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Portugal: Nova lei das comunicações entra hoje em vigor

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Marco says:

    Seja como for as operadoras não estão para perder dinheiro … e uma vez que agem em cartel … é fácil prever que as “ofertas” sem fidelização implicarão altos custos …

    Anacom … para que serve ?

    • Daiquiri says:

      Para nada. Não encontrei ainda um exemplo da utilidade da ANACOM.

    • Ismael Guimarães says:

      Marco, não me parece que haja “cartel” quando temos uma oferta da Vodafone que em tudo muito mais baixa que as ofertas da concorrência NOS e MEO.

      O único problema da Vodafone está no serviço Mobile em que aí sim eles têm preços bastante altos e não têm a mesma oferta que a concorrência. Se estivessem a trabalhar em “cartel” teriam uma oferta semelhante aos concorrentes.

    • fr says:

      Anacom serve para dar emprego a amigos. É como a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) que serve para evitar situações tipo BES, BANIF. É para os amigos, dedicam-se a fingir que servem para alguma coisa. Normalmente até servem para o contrário do que dizem LOL.

    • APereira says:

      Mas alguém no seu perfeito juizo iria pensar que uma empresa iria passar a ter prejuizo para prestar um servico a um cliente?

      Epah…dá-te por contente por elas terem lucro, se nao fechavam e depois queria ver onde irias pedir servico de Internet, telefone e TV.

      Falam mas é de barriga cheia…

      • frigo says:

        este argumento de “se não fechavam” é velho e uma mentira, Se a qualquer uma da empresas a trabalhar em portugal fecha-se, outra qualquer vira em seu lugar e preencheria o mercado, se as pessoas quiserem “servico de Internet, telefone e TV” alguém lhes arranjava o serviço.

    • Vitor says:

      Acho piada ver aqui tanta gente a defender as operadoras, que, coitadinhas só ganham alguns milhõeszitos. Sabem porque é que uma worten vos dá uma TV ou telemóvel na aquisição de um pacote dos operadores!? Porque as comissões são absurdas. Quem paga!? Nós.
      As infraestruturas, equipamentos, mão de obra… custa muito dinheiro!! Normal, em todos os negócios isso acontece, quer seja desta dimensão ou menor e… pasmem-se… sem fidelização.
      Eu também tenho um negócio e era giro só ter 2/3 concorrentes e fidelizar os meus clientes por 2 anos. Estava descanssadissimo que nunca havia hipótese de correr mal, mas como não é, tenho que batalhar pela satisfação dos meus clientes para eles não irem para outro lado e me recomendar a possíveis futuros clientes. É vida. 🙁
      O real problema para eles é que se não tiverem fidelização, terão que fazer pela vida como qualquer outro negócio existente no mundo. Tratar bem o cliente e prestar-lhe o melhor serviço possível para que ele não mude. Actualmente estão no céu. O cliente fica agarrado (qual toxicodependente) durante 2 anos quer eles se comportem bem ou não (porque mudar para outra não muda nada, tudo igual quando sabem que o cliente não pode sair).
      Esta é que é a realidade das fidelizações.

  2. R!cardo says:

    Resumidamente, ficou tudo igual.

  3. Simão Sá says:

    Isso é tudo muito bonito, mas um contrato sem fidelização fica caríssimo..
    Se por um lado podemos rescindir o contrato sem custos, por outro a mensalidade é bem mais alta. As operadoras nacionais praticam preços exagerados e não pensem que vai baixar nos próximos anos.

    • Miguel says:

      Simão, antes de escreveres faz uma pesquisa … ou seja vai pesquisar a orange frança e espanha e compara com os nossos da NOS por exemplo, e até te digo mais, são bem poucos aquelas pessoas que usufruem dos serviços pelos preços registados nos sites, porque muitos acabam por aderir a campanhas (preços mais baixos).

      Queres mais? vê a fatura que tens em casa, deste mes, e a fatura do teu serviço que tinhas a dois anos atrás… das duas uma, ou quiseste aderir a serviços que na altura achaste que te dariam jeito (como a box de gravação automatica, e não te esqueças que a evolução tem um custo), ou mantiveste tudo aquilo que tinhas até à altura e aceitaste uma redução de preço. Agora não venhas dizer que os preços dos tarifários não baixam.

      Já agora, a única operadora que faz preços de mensalidades fixas sem fidelização é a cabovisão, aí concordo que são valores exorbitantes, já as restantes NOS MEO e Vodafone tem todas contratos com uma fidelização de 24 meses e que mediante o pagamento de 300€ ao longo do primeiro ano e 150€ no segundo ano, podem ser rescisdidos.
      Sempre que se coloca um serviço novo em casa, a operadora também tem custos (comerciais técnicos, equipamentos, montagem exterior, etc.), e a verdade é que a partir de 5 ou 6 meses é que tem lucro.
      Tendo em conta as “ofertas” que são adquiridas pelo cliente, no caso das fidelizações apenas acho que deveriam ser de menos tempo na adesão, e ainda menos tempo nas renegociações.

