PplWare Mobile

Portugal: Funcionários de Call Centers ganham 6,20€/hora

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. int3 says:

    Russia usa Euros? ….

      • int3 says:

        Mas essa conversão é uma anedota. Lá com poucos euros compras muita coisa porque a moeda de lá é desvalorizada. E como lá eles produzem de tudo é por isso que conseguem vender barato e comprar as coisas de fora.
        Por isso não podes afirmar que na Rússia pagam menos porque para eles o valor de 2€ pode ser igual ao nosso de 5€… Nunca se deve misturar moedas…

        • Pedro Pinto says:

          Mas estás a levar a conversa para outro campo. Aqui só falamos em ordenados de call center…se a vida é cara, se a esposa gasta muito dinheiro isso são outras contas 😀

          • RA says:

            Nao acho que seja levar a conversa para outro lado. faz todo o sentido contextualizar um ordenado com o que se gasta num país!
            aqui no UK ganha-se bem mais por exemplo… mas para um t2 pago 1400libras por mes! que sao perto de 2000 euros so para a casa (sem contar com as contas)

            Nao quero dizer que se ganhe melhor ou pior…. apenas que o ordenado tb tem a ver com o que se gasta num país.

          • Edexote says:

            RA, estás a misturar alhos com bugalhos. O nível de vida de cada país não tem nada a ver com uma simples conversão. Se os russos vierem de férias para cá terão de levar com a mesma conversão e não há “na Rússia menos dinheiro dá para mais” que os salve.

          • MLopes says:

            o custo de vida (mais exatamente, o poder de compra) é irrelevante para a constatação de um facto. o texto limita-se a constatar um facto. cada leitor tirará as conclusões que entender em função do poder de compra estatisticamente apurado para cada país ou o percebido por cada um.
            se o texto tivesse a veleidade de querer analisar mais do que simplesmente constatar aí teriam razão, mas não quer…

          • Pedro Pinto says:

            O texto é apenas “centextualização” para os números do estudo.

          • Petro says:

            Um ordenado de 700 euros em Portugal não é o mesmo que um ordenado de 700 na suiça, ou na russia, ou me inglaterra. ou na etiópia.. VÀ ESTUFAR ECONOMIA: A informaçao está descontectualizada e é ridicula.

  2. Ricardo says:

    6 .20€ por hora ?
    Isso era muito bom se realmente fosse verdade !!
    Em Portugal pagam mal por hora !

    • Pedro says:

      Sim devem se ter baseado no que as empresas pagam por operador, esqueceram foi que o os operadores estão em 99% por outsourcing.
      Já conheci vários Call Centers e muitos operadores de Call Center, garanto que a maioria ganha menos de 5€ hora, mesmo em serviços especializados.

    • Nuno Gomes says:

      Denúncias relacionadas com Call-Centers em Portugal para efeitos de Tese:
      Proibição de idas à casa de banho; humilhações; chefias autoritárias; falarem consigo aos gritos; faltas de respeito; não cumprimento com as pausas…
      E-mail: call-center-denuncias@sapo.pt

  3. Porreiro says:

    Ganham mais do que eu que tenho como profissão programador.

    • Monica says:

      E então? Deviam ganhar menos?
      Achas que merecias ganhar mais?

      • Darth says:

        Acalma-te, histérica. O que ele claramente quer dizer é que faz um trabalho que exige mais conhecimentos, e que mesmo assim ganha menos. Deveria obviamente ganhar mais

        • Rodrigo says:

          Exige mais conhecimentos de áreas diferentes, como é que é comparável?

          Lá por eu ser médico sou melhor que um programador?

          Este tipo de comparações é extremamente ridícula.

          • MiM says:

            Tendo em conta que sem os programadores não haveria era digital. Sim deveriam receber mais do que actualmente recebem em Portugal. 😉

          • RA says:

            imagina entao se nao houvessem electricistas… como iam os programadores ligar os pcs?
            ou melhor! padeiros, pescadores e guardadores de rebanhos… sem eles nao havia comidinha, para o electricista se alimentar e poder ter a electricidade a funcionar para os programadores….. -.-

          • ricardo says:

            Tu é que és ridículo, não é preciso ser muito inteligente para saber que se precisa de mais conhecimentos para ser programador do que ser funcionário de call center.

          • MiM says:

            entao desliga o PC, a tv, a net, o smartphone, tablet, o carro electrónico e inteligente, tudo o que for electrónico em casa. desliga tudo e vamos ver quanto tempo demoras até dar o braço a torcer e liga-las novamente. A questão é que para fazer pão, pescar ou guardar um rebanho de ovelhas não precisas de anos de estudo e de especialização. Qualquer pessoa o faz com menos ou mais eficiência. Agora construir e programar todas essas coisinhas que não vives um dia sem as usar ( tu e milhões de pessoas) já não me parece. Menosprezar o trabalho dos outros é fácil, até nos atingir a nós. pimenta no c* dos outros é refresco.

