PplWare Mobile

Portugal: Antena de submarino custa 410 mil euros

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Asdrubal says:

    Uma vez que nós contribuintes pagámos muito por esses submarinos, espero que ao menos tenhamos direito a um passeio neles, a um profundidade considerável nos mares.

  2. zaarknoob says:

    Portugal foi obrigado a compra los ou saia da UE, é assim que funciona, ninguem da nada a ninguem. Culpar o governo é de gente ignorante que nao sabe como funciona a politica externa e a lei dos mercados

    • Pérolas says:

      Como se sabe, também, não se trata da UE mas sim do Reich. Quando é que alguém vai ganhar tom@t3s tipo bois da beira e dizer: meus amigos, assim não brincamos e se insistirem é tchauzinho e o que não falta por ai são países que nem vos podem ver nem pintados de ouro e com quem podemos estar. Tomem lá e embrulhem.

    • JV says:

      LOL. Porque o que mais temos visto é países a sair da UE. Santa paciência com esta contra informação ridícula

    • David Manuel da Silva Santiago says:

      *ações

    • Rui says:

      Meu caro, foi das melhores compras que fizemos, só tenho pena que não tenham vindo mais. A Alemanha oferecia de graça!!!! Escuta bem, de GRAÇA 1 submarino igual aos nossos e que os Gregos não aceitaram (faltavam os euros)……

      • lmx says:

        Pois…eu não sei se foi a melhor compra…

        Tinhamos pedido 2 com a opção de compra de mais 2…mas quem os teve que pagar foi o Governo Do Socrates, com a País na miséria salvo erro em 2009, enquanto que os “Portas luvas” compraram-nos e não os pagaram…pois é…quem venha atrás que feche a porta!!

        E ainda dizem que os crimes da sluvas prescreveram…que vergonha!

        O mesmo tipo de submarino, mas com muito mais puder de Fogo, é vendido pelos Russos a 1/3 do preço!!
        Pois é!!

        Grande compra de facto…é na verdade um Grande Fisco, apenas mais 1.

        Os alemães bem foram para a India e china , tentar vender isso ninguém quiz comprar…eles sabiam no que se iam meter e pelo mesmo preço de 2 podem ter 3 Russos e com mais puder de fogo, e que podem trabalhar a profundidades maiores…

        enfim..é o que temos..agora que os temos não os vamos deitar fora como é evidente…

        • Rui says:

          O Sócrates que conseguiu aumentar a dívida do país em quase 90.000 milhões de euros? Dou-lhe o benefício da dúvida da culpa de quase 1.000 milhões pela compra dos submarinos, e até do desprezo do governo de Sócrates que nem sequer foram ao batismo dos 2 submarinos, talvez por o negócio não ter sido feito pelo amigo Santos Silva, mas….. e qual a justificação para os outros 89 mil milhões de euros? (os bancos que foram salvos, foram pagos pelos governos que vieram a seguir)

          LMX? Estamos na NATO, esquece material que não seja compatível com a NATO!

          • lmx says:

            Rui,
            Os bancos que foram salvos…foram salvos porque os Boys do PSD e afins os afundaram…ou já se esqueceu que até o antigo presidente da republica sacou 1 milhão do bpn??
            Não se esqueça dos Duartes lima e companhia, dos BES do amigo de passos Coelho e afins…

            Agora aparece toda a gente a culpar o Socrates, quando foi o Socrates que conseguiu os Défices mais baixos da Historia da Nossa democracia??!
            isso é muito estranho!Não foi o Socrates que vendeu o País ao desbarato.
            Foi o unico que tentou lutar contra as agencias de rating…o PSD convidou o FMI para Portugal…isto não se esquece facilmente!!

            Alias que eu me recorde foi precisamente a crise Politica criada pelo PSD em 2011 que levou as agências de rating vampirescas a sugar Portugal…e essa crise foi criada pela PSD, ainda me recordo e hei-de recordar durante muito tempo!

            O Pais há muito que estava falido…lembra-se do Durão Barroso??Pois é o pais “estava de tanga” abandonou o barco e cavou daqui pra fora…o que vier que feche a porta!
            Calhou ao Sócrates herdar um défice de mais de 7%, e de apanhar uma crise internacional, onde acabou por se tornar publico a miséria das contas publicas…mas acha que o Sócrates tem que ser culpabilizado por isso??

            Quem cometeu as façanhas é que deveria estar preso!

            Sobre a noticia..
            Percebo que na NATO tenhamos que ser roubados a comprar pelo preço de 3 apenas dois e com uma manutenção carissima e com uns milhões valentes de luvas pelo meio, e com muitos outros factores, incluindo a incapacidade destes submarinos trabalharem horas a fio, sempre com problemas…pois é, a Koreia meteu os alemães/italianos em tribunal por causa disso mesmo!!

            E que se estes submarinos trabalham muitas horas a fio, podem explodir!!
            A lista de falhas é interminável…mas nem vou por ai..

            Mesmo que tivéssemos comprado a Países NATO, poderíamos sempre ter comprado mais barato!!
            Ainda me lembro do que o embaixador Americano respondeu aos Americanos, quando eles ficaram perplexos com um Pais com na Altura cerca de 80% de défice(declarado!)..mas já na miséria, de onde nunca na prática saimos..

            Os Americanos perguntaram para que raio Portugal precisava de submarinos tão caros, e o embaixador respondeu…”os Portugueses gostam de brinquedos caros!!”

            Há muito que temos este problema não sabemos gerir o pouco que temos gostamos de bmw e mercedes, mas não temos dinheiro para comprar um fiat sequer…daí a minha perplexidade.

            Quanto ao facto de termos que comprar submarinos, claro a questão não se coloca sequer, ha muito que haviam de ter sido adquiridos, porra mas não desta forma, podiamos ter 3 a 4, com mais capacidade de dissuasão, e com puder de fogo superior e sem tantos custos de manutenção e perigo como estes Alemães/Italianos, vasculha um pouco e vais ver.. a lista é interminável…os gregos que o digam, tiveram que criar empresas só para dar manutenção a este lixo de submarinos…teoricamente são bons mas as falhas são tantas…pesquisa e vais ver..

            Dues queira que nunca tenhamos que ir pa guerra, porque se vamos com o que temos, os nossos marinheiros morrem antes de entrar em combate..

          • Rui says:

            LMX, não sou do PSD nem de nenhum partido.
            Esqueceste-te dos socialistas que arruinaram os bancos por onde passaram, de propósito? Já ouviste falar de Armando Vara Administrador da CGD e BCP? Do Bandeira da CGD e BPN? Do Godinho amigo do Vara? Da Fátima Felgueiras? Do Narciso Miranda? Do Ex-autarca da Guarda que está preso (Abílio Curto)? Ou Pedroso, Ferro Rodrigues, Maria de Lurdes (ex-Ministra da Educação), etc, etc….. Estás muito esquecido!
            O Sócrates, acredites ou não, foi o pior governante que nós tivemos! Como é possível em 6 anos ter duplicado a dívida do país? Para onde foi o dinheiro? Ainda bem que não avançamos com mais um aeroporto, TGV, + 1 ponto para Lisboa, etc, etc, senão já sabíamos quem ía ganhar uns valentes milhões em comissões!!!!!
            Continuas em negação!!!! Não achas estranho o país ter ído 3 vezes à falência com o PS a governar, desde o 25 de Abril?
            O Durão Barroso abandonou o país….. certo, e o Gueterres fez o quê?
            Eu já não tenho idade para ter ilusões, o país está assim não por culpa dos políticos, mas dos próprios portugueses (de onde advêem os políticos), mas também tenho consciência de que estamos infinitamente melhor do que estávamos no passado (antes de aderirmos à UE em 1986). Há muitos países piores que nós e só alguns melhor (não mais que 25).
            Criticas tanto os americanos….. e os Russos? Sabias que os comunistas portugueses ofereceram 500kg do arquivo da PIDE para o ex-KGB? E que os comunistas eram pagos pela ex-URSS para conspirar contra Portugal? E já agora, sabes contra quem é que lutamos nas antigas colónias? Quem os financiava? De onde vinham?

            Pois, continua a assobiar para o lado!

          • lmx says:

            Boas Rui,

            Todos os responsáveis deveriam ser punidos rui, é a isso que me refiro, mas quando dizes que foi o Sócrates que matou os bancos ai estas muito enganado, ou estas a tentar enganar-te a ti mesmo.

            Os bancos ha muito que estavam falidos, no entanto as ultimas pessoas que temos algumas evidencias de crime sobre as mesmas não foram julgadas e essas maioritariamente são do psd…estes caso dos bancos fede, e obviamente que deve haver todo o tipo de larápios envolvidos…mas deitares as culpas ao Sócrates é a única coisa errada, no meio disto tudo!

            Como é que podes dizer que o Sócrates foi o pior se foi ele próprio considerado o melhor primeiro ministro de sempre!!
            Conseguiu o défice mais baixo de sempre 2.7% da nossa historia democratica, e vinha de um fardo deixado pelo Durão Barroso de mais de 7%!

            Não confundas as crises politicas de 20011, os crises internacionais dos mercados, quando Portugal tinha uma divida externa de mais de 80%..depois disto tudo o País ficou com uma divida a rondar os 100%
            O governo do Coelho, deixou-nos com mais de 130% de divida em QuATRO ANOS,SEM CRISE MUNDIAL; E SEM AGENCIAS DE RATING EM CIMA TIPO MOSCAS, e ainda perdemos as nossas empresas publicas ao desbarato para os oportunistas angolanos por tuta e meia!!

            O homen nem as finanças pagava o que devia…e ainda teve a lata de dizer que “não sabia que tinha que pagar impostos…” é de bradar aos céus!!
            A quantidade de empresas que se diz faliu por onde passou, e Continua Solto!E quero acreditar que nem multado foi por evasão fiscal!!

            Sim Portugal não era um País comunista, ao contrario do que muita gente pensa…Portugal viveu uma ditadura fascista!!
            Que era precisamente o Regime na Base do Nazismo!!

            Segundo a informação que Li, que não é credível, mas que é a única que tenho acesso como cidadão comum, havia informadores Soviéticos(Continuas a cometer o mesmo erro e a julgar a Rússia pelas coisas feitas por uma união da qual constam 25 Países..União Soviética) em Portugal, que passavam informação aos Soviéticos!!

            Há registos de algumas pessoas que PODERIAM estar envolvidas, nestas coisas provas normalmente não há, mas registos já é bom…digo eu!
            Mas também os Há da informadores Americanos, e mais até um Presidente o Sá Carneiro tens que foi assassinado a mandado da CIA, a operação foi patrocinada e executada por eles..

            http://pauparatodaaobra.blogs.sapo.pt/5314343.html

            Passando para as Colónias…

            Nas colónias havia uma facção Soviética e uma Facção Americana, a Americana chamava-se UPA.
            Pois foi a facção Americana que causou o começo da Guerra, o seu mandante fugiu para os EUA porque era um cobarde , mas os executores, saiam dos mosseques de noite com catanas e caçavam brancos(caçar é o termo correcto aqui), durante a noite nas suas casas, homens, mulheres e crianças!!

            Há relatos sobre isto, em que alguns descrevem a forma como matavam os Portugueses, em que, ás vezes não morriam ás primeiras catanadas e tinham que continuar a golpea-los, na cabeça e no corpo até sucumbirem…

            Foi este fenómeno que despoletou a guerra em África, ou seja a Facção Americana mais uma vez…

            Sim a facção Soviética ganhou a guerra, com uma espécie de golpe de estado onde o Agostinho Neto foi assassinado, pelo actual ditador angolano, este verme nunca foi julgado em nenhum tribunal por crimes de guerra contra a humanidade, mas também não o foram os Portugueses, cubanos, americanos, etc que lá estiveram..

            Disto tudo o que posso retirar é que os EUA fizeram de longe muito mais mal a Portugal que os Soviéticos, que inclusivé ajudaram a derrobar o fascismo em Espanha da guerra civil espanhola.

            E ainda podemos falar dos Americanos nos tentarem roubar os açores…mas tal como dizes…eu sei que vais continuar a assobiar para o lado

            Só não vez se não quiseres, é demasiado obvio!

          • Carlos says:

            “O Sócrates que conseguiu aumentar a dívida do país em quase 90.000 milhões de euros?”

            O Sócrates tem muitos defeitos e eu, apesar de ter a certeza que o processo contra ele vai ficar em águas de bacalhau, não ter dúvida nenhuma que ele realmente escolheu o amigo da Lena para fazer as obras da Parque Escolar em troca de vantagens futuras, pelo menos, se há coisa que ele não tem responsabilidade foi no aumento da dívida.

