Quantcast
PplWare Mobile

Processador A9 da Apple já está a ser fabricado pela Samsung

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Zanac_Compile says:

    A Apple tem o único processador bem sucedido de 64 bits para devices mobiles do mercado. Nenhum outro fabricante consegue acertar.

    A Samsung é só a MÃO DE OBRA, neste caso. Mas mesmo assim, todo o projeto, todo o esquema é entregue na mão da Samsung para produzir em larga escala. Como ? Eu pergunto, como evitar que a Samsung não reutilize a tecnologia em seus próprio produtos ?!?! Como entregar todo o esquema a concorrência ???

    É muito louco este mercado. Hora é inimigo mortal e no outro é parceiro crucial tendo acesso a todo projeto da sua tecnologia.

    Sinistro….

    • Flavio says:

      Porque ia a samsung estragar o negócio lucrativo que tem com a apple? Quer vendam iPhones quer vendam Galaxy’s eles ganham dinheiro em todas as frentes, não há qualquer razão lógica para copiarem os processadores e entrarem em mais uma guerra. Só ficavam prejudicados.

    • Anarca says:

      Todo o mercado funciona assim. Não fossem as patentes, lobbies e regulaçoezinhas e ainda funcionaria melhor.

    • Nunes says:

      Os contractos certamente que asseguram que haverá fortes consequências caso a tecnologia/informação seja usada/passada por outra divisão da Samsung.
      Para além disso o desenho do processador é uma coisa demorada e feito só pela Apple, o que torna muito complicado para a Samsung conseguir reutilizar a tecnologia no seu próprio processador no mesmo ano. Ainda mais complicado fica quando a Samsung só tem usado os desenhos/núcleos da ARM, enquanto que a Apple desenha os seus núcleos de raiz.
      A única coisa que a Samsung poderá aproveitar é a informação da quantidade de produção dos processadores. Isso é uma importante informação estratégica sobre um concorrente!

      • lmx says:

        A Apple não desenha os seus nucleos de Raíz!!

        A apple compra o design standard e depois faz as alterações que acha necessarias, a samsung também faz alterações…

        No entanto a Apple faz alterações maiores e melhores, o que leva a maior optimização, e por consequencia a melhores consumos/performance por core…

        Mas a Apple não desenha um micro de raíz…seriam precisas centaneas de pessoas se não milhares a desenhar um micro de raís…a apple tem dinheiro, mas não justificaria, porque nesse caso…poderiamos dizer que a apple não tinha um proc ARM, mas sim o seu micro…o que não é verdade, porque a Apple pega o design standard e depois melhora-o.
        Inclusive inclui um micro A5, para fazer offload de algumas tarefas que não é preciso correrem no micro principal…

        • Nunes says:

          Desculpa mas estás redondamente enganado. A Apple tem uma licença da ARM que lhe permite desenhar um processador compatível com a ISA da ARM. Não usa ou modifica os núcleos desenhados pela ARM desde os SoC A4 e A5. O iPhone 5 já usava um núcleo de processador totalmente desenhado pela Apple, o Swift.
          E sim, a Apple tem centenas de pessoas a trabalhar nos seus processadores! Pesquisa um pouco e encontras essa informação.

          “Inclusive inclui um micro A5”???????????

    • Humberto Vasco says:

      Tendo em conta que o iPhone não faz uso absolutamente nenhum dos 64bits, essa afirmação é no mínimo anedótica.

      E evitar que a Samsung use a tecnologia nos seus próprios produtos? Estas a gozar, certo? A Samsung usa as especificações ARM, a Apple tem enormes alterações nos seus SoC’s que fogem em muitos aspectos à especificação (mas não por completo).

      Nota-se o quanto conheces da indústria….

      • Carlos Santos says:

        É exactamente o que o Humberto Vasco disse:
        A Apple tem o iPhone com 64 bits no entanto não utiliza os 64 bits. Aliás nem se vê a utilidade disso num smartphone já que não precisa de números grandes.

        Isto da Samsung provavelmente nem é só para o iPhone. Provavelmente será também para os Macbooks novos.

        Isto porque o ARM está a atacar com força a Intel, e isto interessa à Samsung. Assim expandem-se além dos SSD e portáteis em si para os próprios processadores.

        • Nunes says:

          Não utiliza? O sistema é 64bits, todas as aplicações da Apple são a 64bits, há cada vez mais aplicações a 64bits no iOS, sobressaindo as áreas de imagem, video e som.