      • ze says:

        achas? um programador deveria receber o salário minimo ou menos lol

        • Dedo Maroto says:

          Eh lá, isto é só camaradas aqui power to the people! Mas acho que o que ele estava a dizer é que embora toda a gente receba mal ele como programador (trabalho que normalmente pressupõe aquisição de conhecimentos por uma vasta extenção de tempo e como tal dinheiro) recebe mais ou menos o mesmo o que é vergonhoso de todos os pontos de vista possiveis a meu ver.

    • Pedro says:

      Não te preocupes que ganham o salário minimo ou pouco mais que isso, isso de ganharem 6.20€ à hora é mais uma fantasia desses individuos que fazem estas estatisticas vaseadas em “meia duzia” de pessoas das quais metade com um bocado de jeito já são os chefes que fazem subir a media

    • Barkley says:

      Deves ser um bom programador…Que linguagens dominas e que plataformas?

    • Mark says:

      Não és o único a maioriaque conheço está na mesma situação. Eu com 10 anos na área também não chegava a esses valores

    • Diogo Jesus says:

      A estupidez da sociedade portuguesa está definida neste comentário.
      Sabes lá o que é trabalhar com clientes, muitos deles mal educados. Ou a pressão exigida para obter resultados. Teres de moldar o discurso cada chamada que se faz, com o objectivo de ter resultados. O desgaste mental que trás é tão ou mais superior que o de um programador.
      Vais para sociedades nórdicas tipo UK, Suécia ou Canadá, e lá os pedreiros são tão bem vistos como um neurocirugião, e lá está, têm um nível de vida 30x superior ao nosso.

      • Bruno Costa says:

        Na verdade alguns programadores também lidam com o cliente final e devo dizer que receber bugs, tickets, ter que explicar o problema, encontrar uma solução para o problema em questão junto do cliente não é fácil. Ser programador não é apenas desenvolver o software… Mas não desvalorizo de qualquer forma qualquer profissão. Aliás uma das profissões que dou mais valor é exatamente ao pessoal quem recolhe o lixo da rua, sem eles andávamos numa pulciga.

      • rjtrigo says:

        Esses pedreiros que falas tem o mesmo ordenado que o neurocirurgião?

  4. Ti says:

    Quem escreveu esta notícia não sabe mesmo nada do assunto. Em relação a Portugal, este não é de certeza o valor que se paga!

  5. Retido says:

    Call Center PT (M*O-Retenção):

    Fulltime (40h semanais): 515,10€
    Part-time (20h semanais): 257,55€

  6. outcast says:

    lol, essas contas é de rir mesmo. 6.19*8 (horas)* 22 dias de trabalho = 1089.44 euros

    Acho que nem me vou dar ao trabalho de conferir o resto das contas, mas desconfio que devem ter saído ao lado…

    Mas nem sequer ponho em questão que 720 deve ser o salário medio. Nem é mau comparado ao salario min, mas normalmente quem tem este trabalho é quem nao arranja emprego ou simplesmente nao tem nada acima de 12 ano.

    • Joaquim Pedro says:

      Nada acima do 12º? Então percorre os super e hipers e vê nas caixas licenciados a trabalharem… Quanto é que ganham? Desconheço a área.

    • Luis says:

      Não podes fazer a conta dessa forma 6,19*8*22 não se faz dessa forma. Pegua no teu recibo de vencimento e vais ver que o valor hora que te é pago * a forma que tu ganhas te não dá o teu vencimento. Antes que digas insultos sou gestor de recursos humanos 😉

    • zezinho says:

      Acredito bem que um gajo que trabalhe num call center especifico e que fale em várias línguas ganhe isso ao final do mes.. de resto o grosso deve ganhar o ordenado minimo…. mais comissoes

    • Jsousa says:

      Que mente tão fechada e sem informação, este estudo não diz verdade nenhuma. As pessoas que estão em Call centers são na maioria pessoas licenciadas, com mestrados e Call centers exigem sempre o 12 ano. Deixem de pensar que quem está neste tipo de trabalho que é burro ou não quer fazer nada da vida, claramente não sabe o que estes Call centers exigem para se lá estar e claramente não sabe a capacidade que cada operador tem de ter de argumentação e capacidade de se ajustar às situações. Cuidado com o que diz pois pode ter alguém seu próximo a trabalhar num Call Center

  7. Humberto Franco says:

    Isses valores só devem ser pagos em Lisboa …
    No call center da Apple, em Braga, na Concentrix, pagam cerca de 3 euros/hora …. e se não venderem extensões de garantia podem perder um bónus de 50 euros/Mês …
    Investiguem e vão descobrir coisas fantásticas …. como diferenças de ordenado entre Lisboa e Braga em agentes que executam as mesma funções …. e mais não digo!!!

