PplWare Mobile

Novo Documento Único Automóvel (livrete do carro) já dia 1 de agosto


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. LG says:

    Este DUA facilita também a papelada necessária numa operação stop? Ou é necessário fornecer papelada da seguradora, inspeção, … ?

    Questiono-me porque por exemplo na suíça, existem dois documentos que o condutor tem que apresentar:

    – Carta de condução
    – Certficado do veículo coletivo

    Este último tem toda a informação necessária que um agente da autoridade necessita. A partir deste verifica tudo relacionado ao veículo, inclusive se tem o imposto pago, inspecção relaizada, seguro e obviamente informações do proprietário…

    • rikardo pereira says:

      e aqui devia ser igual.. o novo DUA devia ter toda essa informação acessível através do QR code onde devia constar todas a IPO com os km’s evitando assim alteracoes de kms nas viaturas

    • Woot! says:

      O imposto já não é da responsabilidade da policia em Portugal, já nem precisas de ter o papel no carro.
      A inspecção era bom estar agregada à parte digital do novo DUA mas duvido que esteja.

    • Jorge Carvalho says:

      O DUA não facilita nada numa operação stop. Apenas substitui um dos documentos que já existem em papel para formato “plástico” 😉

      Abc

  2. Josué says:

    Ao meu entender basta mostrar a carta de condução e o DUA, pois a GNR já vê no para-brisas o selo do seguro.

  3. ricardo says:

    So queria saber , vai passar de papel para cartao de plastico?

    • André says:

      Sim passas de dois documentos para apenas 1. Se ainda forem dos antigos, e passas de uma folha “A3” para algo mais maneirinho em plastico

  4. LA says:

    Continuamos a ter de andar, com o papel da inspecção e com o papel do seguro atrás. o ideal seria estes dois documentos ficarem embutidos, neste cartão.

  5. Ligtrel says:

    A minha matricula é de Julho 2019 e ontem recebi o DUA por correio. Mandam o anterior, gentalha…

    • RPG says:

      A minha é de Junho de 2019, e ainda nem um nem outro.. ainda à espera.

    • Joaquim Pereira says:

      Tambem comprei uma mota mes 7 de 2019, mas a minha matricula tem um numero a mais depois da matricula normal tem o numero 7, será isto normal ou é erro.
      É que o novo duc tem outro numero a seguir à matricula.

  6. Artur V. Pereira says:

    Os donos das armas tinham livretes em formato livrinho e cartão plastificado.NUNCA NINGUÉM pôs em causa a segurança dos mesmos e tinham mais informação que os actuais,tipo cartão de cidadão,sem chip. Foram obrigados a trocar pagando.Continuam a coexistir B.I.e C.C. e DUA e livrete/título de propriedade.Devem existir uns 6 000 000 de veículos.É uma receita apetecível

  7. Luis says:

    Pedir online pode-se acrescentar 10€ para o pedido de registo + 55,30, e ainda se tem de comprar o leitor de cartões

  8. Charles says:

    E o seguro, precisa sim de ter o papel no carro. Não precisa é de ter o dístico no vidro.
    Documentos sempre a ter:
    Identificação do condutor,
    Documento único de circulação,
    Seguro,
    Inspeção (> 4 anos)
    Comprovativo do pagamento do imposto único de circulação (IUC).
    Abraços

  9. Resende Ernesto says:

    Substituir, um documento que já existe, deveria ser gratuito.
    Não entendo isto de mudar documentos recentes, e que estão atualizados, e o Zé tem sempre que ser penalizado, e não é nada barato.

    • Marco says:

      O que percebi é que se não houver alteração dos dados, os documentos actuais mantêm-se válidos. Não é necessário pedir no novo formato.

  10. Bófia says:

    Os moinas só precisam de ver a vossa carta, toda a informação sobre o veículo está disponível online através da matrícula e eles têm acesso a isso!

    • Vx says:

      Pois, mas isso é lógico e simples, não dá, eles tem de complicar porque pode haver algum que se esqueceu dos documentos em casa e assim já podem passar uma multa por não andares com um papel. Nunca levei nenhuma multa, mas acho estúpido estes requisitos documentais quando eles têm acesso a partir do computador a toda a informação quando lhes interessa.

  11. Bófia says:

    Já agora, lembro-me de ter ouvido dizer que a carta de condução pode substituir o CC porque tem os dados pessoais necessários, incluindo a fotografia, de modo a identificar a pessoa…

  12. Joao says:

    E já agora informem-se todos aqui nos comentários. Já não é necessário o dístico do seguro no vidro 🙂

  13. Pedro says:

    Será a partir de 1 de Agosto quem pedir renovação do “DUA” já irá receber este novo cartão? ou ainda ira receber o antigo?

    Obrigado

  14. Rui CABRAL says:

    Se for como a via verde não peça online va que emelhor

  15. falcaobranco says:

    Nem me vou dar ao trabalho de mudar…sinceramente… acho o DUA actual bonito e funcional… não tem que andar connosco… tem que andar é com os restantes documentos do carro…é simples… vou andar com o DUA na carteira para quê? Para enche-la mais?

  16. andre oliveira says:

    Axo a maior estupidez da parte do governo português só querem mamar o dinheiro dos português a força toda estudem a Islândia que nem documentação de veículos tem temos sim um número de identificação que ta agregado dês de o número de contribuinte veículos etc e só tem a carta de condução a parte e quando acontece de ser mandado parar pela polícia eles pedem a carta de condução e está lá esse número de identificação e a partir daí ele vão e vêm tudo. Agarrem e estudem os países avançados que têm muito aprender com eles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.