PplWare Mobile

Ransomware Petya! Atenção aos e-mails com um Curriculum Vitae


Autor: Pedro Pinto


  1. Hugo says:

    Secure boot e pronto..

  2. Pedro says:

    Uma das soluções é ter os ficheiros no Dropbox (ou serviços similares) e se os documentos forem encriptados (incluindo os que estão sincronizados no Dropbox) consegue-se rapidamente aceder aos “originais” fazendo um restauro para uma versão anterior desses documentos (a própria Dropbox sugere um contacto para o suporte que eles restaurarão todos os ficheiros para a versão anterior automaticamente).

  3. Dreamliner says:

    Que riso.

    Get a Mac.

  4. Asdrubal says:

    Acho que já me deve ter aparecido algo com currículos, mas mando tudo para spam.
    O que não é esperado, SPAM.

  5. Manoel Filho says:

    Eu sempre aconselho criar um backup dos documentos importantes na nuvem ou em um drive externo, isso evita muita dor de cabeça.

    • Duke says:

      Desde que não tenhas os ficheiros/cloud a sincronizar no PC, ficas seguro. Se tiveres o disco de backup ligado ao computador ou os ficheiros de backup a sincronizar, estes poderão ficar encriptados também.

  6. Redin says:

    Não estava à espera que este tipo de ataques surgissem por email. Incrível.

  7. Kel Cardoso Brasil says:

    Dá-lhe Linux, na casa do pinguim não tem esses problemas. Até porque isso aí é culpa da Microsoft que não investe em segurança do seu sistema operacional (operativo PT).

    • Marco says:

      Claro um user inexperiente recebe um email e clica nele a culpa e da Microsoft lollol vou mandar a conta da luz as respectivas marcas de tvs,frigorifico etc pois fazem o meu contador girar e no final do mês la vem a conta… Na casa do pinguim existe outros problemas vai pra toca mexer no kernel lololo

      • Goncalo says:

        Boa analise e resposta. Alias, um comentario estupido, infantil como o do “Kel Cardoso Brasil” não merece outro tipo de resposta.
        É claramente um leigo na matéria e não faz ideia do que fala.
        Se eu for à Michelin reclamar que os pneus deles causam desgaste nos diversos componentes do meu carro, afinal de contas o carro só anda porque tem pneus, desgasta-se porque anda, logo, provavelmente eles oferecem-me um carro novo. LOL

    • piri_vm says:

      Lol, haver há… E o pior, é que a solução demora mais a sair, visto que há menos utilizadores.

    • Jerônimo de Castro says:

      A adoção do Linux é uma boa alternativa. Embora ransomwares também ataquem este tipo de sistema, o comprometimento só ocorrerá se o usuário fornecer acesso de superusuário. Dá pena ler comentários como o do Marco e Gonçalo, logo se nota que não compreendem nada de T.I. Se a Microsoft não tem nada a ver com a segurança do Windows, qual a razão de disponibilizar atualizações periodicamente? Um sistema só é atacado devido a vulnerabilidades no seu código. Poucos entendem que há muito dinheiro envolvido. Se a Microsoft tapar todos os buracos do seu sistema, ela quebrará as pernas de empresas de segurança que fornecem antivírus.

  8. tiago says:

    Praticamente esse tipo de emails, no meu, vão para spam…

    Mas salta-me aqui uma duvida… na notícia diz que o ficheiro encontra-se na DropBox… esse tipo de sistemas não deveriam ter género de um antivirus, antimalware instalado? É que sinceramente deixar um ficheiro destes numa plataforma dessas… é no minimo mau!

    • Luis Coelho says:

      Na DropBox pode-se alojar o que se quiser. O problema é das pessoas que abrem os ditos ficheiros, ignorando os remetentes do email e nem desconfiam.
      Isso, a par dos esquemas de phishing está a ter o sucesso esperado, devido aos incautos.

      • tiago says:

        Tem uma certa logica aquilo que diz mas no entanto nisto as empresas falham em grande, e digo a DropBox como as outras cloud’s que existem, assim como os email’s… que podiam colocar antivirus, digo eu…

        Mas lá está, isto é como o presidente da Mercedes disse uma vez, acerca dos carros e acidentes… ” os carros ficaram inteligentes, as pessoas não “

  9. David says:

    Este tipo de vírus dá a ganhar muito dinheiro a muitas empresas por isso deixam esse tipo de pragas livres por ai porque até é bem simples saber a fonte dele…

    Abraços.

  10. nt says:

    É nestes casos que as empresas(macro, micro, etc…) deveriam ter um sistema de backups em condições.
    https://www.ixsystems.com/blog/defeating-cryptolocker/

  11. Eu says:

    “Como forma de prevenção, não devem abrir ficheiros desconhecidos que chegam especialmente via e-mail.”
    Talvez não fosse mal pensado indicar por o tipo de ficheiro em causa em vez do título de email, não? *exe, *jpg, *vbs, … (digo eu)

  12. Avelino Tavares says:

    Isso de não abrir emails, etc.. não resolve nada. Tive um caso em que um server2008 foi atacado e até o disco externo que tinha ficado ligado ao servidor foi encriptado…

  13. censo says:

    Mais uma infecção cuja origem é o utilizador desinformado, para não lhe chamar outra coisa. Enfim, so cai mesmo quem quer.

  14. @dg says:

    Bom dia, se o disco estiver particionado todos os ficheiros das partições são encriptados? Ou apenas os ficheiros que estão na partição do sistema operativo?

    Cumprs,

  15. Paulo Leite says:

    O melhor antivírus está entre o teclado e a cadeira…

  16. irlm says:

    é tudo uma questão de Marketing para vender a sardinha, kaspersky, gdata, mcafee, norton…

  17. Avelino Tavares says:

    Nenhuma ferramenta consegue recuperar estes ransomwares. Apanhando o malware, esqueçam, não recuperam nada. Mesmo pagando o resgate não sei se conseguem, e normalmente só tem 24 horas para responder ao resgate. A partir daí o email disponibilizado para pagamento do resgate, “desaparece”… Falo por experiencia própria…

  18. censo says:

    Continuo sem perceber como muita gente cai nestas armadilhas. Será porque clicam indiscriminadamente em tudo o que lhes aparece à frente ? Dizem sim a tudo ? O que fazem ? É que esta “infeção” só entra por culpa do utilizador. Sinceramente tenho mesmo muita dificuldade em compreender.

  19. Lucio says:

    Olhe, acho que vou fazer muito dinheiro recuperando HDs

  20. m4x says:

    As pessoas têm de começar a aprender é o que é um .exe para não serem ignorantes ao ponto de abrirem um quando diz que é algo como um currículo…. omfg… um currículo em exe… sim claro, só se for um currículo para um trabalho de programação e nem isso porque depois ninguém o abria….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.