    • Elisa says:

      É verdade, mas nas entrevistas para a concentrix são exageradamente exigentes, e depois direitos para os trabalhadores zero, pagamentos baixos contratos de trabalho da treta, etc

    • Paulo Pereira says:

      As diferenças de ordenado em braga e lisboa e outros é mais do que normal em quase todas as profissões. Parecendo que não o custo de vida também é diferente.

    • Flavio says:

      Qual é a surpresa? Logicamente os salários Lisboa – Braga vão ser diferentes, os custos também o são… Nos outros países é igual, vai comparar os custos de vida e os salários de uma Londres com outra pequena cidade Inglesa, garanto-te que as diferenças são muito mais notórias que Lisboa – Braga.

      • Oliveira says:

        Em Braga na Concentrix não se perde bonus, pode-se ganhar um bonus por vendas extraordinárias, assim como outro bonus de performance e ainda outro de assiduidade (acrescido de subsidio de alimentação, ferias, Natal e transporte)…e o mais curioso é que apenas cerca de metade das pessoas ganham o de assiduidade pois chegar a tempo ao trabalho e não faltar parece ser um favor que se faz a empresa. Já lá trabalhei, já sabia as condições andes de para lá ir e quando me surgiu uma oportunidade melhor saí mas não posso dizer que tive más condições de trabalho. Isto sou eu a falar, mas acho que temos que “agarrar o touro pelos cornos” e se não estamos bem procuramos alternativas.

  8. pixel says:

    Será verdade? A uns anos fui a uma entrevista para call center a papelada para eu assinar estava lá 1,20 €, um euro e vinte, por hora! E com uma meta por mês caso contraio rua e sem nada no bolso.

  9. Spike says:

    bela treta, trabalhei ja em alguns (Cabovisao e PT) e era o salario minimo

    essas ditas estatísticas é mesmo para esconder o quanto mal se ganha em portugal

    • Mylittlelife says:

      Os preços do dia-a-dia em Portugal são muito mais baixos que noutros países.

      Na Suíça ganhas cerca de 5x mais que em Portugal, mas um apartamento (sem ser camarário claro) sai por uns 1200-1500€/mês; um café uns 3 -5€; um almoço com bebida uns 30-40€/pessoa, o supermercado também ele muito mais elevado. Se fizeres a vida “portuguesa” bem que no final do mês também tens zero.

      E se muitos emigrantes tem dinheiro, é porque fazem vida de trabalho-casa, e cafés vão na termos, e a comida na marmita. Eu já trabalhei na Bélgica e ganhava líquido cerca de 2X mais que em Portugal, mas o apartamento e transportes públicos e café saiam-me 3x mais caros! Poupei dinheiro mas só porque tinha muito menos pessoas conhecidas/sol, e daí muito menos jantaradas e saídas.

      • Bruno says:

        Em pt ha mt gente a ganhar bem é verdade mas n corresponde a realidade dakilo que a economia produz pa s pagar, n foi a toa k tivemos intervenção estrangeira…n é tb por acaso k mts famílias estão cheias d dividas e isso do n sair no estrangeiro pa s divertir n é verdade pois conheço imensos casos k contradizem essa opinião tal cm acredito k haja outros exemplos l revelem outra realidade contraria, mas um licenciado la fora sem dúvida k fara vida k aki nunca fara…

      • APereira says:

        Errado…isso é um mito…

        Os custos dos bens essenciais em PT sao similares a maioria dos paises da Europa.

        Tirando as casas que sim efetivamente e usualmente sao mais caras, na maioria dos paises é tudo ao mesmo preco ou mais baixo até.

        • Gerardo says:

          Subscrevo. Quem atira o custo de vida para os olhos é porque está a ser explorado lá fora. Relativamente ao que se ganha, Portugal tem o pior custo de vida da Europa (dos países que interessam pelo menos). Quando falam em fazer a mesma vida que cá, tem de perceber que noutros países não há tascas como aqui, por isso se forem a um restaurante vão pagar mais, mas se forem a um restaurante equivalente aqui vão pagar mais ou menos o mesmo.

          Os preços de “supermercado” são praticamente iguais em toda a Europa

        • ZH says:

          Achas que sim?

          O “meu” T2 em Zurique custa 1800€/mês. Ir ao supermercado e conseguir fazer compras só com bens essenciais (como tu aí dizes) e pagar menos de 100€… por favor diz-me onde 🙂 Eu vou lá…

  10. RickPinto says:

    Mais uma vez, não sei onde raio vão buscar estes valores…
    E não está relacionado com o facto de pagarem pior no norte que no sul (sendo eu do norte).
    Estes valores são irreais, principalmente se estivermos a falar de operadoras de comunicações, cuja realidade conheço bem.