          “e isto interessa à Samsung”
          A Samsung não tem qualquer influência sobre as opções que a Apple toma relativamente aos seus processadores. A Samsung limita-se a fabricar o que a Apple desenvolveu para si própria, e até já nem é a única a fabricar os processadores da Apple.

        • Cris says:

          Que post desinformado. O simples facto de utilizar uma arquitetura mais recente implica novos sets de instruções, além de que é mais rápido quando, por exemplo, se tem o smartphone encriptado.

        • lmx says:

          Carlos…

          64 bits não é so maior endereçamento de ram…esse como sabemos nem seria um problema para já…no entanto será daqui a 3-4 anos…

          A questão da escolha dos micros 64bits, prende-se com melhorias significativas na arquitectura…muita coisa foi melhorada!
          Mais mem cache, etc, a arch 64 bits da ARM, foi concebida do zero pela ARM e pela AMD.

          Foi melhorada em relação a 32bits..
          Os consumos energéticos também foram reduzidos…e isto faz com que as melhores marcas procurem a melhor solução…

      • Zanac_Compile says:

        Como tens tanta certeza que o iOS não usa os 64 bits ? Da onde tu tirou essa informação ? Me dá uma referência que os 64 sejam só marketing…. Já que conhece tanto da industria e do uso de processadores, por favor, compartilha com a gente qual o real cenário do uso de 64 bits nos dispositivos móveis.

        Na minha humilde opinião e no meu nível de conhecimento, ninguém mais no mercado conseguiu deslanchar ainda com 64 bits e a Apple tem um processador bem sucedido que usa os 64 bits, é um hardware muito bem integrado com o iOS, claramente o desempenho de um iPhone 6 com 3x menos memória e Ghz que os concorrentes, consegue ser melhor. Qual a parcela dos 64 bits nisso ?

        Quanto a dúvida do uso da tecnologia, não é gozação, é curiosidade mesmo, os comentários aqui são uma conversa de boteco sobre a matéria. Não sou especialista na industria, só é razoável achar que a Samsung tem um cenário privilegiado tendo acesso a todo esquema da tecnologia da Apple.

        • Nuno Vieira says:

          “ninguém mais no mercado conseguiu deslanchar ainda com 64 bits”
          Já ouviste falar da Nvidia, ou da Qualcomm?

          A grande vantagem do ARMv8 nos smartphones está nas várias melhorias que a arquitectura têm quando comparado com a ARMv7, nomeadamente o número de registos que aumentou. 64 bits têm vantagem em apenas nalgumas operações, como cifrar dados, logaritmos de processamento de áudio ou vídeo,… Nas restantes tarefas é irrelevante. Resumindo, os 64 bits foi apenas marketing por parte da Apple. Como 32 bits é metade de 64 bits, é algo que muito facilmente se passa a ideia que é o dobro melhor. É bem mais fácil do que explicar as grandes vantagens do ARMv8 sobre o ARMv7.

          • lmx says:

            não foi só os registos…muita coisa foi mudada, e as chaches foram aumentadas, etc…

            o consumo reduzido e a performance melhorada…

            Por isso não se pode olhar só as vantagens de 64/32…é que a ARM 64 bits, tem melhorias significativas em relação a 32 bits…que não era grande coisa…

            Agora se o software é criado ou não tendo em conta essas melhorias…isso já é outra coisa…

            Se ele nem sequer é optimizado para as 32 imagino para a 64 bits…

            No entanto correrá melhor na 64 porque tem optimizações ao nivel das caches, etc…

            Mas se fosse optimizado…ai haveria um salto qualitativo…até na 32 bits…

        • Humberto Vasco says:

          A única “vantagem” real dos 64bits nem é o ser 64bits, é usar ARMv8, que a especificação trouxe novidades consideráveis. Tirando o endereçamento de memória (que os iPhones não tiram partido porque nem sequer chegam perto do limite dos 32bits, por isso nem tiram partido disso com 64bits), é a quantidade de informação acessível por ciclo, e pouco mais. O resto que referiram aqui nem é consequência dos 64bits mas sim da especificação ARMv8 como tinha dito acima.

        • Pedro Nunes says:

          Pelo que parece já não sou o único a achar os processadores de 64bits para telemóveis uma treta. A meu ver se a apple usa-se realmente os 64bits não iria usar apenas 1Gb de RAM como usa. Visto que os tamanhos dos registo, endereços e afins são maiores, 1Gb de RAM ia deixar o telemovel sempre nos limites de utilização de RAM.