            É que, ao contrário do que diz o porta-voz do PSD, o Orelhas dos Santos, o grosso do aumento da dívida deveu-se simplesmente a uma mudança de critérios contabilísticos do Eurostat. quando se passou a considerar como divida da República a totalidade da divida das Regiões Autónomas e das Empresas Públicas. Aliás, foi nessa altura que se descobriu que a dívida da Madeira era muito maior do que toda a gente pensava (menos obviamente quem andava a falsificar as contas)

        • SOMEONE says:

          LMX voce sabe tanto que so me rio…. Prove la o que afirma…. Obrigado SUBMARINISTAS NO ACTIVO

          • lupe says:

            LMX, não eram dois com opção de outros dois. Eram 3 com opção de mais um. Capítulo 1, artigo 2, da resolução do Conselho de Ministros 14/98, de 30 de Janeiro 1998 assinada por António Guterres.
            Depois no processo de finalização foi decidido em 2004 que não tínhamos dinheiro para gastar em 3 ou 4 submarinos e baixámos a compra para 2. Hoje, quem ia comprar 3 ou 4 assobia alegremente para o lado, e quem reduziu a compra para metade é tido como culpado exclusivo desta despesa…

          • lmx says:

            Os submarinos que Portugal se propôs a comprar eram muito mais baratos que os que adquirimos!
            !
            Dai os 3!!
            E nessa altura os Scorpene Franceses levavam vantagem na aquisição Portuguesa!!

            O Contrato foi aldrabado!
            Os Franceses do consorcio até equacionaram meter Portugal em tribunal por causa disso!!

            Compramos coisas que não pedimos inicialmente quando foi aprovado!!Agora temos uma factura para pagar, e nem armas temos para equipar estes equipamentos!!

            Servem para mostrar APENAS!!
            Para mostrar faziamos cá umas traineiras e pronto!Se a ideia era ter submarinos eles devem estar equipados, se não tens dinheiro para brinquedos caros…compras mais barato para teres depois dinheiro para os equipar!!

            Não é muito Dificil perceber…

          • Rui says:

            LMX, não fales do que desconheces. Os submarinos estão parados? Muitas das vezes estão bem longe de Portugal………
            O concurso dos submarinos foi manipulado, é verdade, mas por bons motivos e porque nós demoramos uma eternidade a escolher. Quando estavamos perto de decidir entre o alemão U-209 e o Scorpene, os alemães meteram em cima da mesa o novíssimo U-214 que é de longe muito superior ao Scorpene….. quem decidiu na altura, entre ter um modelo dos anos 90 e outro novo em folha dos anos 2000, qual achas que escolheram?!
            Ainda por cima, nas FA normalmente Portugal compra tudo em 2ª mão, havendo uma possibilidade de comprar novo, escolheram o melhor…..

          • lmx says:

            Rui,

            Eu não falo do que desconheço, alias o que disse assima é exactamente porque conheço alguns tramites de ilegalidade que este processo seguiu que foi tudo menos legal, desde luvas a contrapastidas que nunca apareceram a minitros involvidos na negociata…

            O Contrato foi alterado porque o Portinhas não conseguia mamar umas luvas de couro nos scorpene Frances percebes-te??

            Por isso é que aldrabaram o contrato para incluir submarinos alemães, e não tu não tens um 214 sequer tu tens uns monos..

            Porque a Alemanha não vendia o 214 a ninguém!!Começa por aqui, era so para eles..
            O que te foi vendido foi uma evolução do 212, que PODE levar muita coisa do 214…mas este pode CUIDADO …tens que comprar!!

            Atualmente tens submarinos carissimos e não tens dinheiro agora para lhe colocar as coisas que os poderiam tornar numa coisa proxima dos 214!!
            Mais como compras-te submarinos carrissimos, nem dinheiro para os misseis tens..anda o governo a tentar comprar 8 misseis por cerca de 9 milhões de euros para colocar 4 em cada submarino, para não passarmos a vergonha de andarmos com “uma arma sem balas”..

            Se tivesses os scorpene, ou até os Gotland terias dinheiro para os equipar a sério, e terias submarinos muito mais perigosos que os actuais sem munições…é uma vergonha rui..

          • Rui says:

            Se não temos munições ou mais meios, não é atacar o pouco que já temos, que vamos ter mais no futuro. É verdade que até temos alguns equipamentos (poucos), mas muito mal armados.
            O submarino mais uma vez podes perguntar a quem tu quiseres ou pesquisares a net inteira e toda a gente vai dizer-te que temos 2 U-214, apesar de nós os chamarmos U-209PN

          • lmx says:

            Rui n´so não temos 214, nós temos a sucata dos u209PN afinal de contas…

            O 214 é que é uma evolução com o passar dos anos do 209.

            Tu tens a versão mais antiga…aquela que a Alemanha diz obsoleta…a esta versão, juntaste-lhe algumas coisas que o 214 tem, mas tal como já disse acima:

            Um opel corsa velho todo tunning com um simbolo colado a frente a dizer mercedes…não faz desse chasso um Mercedes!!

            Tu tens uma versão u209PN que são OBSOLETOS..

            A versão que os veioo substituir é a 214, que tu não tens, porue não tives-te dinheiro para ela!!

            Tu tens uma versão 209 equipada com algumas coisas da versão 214…poxa ve os links que te coloquei ai..

            Eu também pensava que a versão que tinhamos era uma evolução da 212, mas não é uma evolução da 209!!

            Dai e correctamente serem chamados de U209PN

        • NunoR says:

          Politica a parte, o processo de compra dos submarinos foi iniciado nos anos 90 e passou por vários governos. E não tendo conhecimentos para saber qual seria a melhor opção de compra, sendo Portugal um pais da Nato a compra de material Russo não é vista com bons olhos.

          • lmx says:

            Eu percebo isso Nuno.

            A questão é que o teu País precisa mais do que nunca de armas de peso, capaz de derrubarem aquilo ao que foram apontadas…

            E isso não consegues fazer com estes submarinos…são demasiado convencionais, demasiado brandos..

            Se a ideia é ter 2 , tinhas que ter dois, que mal deias cordenadas sejam capazes de largar em Madrid 16 misseis de cruzeiro por exemplo de seguida e submersos..

            So desta forma tens um poder de disuasão minimo, seriam 32 misseis de cruzeiro que os espanhois os ingleses ou os Franceses ou outros terias que pensar primeiro se queriam arriscar..

            Com o que tens, tens misseis para 100 e picos kilometros…isto é para rir, eu tenho pensa mas é a verdade e dado o preço dos misseis que é um horrror tens 8 misseis, 4 para cada navio…nunca os podes usar, custa mais de 1 milhão cada um???

            E agora??

            Que se lixe se a NATO gosta ou não!A marinha Portuguesa, e o governo PortuguÊs tem a obrigação de defender o País, não é polo a mercê dos bichos internacionais…

            Olha os Gregos, compraram os S300 aos Russos e mandaram a NATO pastar, que na G´recia mandam eles, e hoje teem sistemas de defesa briutais, aviões de combate brutais, e foram parvos teem submarinos como os nossos…mas pronto

      • Açoriano says:

        O portas tb concorda… mas é dos poucos

    • Rui says:

      Errado. Saímos da NATO porque temos de ter um numero minimo de navios activos e atuais.

    • Rui says:

      Errado. Saímos da NATO porque temos de ter um numero minimo de navios activos e atuais.

    • Pedro Oliveira says:

      Acho que a Bélgica também vai comprar uns quantos mesmo sem ter onde os meter. Podemos sempre alugar umas docas secas por cá para parqueamento…

    • Manuel Fernandes says:

      Foram aquiridos pois a marinha de guerra Portuguesa já precisava deles há imenso tempo para o desempenho das suas funções da NATO. PONTO FINAL

  3. Ricardo Raimundo says:

    Deviam ter comprado na GearBest..

  4. Daniel Isidro says:

    Para um equipamento militar nem é uma fortuna assim tão grande!
    Provavelmente, é uma antena feita por medida para aquele modelo de submarino, logo não há a venda na loja de ferragens da esquina, depois tem de ser certificada para uso militar, só isso é coisa para custar uma pipa de massa, logo não estou a ver onde está o escandalo!
    Se perguntarem, Será que Portugal terá orçamento para manter um equipmento militar de topo que custa muito dinheiro no geral a ser mantido e em prontidão?
    Se perguntarem, será que Portugal a ter de comprar submarinos novos, teria de o fazer a Alemanha?
    Se perguntarem, será que ao comprar a Alemanha submarinos, nunca houve intenção de cumprir as supostas contrapartidas?
    Se perguntarem, será que tem sempre de ser por ajuste directo que se compra peças sobresselentes para equipmento militar?
    Isso sim são parguntas pertinentes, e que podem levar-nos a discussões mais ou menos ideológicas, politicas, geo estratégicas, financeiras, etc…

    • JV says:

      100% de acordo. basta pesquisar o custo de qualquer equipamento militar em qualquer país do mundo para se perceber que não é assim tanto dinheiro (de forma relativa, porque 410.000€ é uma batelada!)

    • Scuba2nuno says:

      Boas, vou responder a algumas das perguntas feitas.
      Se Portugal teria de comprar os Submarinos a Alemanha? Tendo em conta os requesitos solicitados pela Marinha Portuguesa e as propostas existentes, França ( com os Scorpene, que na altura so existiam em papel), e A Alemanha( com os 214, ja utilizados pela Coreia e Grecia), A alemanha foi a melhor opção.
      Em relação a compra de peças por ajuste directo, tendo em conta que no mecado da Defesa apenas existem certas empresas que cumprem com os requesitos do construtor, sim as compras teem que ser feitas por ajuste directo.

      Quanro as outras questoes deixo os politicos responderem.

      • lmx says:

        Boas,
        os subs Franceses/Espanhois são muito bons!
        E portugal adquiriu em 2009 salvo erro, poderíamos ter recusado o contrato ou renegociado o mesmo, tendo em conta a quantidade de falhas no processo e crimes monetários…os Gregos renegociaram e por causa disso uma série de Alemães foram presos, nós pagamos tudo!!
        Podiam ter comprado os Gotland Suecos, que teem mais do que provas dadas, são os únicos que já em jogos de guerra afundaram a melhor parte da Frota Americana!!
        Os americanos em 2012 alugaram durante 2 anos 1 submarino desta classe, para tentarem perceber como é que conseguiriam detecta-lo…e passados 2 anos devolveram-no sem solução para o problema.

        Tendo em conta que não é puder de fogo que procurávamos, e quisemos ir para subs que teem que se deslocar a Espanha para atacar Espanha, então estes eram uma boa ideia!

        Pois compramos algo que agora não conseguimos utilizar, porque cada peça que tenhamos que introduzir, custa-nos tanto que acabamos por não a adquirir ou tarde e mal..de que vale ter um mercedes…quando nem para as rodas do mesmo temos dinheiro depois??

        Isto serve só para mostrar!
        Porque em caso de guerra, não temos meios.Ou seja temos dois “monos” no Tejo!

        • PSG says:

          lmx, já alguma vez tomaste conhecimento das missões que estes submarinos já fizeram desde 2010? Pelo menos 70 missões já fizeram, garanto-te eu.
          Por isso, não em que te baseias para dizer “Isto serve só para mostrar!”
          Quanto aos Gotland Suecos são bons mas não são par para os nossos, que têm dado provas internacionalmente!

          • lmx says:

            Deixa ver se percebi…

            OS Gotland que venceram a marinha Americana Durante DOIS ANOS nos estados Unidos e nunca foram detectados!!
            Nunca nenhum outro submarino foi submetido a testes nem de perto tão apertados como este!!

            Apesar de ter um puder de fogo, mais baixo, no entanto se querias puder de fogo os Alemães também não são a solução!

            Estes não são “par para os nossos”??
            Referes-te a que em concreto?
            Ha uma coisa que concordo contigo…no preço!!Não são par de certeza, nos torramos á grande!

            Tirando isso, epah, que missões é que tu fazes que sejam necessário estes submarinos Alemães/Italianos ??
            As missões que tenho conhecimento é ir mostrar as ex colonias que tens brinquedos caros, como nós já fomos!
            Mas podíamos ir mostrar que tínhamos submarinos em vez de brinquedos caros, se tivéssemos os Gotland..

            http://foxtrotalpha.jalopnik.com/sweden-has-a-sub-thats-so-deadly-the-us-navy-hired-it-t-1649695984

            Nem misseis temos para os Alemães, e as células de combustível??e dinheiro para elas??Onde está??
            Andas a tentar comprar misseis para equipar isto…4 misseis para cada um 😀

            http://sol.sapo.pt/noticia/119071/estado-gasta-5,5-milhões-em-revisão-a-submarino-comprado-à-alemanha
            além deste 5.5 milhões gastas-te mais 4 milhões para por os submarinos minimamente operacionais e mais 8 ou 9 milhoes para comprares 4 misseis para cada um…
            É de rir..

            Tu andas com um chassis novo, mas sem “rodas”, não sei se já te apercebeste da realidade??

            Eu não sei porque é que os Gotland que, apesar de serem menos perfumantes em alguns pontos, e mais noutros, teem custos menores e como tal podes comprar os misseis para os equipar e muito mais material que no fim da linha acabas com um producto muito mais mortífero que o que possuis..

            pah, agora já vamos tarde, mas não foi uma boa compra nem de perto nem de longe, acho que na pior das hipotses para proteger os boys que ganharam com isto poderemos dizer que foi uma pessiam compra.

            Atenção, eu defendo que deveríamos ter nãos 2 mas 4 a 6 submarinos, usados, ou novos com o passar dos anos, mas mais baratos , onde pudesses comprar os misseis para os equipar…
            tu podes ter uma pistola, mas se não tiveres balas, a principio metes medo a alguém, mas vai chegar a altura que as balas vão ser precisas, e nessa altura que o teu puder de dissuasão desapareceu…vais ter que fugir e tentar salvar a vida..

          • Rui says:

            LMX prova lá onde é que os Gotland são superiores ao U-214!