    • Daniel says:

      Não me parecem ser irreais. Grande parte dos salários incluem bónus. Depois há ainda subsidio de refeição + férias.

      • Pedro says:

        Isso é baseado só e apenas no salário base, não entra outros valores, senão falaria no valor à hora e nos outros fatores como por exemplo o valor que dava no total em media ao final do mês.

    • Dedo Maroto says:

      O Sul não é Lisboa, compara com os salarios de Faro se queres um minimo de justiça. Mas de facto eu já trabalhei em varios contact centers e em todos eles os valores de que estão a falar são completamente fora da realidade, esse tipo de valor ganha um service manager e tem que ser daqueles com 20 anos de casa.

  11. JJ says:

    Claro se estiverem a incluir comissões que se podem receber e os valores pagos a supervisores e gestores, pode ate dar esse valor.

    A questão é que normalmente as empresas criam regras de forma a nem metade dessas comissões pagarem… logo o valor pago é bem inferior.

    Alem disso, esse valor, deve ser o salario bruto, sem os descontos.

  12. Davide says:

    Provavelmente o valor referido e sem descontos, seguros e etc

  13. trabalhador says:

    Gostava de saber onde o autor do estudo foi pesquisar para obter tais resultados no estudo. Porque a realidade, pelo menos em Portugal, é muito diferente e para pior!
    Além dos funcionários serem submetidos a uma pressão indecente, por parte dos empregadores, para impingir tudo e mais alguma coisa a potenciais clientes, ainda são penalizados senão atingirem determinados valores de vendas e/ou comissões! Do conhecimento que tenho, e não são assim tão poucos os call centers a que me refiro, ganha-se o ordenado mínimo nacional e mesmo assim é muito “chorado” por quem o paga, porque qualquer coisa é motivo para servir de penalização e se receber menos um bocado!

  14. Nuno Leao says:

    Dados de treta, obtidos por encomenda. Afinal pouca gente aqui deve desconhecer a arte de manipular números que é a estatística. Agora quero acreditar que a notícia sai aqui por ingenuidade e não por encomenda também,

  15. Carlos Damião says:

    No call center da EDP não chega aos 500€. 8h/dia 5dias/semana

  16. Demonoid says:

    loool
    Que anedota de post.
    O autor deste “estudo” é daqueles que nunca trabalhou num de certeza….. Na MEO se conseguirem ganhar 450€ por mês (40 horas semana), já se pode considerar um verdadeiro luxo… Sem falar da pressão constante para vender productos……

  17. Alexandre fonseca says:

    Estes valores não são reais. Em callcenter pagam 505 por 8 horas

    • Ed says:

      Então convido-te a candidatares a um call center da PT/Meo, entre outros e nunca vais receber limpos, mais do que 450€ 😉
      Fala a voz da experiencia.

      • Colaborador MEO says:

        Então ou não estás cá à muito tempo ou faltavas constantemente, na meo é 505€ e mais o subsidio de refeição chega a ir quase aos 600€, se tiveres prémio aumenta ainda mais.

  18. "Estudos dizem" says:

    Este estudo deve de ser como o estudo que saiu com a média dos salários em Portugal. Devem de estar a contar com os salários dos colaboradores directos e não com os parceiros que trabalham por outsourcing. Ou então esta a ser contabilizados o ordenado pago pela empresa mãe à empresa de outsourcing e não o que a empresa de outsourcing paga aos trabalhadores que é menos de metade por vezes para 40h semanais.

  19. Manuel says:

    Quem fez este artigo anda mesmo longe da realidade! o salaria mínimo e já não é mau!
    será que quem meteu a cunha para o empregar é de família?

  20. Karpov says:

    Tretas. A NOS paga 3€ por hora. Aplicando os descontos faz com que na prática se ganhe ainda menos que isso . E pelos testemunhos de gente que trabalhou noutras empresas conclui-se que isto é prática generalizada. Tenho muita curiosidade em saber como chegaram ao valor de 6,20€…

  21. Alc says:

    Em toda a Europa trabalham 3.8 mil milhões de pessoas em call centers??? Sério? Algo está errado ou estou a interpretar mal!

  22. Alc says:

    Em toda a Europa trabalham 3.8 mil milhões de pessoas em call centers??? Sério? Algo está errado ou estou a interpretar mal!

  23. Marco says:

    @Pedro Pinto: o link aponta para a página da altitude e não para o estudo.
    Qt a valores se forem brutos talvez se aceite…

  24. Joao says:

    O valor hora referido está ajustado com a realidade. Em todos os contact centers existem hoje em dia, remunerações variaveis que permitem incrementar o vencimento final.