          • Zanac_Compile says:

            64 bits não serve apenas para endereçar mais de 4GB…

          • Nuno Vieira says:

            64 bits não é o que grande parte dos fanáticos da Apple pensa que é, mas também não é uma treta. Também têm as suas vantagens.

          • Nunes says:

            O sistema é a 64bits, as aplicações da Apple tb são a 64bits, etc… Não precisas de ter 4GB de memória para tirar proveito dos 64bits. E ter 1GB de memória não se torna automaticamente um impedimento – tudo depende de como a memória é gerida!
            Sendo o sistema a 64bits será até melhor que quase todas (ou todas) as aplicações sejam a 64bits, pois as aplicações a 32bits obrigam o sistema a carregar bibliotecas de 32bits para além de 64bits já em memória, ocupando assim mais memória!

    • Janus says:

      Os outros a 64 não funcionam queres ver… Fanáticos.

      • Zanac_Compile says:

        A Qualcomm com o processador Snapdragon 810 ainda não é um produto real, o chip enfrenta aquecimento excessivo e mau controle da memória RAM. Para completar, um erro no driver que gerencia a GPU complica ainda mais as coisas para os 64 bits da concorrência….

    • Zero Zero Sete says:

      “Como ? Eu pergunto, como evitar que a Samsung não reutilize a tecnologia em seus próprio produtos ?!?! Como entregar todo o esquema a concorrência ???”

      Porque o CPU do iPhone tem milhares de milhões de transístores que parecem todos iguais.

      É impossível, pelo desenho, saber como é que aquilo funciona.

    • Pll says:

      a Apple NAO DESENHA CPUs. Mas e claro que para o tipico Itard isto deve ser uma novidade. Os cpus da samsung são bem mais avançados em termos de performance que os A9, o problema esta no OS. o Tegra K1 tambem rebenta qualquer cpu da apple. Mas claro fanboys não devem saber sequer o que é isso.

  2. Hugo says:

    ” Como ? Eu pergunto, como evitar que a Samsung não reutilize a tecnologia em seus próprio produtos ?!?! Como entregar todo o esquema a concorrência ???”

    É muito simples… com contratos de confidencialidade e sigilo profissional que se quebrados levariam a samsung a pagar multas avultadas que certamente a levariam à bancarrota ou muito perto disso…

    • Zanac_Compile says:

      Certamente, é o mínimo que pode ser feito. De qualquer forma, é a mesma coisa que a GM entregar todo o projeto de um motor para a Ford fabricar. Tem contrato, tem NDA, tem tudo DE JURE que se pode fazer, mas DE FATO, essa informação está toda lá no concorrente, indiretamente terá impacto. Com a TSMC a Apple ameniza um pouco esse tipo de situação.

      • Nunes says:

        é bastante diferente do exemplo que estás a dar, dada a muito maior escala de complexidade e a dependência em microcódigo e software. De modo que a Samsung não consegue perceber a relevância de muita da informação que tem antes da Apple lançar o produto no mercado. O que pode perceber são características mais gerais do processador, mas dado que desenhar um processador demora bastante tempo, é complicado que mesmo isso seja usado pela Samsung para competir taco a taco com a Apple. O facto é que a Samsung tem uma estratégia para os seus processadores muito diferente da Apple.

        • Carlos says:

          Tu achas que a Samsung tem uma máquina de fazer chips e pronto?
          Eles se têm capacidade de produzi los têm, capacidade para entender o que estão a fazer, e nós não sabemos até que ponto os exynos não evoluíram com esse conhecimento.

          • Nunes says:

            lol! Os Exynos usam os núcleos da ARM, que são bastante diferentes dos núcleos desenhados pela Apple. Têm tb usado GPUs diferentes da Apple. Se a Samsung aproveita algum conhecimento não deve ser muito, pois não se nota!!!!

            “Eles se têm capacidade de produzi los têm, capacidade para entender o que estão a fazer,”
            Têm capacidade de entender o que estão a fazer, que é produzir chips segundo um desenho. Entender todo o desenho sem acesso a outra documentação ou ao microcódigo e software é outra coisa muito diferente. Só testando em funcionamento um chip tão complexo é que podem perceber as intenções de quem desenhou, os compromissos que assumiu e os ganhos que pretendeu favorecer. Não é uma coisa aparente só olhando para um desenho com 2 mil milhões de transistores.