            E sabias que em exercícios com os submarinos portugueses são invisíveis aos outros submarinos e navios de guerra?
            Como? Não sabias que os nossos submarinos têem mísseis sub-harpoon? São poucos, é verdade, mas secalhar mais criticavas a sua compra.
            Não sabes o que é o AIP? Valha-nos deus, para que criticas sem saberes!? Os submarinos fizeram “uma revisão” normalíssima onde voltaram a recarregar as células de hidrogénio, assim como carregas o AC do teu carro. Obviamente a revisão de um submarino que custa 500 milhões, não custa 500 euros como num carro!!!!!

          • lmx says:

            Os Gotland são a base dos submarinos Alemães Rui…

            Tens que ler mais sobre submarinos e tecnologias..

            Os Alemães não tinham grand etecnologia de submarinos…então adquiriam a Empresa Sueca kockum, para retirar o know how e perceber como é que eles tinham os melhores submarinos disel-electrivcos do mundo!!

            Foi apartir daqui que a Alemanha copiou a tecnologia…ou usando um termo mais correcto…USURPOU!!

            A unica coisa que não copiou foi o motor AIP dos Gotland, e apostou nas celulas de cumbustivel…sim nas mesmas que actualmente podem fazer explodir os teus submarinos novos em folha..

            Os Gotland por exemplo teem custos de manutenção baixissimos, não usam celulas de cumbustivel varissimas, e não explodem por causa das celulas porque não as usam!!

            São os submarinos mais eficientes a face da terra!!

            Quem te disse que não sei o que é o AIP…RUI… os suecos INVENTARAM O AIP 😀 que mais tarde foi copiada a ideia pelos Alemães e antes ainda pelos Russos..

            OS Pais da Tecnologia AIP são os Suecos, e os Gotland foram os primeiro no MUNDO a ter esta tecnologia…mas não usam celuklas, porque essas aquecem e esplodme com os submarinos…os defeito dos teus submarinos, além de que a manutenção é carrissima, nada aconselhavel a um País como P?ortugal, pois não temos dinheiro para isto!!

            Falas dos misseis harpon, e nós estavamos a falar de submarinos…os misseis harpon ou outros pertencem a outros fabricantes e nada teem a ver com o submarino!!

            Não penses que considero os Harpon uma grande coisa, além do preço excessivo para aquilo que fazem não teem a performance que se deve esperar desse tipo de missil nos dias de hoje.

            Mas isto digo-te eu qu estou habituado a ler sobre misseis Russos.
            Mas mesmo que não sejam Russos, os Gotland também teem misseis deste género, e muito mais inteligentes e BARATOS!!

            Tu compras-te 4 misseis deste e agora não os podem usar, porque cada um custa mais de 1 MILHÂO!!!
            Percebes-te a loucura de querer andar de Ferrari e não ter dinheiro para fiat??
            Podias andar de porque e fazer muito mais coisas, mas quises-te ir para o Status social que agora não consegues manter..

            A historia dos submarinos serem invisíveis, isso depende da tecnologia, isso já acontece com os Gotland por exemplo, que alias são os unicos que em jogos de guerra já afundaram a marinha de guerra Americana, e inclusivé passaram para a chamada Red Line, e nunca foram detectados, isto durante dois anos de testes intensivos!!!!
            Qual a novidade… continuas sem dar uma justificação para os 500 milhões só DE BASE, agora gasta mais uma fortuna para os equipar!!

            É surreal Rui, não ha justificação para tamanha loucura…eu acho que pelo menos mais meia duzia devia estar atras das grades!!

          • Rui says:

            LMX?
            Não teimes, compara os submarinos Suecos (são bons sim senhor, mas…. compara o armamento de cada, a autonomia, etc) com os U-214!
            Já que falas em preço….. e sabias que cada fragata actual custa várias centenas de milhões de euros (as Alemãs F124 custam 700 milhões cada uma, as Zeven holandesas custam 600 milhões cada), um cruzador costuma custar 1.000 milhões de euros a mais de 4.000 milhões (no caso do novíssimo Zumwalt), …..
            Queres subir a fasquia e veres quanto custa um porta-aviões, helicópteros ou submarinos nucleares? 🙂

          • lmx says:

            Rui,
            Os submarinos Alemães são ligeiramente mais performantes a nivel de capacidade de disparo por unidade de tempo apenas!!

            Sim claro são muito maiores e como tar transportam mais combustivel e permitem percurrer distancias maiores…
            MAs também gastam mais por cada kilimetro percorrido…ou milha, as baterias são carissimas, e perigosas, neste aspecto de eficiencia e economia os Gotlend levam a melhor em tudo!

            A nivel stealth é ela por ela, se não ainda com vantagem para os Gotlend dado o tamanho e algumas caracteristicas na zona frontal dos mesmos..

            Mas não ha-de ser muito diferente dos 212(que são os mais stealth dos alemaes o 214 é mais ara mar e tem uma assinatura magnética bem maior…e nós ainda estamos piores pois temos o 209 :().

            Mas aqui não é o problema.. O problema está no custo dos misseis, que os Alemãe so trabalham com alguns fabricantes e esses fabricam para Países ricos, e os preços são proibitivos para paises na miséria…os Gotland neste aspecto são bem melhores!

            Reparar, se fores mesmo a ver o que Portugal precisa mesmo é de um submarino diesel-electrico, com AIP com as specs do Russo amur 1650.

            Ora o Alemão está muito longe disso, não tens misseis de cruzeiro, aquilo é um sub classico, muito a volta de torpedos, que servem par navios submarinos, mas que não te permitem em caso de ataque terrestre ao teu solo, largares umas dezenas de misseis de cruzeiro noutros Países…não tens essa capacidade, e isso é aquilo que diferencia um submarino, de uma peça apenas para gastar dinheiro!!

            Portugal gastou uma pipa de massa e continua sem a capacidade que era suposto ter!!

            No amur 1650 começas logo com misseis de cruzeiro mach 2.8 salvo erro e 600 km maximo de alcance.
            depois passas para os veneraveis P800 Oniks, também com velocidades ha volta de mach 2.5 e de topo ha volta de 600km, mas é um missil, dotado de uma inteligencia muito superior ao alfa.
            Existem muitos outros, como por exemplo o Brahmosha volta de mach 3 e picos, ou os zircon match 7.
            MAs ainda tens muitos outros, se fores a ver os preços consegues equipas a tua marinha com material que a maioria dos outros nem sequer tem por muito menos dinheiro!!

            mas ao escolher um submarino convencional, sem capacidades extra, e por um preço destes??pah, eu percebo que queiramos ficar na NATO, mas então se é para ficarmos com uma coisa diminuta, e não cremos sair da nato epah compra em 2 mão, varios, ou os Franceses ou Suecos..
            Os suecos também teem o soderland que eu muita coisa são melhores que os gotland noutras são piores…são subs mais para mar aberto e maiores..
            MAs se não é para meteres medo e em caso de necessidade destruires o teu enimigo, então compra barato…se é so para entreter meia duzia de marujos poupa para gastar noutras coisas..

            Repara que eu sempre fui afavor da compra de submarinos e essencialmente mais ainda de baterias de defesa antiaerias que não temos!!!É gritante…mas desta forma não !

          • PSG says:

            lmx,
            Em que te baseias para dizer:
            “Os submarinos Alemães são ligeiramente mais performantes a nivel de capacidade de disparo por unidade de tempo apenas!!”

            Parece que esta constatação vem de algum jogo de computador.
            Tens a noção de quanto tempo demoram os nossos submarinos a disparar um torpedo? E o treino da guarnição, não contará para a performance que falas? Tens a noção do treino das guarnições dos nossos submarinos? Quantos torpedos já eles disparam?

            A realidade é bem mais complexa do que um jogo de computador.

          • lmx says:

            PSG,

            Os alemães são ligeiramente mais perfurmantes em relação aos Gotland, pelo menos é essa a ideia que tenho.

            Não em automatização os Gotland são duas ou 3 vezes superiores!!
            Eles criam ter um submarino pequeno, altamente manobravel, baixo consumo e equipas pequenas 20 e picos marujos..
            Eles teem na mesma 18 torpedos, isto é standard, mas a ideia que tenho é que a cadencia de disparo e mais lenta…dai ter falado em unidade de tempo!

            Há uma coisa que te digo com quase 100% de certeza…os misseis harpon, ou não foram usados, ou gastaram prai um, para não dizer que nem os tinham disparado lol…custam 1 milhão cada um 😀

            Depois não me parece que as missões de analise de especies marinhas que a Armada Portuguesa faz na zona economica exclusiva, necessite de lançar torpedos ou misseis Harpon…quando isso acontecer, os teus submarinos vão ser os primeiros a fugir sem armamento aquilo só dá para estudar a biologia maritima 😀

            Há claro andas ao largo da somalia a controlar traineiras,, com …2 submarinos 😀
            É triste!

          • PSG says:

            lmx,
            Mais afirmações que fazes sem qualquer ligação à realidade:
            #1
            “Não em automatização os Gotland são duas ou 3 vezes superiores!!”
            Tens conhecimento do nível de automação dos U-214 iguais aos nossos? Mesmo sem conhecer, como é que um submarino construído na primeira metade da década de 90 pode ter tecnologia mais avançada do que um outro dos anos 2000?
            Mais uma vez, convém conhecer de facto a realidade antes de afirmar.

            #2
            “Eles teem na mesma 18 torpedos, isto é standard […]”
            Não há nada de standard no que diz respeito ao número de torpedos que um submarino pode levar. Sabes quanto podem levar os nossos? Garanto-te que 18 não são.
            A única coisa que poderás considerar standard em relação a torpedos são as dimensões dos tubos lançadores, nomeadamente o seu diâmetro.

            Só mais outra nota (“[…] quando isso acontecer, os teus submarinos […]”), os submarinos não são meus, são de Portugal e todos os Portugueses e apesar da maior parte da população não concordar, têm feito muito pelo nosso país sem necessidade de qualquer publicidade (por isso é que é apelidado de “Silent Service”).

          • lmx says:

            PSG:
            1#
            O primeiro factor que te permite avaliar o nivel de automatização num navio…é precisamente a quantidade de marujos que vais precisar no mesmo…ora tendo em conta que os Gotland precisam de 20 e poucos marujos contra os teus 35-38, acho que fica bastante evidente quel dos dois é o sub mais automatizado..

            Repara que tanto um como o outro teem as mesmas caracteristicas a nivel de armamamento!!
            2#
            É um standard em qualquer submarino que se preze sim!!
            Os 18 torpedos é um valor standard!!
            Os Gotland também teem este valor!!

            Os teus supra sumos não teem etse valor??são para que então??pesquisa oceanografica 😀
            qualquer submarino tem que ter valores minimos para se poder começar a chamar de submarino!
            Os 18 torpedos são a base, depois tens variações e ai sim não é muito standard, mas no valor final a volta de 6 tubos de lançamento!
            Coisa que os Gotland também teem!

            S+o nos tubos de lançamento vertical que os Gotland não teem e os teus tão pouco é que existem variaçoes…

            Actualmente esta caracteristica é aquilo que separa um submarino asério de um de brincar!!Tu não tens tubos de lançamento vertical.

            Os teus missies são lançados pelos tubos dos torpedos…tal como os misseis dos gotland, de ond eo 214 foi beber a tecnologia.

            3#
            Bom se é assim , desafio-te a dizer quais as missões que trouxerm valor acrescentado a Portugal com os submarinos, quanto ganhamos com eles..

            Que eu saiba já ultrapassou ha muito um bilião, e ainda ha mais 1 contrato de cerca de mais um milhão para fazer manutenção dos motores do arpão!

            No entanto sistemas de defesa aeria nicles e de defesa costeira nicles, e andas a dizer que isto foi muita bom para Portugal…que eu saiba a ideia era termos submarinos para defender a costa, ora se andamos a brincar no estrangeiro para o beneficio deles…epah…

            Mas chega-te a frente com essas missões importantes para Portugal…

      • wolf says:

        Errado as compras não podem ser feitas por ajuste direto para tais valores porque somos banhados pelo atlântico e não por dinheiro mas o pior é que os ajustes diretos são ao mesmo grupo que fez borrada na venda.

    • Rui says:

      Daniel? Sabias que Portugal lançou um concurso internacional para comprar submarinos novos, para substituir os submarinos que o Salazar comprou nos anos 60!?!?
      Sabias que entre a encomenda e a vinda dos ditos, passaram cerca de 10 anos?
      Sabias que na fase final, restavam 2 construtores, os franceses e os alemães e ganhou a proposta alemã porque os U-214 são claramente superiores aos franceses?

      E já agora, se compraste 1 submarino que só a Tyssen produz, com muitas das peças classificadas, ías comprar ou reparar os submarinos onde?

      Tu se compras um Mercedes metes peças da Fiat no carro? Tu com o teu carro podes ir a qualquer oficina, mas com um submarino não é assim, não te parece?

      • lmx says:

        Boas Rui…

        Portugal lançou um concurso internacional…feito para os Alemães!!