    • Pedro says:

      João a questão é essa mesmo. Como se trata de um valor variável não pode nem é considerado ordenado , mas sim subsídio. Ou seja, é pago como prémio adicional. Qualquer das formas mesmo com isso tudo os valores devem rondar mais pelos 630€ /650€ e não os valores de 1000€ que o artigo sugere, se assim fosse terias filas e filas de pessoal mortinho para trabalhar num call center

  25. Joao says:

    Quem trabalha/trabalhou em call center, ou conhece bem a área, facilmente se ri com este artigo e os dados em que foi baseado… Pior é que quem não está por dentro facilmente acredita nisto…

  26. Mr. Lol says:

    Eu trabalho no cc da fidelidade em Évora e ganho 250 em 4 horas. Mais subsídio de alimentação mais prêmios. Não é mau para o que pagam. Trabalho com mediadores e só somos avaliados no tempo e na forma do atendimento. Os chefes são porreiros e nunca tive qualquer problema. Ja la vão 2 anos, mas assim que terminar o curso abalo logo

  27. wolf says:

    Estes valores até podem ser verdadeiros, mas são o que as empresas principais pagam para depois outras de recursos humanos e empresas dedicadas aos call center contratar pessoal, pessoas essas que são submetidas a uma tamanha idiotice de perguntas e muitas vezes o ambiente de trabalho também não é o melhor, concluindo o estudo em nada corresponde à verdade e mais uma vez vêm atirar areia aos olhos a ver se ficam bem na fotografia, quem trabalha em call center que se manifeste pois não estamos em tempos de tapar os olhos.

  28. Daniel says:

    Lol….6.20/h…lol….em que universo paralelo vivem?
    Quem fez o artigo nem se deu ao trabalho de verificar a realidade do pais. trabalho num CC e não ganho isso, nem conheço ninguém que ganhe isso noutros CC….
    E mesmo eu já trabalho na área de suporte técnico, que já é um pouco mais especializada e o ordenado é o mínimo nada mais.

  29. SPAM says:

    SPAM alert, não vi relatório nenhum, apenas um link para um fornecedor de soluções de call-center….

  30. manuel says:

    Eu levo para casa em média 850 por 8 horas; salário mínimo e prémio objetivos; e penso que pagam pouco pelo stress que levamos todos os dias.

    • rui says:

      Para estar sentado essas 8 horas a chatear pessoas (e enganar, mas isso já é outra história) para comprar/aderir o produto que vendes e se elas disserem que não estão interessadas, muitas vezes chegar a tratar mal (a dizer que são burras porque não percebem nada do assunto quando percebem mais do que tu), e se não atenderem a chamada recebem mais umas quantas de hora em hora (ou menos) durante uma semana, … Com isso, receber 850 é uma humilhação para trabalhadores de outros serviços que exigem muitas mais competências e muito mais do trabalhador do que um call-center. E já agora, stress há em todos os trabalhos. Isso que tens é um emprego: ganhar “muito” e fazer “pouco”. Aproveita enquanto lá estás, e não chores porque mesmo no teu meio deves estar incluído num pequeníssimo grupo dos que mais ganham. E antes que venha o hate, já trabalhei em call-centers alguns anos. Só tinha de fazer X chamadas por dia, “vender” Y produtos por semana. Ser sujeito a avaliação por parte dos clientes no final de cada chamada em que algumas avaliações podem ser forjadas (mas isso já é outro assunto), etc. E no final de tudo, nem perto desses 850 chegava, mesmo com prémios, comissões e subsídios. E se vires outros comentários aqui, notas bem que ganhas mais que a média. E para o que fazes ainda dizes que és mal pago. É mesmo de rir. Conheço programadores, médicos, dentistas, (trabalhos que exigem muito mais competências, risco, stress, responsabilidade) que ganham menos que tu. E para quem acha que um programador merece pouco, imaginai um programador de uma empresa de segurança e que também fornece os sistemas para os bancos. Imaginai só o que um simples erro ou esquecimento pode fazer ao cliente final e à empresa que o forneceu. E vem agora falar em stress porque não sabem lidar com pessoas com pouca educação e empregadores exigentes… Essa é boa. É o que dá ter cunhas para meter.

