PplWare Mobile

OpenMediaVault: Crie o seu próprio servidor de ficheiros


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

38 Respostas

  1. Cleomar says:

    Muito interessante este serviço, qual é a configuração recomendada para instalação?

  2. Edexote says:

    Dá para ligar a Active Directory?

  3. Andre Alves says:

    Recomendo por o SO num disco SSD ou mecanico
    Nao recomendo de forma nenhuma por numa pen
    tudo o resto é fantastico este sistema! tanto para ambiente domestico ou empresarial

    • Miguel Ribeiro says:

      Funciona lindamente desde que uses o plugin folder2ram.
      Instalei numa pen, queimou passado uma semana.
      Depois de ler um pouco, instalei noutra pen, mas com o folder2ram ligado. Está a correr há mais de 2 anos, sem problemas.

  4. Andre Alves says:

    Nota: quando instalarem num pc, importante desactivar a porta COM na Bios,senao fica blqueado no inicio da instalaçao

  5. O Weirdo says:

    Daria para instalar num Raspberry Pi 3 B? Estou a pensar em comprar um desses e um disco Western Digital Red (para NAS), e uma case de SATA para USB. Funcionaria?

  6. João Ribeiro says:

    Da para instalar num raspberry?
    A minha ideia era ter um servidor de ficheiros e aproveita lo para fazer downloads e conectar câmaras de vigilância definir um limite de armazenamento para o vídeo e ir substituindo as gravações de x em x dias por exemplo…
    Ficará a minha internet muito comprometida? Visto eu jogar online

  7. A. Martins says:

    …já aora uma pergunta de “noob”:
    dá para aceder fora da rede local, via Filezilla, por exêmplo?

  8. A.Martins says:

    Obg. André!! Por acaso não sabes de uma app deste género que funcione em Android??

    • Douglas Ferreira says:

      Não é bem uma App, mas um servidor NAS. Não seria boa ideia você instalar um servidor NAS para fazer backups de seus computador no seu smartphone.

      O sistema foi feito para rodar num computador, mesmo sem monitor/teclado, e acessado pela interface web de outro PC ou smartphone.

      Tem uma versão que roda em Raspberry Pi. Estou pensando até em comprar um para fazer um servidor DLNA (atualmente uso o Serviio quando quero assistir algum filme na TV).

      • A.Martins says:

        Sim eu entendo a ideia, que parece ridícula à partida. Mas trata-se do seguinte: tenho um disco multimédia (antigo) mas com 2 Terabytes. Está ligado via usb a um sistema tipo Raspberry, só que se chama Orange Pi, com software Android (por opção) onde tenho instalado o Kodi. Básicamente o que eu queria era poder aceder via internet doutra casa/morada aos filmes/ficheiros guardados nesse disco. Teria que ser, claro, uma aplicação Android. Alguma ideia???

        • Douglas Ferreira says:

          Se instalar algum serviço como o OwnCloud no OpenMediaVault e o cliente no celular.

          Depois você pode usar algum serviço de DDNS como o No-IP ou o DynDNS e configurar no roteador para aceitar as conexões que vierem de fora da rede. Aí direciona (no roteador) a porta de conexão do servidor OwnCloud para o ip da sua máquina OpemMediaVault.

          A principal questão aí que, quando estiver fora da rede local, vai ter que acessar o servidor pelo endereço criado no DDNS.

    • Andre Alves says:

      e possível por o owncloud configurado, para uso no tlm ou pelo pc!
      apenas configurar o DDNS e a autenticaçao ( tem que ser feito por linha de comandos ) e criar uma certificado!

  9. Douglas Ferreira says:

    Os passos 13 e 14 não são necessários. Dá para acessar a interface pelo nome (http://localhost.localdomain).

    No exemplo da matéria, basta digitar http://Pplware.pplware no navegador, conforme os dados inseridos durante a instalação (passos 4 e 5).

    Acho o OpenMediaVault bem mais simples que o FreeNAS ou o Nas4Free… aliás, desses dois, prefiro o Nas4Free. As versões atuais do FreeNAS ficaram muito pesadas e com interface mais complexa.

    Mas, voltando ao OpenMediaVault, ele tem suporte a raid e já vem com suporte a NFS, FTP e Samba, dentre outros. Além disso, é possível instalar plugins como o MiniDLNA, LDAP, clientes de torrents etc, disponíveis na própria distribuição ou pelo site omv-extras.org.

  10. Nuno Marques says:

    Boa noite.

    Gostaria de saber se é possível ter uma máquina no escritório e uma outra em casa e efetuar a sincronização de dados através da internet.

    Obg

  11. A.Martins says:

    Não sei bem se foi ironia!! Mas só para que conste, tenho um disco USB ( mais propriamente um disco multimedia, versão antiga) com 2 terabytes ligado a um Orange Pi, que funciona em Android (por opção) e onde tenho instalado o Kodi. A ideia era partilhar os filmes em arquivo nesse disco com alguém noutra casa/morada. Obg!!

  12. Paulo Vieira says:

    O ideal era mesmo ter esse mesmo NAS a servir também para uma cloud privada (owncloud ou nextcloud), recorrendo a um disco extra ou uma partição especifica. Já tentei e nunca consegui instalar a parte da cloud.
    Um tutorial também era útil para gente menos experiente. Quanto ao OMV só tenho a dizer maravilhas.

    • Andre Alves says:

      Paulo, eu no inicio tambem nao estava a conseguir configurar, no entanto tem que ser feito dois passos
      1º criar um certificado
      2º via SSH autenticar o nosso ip interno e tambem o de acesso do DDNS para que seja acessivel por rede externa

    • Miguel Ribeiro says:

      Eu instalei o VirtualBox, criei uma maquina virtual com ubuntu, e instalei o owncloud nessa maquina virtual.

  13. Miguel Vieira says:

    Bom dia, já uso a 1 ano sem problemas em raspberry pi 2,
    com ajuda de um blog com um tutorial mais completo deixo aqui o link: http://myhowtosandprojects.blogspot.pt/search?q=OpenMediaVault

    Uso diariamente com os protocolos samba, ftp,bitorrent e muito mais.
    Com ajuda deste link facilmente configuram os vossos servidores OpenMediaVault

  14. Arneiro says:

    se criar uma MV em w10 posso passar depois para um pi3?

    • DOUGLAS FERREIRA says:

      Uma máquina virtual trabalha rodando os códigos diretamente no processador. Assim, uma máquina virtual criada no Windows 10 vai funcionar apenas com sistema compilados para x86.

      Como a arquitetura do Raspberry Pi é sem não será possível executar a VM criada no Windows.

  15. Carlos says:

    Boas.
    Sendo um pouco noob, com esta solução posso disponibilizar um ficheiro Access na rede para os meus colegas e trabalharmos ao mesmo tempo nesse ficheiro, com actualizações em tempo real?

  16. Marco says:

    Instalei e parece muito bom, consome poucos recursos e é intuitivo. Agora é a altura de começarem aparecerem as dúvidas.

  17. WindowsLover says:

    Windows Server é melhor muito mas muito mas mesmo muito melhor ‘-‘ DEBIAN É LIXO LINUX É LIXO LIXO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.