        É so por isso que se pode chamar de concurso Internacional, porque o concurso foi feito para determinado tipo de chupistas porem as unhas na nossa massa…

      • Daniel Isidro says:

        Rui, Não estou a par dos detalhes técnicos do concurso para os submarinos, e o que sei é o que tem sido difundido pela comunicação social ao longo dos anos, com todo o ruido inerente a guerras, interesses politcos e financeiros. Dessa parte acho que há muita pouca gente em Portugal, e não só, capaz de montar o puzzle com todas as peças!
        Deste modo fico-me pelo que sei, ou pelo menos faço por isso!
        Portanto respodo em dois pontos:
        Ponto 1:
        Não estou contra a compra dos submarinos, pelo contrário, sou defensor deste sistema de arams como meio de defesa e dissuasão tendo em conta o contexto politico e geo estratégico que Portugal ocupa, além das suas obrigações com a NATO por exemplo.
        O mundo por muito que nos custe aceitar é um lugar perigoso e a coisa não vai ficar melhor nos próximos tempos!
        Ao contrário de muita gente, que gosta de bater no peito e cantar o hino nacional e se acha patriota só por isso, mas depois esquece-se que ser patriota implica sacrificios, também financeiros, para manter as forças armadas…. bem armadas! Acho que por aqui fica definida a minha opinião sobre se devemos ou não ter submarinos novos! Para ser franco acho que chegaram tarde!

        Ponto 2:
        Não me estás a dar lição nenhuma sobre peças sobresselentes ou exclusividade de um fabricante sobre um determinado equipamento.
        Sou a quase 8 anos responsável por um departamento electrico de uma plataforma petrolifera de ultima geração no Golfo Persico, em que entre outras coisas além da manutenção técnica de equipmentos que não existem em mais lado nenhum, e que foram feitos a medida para esta infraestrutura, sou também responsavél pela gestão de sobresselentes que rondam pelas contas do ultimo balanço de stoks quase 3 milhões de euros!
        Acho que por aqui fica resolvida a duvida se sei ou não como se trata de assuntos relacionados gestão e manutenção de sobresselentes!

        Ah acredita que embora se diga que a industria petrolifera é das mais seguras e cumpridoras do mundo, olha que já vi meter muitas peças da “fiat” nalguns “mercedes”, porque o que é importante é o bit não parar de rodar para os Arabes continurem a inundar o mercado!
        Já me perguntei muitas vezes em voz alta, “como é que estes gajos fornecem a maior parte do petróleo do mercado a trabalhar desta maneira???”
        Mas isto fica aqui entre nós, que ninguém nos ouve! 🙂
        Cumprimentos!

    • Wachrno says:

      Uma resposta q faz sentido \o/

    • Pedro Pinto says:

      Daniel alguém disse que era caro? 🙂

      • Zaark says:

        “Antena custa 410.000€” – isto desperta a ideia de que é caro. Não é preciso dizerem “sintam-se felizes” para as pessoas se sentirem felizes. Ler algo deste género desperta de imediato a sensação de que é algo absurdamente caro para o comum cidadão. Nada contra o título ou a notícia, atenção, estou apenas a explicar um ponto de vista 😉

      • Daniel Isidro says:

        O titulo da notícia do modo como está escrito, não parece ser querer insinuar uma pechincha! 🙂

        • lmx says:

          Daniel,

          a questão é como é que um submarino novo, já está a precisar desta antena??

          Não compras-te o submarino inteiro??Aquilo costou uma fortuna…é mais por aqui…

  5. Rui says:

    Faz-me imensa confusão que os portugueses, principalmente ignorantes em assuntos militares (não sou militar, mas acompanho os foruns onde os especialistas referem as necessidades, fragilidades entre outras) critiquem tanto as Forças Armadas e em especial os submarinos!!!!

    Aspectos a referir:
    – As nossas FA não tenham quase nenhum equipamento que meta “medo” aos nossos potenciais inimigos, mas podem ter a certeza que os modernissimos U214 que a Marinha tem, são para já dos melhores submarinos convencionais que podemos encontrar (para quem não sabe, consegue ir mais fundo que qualquer submarino nuclear, é totalmente invisivel para o inimigo, graças ao sistema AIP, e pode ainda para quem não sabe, disparar mísseis contra alvos no mar e em terra a mais de 250km de distãncia!!!!);

    – Para quem gosta tanto da liberdade, admira-me imenso que desprezem a única forma que garante a nossa independência (parece-me que se esquecem do 25 de Abril de 1974), que são as Forças Armadas;

    – Existiu corrupção na compra dos submarinos encomendados por Guterres? (Guterres encomendou 3 submarinos, e o Paulo Portas cortou para 2). Prenda-se quem corrompeu e quem foi corrompido, mas não ataquem a única arma que os Espanhóis realmente temem (30 F-16 não metem nenhum medo aos Espanhóis, 5 fragatas velhas dos anos 90 também não lhes fazem perder o sono, já os mísseis que elas disparam podem preocupá-los, nem são os 37 blindados usados que compramos aos Holandeses, os Leopard 2A-6, nem são as mais de 200 Pandur que temos…….);

    -Agora vamos lá a pensar……. um navio está a afundar no mar sobre a responsabilidade de Portugal (para quem não sabe, temos a 2ª maior área marítima de toda a Europa), quem vai salvar as pessoas que se estão a afogar? já pensaram e já meteram na cabeça que não temos navios com helicópteros (só as fragatas têem), para salvar alguém no mar? Já pensaram que os Açores tem 9 ilhas habitadas e a Madeira mais 2? Deixamos essa gente morrer? E na costa continental? E sabiam que quem transporta os órgãos de urgência em Portugal, muitas das vezes é a Força Aérea? E quem transporta os doentes de urgência nas ilhas? Sabiam que já morreram pessoas porque já não havia mais meios disponíveis? Isso é que é importante refletir, mas se acham que não precisamos de ninguém para nos proteger, porque estamos tão bem debaixo das “patas” dos outros países…. deixem-se estar……

    Admira-me imenso que critiquem qualquer empresa ou instituição que ataca a vossa privacidade e desprezem tanto quem garante a nossa liberdade, mas mais importante, a nossa INDEPENDÊNCIA!!!!!

    Já agora a notícia original do jornal i é vergonhoso! Nem sabem o que escrevem e cheio de erros. Será porque o Jornal pertence a uma holding de capitais angolanos que estão sempre a insultar Portugal?

    • lmx says:

      Concordo com a maioria das coisas que disses-te, mas em relação a defender o País..isso é no imaginario.

      Só a Espanha em 15 minutos toma lisboa, pelos testes realizados há cerca de 10 anos de estratégia militar…esquece!!
      Portugal nem sequer é um País independente, ha muito tempo…e a compra destes submarinos e os tramites que seguiram eles mesmo demonstram isso.

      • Nuno says:

        Boas…eu fui militar durante uns bons anos e estive juntos de todos estes equipamentos, de todas as forças que os utilizam e de toda a realidade que existe para sua utilização e tenho de discordar destes dois últimos comentários,isto porque?porque o nosso país,ao nível capacidade/resposta tem um dos maiores índices mundiais,ou seja,temos umas forças armadas muito bem preparadas no nível fisico,tático,estratégico e sentimental,e ao nível de equipamento estamos bastante atrás de a maior parte dos países ditos desenvolvidos,mas mesmo assim,conseguimos dar um excelente uso aquilo que dispomos,e acreditem,o que dispomos não e nada mau para a capacidade financeira que existe no nosso país.quanto à os espanhóis tomarem lisboa em apenas 15 min,eu só tenho uma resposta,vão ver os espanhóis em ação(em acao,falo de tropas especiais deles em teatros de operações com combate efetivo) e aí digam qualquer coisa…quanto aos submarinos,leopardos e pandurs,só vos posso dizer que houve demasiados interesses pelo caminho,conseguíamos bem melhor por mais baratos e com contratos de manutenção bem melhor…

        • lmx says:

          Boas Nuno,
          Eu acredito que no que toca a tropas terrestres, Portugal tem efectivos bastante aptos!!

          No entanto, não pudemos no caso militar avançar pelas estatisticas…porque eu com 1 milhão de soldados com indice de eficiencia de 60% venço muito facilmente um exercito com 10 mil sodados, com indices de eficiencia de 99%

          Percebe a diferença?
          É importante ser activo e rápido no terreno, mas isso nos dias de hoje não dita quem ganha uma guerra, por mais triste que pareça!A tecnologia conta e muito!

          Depois este estudo espanhol que na altura tanto nos chocou, é apenas o confirmar de algo que sempre soubemos…a Espanha é a 4 potencia da Europa, e nós estamos no fim da lista!! 🙁

          Este Estudo obviamente não defendia o tomar Lisboa em 15 minutos(acho que eram menos de 15 minutos 🙁 ), de uma forma consolidada, ou seja por via terrestre. ar e mar(ACHO EU!!).

          Onde nós ainda poderíamos ter uma palavra a dizer era via terrestre, embora o balanço final já fosse conhecido logo a partida…não vale a pena mentirmos a nós mesmos..
          Presumo eu( ha distancia de uns bons anos), que era por via Aéria, e com recurso a misseis de cruzeiro.

          São sempre as primeiras 2 coisas a destruir num ataque a outro País:
          Baterias anti-aerias, e força Aéria, depois disto em baixo, a tua força Aéria faz gato sapato desse País!
          E penso que é com base nisso que a Espanha declarou esses tempos para tomar Lisboa.

          Do meu Ponto de vista Portugal deveria ter investido á Séria em bons sistemas de defesa antimissil, primeiro, Aérios e Nauticos!!
          E tendo em conta que temos alguns aviões de combate, e embora não se cheguem perto dos espanhois, com os eurofighters e outros, poderiam para cá das defesas Aérias, servir de “filtro”, e também ajudar na defesa costeira(aqui também deveríamos ter investido á séria em sistemas de defesa Nautica á Séria)..
          Mas fomos comprar submarinos a Alemanha, os quais não conseguimos manter , estão sempre com problemas, ainda ha um ano salvo erro foram testar a propulsão a baterias de um e não funciona, e não tens misseis pra isto…Ou seja torras-te dinheiro á Séria e não defendes nada!!
          Esta é a realidade.

          Um País que se queira defender á Séria primeiro pensa na Defesa Territorial, e para isso precisa logo a Partida de escudos Anti-Aérios muito bons, escudos marítimos, e exercito.
          Só depois disto é que partes para o resto, onde inclues navios de guerra, submarinos, aviões de combate, etc.

          Nós é que temos uns políticos da treta, e um estado que não funciona, e como ainda temos resticios de ambições colonialistas, gostamos de ir mostrar os nossos brinquedos caros, como aquando dos submarinos que fomos logo a visitar as ex colonias…enfim.

          • Rui says:

            Sabias que há uma longa disputa entre Portugal e Espanha por causa do território marítimo das selvagens? Porque os espanhóis sabem que há por lá petróleo! E tu queres defender o território em alto mar e longe de tudo com o quê? Polícia e GNR na ilha?

          • PSG says:

            Os nossos submarinos estão sempre com problemas?????????
            Que problema é essa das baterias que falas? A tua fonte de informação são so jornais?
            Os nossos novos submarinos também nunca foram às ex-colónias. Essa informação também a tiraste dos jornais?

          • lmx says:

            Rui,

            Esencialmente eu gostava que tivessemos equipamentos militares de defesa do Territorio nacional, que deve ser a primeira preocupação!!

            Depois as selvagens não as vais defender com dois submarinos ou vais??
            IRui isso nem faz sentido nenhum!!
            É que os ataques veem quase sempre com caças de combate AEREO!
            Mas se viessem por mar…mais facilmente colocavas nas selvagens umas baterias de defesa Aerea e costeira, e tens o problema 100% resolvido a custo muito baixo comparativamente!!

            Os submarinos não te vão servir de nada, para as selvagens…esquece
            Os Submarinos nas selvagens só te ajudam contra outros submarinos…mais nada tirando isto é PURO desperdício e falta de táctica militar!
            Baterias de defesa e tens o problema resolvido!

            PSG

            Sim pelo que tenho lido e não só os nossos, os Gregos, e os coreanos que são como os nossos, teem os mesmos problemas, é infindável as falhas para submarinos tão caros tira as tuas conclusões dai…pesquisa um pouco.

            Os submarinos Portugueses já foram as ex-colónias sim!!

          • Rui says:

            LMX, tu pesquisaste agora sobre os nossos submarinos, eu já acompanho os submarinos, as fragatas portuguesas (3 Vasco da Gama compradas novas às Alemanha e financiadas em parte pela NATO – Classe Meko 200 e 2 Karel Dorman Holandesas compradas em 2ª mão), os 2 NPO construídos nos estaleiros de Viana do Castelo ou os 2 novos NPO a construír na Weast Sea (Martifer), etc, etc….. já levo alguns anos de avanço sobre as tuas pesquisas de última hora 🙂

            As supostas avarias que referes, são as que os Gregos cozinharam para não aceitarem os submarinos (o dinheiro já não dava para tudo).

          • lmx says:

            Não é a que os Gregos cozinharam!!
            A propria coreia tem os mesmos problemas!!
            E outros paises também se queixam que teem que parar os submarinos para eles não explodirem porque aquecem pa burro.

            MAs a lista de falhas é tremendamente alta..