      • Quatermain says:

        Caro rui, nem todas as posições de trabalho em call center são para fazer “apenas X chamadas e vender X produtos”, alias, hoje em dia isso é impraticável.
        E sim, trabalhar num call center é mais desgastante do que os trabalhos que mencionou.
        Se realmente acha que um trabalhador de CC trabalha pouco e tem pouco stress, tem que tentar atender 60 reclamações com intervalos de 12 segundos por dia…

      • Assistência Técnica says:

        @rui….Está a generalizar duma maneira assustadora. Tal como diz @Quatermain (cujo comentário subscrevo) hoje em dia há call centers de tudo, vendas claro, mas também apoio ao cliente, suporte técnico, banca telefónica, serviços, etc etc etc.
        850€ por 8h já não é mau sem dúvida mas não sabemos a que custo! E acredite que isso é muitíssimo importante!
        Já trabalhei para o MEO móvel na equipa de Retenção OUTBOUND com ordenado 505€ + 6€ sub. alimentação + incentivos que poderiam ir até aos 450€, no entanto não lhe passa pela cabeça aquilo que tinha que me esforçar para os atingir e numa equipa considerável poucos atingiam. Portanto não vamos comparar graus de stress e responsabilidade entre profissões já que todas os têm de certeza umas mais que outras.
        Imagine média de 100 chamadas por dia num 1696 ou ter que responder a quase a mesma quantida de e-mails com avarias dum dia de trabalho…

  31. Filipe Rodrigues says:

    Duvido que exista muitos call-centre a receber 6.20€/h
    Media por mês fulltime: €992 se receber 6.20€

    Onde? Portugal duvido muito.

  32. Milton Santos says:

    Completamente mentira.

  33. ACSC says:

    Não confundir Call Center com Telemarketing!!!

    • Dedo Maroto says:

      Não achar que call center e telemarketing são coisas diferentes !!!!!!!! Telemarketing é uma das actividades que são feitas em call centers, tal como apoio ao cliente, apoio técnico, retenção (telemarketing ultr agressivo transvestido de apoio ao cliente). !!!!!!!!!!!!! e mais !!!!!!!!!!!!!!!

  34. Pedro says:

    O melhor é perguntar a Marta que o Pplware não tem noção da realidade

  35. Eu says:

    Mentira. Ganho 2.91€ hora….

  36. Nuno Rodrigues says:

    Isto de criarem notícias apenas para ter visitas e comentários é muito engraçado, mas a vossa credibilidade que estava acima de outros blogs da área está a ficar muito abatida.
    Se pensarembum bocado sabem que isso não é verdade nem esses valores nem os que colocaram nas áreas de TI, qualquer dia estão a dizer que as pessoas das caixas do continente também ganham 1000€ por mês. Continuem o bom trabalho que faziam e deixem de fazer notícias para ter muita gente a comentar que é o melhor que sabem fazer.

  37. Daniel says:

    Isto está absolutamente errado. Eu trabalho num e recebo o ordenado mínimo sem o descontos. Com descontos fico com 460€ não pagam menos porque não podem.

  38. manuel says:

    Depende da função…
    Se for vendas pagam mto bem, se for customer care ou tecnica nem por isso, os premios sao maiores proporcionalmente á agressividade comercial da funçao.

  39. peetlx says:

    Confirmem se estou correcto mas:
    719€ : 22 (Dias) = 32.682€ : 8 (horas) = 4.085€ ???? Onde foram buscar os 6.20€ Hora ???

    • Pedro Pinto says:

      719€ : 22 (Dias) = 32.682€ : 8 (horas) = 4.085€ CORRECTO!
      Mas para chegares aos 6,20€ tens de fazer outras contas.

      • Sergio says:

        As contas não são feitas com 22 dias, mas sim com 30 dias, mesmo nao trabalhando ao fdsemana recebemos, assim

        719€ : 30 (dias) = 23,966€ = 23,966€/ 8= 2,99€ (dia).

        ou seja, bem menos que os propalados 6,20€.

        fazendo o contrário:

        6,20€*8= 49,6€ dia = 49,6€*30=1488€ mês brutos (isto é sem descontos e nem subsidio de alimentação)

        Obviamente este valor é completamente descabido, pois eu sou professor e não ganho esses valores.

        Por esse valor teríamos muita gente a deixar os seus trabalhos para irem trabalhar em Call center,

  40. quatermain says:

    Nem um supervisor ganha €6.20/h… Para chegar aos €700 é preciso ganhar prémios de produtividade, prémios de vendas, receber duodécimo a 100% e juntar o complemento de refeição. Se souberem de algum sítio onde ganhe os €6.20/h avisem.me que eu volto a atender chamadas…

  41. Edgar says:

    720€ (mesmo que sejam líquidos) 720/22 dias úteis = 33€ (arrendondados) 33€/8h= 4.1€ Muito longe dos 6.20
    Em Portugal esse valor em Call Center é uma falácia. É o emprego mais mal pago em PT, até uma mulher a dias ganha mais à hora.

  42. Rodrigo says:

    Infelizmente lá vai o longo tempo que o pplware sabia colocar uma noticia sem ser por ingenuidade, ignorancia ou erro..