          • Carlos says:

            Falas com uma certeza tu, como se fosses um responsável da samsung, enfim não falta pra i gente como tu.

          • Nunes says:

            @ Carlos
            eu falo com base naquilo que está à vista de todos, documentado e testado. A Apple e a Samsung têm diferenças gritantes nas estratégias dos seus processadores – a Apple segue um desenho próprio e a Samsung segue o desenho da ARM, a Apple usa poucos núcleos, a Samsung muitos núcleos, o núcleo da Apple permite realizar 6 instruções por ciclo o da ARM 3 instruções por ciclo, o processador da Apple tem uma grande cache de nível 3 e é pensado só para os seus aparelhos e sistema, o processador da Samsung não tem cache de nível 3 e é pensado para responder a diferentes necessidade de quem compra os processadores à Samsung, etc, etc. São tantas as diferenças nas opções chave seguidas em cada processador que é mesmo para rir achares que a Samsung ver o desenho 10 meses antes do lançamento lhe permitiu tirar grande proveito para os seus processadores, algo que até obrigaria a atrasar imenso o seu lançamento.
            E repito conhecer o desenho não é suficiente para perceber tudo, pois o processador não é só o “desenho”, e a função de muitas estruturas do processador não são evidentes só olhando para o desenho.

      • lmx says:

        Os melhores motores da Ford…foram feitos em Italia, na VM Motori…que a FCA(Fiat Chrysler Automobiles ) comprou ha uns anos…

        E se fores de calças de ganga…a informação perde-se?

  3. Miguel says:

    Claro que se eles quiserem algo topo de gama, só a Samsung tem o Know-how e instalações para o fazerem em grande quantidade.

    Por algum motivo, voltaram a samsung…”agora pensem…”

    • Nunes says:

      A TSMC tb tem o conhecimento e instalações para o fazer em grande quantidade, daí a Apple ter usado esta como fabricante principal para o processador actual (a 20nm) e haver ainda a possibilidade de vir a ser usada como fabricante “secundário” no próximo processador. A Apple passar a ter a Samsung como fabricante principal deve estar relacionado com várias coisas: processo de fabrico (a TSMC e a Samsung apostaram em processos ligeiramente diferentes para este ano) e o acordo da Samsung com a GlobalFoundries, que deve permitir que parte da produção da Apple possa passar para a GlobalFoundries em caso de necessidade.

    • Paulo says:

      este novo A9 sera a maior revolucao a nivel de processadores a par dos broadwell…sera o primeiro quadcore da apple a 1.1ghz e em testes conseguira correr 4 filmes 4k ao mesmo tempo

      • Paulo says:

        e equivalente a um i5 U e isso ja diz mto sobre a supremacia da apple na inovacao

        • XXT says:

          Apple inovação?!?!?!? O mundo dos smartphones já vai nos octacore… lol

          • Nunes says:

            para rir é achar que octacore implica ser melhor

          • Miguel says:

            Concordo tenho um octacore rola os jogos todos, e ficou 3x mais barato que um ihphone…

          • Cris says:

            AMD vs Intel v2.0
            Quase, porque os octocores ARM que existem NUNCA usam os 8 núcleos simultaneamente. Estes são usados como dois quadcores separados, a uma frequência diferente. O que não muda o facto de um quadcore a 2.5ghz é tão rápido como um dual core da apple a 1.2.
            Já não estamos no tempo em que se podiam fazer comparações baseadas na frequência ou até no número de núcleos. Actualiza-te.

        • Nuno Vieira says:

          Santa ignorância. O teu conhecimento de tecnologia, esse sim, é supremo.

          O desempenho do Apple A8 nem sequer perto chega de um Core M. Como é que queres que o A9 venha ser superior a um i5 U, quando o i5 U têm um desempenho bem superior ao Core M?

      • kekes says:

        Assim como todos os CPUs que vão sair agora. Os CPUs da Apple não são os melhores vão a par com as outras empresas.
        Actualmente qualquer telemóvel de alta gama consegue fazer o mesmo que a concorrência igual de bem.

      • Mark says:

        4 filmes ao mesmo tempo, deve ser 1 coisa bonita de se ver

      • Mark says:

        Pensando bem até dá jeito assim consigo os 4 episódios do Twilight de 1 só vez

    • Zero Zero Sete says:

      Não.

      Quem tem o topo de gama é a Intel.

