da indústria ao unir o potencial da infraestrutura aeroespacial às capacidades analíticas da Cursor.
De acordo com as informações divulgadas pela SpaceX, o entendimento atual abre caminho para um investimento inicial de 10 mil milhões de dólares na Cursor ou, alternativamente, uma aquisição completa avaliada em 60 mil milhões de dólares no final de 2026.
Embora os detalhes sobre a integração operacional ainda não sejam totalmente conhecidos, a transação reforçaria a rede de empresas de Musk, que recentemente incorporou a xAI no seu portfolio.
Este passo é particularmente relevante dada a proximidade da oferta pública inicial (IPO) da SpaceX, prevista para este verão, que é aguardada como um dos maiores eventos financeiros da história.
SpaceXAI and @cursor_ai are now working closely together to create the world’s best coding and knowledge work AI.
The combination of Cursor’s leading product and distribution to expert software engineers with SpaceX’s million H100 equivalent Colossus training supercomputer will…
— SpaceX (@SpaceX) April 21, 2026
Superação de limites técnicos com a infraestrutura Colossus
A Cursor, que já se encontrava em negociações para uma ronda de financiamento independente de 2 mil milhões de dólares, ganhou notoriedade pela sua ferramenta de código que permite alternar entre modelos da OpenAI, Google e Anthropic.
Em comunicado, a empresa explicou que a colaboração com a SpaceX servirá para mitigar os problemas de infraestrutura que têm limitado o progresso da sua tecnologia.
Ao utilizar o sistema Colossus da xAI, a equipa da Cursor conseguirá expandir drasticamente a escala de treino dos seus modelos, superando os bottlenecks de processamento que anteriormente travavam o desenvolvimento da sua IA.
Leia também:



















Os números até assustam, depois da OpenAI tentar comprar eles recusaram e conseguiram US$ 50 bilhões, agora está proposta do Musk eleva ainda mais o game.
Eu adoro e uso desde o seu lançamento no dia a dia, mas com estes valores só espero que não alterem a assinatura.
O Mosca e as suas jogadas.
Mais um fiasco como foi a compra do Twitter.
A compra do Twitter salvou a SpaceX de ser atacada e tomada pelos Democratas.
Esta compra parece-me que terá a possibilidade de salvar o Cursor.
Apesar de até hoje o Cursor ser das aplicações dev mais usadas por programadores, ela não tem uma AI nativa. As grandes empresas donas da Claude e OpenAI estão a investir forte nos seus próprios IDEs o que irá muito provavelmente migrar muitos utilizadores do Cursor para as outras apps.
A compra (ou parceria) entre X e Cursor irá dar a oportunidade ao Cursor de ter uma IA nativa – Grok. O Grok, neste momento, não chega nem perto do claude e codex no que toca a bater código mas as duas empresas a colaborar juntas pode trazer o Grok para a corrida, no campo da AI, e manter o Cursor ainda como uma plataforma viável.
Diria que é uma boa aposta. Do lado da xAI, está já “tarde” no jogo de criar um IDE de raiz com AI que sabe bater código. Do lado do Cursor, é dificil competir com os novos IDEs nativos das grandes donas de modelos AI. Com uma AI residente isto pode manter este IDE relevante nos próximos anos.
Vamos ver como corre. Neste tema da AI, o que é verdade hoje é mentira amanhã muito rapidamente.
O grok morreu alguns dias não responde a equpa do ppleware podia falar nisso algo se passou
Morreu? https://grok.com/ não dei conta!
Não responde ao que pergunto manda usar o supergrok igual no X
Nem percebi a questão. O Grok não está a funcionar?
oh.. a mensagem diz “High Demand
Grok is under heavy usage right now. Please try again later or upgrade your plan to get priority access”
isto não quer dizer que esteja a funcionar.. apenas quer dizer que – recursos estão do lado do SuperGrok. e é uma tecnica normal , baixar recursos de um lado para “obrigadr” a malta a usar versão paga
Pode ser pontual. Eu não recebi essa resposta.