    Culpa não é vossa, mas estes estudos são mais que tretas que valem 0.

    Contudo fica a critica e o conselho de começarem a actualizar as vossas fontes e fazer o vosso estudo, sei que o trabalho de blogger e ter conteúdo para publicar não é facil, mas não percam o que vos fez crescer. Actualmente é muito assim..

    Quanto a noticia/estudo, mais que errada.
    Abraços

  43. Mike says:

    A maior parte dos CC são efectivamente mal pagos, mas por exemplo no sitio onde trabalho são 840 brutos mais SA e há outros CC’s a pagar um pouco mais, isto na zona de LX.

  44. RuiP says:

    O grosso dos graduados que conheço a trabalhar há menos de 2 anos não passa os 750€ brutos. E segundo este artigo a malta de callcenter, em que o grosso não precisa sequer de escolaridade, ganha 1000€+.

    Interessante., no minimo.

  45. Ricardo Costa says:

    Os dados claramente são de efetivos nos call centers, ou seja aqueles que não trabalham para as empresas de trabalho temporario. é simples! obviamente que o estudo deveria incluir quem trabalha com contratos temporários, isto de fazer médias a gestores de conta diretores de linha, administrativos e supervisores é absurdo

  46. Pedro says:

    Amigos basta fazer contas 6.2€ *8 horas *21 dias de trabalho da 1041€ por mês, isso nem um chefe de equipa ganha quanto mais um assistente. Falo por experiência de 11 anos de serviço de apoio à clientes . O valor hora é sempre estabelecido pelo ordenado base e não com os subsídios e remunerações variáveis.

  47. Tiago says:

    Comédia de estudo para não variar…trabalho num call center em regime de Outsourcing e os elementos em atendimento nao ganham de todo 6,20€ nem nada perto disso. Quanto ao salário médio indicado, esse sim já está mais proximo da realidade.

  48. pedro silva says:

    Atenção. Os dados referem-se, claramente, a trabalhadores efectivos e não temporários. Vale a pena frisar que mais de 85% dos operadores de Call Centers são temporários, logo, os €6,20/h estão correctos nos efectivos mas são mais do que o dobro do valor ganho pelos trabalhadores temporários.

  49. jorge neto says:

    Epa eu trabalho num call center e recebo 2,90euros à hora

  50. Miguel Soares says:

    Eu trabalhei 3 anos num Call Center e cada vez fui recebendo menos, não baseado no ordenado mas sim baseado no sistema de prémios que não sei se está incluido nesta noticia. Agora isto dos 6,20€/hora é como alguns dizem. Pegaram em meia duzia de macacos e fizeram a média. O pessoal de Outbound recebe mal que se farta e a pensar nisto recordo-me dum questionário que nos fizeram a perguntar se estavamos contentes com aquilo que recebiamos e com o nosso trabalho e fomos quase que obrigados a responder que sim por causa da chefia.

  51. tony says:

    Alguém me anda a tirar dinheiro do bolso
    Outsoursing todos são
    no meu caso trabalho para linha de suporte técnico da Vodafone
    Ordenado base: 505€
    premio de qualidade: 200€ (variáveis consoante desempenho/qualidade)
    sub. almoço:5.03€

  52. David says:

    Grande mentira. E os depoimentos das associações “Ganhem vergonha” e “Precários inflexíveis”? O contraditório nesta noticia não existe.

  53. Jorge says:

    Só para desmistificar um pouco o “mundo maravilhoso” que são os CC´s em Portugal.

    Apoio técnico Meo (Outsourcing como todo o atendimento Meo)

    505€ base para quem faz 40h semanais
    Subsidio alimentação: 6 euros (cartão) por cada dia trabalhado
    Prémio individual, mas com vários objectivos solidários que retiram pontos no final. Desde o negócio ruinoso entre a PT e Rioforte os objectivos estão de tal modo altos que é raro receber alguns euros.

  54. Jose says:

    Já fui agente em dois Call Centers (Outbound e Inbound) e em nenhum dos dois ganhei 6,2€/hora no entanto sei que em casos de Servico de Vendas pode-se ganhar mais que isso dependendo da performance.
    Entendo que ao tentar comparar este artigo com as realidades que conhecemos caiamos na tentação de nos focar apenas nessas diferenças, no entanto acho que este artigo nos dá mais que isso.
    O salário não é de longe o melhor tendo em conta a exigência e o desgaste mas por norma não é o salário mínimo, dependo da existência de horário por turnos é mais difícil de conciliar com a vida pessoal que outros empregos. Por outro lado permite emprego a muitas pessoas com ou sem Curso Superior, e na minha opinião temos que nos habituar à realidade que esse fator tem cada vez menos peso. Sendo um emprego visto como temporário há muita rotatividade no staff e isso permite mais oportunidades de evolução.
    O que me fica neste artigo é que é um mercado em expansão global, depois cada um faz as suas contas.