          • PSG says:

            lmx,
            #1
            Tenho a certeza que não consegues provar que estes novos submarinos (da classe Tridente) já foram às ex-colónias, pelo simples facto de que não foram MESMO!
            #2
            Da mesma maneira que estes submarinos operam a Fuel Cell de forma rotineira e sem qualquer problema além dos que qualquer equipamento complexo tem. Quais as tuas fontes de informação para afirmares os inúmeros problemas que estes submarinos supostamente sofrem?
            #3
            Termino com outra pergunta. Sabes qual ou quais as diferenças entre os nosso submarinos e os dos Gregos ou Coreanos? Uma pista: verifica a diferença de comprimentos…

          • Pedro says:

            Fico pasmado com a sua eloquência, a sua inteligencia sobre o assunto…. aliás todos os assuntos porque parece que sabe tudo… mas é apenas o “parece ” …. Digo mais, devia-se fazer um abaixo assinado para ser o próximo ministro da Defesa… devia ser um espectáculo…. Que tristeza…. enfim….

    • iFernando says:

      bem escrito!

  6. MarioM says:

    E cara porque é uma antena a prova de agua.
    um gajo arrisca-se quando fala a fazer bolhinhas se não a antena certa.

  7. MarioM says:

    Mas deixando de brincar, os submarinos são necessários assim como barcos Portugal tem das maiores áreas marítimas do mundo com riquezas que nunca foram exploradas se não tiver capacidade de a fiscalizar outros vão tratar de roubar o que puderem.

    • Vlad says:

      Estilo como várias embarcações de outras nações europeias que vêm para a costa portuguesa pescar sem respeitarem os limites imposto? Olha que eu não estou a ver Portugal utilizar esses submarinos e serem usados para esse efeito..

      • lmx says:

        Claro que não, nem sequer força, para mantermos as empresas portuguesas em Portugal, é tudo vendido ao desbarato a determinadas corjas estranjeiras, quanto mais para afundar uma embarcação de pesca…eras logo invadido!

        Ou achas que a NATO se ia importar com um País que não passa de uma região de Espanha/Alemanha??
        Iam colocarem em causa os interesses de ordem Maiores com as verdadeiras Potencias da Europa??
        Nunca vai acontecer!!

        A Nato serviu a Portugal, quando a Espanha não fazia parte da NATO, ai sim.
        Desde a altura que a Espanha começou a descolar como uma grande Potência na Europa, e se juntou a NATO, esquece, a NATO para a insignificância Portuguesa acabou!

        Não esquecer que a seguir a Alamanha, França,Reino Unido, está uma Espanha que em muita coisa é Superior a Itália, noutras ainda abaixo, mas é pelo quarto Porto que eles lutam…e nós estamos nos últimos, se não mesmo no Ultimo..

    • Rui says:

      Aliás, temos uma área marítima gigantesca, graças ao levantamento oceanográfico feito pela Marinha e entregue nas Nações Unidas…….

      • Vitor says:

        Levantamento geográfico feito pela marinha? A marinha nada tem a ver com isso. Todo o trabalho com vista ao alargamento da plataforma continental portuguesa foi (e está a ser) feito pela EMEPC (estrutura de missão de extensão da plataforma continental) através de campanhas oceanograficas.

        • PSG says:

          Os levantamentos foram coordenados pela EMEPC mas executados a bordo dos navios hidrográficos da Marinha Portuguesa, operados por militares, muitos deles que servem no Instituto Hidrográfico.

  8. AC says:

    1 milhão de euros ano de manutenção para estes dois equipamentos.

    Há coisas muito menos importantes que custam muito mais.!!!

  9. luis says:

    submarinos é com o Paulinho das feiras. podiam usar esse dinheiro para acudir a quem tem fome.

    • Rui says:

      Ou dar mais rendimentos mínimos, não era?
      Ou darem mais subsídios para a agricultura, porque dão subsídios para plantar e depois não dão subsídios para colher….. um escãndalo!!!!!

      E que tal mais estádios em Portugal que custam pelo menos 5 milhões por ano a manter?

  10. F says:

    “Sabe-se o preço de tudo mas não o valor das coisas…”
    É importante saber os custos/despesas do estado e esses devem estar a limpo para qualquer cidadão saber como é utilizado o dinheiro publico. Mas é também e não menos importante o cidadão saber analisar e fazer um juízo de valor correcto e não criticar à toa só porque sim.
    Seria também interessante saber mais sobre a tecnologia desses submarinos.
    Boas noticias PPlware 🙂

  11. neapo says:

    Porque é que isto foi notícia aqui?
    Falaram da tecnologia em si? Não!
    Falaram da utilidade dos submarinos enquanto meio tecnológico? Não?
    Então para que fizeram o post? Encher chouriços?

    • lmx says:

      olha eu gostei de saber que continuamos a alimentar os Alemães, e para mim fica mais claro saber porque é que sou tão gamado nos impostos…é para Alemães e amigos, e outros.

    • Sergio J says:

      A notícia é quanto pode ser caro um equipamento específico. Poderíamos estar aqui a discutir a especificidade deste tipo de antenas. Esse tema poderia ser abordado no artigo ou a intenção foi levantar o tema é depois alguém aqui desenvolver. O fórum serve como uma extensão ao artigo. Não tenho qq experiência acerca do tema, não posso adicionar nada de relevante. Mas não crítica a existência do artigo. Relativamente ao tema apenas posso dizer que a electrónica militar tem especificações muito mais apertadas em termos de requisitos. Um componente electrónico militar tem de suportar temperaturas mais extremas, elevados gradientes de temperatura, tolerante a interferências eléctricas, electromagnética, etc. Portanto não me choca o valor.
      Todos sabemos qur no momento de comprar é preciso ter muito cuidado com os custos de manutenção. Um equipamento que custe 1/3 poderá ao longo dos anos tornar-se muito mais caro ou em muitos casos inútil para o seu propósito.
      Não faz qq sentido querermos ter uma ZEE enorme e depois não termos equipamentos que a explorem e protejam. Explorar não podemos pensar apenas numa visão mercantilista a curto prazo.

      Eu nos comentários neste artigo já aprendi alguma coisa. Não acredito que não tenhas aprendido algo.

      Podes discordar sobre o artigo em si ou como ele está escrito. Por exemplo, como alguém disse acima qd começamos a ler o artigo parece que o foco é o custo aparentemente elevado. É uma opção editorial do pplware. Podemos discordar dela, mas é uma opção do seu editor.

  12. Paulo SG says:

    Deixo o desafio para fazerem um artigo sobre a elevada tecnologia que estes submarinos têm.
    Porque não sobre o seu sistema AIP (Air Independent Propulsion) que são módulos de Fuel Cell, ou os seus sonares, que só em capacidade de processamento deixa qualquer gammer a babar.

    • lmx says:

      Sim e já agora também no perigo que é operar submarinos com estas células, nas horas que o submarino tem que estar parado para não explodir, no facto de a marinha se ter apercebido que afinal os mil milhões é só o base e agora sequiseres essas funcionalidades tens que compra ro resto, etc..

      Acho que era muito importante 🙂

      • PSG says:

        Tudo FALSO o que afirmas!

        • lmx says:

          Não sou eu que aformo PSG…eu não tenho submarinos nem os Construo ou opero!!

          São os donos dos mesmos que se queixam!!

          Eu não sou chamado para o caso!

          • PSG says:

            Nunca vi nenhuma afirmação de qualquer responsável Portugues a dizer o que afirmas. Consegues dar-me alguma referência?

          • lmx says:

            Portuguese nem vais ver..

            É que a malta já anda passada com a negociata imagina quando descubrirem os problemas que este navios teem tido…é bem melhor que escondam sim.

      • PSG says:

        lmx,
        Se não existem notícias sobre os problemas nos nossos submarinos, nem vão haver, como é que tu sabes destes problemas???????????
        És da Marinha e tens informação privilegiada????????

  13. jAugusto says:

    … o que é que isto tem a ver com o pplware, para noticias destas vou ao CM…

  14. portaro says:

    E isto servir servir , serve para quê ?
    Vá postem aí.
    É nos Submarinos e nos tanques e já agora nos exércitos todos etc , para o país que somos era melhor termos umas unidades reduzidas de gestão da independência territorial que estas coisas que servem para uns passearem com eles ou combaterem uns problemas assim mais que comuns e pouco de guerras , tb quando existem guerras quem paga é o povo os exércitos uns fogem outros bombardeiam é mais ou menos isto a história dos livros Osprey ou outros quem paga mais é o que passa na rua o alvo fácil às vezes…, acho eu posso estar enganado, mas os milhões que vejo nestes brinquedos davam para matar a fome a muita gente e era tarefa muito bem feita por muitos exércitos marinhas e outras secções ou como lhe chamem pelo menos faziam algo com sentido face ao mundo actual e no nosso caso também face à posição portuguesa no mundo que agora é um jardim de Espanha e pouco mais na segunda guerra aquela coisa dos Açores surgiu e foi mais ou menos assim ” ou deixais usar ou invadimos e usamos ponto” … mas claro está o país é rico e a Wokswagen vende bem é assim o dito ou não, toca encher bolsos Alemães e o resto paleio … no dia de Portugal levam a bandeira e ponto danças e assobios para mais não dá é o chamado passar tempo.
    Também escusamos de nos queixar por uns e não por outros existem muitos milhões deitados ao lixo com brincadeiras como estas , como escreveram acima subsídios para projectos falidos, subsídios para formações sem sentido etc etc etc.

    • lmx says:

      pois eu concordo..

      Mas defendo que devemos ter mecanismos de defesa…apesar de estarmos a mercê dos espanhois como nunca estivemos..

      No entanto também defendo que compramos coisas que não poderiamos nunca ter adquirido, porque não temos dinheiro nem para gerir, nem para as equipar depois, e muito menos para as usar em guerra!!

      Coisas caras que neste caso concreto não conseguem fazer o trabalho que coisas baratas poderiam fazer, porque não temos uma economia capaz de alimentar coisas tão caras, e como tal , não passam de “monos” no tejo..

  15. Zaark says:

    Portugal precisa de investir mais em accoes militares, so com guerra e exploracao de outros paises se consegue riqueza. Temos uma vida curta e temos de saber aproveita-la em nosso beneficio

    • idroidmicro says:

      concordo contigo mas, desde que sejas tu e a tua família nao linha da frente, eu e os meus carregamos nos botões, damos a táctica e assinamos os acordos…sinceramente

    • lmx says:

      heheheh,

      Zaark …sem comentarios…

      O teu Pais tem dinheiro para um opel corsa dos antigos e a cair de podre, tu é que fizes-te um tunning e colas-te o sombolo da mercedes no carro…e tu queres competir com quem tem dinheiro para ir matar arabes, e roubar-lhes o petroleo…man…

      Tu reza e muito é para os Países mais importantes na EU não olharem para ti, e verem que afinal…ficas mais perto que o médio oriente 😀

    • Zaark says:

      Pronto, já houve um engraçadinho a pegar no meu nick para dizer m*rda (possivelmente um @zaarknoob que apareceu há 2 dias, o qual devia ser porventura um @paulie). Não têm mais nada para fazer na vida?

    • Zaark says:

      Para quem anda a usar o meu nick para dizer trapalhada desta: Get a life!

  16.  says:

    antenas de al t6 7075 nao sao baratas, só o cobre que anda lá dentro dava para alimentar uma familia em africa…

  17. Trambulhao says:

    O que eu sei é que por causa desses submarinos duas pessoas foram presas na Alemanha…

    • lmx says:

      sim mas foi por causa dos submarinos que venderam a gŕecia..

      Os Gregos também foram enganados, mas eles puseram-nos em tribunal…aqui as portas continuam soltas e os casos dizem que afinal…prescreveram 😀

  18. Informático Amador says:

    Num País com Costa Atlântica e uma ZEE de mais de 1 milhão de Km2, a existência de submarinos explica-se não só por serem dos melhores dissuasores – é economicamente impossível construir uma grande esquadra para enfrentar abertamente um possível agressor, pelo que teremos sempre de apostar na dissuasão – como pelas necessidades de preencher missões NATO – esta não é a nossa polícia privada que podemos chamar quando necessitarmos, para pedir, também temos de dar. O problema não é os submarinos, nem sequer o custo da antena: um único Leopard-2 custa 12 vezes essa antena, equipamentos militares de ponta, são sempre caros. O problema são as suspeitas de corrupção que envolvem sempre as compras de material militar. Pagámos 3 submarinos, temos 2, nunca aproveitaram as contrapartidas do contrato nomeadamente no NAVPOl, e o dinheiro gasto pagava 6 submarinos em 2ª mão com 15 anos que os bifes tinham para venda – menos sofisticados obviamente, e com 10 anos de serviço, mas… eram 6! É esse o verdadeiro problema. Agora Se adquiríssemos material militar, mas ao menos adquiríssemos também a tecnologia e o know-how para o manter por cá….

  19. AB says:

    Não poderia ter sido comprada no E-Bay ??????????????????? !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. Paulo says:

    Boas. É de bradar aos céus a facilidades com que alguns aqui opinam, afirmam e constentam tudo o que se passa nas Forças Armadas.

    É de louvar também a atitude o o conhecimento que alguns demonstram ter.

    As Forças Armadas enfrentam um período de difícil gestão à quase uma década, tudo graças ao poder político.
    A sua imagem é, infelizmente, denegrida pelas próprias chefias militares.

    Se acham que está tudo bem, vão para as Forças Armadas. Vão ver a falta de equipamentos existentes, a falta de material e de pessoal que as assola. Não é por termos 30 Generais ou 50 Almirantes, que temos militares a mais… É nas classes de Praças e Sargentos que existe uma enorme lacuna, estes que são a espinha dorsal de qualquer Ramo.