  4. adr says:

    Não ha nada que São Dólar nao possa curar

  5. Joe Fagundes says:

    O que é que faz com que o A9 seja “da Apple” como indicado no título?

    • Nunes says:

      ter sido a Apple a desenvolver o processador, da mesma forma que a Nvidia, a Qualcomm, a AMD, etc, desenvolvem os seus processadores e contratam outros para fabricar.

      • lmx says:

        Eu percebi o que quises-te dizer…

        Mas a AMD é uma empresa quase que dedicada apenas a hardware…eles estão muito acima da Apple, Nvidea, ou Qualcomm, a nivel de desenho dos cpu’s…

        Eles teem CPu’s proprios…a Nvidea/Qualcomm/aplle usa desenhos genericos e depois faz alterações nos mesmos…ou seja os ajustes que deseja para a performance desejada…
        Destas três, a Apple e a Nvidea subressaem…

        Mas a AMd é uma empresa somente ou quase, dedicada ao assunto…é algo de outro nivel…

        Em suma podes comparar Nvidea com qualcomm e com Apple, mas não podes comparar nenhuma das 3 com a AMD…são negocios diferentes..

        Uma coisa é pegares em desenhos standard, e adaptalos ás tuas necessidades…outra coisa é desenvolve-los e criar hardware que não existe ainda…

        A AMD tem um portfólio de inovações fantástico MAS em Hardware, eles teem pouco software…são coisas diferentes…

        No entanto isso não tira o prestigio a Apple, porque a Aplle tem o seu ecosistema, e muitas das coisas que a Apple tem a AMD não tem…são coisas diferentes…

        • Nunes says:

          :S
          mas que confusão vai para aí!
          Em primeiro lugar, repito, a Apple não usa ou modifica desenhos genéricos. A Nvidia no seu processador de 64bits tb não usa um desenho genérico, está aliás muito longe de ser genérico já que funciona de certa maneira por emulação das instruções ARM, um pouco ao estilo dos antigos processadores da Transmeta para ter compatibilidade com o x86. A Qualcomm é que passou a usar desenhos genéricos nos seus processadores de 64bits, mas provavelmente dentro de um ano terá um desenho próprio!

          Quanto à AMD, não dá para perceber a tua conversa quando o que está em discussão é quem é o proprietário do processador, e nisso todas elas estão em situações idênticas!

  6. MR says:

    Para quem quiser saber, aqui diz que só a partir de Fevereiro que será obrigatório fazer apps a 64bits, mas é claro que já existem algumas. para informação o windows já tem 64 bits à muitos anos e maior parte dos jogos não são a 64bits. uma coisa não tem nada a ver com a outra -_-

    http://www.engadget.com/2014/10/20/apple-to-require-64-bit-ios-apps/

  7. Rui C says:

    Este negócio para a Samsung tem todo o interesse. Eles na realidade são mais amigos do que as questões judiciais fazem querer.
    Um não vive sem o outro. Controlam o mercado de smartphones.

    Portanto não vejo nenhuma novidade nisto.

  8. censo says:

    Rumores, rumores e mais rumores….

  9. JDP says:

    Post do Pplware no facebook: “Começou a produção do iPhone 7…” e venho ter a este link…
    cada vez me irrita mais os vossos posts no facebook… cada vez mais semelhante ao correio da manhã…
    é trite principalmente pela vossa qualidade aqui no site e que não é equivalente no facebook.

    JDP

  10. christia says:

    A Samsung e a Apple se amam

  11. Carlos says:

    Far to-me de rir com os comentarios que aqui sao Feitos. Teorias e mais teorias. Apple fans assumam que a Sumsung fabrica uma das partes Mais importantes do tao vosso adorado iPhone. Fans da Samsung assumam que o vosso Tao adorado fabricante para arrecadar mais uns milhoes nao se emporta de ser isso mesmo, um fabricante contratado. Sejam homemzinhos realistas, crescam, e admitam as coisas como elas sao. Basta desta treta do meu e melhor que o teu. Que tristes. Fiquem contented com o que cada um tem….
    Se nao querem pseudo- marcas de apples feitos na china que se dobram e utilizam chips fabricadas por toda a gente menos a apple, ou samsungs copiados de outros designs e tecnologia comprem outras marcas. Eu Tenho o meu Blackberry Passport e nao quero outro. Tenho o melhor.
    Blackberry forever.

  12. Pll says:

    É fantastica a quantidade de ITards que pensa que a apple desenha algum tipo de hardware alem do exterior dos equipamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.