  55. Kineticnrgie says:

    Digamos antes menos de €3 por hora…. Era bom se fossem €6….

  56. service desk says:

    queria só lembrar que os service desks especializados para apoio informatico pagam muito mais (media 1000€ ou superior) e tentem por help desk com lingua alema que por exemplo na teleperformance ha vagas ate aos 3000 … call centers nao é so meo e assim… temos fujitsu, siemens, sitel, cisco entre outras a pagar muito bem

  57. Arnaldo Sá says:

    Funções de apoio ao cliente numa língua estrangeira são renumeradas entre os 1000€ e 1500€ Brutto. Para Portugal nada mau.

  58. Marco says:

    Amigos, Quais são as principais empresas de Call Center em Portugal ?

  59. Luis says:

    Esta e para ti moderador , não sei que mal disse no comentário anterior, mas como sei que este comentário não vai passar digo aqui eu fui leve a dizer que estava, a dizer asneira mas esta gente é burra mesmo, assim como os moderadores para bloquearem a minha mensagem anterior que nada de mal tinha. Burros mesmo

  60. Claudia says:

    Tanta gente mal informada que vem para aqui comentar… Estes ordenados existem e são praticados cá em Potugal, sim. Mas para lá chegar será preciso falar fluentemente inglês e mais uma língua estrangeira, algo que o artigo também poderia referir.

  61. Jorge Cipriano says:

    É uma pura mentira. Trabalhei 7 anos e pouco passava do Ordenado mínimo. Mesmo que assim fosse eram mais que justo! Mais uma vez se prova que a manipulação da Opinião Pública dá sempre frutos perante os ingénuos portugueses. Experimentem a trabalhar em Call Center, ouvir insultos pessoais, ouvir o cliente e escrever e registar ao mesmo tempo, etc, etc. Em cada fornada de 20 em formação, apenas 2,3 aguentavam.

  62. Cátia Sofia de Almeida Cleto says:

    LOL eu nem 5€ à hora ganho!!!!!! e ingénuos aqueles que acreditam que trabalhar num call center é pêra doce !!!!!

  63. Eduardo says:

    E estive eu na PT a receber 1,2€ à hora…Este estudo é uma piada

  64. Raquel Craveiro says:

    Bom dia. Podem dizer qual é o callcenter k paga assim? É k vou ja p la. Ja trabalho a mts anos em callcenter e nunca recebi assim.

  65. Operador/programador says:

    Depende muito do tipo de call centers. Ha pessoas que trabalham em call centers e tem comissão sobre vendas, há call centers de cobranças muito bem pagos e há os call centers “normais” que são mal pagos. Eu ja trabalhei em call center 3 anos enquanto estudei e não ganhavam, nem lá perto, este valor. Já agora, sou programador e comparar comunicador de call center com programador é de uma total ignorância e burrice. Posso dizer que já trabalhei em projectos em que o cliente paga milhões e tive que dar muito boas explicações ao cliente quando as coisas não corriam bem. Já tive que trabalhar 24 horas seguidas para resolver problemas/crises. Nunca tive estas preocupações no call center e a vida era bem mais fácil profissionalmente, por outro lado tenho uma vida particular muito mais tranquila.

  66. Bruno Coelho says:

    Os trabalhadores de call centers são os novos operários. Os operários clássicos vivem no sudoeste asiático, china(s) , etc.

    Agora em vez de dizer que tudo está mal e votar em neo-liberalimos que apenas defendem os patrões, começam a reivindicar o que é vosso! Manifestem-se, não tenham medo!

  67. Cibele says:

    Eu tenho muita vontade de morar em Portugal, todo ano voy de ferias e quero muito me mudar pra um país mais quente, com comida boa e qualidade de vida, moro na Irlanda a 14 anos, trabalho como customer service na Amazon, ganho 11.50 a hora, o salario é bom mas aqui td eh muito caro! Mas lendo os comentarios de vcs eu me assusto!

  68. tocas says:

    Boas,
    alguem sabe quanto fica cada dia na formação da Manpower?

  69. Giuliano says:

    Quem souber onde estão pagando 6,20€/hora em Portugal, me avisem! Aqui no Brasil com R$719,00/mês você mora em baixo da ponte. Quanto custa uma boa blusa de frio aí? Aqui uma boa blusa você não paga menos de R$200,00. Estou pensando seriamente em ir embora para Portugal, pois o poder de compra e a qualidade de vida aí é superior ao Brasil, sem a menor sombra de dúvidas! Eu com 680,00€/mês já ficaria feliz da vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.