    Em resposta a alguns dos posts aqui colocados:

    Rui: não vinha mais nenhum de graça! Ia-nos sair bem caro, porque esse de borla, era dos gregos e com as specs deles estavamos nós bem tramados. Não possuíam as características técnicas exigidas por nós!!! E nós não temos U214, temos 209PN, que são uma versão modificada dos 212 deles.

    lmx: Russos? Isso nem se coloca em questão, pois pertencemos à NATO. E pessoalmente, podem ter mais poder de fogo, mas a nível de segurança, bem que podes lá andar tu… Com tantas queixas sobre o nosso País, ainda não percebi o que cá fazes… Ou já fizeste alguma coisa para mudar isso?

    Vitor: O levantamento hidrográfico é única e exclusivamente realizado pelo Instituto Hidrográfico, que é uma Unidade da Marinha de Guerra Portuguesa.

    Ao contrário do que muitas pessoas pensam, e do que possa parecer, manter os dois submarinos e operá-los é muito mais barato do que manter uma só fragata no mar.

    As capacidades tecnológicas dos submarinos deixam a anos-luz qualquer navio de superfície que a Marinha tem, logo como arma de guerra é muito mais eficaz.

    Se saiu caro, saiu! Não o nego. Mas são usados mais do que possam pensar ou imaginar, em missões nunca divulgadas, e das quais não há necessidade.

    Mas se possuem uma opção melhor, mais barata, mais eficaz e mais duradoura, demonstrem-na.
    Se só sabem criticar, calem a boca.

    • PSG says:

      Apenas uma correcção.
      Os nossos submarinos oficialmente são os 209PN, mas não são uma versão dos 212, são de facto 214 com uma ligeira alteração em relação ao modelo que os estaleiro apresenta de forma genérica para venda.

      • lmx says:

        outra correcção..

        É que os nossos submarinos não são a versão 214!!

        São é uma versão entre a 212 e a 214, porque para a 214 tinhas que desenbolsar mais!!O que é que isto quer dizer??
        Quer dizer que adquiris-te equipamento que pode ser alterado e no futuro utilizar tecnologia mais avançada..

        Por outras palavras…torras-te dinheiro á parva e não te ser ve de nada porque não pdoes utilizar essa nova tecnologia porque tens que a implementar primeiro??capiche?

      • Rui says:

        LMX, os submarinos são efectivamente U-214. Caso tenhas dúvidas, vê a classificação que os outros países fazem dos nossos submarinos. Podes começar pela wikipédia em Inglês.

        • lmx says:

          Mais uma vez…não não são!!

          Nós é que pedimos brinquedos caros e adicionamos a versão 212 uma série de coisas da versão 214!!
          Ou seja os nosso subs não são 214 porque não teem a sfeatures todas dos 214!

          Mais, os nossos submarinos não são sequer Alemães mas sim suecos baseados na tecnologia dos Gotland…mais uma vez!

          “The Type 214 Submarine is being built for export by Kockums and HDW and will use two AIP (Air Independent Propulsion) systems – Fuel Cell and Stirling. Germany, Greece, Indonesia, Portugal and South Korea plan to use various derivatives of the Type 214.”

          “It should be noted that Portugal caused increases in the price by specifying upgrades to the base 209 design, with features from the newer Class 214 submarines.”

          http://www.globalsecurity.org/military/world/europe/type-214.htm

        • lmx says:

          para corrigir…nós nem 212 temos 😀
          Nós temos a base dos 209 😀

          Evolução:
          tr1700(o submarino diesel electrico mais rapido do mundo)-> 212(aguas pouco profundas super stealth)
          209-> 214(mas aberto menos stealth)

          Nós temos a versão base a 209PN com elementos da 214, mas apenas alguns por isso nunca poderemos dizer que temos um submarino tipo 214 porque temos é um 209 com elementos de um 214…

        • Rui says:

          LMX, tu não percebes patavina de submarinos, vens teimar que não são U-214:

          https://pt.wikipedia.org/wiki/Classe_Tridente
          https://en.wikipedia.org/wiki/Tridente-class_submarine
          https://en.wikipedia.org/wiki/Type_212_submarine
          https://en.wikipedia.org/wiki/Type_209_submarine

          Vê lá bem qual o peso do U-212 e do U-214 (classe Tridente portuguesa) e a autonomia por exemplo. O U-212 não dispara mísseis!!! E o 209 é muito diferente do desenho do português.

          • lmx says:

            O que temos é um 209 Rui..

            Nós não tinhamos massa para os 214, e montamos no fiat um motor 2000 😀 a Portuguesa 😀

            Está tudo explicado acima nos links que coloquei, se quiseres também podes ler e depois cruza a informação com outros lados…mas por favor não uses o wikipedia porque é uma ferramente muito imprecisa!!

            é usada como arma propagandis-te por um lado, e depois qualquer um pode escrever uma página sobre mim ou sobre ti ou sobre os submarinos…

            A propria empresa que faz os Submarinos são os verdadeiros inventores do AIP, e são suecos, e eles proprios dizem que é um 209!!

            Esquece, o assunto está encerrado!

          • Paulo SG says:

            Apenas para complementar e esclarecer o nosso amigo lmx.
            OS NOSSOS SUBMARINOS SÃO U-214. Apenas o designaram U-209PN por questões políticas que aqui já foram explicadas.

            Deixo um pequeno gráfico sobre a evolução dos submarinos de construção alemã:
            http://goo.gl/70yqBq

          • lmx says:

            Paulo,
            é o prorpio fabricante Sueco que o diz!!!

            Eu já postei os links sobre isso…

            vou colocar outra vez…

            “It should be noted that Portugal caused increases in the price by specifying upgrades to the base 209 design, with features from the newer Class 214 submarines.”

            http://www.globalsecurity.org/military/world/europe/type-214.htm

            Portugal pediu upgrades á versão 209 com caracteristicas da 214…Portugal NÂO tem a 2014!

            E não me venhas com os artigos do wikipedia feitos pelos “amigos do portas”…por favor, já ca ando ha uns anitos para saber o que é o wikipedia a nivel de questões militares /Politicas…o fabricante isso sim!

          • PSG says:

            lmx,
            Primeiro o fabricantes dos nossos submarinos é alemão e não Sueco.
            Depois o site que indicas não é do fabricante, é um site de assuntos de defesa. De factos é um site credível mas também erra, como é o caso da frase que indicas.
            Como também podes ver no final do artigo está a frase:
            “As of 2012 a total of 22 Type 214 submarines had been contracted: 02 Portugal, 04 Greece, 10 South Korea, 06 Turkey.”

            A confusão vem do facto da designação oficial ser U-209PN o que confundem que está menos informado.

          • lmx says:

            A empresa de fachada na construção é Alemã…mas a tecnologia é Sueca!!
            Os Alemães não tinham tecnologia par produzir submarinos com esta tecnologia, e passaram a comprar empresas..
            Como a Ckuckums seuca foi a Empresa wue inventou o AIP assim como muitas outras coisas nos submarinos diesel-Electricos, eles Enagnarama Suecia e vernderam-lhes a ideia que iriam adquiriri a tecnologia, mas que a iriam desenvolver e com o poder de contrução Alemão, no futuro o Estado Sueco ia ter melhores submarinos e preços mais baixos…

            Nenhuma destas coisas aconteceram!
            Hoje sabe-e que a Alemanha lixou os nortenhos, para ganhar o monopolio dos Submarinos ditos convencionais, e vende-los a peso de ouro!
            A suecia nunca ganhou muito pelo contrario perdeu forte com isto, de tal forma que através da SAAB, adquiriu 200 engenheiros de topo da Cockums e os Alemães foram depois obrigados a vender a Ckockums á SAAB por tuta e meia(metado do preço de um submarino cerca de 300 milhões de euros).

            Por isso quando dizes que os submarinos são Alemães…nem sei que te diga, a unica coisa que é ideia Alemã, e aos prigosissimas celus de combustives…as mesmas que já explodiram num 214 Koreano. e as mesmas que os gregos para não lhes acontecerer a mesma coisa teem que parar o submarino e deixar o systema arrefecer durante horas!

            A unica coisa alemã nestes subs é mesmo as celulas de combustivel e o desenho exterior algumas partes também, porque mesmo no modelo exterior a tecnologia vem toda do submarino Sueco A26, que a Suecia quer contruir e que era pertença da Cockums, por isso a Alemanha gamou também este projecto!!

            Alias…a propria Ckokums fabrica as versões de exportação do 214!
            As versões que vês da Grecia koreia, etc são versãoes feitas pela ckockums, e não pelos Alemães!
            A versão portuguesa não sei pois como já disse varias vezes é baseada na versão 209.

            Sim porque a versão 209 é a versão anterior, obsoleta da versão 214, e Portugal tem uma versão 209 com características da 214.
            Por isso portugal tem até certa parte uma versão 214, porquê?

            Porque não tem a versão 212, que é para aguas pouco profundas, é por isso que o sub Português fica associado aos subs 214, mas não é um sub 214, porque para isso tinha mesmo que ser um 214 e é um 209 com caracteristicas de um 214.

          • lmx says:

            Rui nós temos uma versão do 209 que é muito identica á 214, a nivel de tamanho , largura, e cumprimento.

            até em volume de deslocamento.
            E o 209 pode lançar misseis, pois os nossos tem os harpon e os Turkos que também tem 209 também lançam misseis os harpon.
            Mas eu acho que deveriamos esconder que lançamos harpon…é que os nossos misseis são uma bosta!
            Nem mach 1 fazem e nem 150km teem de alcance!!
            é uma vergonha, eu por isto não dava mais de 100 mil euros quanto mais 1 milhão!

            Nós temos uma versão 209, esquece a 214, a nossa não é a 214!porra desde ha muito que nós sabemos que temos uma versao 209, apesar da marinha esconder e dizer que temos uma 214, pelos motivos já aqui discutidos “quase até a morte”.

            A versão 212 a Alemanha não a vendia a ninguém(eu pensava que era a 214 na altura mas era a 212, esta tem uma assinatura magnética extremamente baixa na ordem dos Gotland, mas é para aguas pouco profundas…nós não temos a 212, os nossos 209 não são nem nada que se parece tão stealth’s como os 212 alemães, mas podem ir a profundidades muito maiores que os 212.).

    • lmx says:


      lmx: Russos? Isso nem se coloca em questão, pois pertencemos à NATO. E pessoalmente, podem ter mais poder de fogo, mas a nível de segurança, bem que podes lá andar tu… Com tantas queixas sobre o nosso País, ainda não percebi o que cá fazes… Ou já fizeste alguma coisa para mudar isso?

      Eu sei que pertencemos a NATO…mas os Gregos não compraram sistemas de defsa aere brutais por uma pechincha??
      Sim estou a falar das versões mais avançadas dos S300…porque raio não poderiamos nós comprar 2 submarinos??

      Somos um País independente ou não??Olha a ver se os gregos se preocuparam??Primeiro está a defesa do teu País, depois veem as negociatas e luvas e por ai fora, mas primeiro a defesa do teu País, os teus interesses…os interesses dos outros que tratem eles deles!!

      Quem te dera a ti ter nos teus novos submarinos 1/3 da fiabilidade dos submarinos Russos meu caro…a maior potencia do mundo em submarinos, há muitas decadas!
      Acho que deverias ler um bocado sobre os perigos de explosão a bordo dos Submarinos Alemães…lê um bocadinho por essa net fora e vais ver os perigos que aquilo representa, e para os evitar, tem que deixar o submarino parado sem o puderes movimentar para ele arrefecer…a lista de falhas é tão longa..

      Mas essa lista podia parcialmente ser aceite num submarino Russo, pois o custo e 3 vezes menor, num submarino Alemão/Italianoa não pode ser aceite!! Porque estes submarinos custaram Fortunas, e o dinheiro para os equipar agora custa mais que os proprios submarinos!

      Em relação ao Emigrar…já ouvi isso antes…e acho que foi de alguém que colocou uma carga de 80 milhões de euros nos ombros dos Portugueses, e que trouxe a crise Politica e as agencias de rating e o FMi e a venda das empresas Portuguesas por tuta e meia…

      Não obrigado, a essa gente, eu é que lhes peço, deixem Portugal em paz, emigrem!!

      • Rui says:

        LMX, não confundas as tuas opiniões com a realidade. A Rússia é a referência em submarinos? Pois sim…. não sei se já alguma vês leste alguma coisa sobre submarinos na I e II Guerras mundiais e sobre a importância da TyssenKrupt……….

        • lmx says:

          Os submarinos alemães dque tu compras-te a peso de ouro…são tecnologia Sueca nos Gotland!!
          Qual TyssenKrupt qual quê..

          aconselho-te a pesquisar um pouco -.-

        • lmx says:

          “A Rússia é a referência em submarinos?”

          Pos acaso até são…mas de longe, não é quase ela por ela é mesmo de longe, pesquisa um pouco e vais ver!

          Deixo-te uns videos do que puderias ter mais barato e comum puder mortifero…enjoy!

          Amur 1650
          https://www.youtube.com/watch?v=E8B64gmKWn8

          há e lançam misseis verticais submersos, ha e a milhares de kilometros de distancia hehehhe

          e mais baratos que a Porcaria que tu compras-te!!

          estes submarinos teem na sua base os Kilo, subejamente conhecidos pela sua fiabilidade e capacidade..

          ha e com misseis a sério:
          Alfa(faze terminal mach 2.9) 400-600km, P-800 Oniks max 600km mach 2.5, e se chorares muito talvez ainda leves os kalibr(2500KM de alcance 🙂 )

          isto é um submarino dos pobres, mas um submarino para fazer guerra!!
          Não é a treta que temos que parece um submarino do jack costou para investigação cientifica das especies marinhas 😀

          A NATO que se lixe!!
          Se é para gastar dinheiro que seja em algo asério e com puder de destruição á séria!!

          Ou então se é para investigar especies marinhas…epa compra os Gotland…de qualquer forma estas a adquirir a tecnologia dos gotland sem os motores do gotland é claro 🙁 por preços exorbitantes, e sem o puder de destruição que um submarino deve ter!!

        • Rui says:

          https://en.wikipedia.org/wiki/ThyssenKrupp_Marine_Systems

          A TyssenKrupt é dona dos estaleiros que produziram os U-214 portugueses!
          E já constroem equipamento militar à muitas décadas atrás:

          https://en.wikipedia.org/wiki/ThyssenKrupp

          • lmx says:

            a tyssenkrupt era dona!!

            que os Suecos mandaram pastar os Alemães e através da SAAB incorporaram a cockums outra vez numa empresa d ecapitais suecos.

            Mas sim era dona, porque tinha comprado a cockums sueca.

  21. luis says:

    Prefiro submarinos que ajudam a defender a costa portuguesa e evitar a entrada de droga na UE que estádios…

  22. Açoriano says:

    410mil??!! agora a sério qt custa? e este valor é antes da percentagem para o PAulinho Portas ou já inclui esse “custo”?
    Deve ser como no futebol, ele e mais escumalha devem continuar a ter direitos de “formação”

  23. Joao 2348 says:

    Seria interessante saber quanto é que Portugal já poupou/ facturou com os submarinos. Quantas multas já passaram devido a poluição detectada por eles? Quanta droga já foi apreendida à custa deles? Etc.

    Até agora só vi notícias com os gastos com os submarinos… sinceramente, se tivesse no governo também teria tomado acções no sentido de comprar os submarinos… provavelmente uns 8 ou mais, que 2 sinceramente é para rir… e de preferência de fornecedores/ países diferentes para ser mais difícil ficar sem peças em caso de conflito com esse fornecedor/ país.

    Como já disseram Portugal tem uma área enorme de oceano para patrulhar e 2 submarinos é ridículo… está ao mesmo nível de ter uma patrulha em veículo da PSP/ GNR para patrulhar todo um qualquer concelho de Portugal… para os actuais políticos tal parece ser mais que suficiente! Aliás há zonas territoriais que estão meses/ anos sem patrulhas porque não há veículos (estão avariados), basta ler as notícias… e se as coisas em alguns lados são resolvidas porque os policias (normalmente mais a PSP) metem a boca no trombone e vem para os jornais dizer que a situação é uma vergonha, e que não há maneira do (des)governo resolver a situação… e lá se arranjam umas centenas de milhares de euros para mandar arranjar as centenas(!) de veículos avariados que estavam à espera de melhores dias.

    Voltando aos submarinos, só me pergunto para quando mais uns 5 ou 6 pelo menos… e de preferência menos dispendiosos tanto na compra, como na manutenção e nos diversos equipamentos e materiais necessários.

    Mas os submarinos é só para algum efeito psicológico de dissuasão, para detectar a poluição dos navios (e dissuadi-los de tal), para operações especiais, acompanhamento de navios/ barcos/ outros submarinos suspeitos.

    Espero que além dos submarinos, alguém tenha a inteligência de substituir as fragatas por umas modernas (só por terem ter espaço para helicópteros de salvamento e combate) e sobretudo por apostarem em navios mais pequenos e manobráveis, que exijam menos tripulação, mas com capacidade para afundar outros submarinos, outros navios (mesmo grandes), efectuar ataques a Terra, defesa contra misseis aéreos… de forma a aumentarem a presença no oceano de forma exponencial, para terem uma presença a sério que realmente intimide tanto a frota civil (fiscalização a todos os níveis mais a sério) como outras frotas militares (que vejam na quantidade e qualidade verdadeira das pequenas embarcações um verdadeiro problema para o planeamento de eventuais ataques por via marítima)… ao mesmo tempo que aumentam a capacidade de resposta a situações de necessidade de salvamento… pois se existirem em maior quantidade e bem espalhados podem responder a tais situações com mais rapidez partindo do princípio que são a solução adequada, naturalmente.

    • Rui says:

      Esquece, só vamos ter mais submarinos quando os actuais encostarem com uns 40 anos de idade!!!!! Como é costume! Aí espera-se que venham pelo menos 3 (normalmente nunca estão todos no mar).

      Antes dos submarinos tens de substituír equipamento obsoleto:
      – Curvetas com mais de 40 anos!!!!!
      – Navio reabastecedor com quase 50 anos (o Bérrio)!!!!!
      – Navios patrulha com mais de 40 anos!!!!!! (temos 2 NPO e + 2 a caminho, mas é muito pouco para tanto mar e nem sequer têem helicóptero para salvamento, reconhecimento, entre outros)
      – As nossas 5 fragatas são dos anos 90 e vão ter de ser substituídas até 2030!!!!!
      – Só as fragatas têem 1 helicóptero!!!!!!!

      Misseis, só os submarinos (4 cada 1) e as 5 fragatas têem (Sub-harpoon e Harpoon block II)

      Precisamos também de helicópteros urgentemente, para salvamentos e patrulhas, já que os Alouettes estão quase a fazer 60 anos!!!!!!!!!

  24. Submarinista_no_activo says:

    LMX
    Dues queira que nunca tenhamos que ir pa guerra, porque se vamos com o que temos, os nossos marinheiros morrem antes de entrar em combate..

    WTF???
    Sabes do que falas? OMG … que santa ignorância …. Deus queria que nunca necessites, deus queira ….

    • lmx says:

      Se sei do que falo??

      É pura evidencia!!Ou vais pa guerra contra submarinos armados até aos dentes com 4 misseis???

      Não sei se estavas a ironizar ou s falar a sério!!

      É que numa querra será normal gastar centenas dessas coisas…tu tens….4 :S

      • Submarinista_no_activo says:

        Mais uma vez, apresentas argumentos completamente errados.
        Sugestão: Lê atentamente os comentários do PSG, sê modesto e aprende com quem sabe o que está a escrever.
        Fica bem

        • Submarinista_no_activo says:

          Já agora, também os do Paulo SG 😉

        • lmx says:

          há coisas que são senso comum, outras o proprio fabricante , as specs dos equipamentos, etc dizem do que estamos realmente a falar..

          Eu falei com base em factos que estão na net, na empresa de construção e em todo o lado!!
          Vês se quiseres, ou então apresenta argumentos em contrario, mas por favor não venhas postar o wikipedia..

          • Submarinista_no_activo says:

            Conheces a wikinavylongtime?

            Pesquisa no google 😛

            Abraço.
            ER

          • Submarinista_no_activo says:

            Só mais um achega, como diz o nosso Nuno Markl da comercial, se está na internet é porque é verdade 😉

            Abraço
            ER

  25. jonas says:

    continuamos no bom caminho!… o k vale no meio disto tudo é que o benfica foi campeão e nd mais importa rudo o resto se esquecem! já agr está na altura de aumentarem o iva, agr k 6milhões estão distraidos com a revalidação de mais uma liga NOS BENFICA e SAGRES! os 600milhões straviados do BES começam a sortir efeitos! já vão no tri!
    o zé povinho está cá para pagar tudo!

  26. Rui says:

    LMX? Não vale a pena teimares. Factos:
    – Podes pesquisar a internet inteira, perguntares a qualquer militar (de preferência da Marinha), que ele vai dizer-te que os nossos submarinos são de facto U-214 alemães e só se chamam U-209PN para não termos de indemnizar os franceses por alterarmos o concurso público internacional a meio!
    – Também te podem confirmar que os nossos 2 submarinos não têem nada a recear da concorrência, incluindo os nucleares, que como deves saber são mais barulhentos;
    – Como deves imaginar, uma revisão de equipamento que custa 500 milhões cada um, não custa 500€;
    – Como sabes estamos na NATO e obviamente que sai mais barato manter equipamento compatível com os aliados;
    – Material militar Russo? Igual aos Kamov que temos na protecção civil e que estão sempre avariados? Ou igual ao Kursk.
    – Nós temos equipamento muito mais velho que os Kamov e continuam a voar, a saber:
    – F-16 com 30 anos e estão aqui para as curvas pelo menos até 2030;
    – Os velhinhos helicópteros Alouette estão a caminho de 60 anos e voam!!!!!!
    – Os 5 Helicópteros Linx têem 30 anos e continuam a voar, todos eles!!!!

    Os estaleiros militares Russos são tão bons que tiveram de encomendar 2 porta-helicópteros/navios de assalto amfíbio novos aos Franceses e como a Rússia não se portou bem com a Ucrãnia, os Franceses recusaram a entrega dos mesmos à Rússia e venderam aos Egipcios!

    • Rui says:

      queria dizer anfíbios 🙂
      podes pesquisar por: Mistral-class amphibious assault ship

    • lmx says:

      Os estaleiros militares Russos porque estavam a abarrotar de encomendas, ofertaram o ACABAMENTO das embarcações em França aos Franceses!
      É uma questão de trocass comerciais!!

      O casco foi desenhado e produzido na Russia meu caro, tens que ler mais sobre o assunto!!
      Á pala disso os Russos agora vão ter que esperar porque não teem espaço onde contruir os novos, que serão maiores e mais poderosos que os Anteriores!

      Aquilo que a Russia tinha contratado era que os Franceses acabavam os primeiros 2 , e a Russia continuaria a fazer os casos e a partir daí faria o acabamento do 3 ou 4º dependendo se queriam fazer um quarto ou não..

      Os Kamov??quais os k52 Aligator??

      São so melhores elicoperos do Mundo Rui, e os Mil 28 NE night Hunter são os segundos se não os 3ºs embora não sejam exactamente para as mesmas funções…o ka52 é um elecoptero para assalto rapido, o mil28 é para lançarm miseis guiados a distancia, mas são uns canhões…queres comparar isto com o que??

      Já viste os Mil 24 que apesar de antigos dão uma coça a qualque ravião da Nato??e os mil35??
      Rui…a Russia praticamente inventou os Elicopteros man…eu acho que foste puxar outro assunto onde os Russos dão uma coça a qualquer um…

      Rui, com o preço de um f16 , compro 3 su30 capazes de abater 4 a 5 f16 percebes-te??
      E nem vou buscar o su35…capiche?? Nem o mig35D vector 3d.

      Não tens hipotse, não tens nada sequer perto dos preços do Russo com metade da qualidade dos productos russos…Rui com metade da qualidade, e´assustadora a diferença!

      • Rui says:

        Estou a referir-me aos 6 Kamov encomendados pelo Estado Português em 2006 e mesmo com o atraso de anos na sua entrega, acumulam avarias todos os anos:

        http://www.tsf.pt/sociedade/interior/quase-50-meios-aereos-ajudam-a-esquecer-tres-kamov-parados-5176385.html
        http://ionline.sapo.pt/481711

        Ou seja, neste momento que estamos a falar, dos 6 que compramos, só 3 estão em condições de voar!!!!

        Quanto ao preço relativo, posso dizer-te que os Kamov foram de facto relativamente baratos, mas como metade da frota está avariada, acaba por saír muito caro!!!!

        Eu poderia realmente comprar um Lada que é muito barato, mas……. prefiro outra marca que me dê mais garantias!!!!!

        • lmx says:

          Metade da frota está avariada, porque não a reparas!

          Não é culpa dos Kamov’s!
          São pura e simplesmente a melhor opção como helicópteros pesados para transporte!

          Gastas-te uma fortuna nos submarinos para andar a fazer viagens oceanográficas e agora não há dinheiro para reparar o que é necessário!!
          pois…encomenda as peças e repara os kamov que eles voltam a voar…

          Os kamov teem condições de manutenção como tudo o resto!
          São bons mas não são mágicos é preciso repara-los.
          Tendo em conta as tuas ultimas acções contra os russos quando envias-te f16 lá para cima para os provocar, provocando a descida dos mesmo cá para baixo e a fazerem sobrevoos ao territorio nacional com aviões especializados para o efeito…duvido muito que vás conseguir um bom preço!

          Deste vários tiros no pé…agora habitua-te a andar amputado…mas não culpes os kamov’s, culpa Portugal pela falta de inteligência necessária, como País falido, para gerir os seus interesses…

          • lmx says:

            pelo que vi..

            Quem é o culpado é esta empresa que gere os meios Portugueses não tem nada a ver com os kamov’s..

            Aliás os kamov’s estão a voar o dobro das horas que era suposto, sem manutenção!!

            Não fossem eles tão bons e já nem um sequer tinhas..

            O estado que meta essa malta atrás das grades!

      • Rui says:

        Deves ter lido as notícias ao contrário, o SU30 é que é capaz de custar 3 vezes mais que o F-16, já para não falar na manutenção porque tem 2 motores contra apenas 1 do F-16!!!!

        O F-16 novo quando era produzido, custava entre 14 e 19 milhões de dólares, o SU-30 custa perto de 40 milhões!!!!

        https://pt.wikipedia.org/wiki/Sukhoi_Su-30
        https://pt.wikipedia.org/wiki/General_Dynamics_F-16

        Que fontes é que consultaste?

        • lmx says:

          O f16 correntemente custa cerca de 47milhões..
          o Su30 custa perto dos 40 milhões…desde que não compres o base a volta de 35 milhões..

          A manutenção de um su30 claro que é superior a de um f16, so os motores vector 3d…mas também são outra coisa…são aviões a sério.

          O f16 está mais na linha do raphale frances ou do gripen sueco.
          No entanto por aquilo que se diz nos sites intendidos..tanto o raphale como o gripen são melhores que o f16, mas o raphale é bastante mais caro….bastante mesmo, o dobro ou mais!

          Mas sobre a manutenção, o SU30 é mais caro manter que qualquer um dos 3…no entanto, o custo baixo do avião, e o custo baixo dos misseis tornam-o mais barato no fim da linha..e consegues ter sempre um avião armado até aos dentes..

          Com uma autonomia brutal, e uma capacidade para transportas diversos tipos de armamento invejavel na categoria, e ainda uma performance aeria invejavel..

          Para um Pais como Portugal, so compensa ter os NG gripen suecos!!
          Todo o resto é demasiado!

          A não ser pela autonomia dos su30, se achares que tens que fazer viagens á madeira/Açores e houver a hipotse de teres que entrar em combate.

          Mas há partida os gripen são muito bons, muito mais baratos que os f16, tem pouca autonomia, porque são feitos para Países pequenos como a Suecia.
          Mas portugal é um País pequenissimo não faz sentido outra coisa.

          Com este avião, garantimos os custos mais baixos do segmento, o preço mais baixo de compra, os misseis é que os Russos em alguns casos são mais baratos e os mais caros são coisas demasiado á frente para o que precisamos..

          Mas nós já temos o f16 que apesar das versões que temos serem consideradas obsoletas, na actualidade, pah são demasiado bons para o producto interno bruto que temos!

          Os misseis é que upa upa.

          • Rui says:

            Pareces os brasileiros a gabar o Gripen….. o NG só existe no papel, ainda não há nenhum a voar. O primeiro protótipo só foi concluído esta semana!!!!! Daqui por 2 anos já deve estar certificado para voar!!!!

            Não sei se reparaste que o Gripen leva 2 motores, logo é mais caro de manter, para além de ter menos autonomia que o F-16!!!!!

            Portugal tem dos Estados Unidos os F-16 que quiser praticamente de borla (usados que estão encaixotados), aliás foi o que Portugal fez ao vender 12 F-16 à Roménia e parece que vai fazer o mesmo com a Bulgária. Como os EUA não podem “vender” directamente a países do leste sem causar urticaria a alguns políticos americanos, então ganhamos nós a ir buscá-los e modernizá-los nós próprios…..

            Pergunto-te o seguinte, para que é que Portugal havia de substituír um avião de 4ª geração por outro de 4ª geração ou 4,5ª geração? Mais vale aguardar até 2030 como está planeado e avançarmos para aviões de 5ª geração (actualmente os únicos aviões de 5ª geração são:
            F-35
            F-22
            SU-PAK FA 50
            HAL AMCA
            TAI TFX
            J-20
            J-31

            O único que pode estar ao nosso alcance é o F-35 e mesmo esse perde em confronto directo com o F-16!!!!!! Só ganha na furtividade, em quase tudo o resto perde!

            Todos os outros aviões que referiste….. não passam da 4ª geração!!!!!

            Outro aspecto, muito importante e que nenhum avião que referiste faz, os nossos velhinhos F-16 podem disparar mísseis LRASM a 1.000Km de distancia e afundar 1 navio!!!! Haja dinheiro para os comprar 🙂

          • lmx says:

            hhhee,

            Eu não gabei os Gripen…apesar de serem excelentes para Portugal.
            Nós temos os f16 que apesar de tecnologia obsoleta, Portugal não pode ter mais..

            Os aviões de geração 4.5 não podem ser chamados 5º geração, apenas porque não são stealth, apesarde diminuirem cerca de 10 vezes a sua assinatura de radar..

            Um avião de geração 4.5 abate os teus e os teus nem sabem o que os atingiu, é outra fruta!
            São aviões que até em muitas coisas superiores aos de 5 º geração, só não são stealth!!É a unica coisall

            No entanto Portugal não tem dinheiro nem para aviões de topo nem para submarinos de topo!

            OS gripen foram uma pessiam compra para o brasil, porque o brasil é um País enorme!!Os Sukoi teriam sido a escolha acertada acontece que o brasil tem uma economia muito proxima da Russia, cerca de 600 mil milhões de diferença!E o brasil não quer depender da Russia, porque olha para ele em certa parte como um concorrente..

            Essa atitude levou ao golpe de estado politico actualmente no Brasil…não te proteges e acabas com um espião americano a mandar no País sem ser eleito!!

            O f35 não serve os interesses de Portugal nem de País nenhum.
            O f22 e muito melhor que o f35, no entanto nem um nem outro podem ser considerados aviões a sério…o f22 por exemplo por cada hora de voo tem que fazer 24 de manutenção!!

            Isto é insuportável para paises riquissimos, para paises na miséria nem que coloca a questão.
            Imagina o que para teres um avião no ar 24 horas …preciss de 24 aviões…ridiculo.

            Ou mais Paises controem aviões de 5º geração a preços razoáveis…ou Portugal se quiser aviões no futuro…vai andar de avioneta, ou então vai ter que comprar aos Russos, ou então enfias mais 1 bilião em brinquedos caros, mas depois é só para dizeres que tens meia dúzia de aviões, porque vão estar sempre parados..

            Não estou a ver os gripen a contruir um de 5º geração nos proximos 15 anos…e o rapahle mesmo que o faça, se já custam o equivalente a 2 russos e picos e não são sequer geração 4.5 imagina quando forem 5º geração..

            Actualmente a Russia tem:
            1- o melhor avião de combate ao solo do mundo, su 34
            2- O melhor avião de combate aereo do mundo su 35, e su 30 mki
            3- Está a começar a entregar o mig35d que é um avião do outro mundo!
            4- Está a acabar um avião de 5º geração, que é muito mais agil que o f35, tem mais autonomia, que tem a capacidade de abater aviões stealth(assim como o su35 e supersukoi…sucessor do su30 mki indiano, mas estes dois últimos a distancias não superiores a 80KM), o t50 é praticamente um drone, e pode ser operado de dentro do avião e de fora!

            Quando o su30 surgiu , era o avião mais avançado do mundo! 🙂
            A india perdeu-se de amores…hoje teem mais de 270, e já estão a passar 80 para supersukoi 🙂
            Nos jogos de guerra que fizeram com os americanos…por cada avião indiano abatido…a India abateu 12 Americanos!!
            Quando os jogos foram nos EUA, perdeu um pouco mesmo assim foi na razão de 6 para 1 salvo erro, ou seja por cada indiano abateram 6 americanos…isto porque os Americanos fizeram batota na treta do combustível…deram combustível da treta aos indianos e os motores ressentiram-se!
            Isto não vem nos “jornais do Mordock” …parece mal 😀

            A unica vantagem que os EUA teem é que vão no segundo avião stealth, mas quem se chega a frente para comprar um avião que por hora de voo para 24 de manuenção??e o preço 😀
            Os Aviões de guerra…são para se necessário fazer guerra!!

            Os EUA teem aviões stealth, que os Russos detectam, apesar da maioria não os detectar…Os aviões de combate Russo geração 4.5 abatem aviões stealth a cerca de 80 kilometros max, lê um bocado sobre o radar de infra vermelhor OLS Russo, é de começar a babar so de ler 😀

            Acho que o su30 também o pode usar porque o su30 mki indiano tem , e claro o supersukoi que é o extremo também tem, o su 35 obviamente que também tem.

            Claro o mig35d obviamente que também tem!!Alias este tem um radas AESA de chorar mesmo!

            Desvantagens dos Aviões Russos:

            O su 30 normal não tem radar AESA( tem PESA…mas com alcance de pois… 400km!e tem OLS para abater aviões stealth a 80km max.)
            Não é stealth.

            su 35 de base não tem AESA,( só na proxima versão, mas tal como o Su 30 tem as mesmas caracteristicas, eles são proximos , mas tem muito melhores motores e 1500 horas de voo para a primeira manuteção 😉 , ainda é mais agil que o su 30)
            Não é completamente Stealth(embora tenha partes stealth…um bocado a mesma coisa que os nosso submarinos)

            Su 34…sinceramente??tem tudo o que os americanos não teem, é perfeito!(é uma vião de combate ao solo…mas que ainda abate muita coisa no ar, pelo menos tem uma enorme capacidade de sobreviver a um caça…custa….35 milhoẽs 😀 ).
            Não é stealth

            Mig35d é perfeito!Não é stealth(apesar da assinatura ser 10 vezes inferior)
            Não é stealth, (mas tem partes stealth, será feita uma versão apenas de caça puro futuramente deste avião muito mais pequeno que este…estou a espera 🙂 de ver)

            Estes aviões tirando o su34( por motivos obvios) são geração 4.5, não são geração 5 porque não são stealth.O su 30 para ser geração 4.5 tem que ser a versão mki pelo menos acho eu ou claro supersukoi.

            Não te esqueças que os Russos criaram a geração 4.5, porque a maioria dos Países não consegue fazer o salto da 4 para a 5 directamente!!é demasiado caro.

            Os EUA tem dois aviões geração 5, e o resto tudo 4(tirando talvez a versão do f16 mais avançada turko!eles controem sobre licença..).

            Estas a ver a diferença?Não sei se sabes mas as fabricas Russos de Aviões teem encomendas até 2020, estão a abarrotar, já construiram mais fabricas e parece que não chega…os preços são muito mais baixos por causa do valor da moeda 🙂

            Misseis de 1000km?
            OS melhores do mundo para navios..
            O venerável 270 Moskit, e o sucessor que já falei acima P-800 Oniks.
            Estes misseis são a base dos famosissimos Brahmos 1 e II(considerados actualmente como o melhor do mundo mach 7 ) estão limitados porque devido a tratados a Russia não pode ajudar Países não membros desses tratados com missies navais para mais de 300km, além disso é dificil contruir missies pequenos com velicidades hipersonicas e long range,são a versão de exportação dos Zircon russos.
            http://www.navyrecognition.com/index.php?option=com_content&task=view&id=3587

            Os Zircon….são mach 7 range 400km e mais inteligentes que os brahmos II 😀
            kalibr mach 0.9, faze terminal mach 2.6 alcance 2500 KM 😀

            Rui a Russia inventou os misseis 🙂
            Tudo o que seja foguetes é com eles quer seja para aviões, foguetoes misseis…até já manpads teem um misseis termobaricos 😀

            Mas este misseis são para navios, ainda não falamos do torpedo, e míssil, e sei lá mais o que o Shkval.
            Os melhores torpedos americanos viajam a cerca de 200 km/h …este viaja a cerca de 450km/h 😀
            Ḿas é demasiado caro construir e difícil de conseguir, por isso foi posto de lado.
            É chamado de “aircraft carrier killer” porque uma vez lançado mais nada o para, pelos relatos o alvo nem tempo de reacção tem 😀
            OS EUA pediram a Russia para não vender isto a china porque senão eles não podem levar porta aviões pa meter medo á china 😀

            Eles teem tantos outros…é uma loucura e como nos Foguetes espaciais…é uma loucura.

            Este tipo de brinquedos e muitos outros levaram a União Soviética a derreter o império 😀
            Porque eles faziam um, e depois perdia a graça..outro a seguir e por ai fora..acabaram sem guito 😀

            Um dos ultimos atrasos da Rússia em Relação aos EUA, era misseis inteligentes de longo alcance e com capacidade de inteligência artificial própria.
            Apesar de eles sempre terem tido os misseis com maior alcance e performance do mundo, os navais estavam um pouco atrás em inteligência artificial.
            Os lançados de aviões caças também.
            Os lançados de Aviões nucleares…esses sempre estiveram de longe a frente.
            A russia já preencheu a lacuna , mas a longas distancias ainda faltam misseis para os su30 34, e su 35 modernos…eles também teem bombardeiros e esses normalmente são so que transportam esse tipo de misseis..

            Actualmente tem ziliões de p800 oniks, kalibr(que substitui os omiks- 2500 km), Brahmos II, Estão a testar os Zircon, teem os kh101.

            A India irá lançar os brahmos II dos su30 mki e supersukois.
            A india não possui versões kalibr, nem pode devido aos tratados…

  27. Paulo SG says:

    Para aumentar o conhecimento de alguns dos comentadores deste artigo, deixo duas ligações que poderão ser úteis:
    http://expresso.sapo.pt/multimedia/infografia/por-dentro-dos-submarinos-arpao-e-tridente=f602753
    http://www.marinha.pt/centenariosubmarinos/

  28. Sérgio Sodré says:

    Se temos submarinos é para o termos no máximo do seu potencial e não para fingir que os temos… Mísseis. torpedos, antenas… tudo o que for o top da arte… e o resto é conversa…, isto se continuamos a querer ser um país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.