      • Me says:

        Esqueces-te que a maior parte dos custos são fixos, havendo ou não clientes, eventualmente o lucro será é menor.
        Mas este lucro menor (Milhões), ainda dá para pagar a CR7’s e muitos mais. Por isso não tenhas pena deles e não faças referência aos seus custos que são inerentes à sua actividade como de qualquer outra empresa.
        O que se passa realmente é que o Zé Povinho está de volta e a ser espezinhado, sem capacidade para acompanhar esta ganância das operadoras. Os políticos não vêem isto porque o que não lhes falta é dinheiro, e isto para eles são trocos, nem se apercebem.

      • Khidreal says:

        a operadora tem custos?? os gajos que montam as cenas são da PT telecomunicações, tenhas serviço MEO, vodafone ou NOS… aquele trabalho que te fazem em casa (que dantes cobravam 80€) até eu o faço em casa… a Box da meo funciona a Carvão, às vezes demora anos a abrir o menu, para não falar da barulheira que aquilo faz… o router que a MEO te instala em casa custa 20€, e se pedires telefone pagas 20€ (compras um telefone por 10 na radio popular), para não falar que se entregares a box e o router quando rescindires o contrato, esses aparelhos são revisados e postos dentro de caixas outra vez, para poderem ser usados novamente… eu bem vejo isso pelo meu router, ele tem umas marcas na lateral que indicam que não é novo (apesar de já ter vindo embalado como se fosse)…
        eles lucram apartir da tua primeira mensalidade mas é….

        • Marco says:

          a box e o router n sao teus, são alugados, por isso é normal eles serem reciclados para outros.

          • Khidreal says:

            sim mas podes pagar por ela se quiseres… a questão que aqui até se põe, é que eles nem manutenção fazem aos aparelhos, o meu router está todo riscado na lateral… isso é o que mais incomoda, nem é a parte de ser usado… de certeza que se eu pesquisar o numero de serie do router ainda descubro que tem 3 ou 4 anos LOL… melhor nem pesquisar ^^

      • Ismael Guimarães says:

        Miguel, a fidelização no ato da primeira instalação faz todo o sentido porém no ato da renegociação já não faz a não ser que estejamos perante um contrato em que o preço é reduzido em períodos de fidelização.

        A Vodafone, por exemplo, tem um preço que é reduzido para 2 anos de fidelização mas indica o preço real no fim da fidelização. Eu acredito que irei receber uma chamada da Vodafone quando estiver para terminar o período de fidelização para saber se irei querer renovar a fidelização mantendo o preço ou se irei querer que a minha fatura mensal suba.

        Isso foi uma ação muito inteligente por parte da Vodafone pois todos vão querer renovar a fidelização e, com o tempo, vão aumentando o número de clientes pois a nível de Fibra, têm os melhores preços do mercado.

      • edilsonsilva says:

        Porque fidelização na renovação, os equipamento ja foram instalados antes.

  4. KURT says:

    Let’s Get Ready To Ruumbleeeeee!

  5. Me says:

    Vou repetir um comentário, mas não posso deixar de o dizer também, ” ficou tudo igual”.
    Já agora, que eu já tenha constatado, tanto a MEO como a Vodafone (a NOS, não sei)., passaram a aplicar uma taxa, pelo menos em alguns tarifários de:
    Vodafone – De 60 em 60 dias um €1,50, quer haja comunicações ou não !!!
    Meo – De 30 em 30 dias um €1,80 (este tarifário chamado sem carregamentos obrigatórios implica por mês uma facturação de €9,90, não cumulativa com os meses seguintes)
    Posto isto só quero focar este ponto, quem ainda se lembra dos tempos da TLP, Portugal Telecom, nos telefones fixos, com uma assinatura mensal de X valor, que depois se viram obrigados a pôr termo quando apareceram os telemóveis (quantas chamadas recebi, para manter o meu telefone fixo, sem assinatura).
    Ora o que me quer parecer é que esses tempos estão a voltar, porque esta tal taxa ou seja lá o que for, mais não passa de uma assinatura mensal, bimensal !! Isto é puro oligopólio, não é democracia, não é livre concorrência. Quem nos garante que amanhã, não serão €2,00, depois €2,50 …
    Valha-nos Deus, ou a inteligência superior que governa este mundo.

    • Rui Pedro says:

      Tenho um cartão MEO há cerca de 15 anos. Coloquei tarifário sem carregamentos obrigatórios porque usava pouco o nr. Uns meses mais tarde recebi um sms com a famosa taxa de 1€ pra manutenção do cartão. A ultima sms que recebi a avisar da taxa já era 1.50€.
      Andam a aprender com os bancos a aplicar taxas de manutenção?
      Já o tiraram todo de uma vez.
      Resultado, nunca mais carreguei o cartão e perderam um cliente com 15 anos.

  6. Carlos Franco says:

    Guardar “durante o período de vigência do contrato”, mesmo sem contrato tem de guardar qualquer chamada grava seja para suporte/reclamação ou contratação de alguma coisa durante 5 anos, por isso não estou a perceber isto de guardar “durante o período de vigência do contrato” não é nenhuma vitoria.

    • Brito says:

      Em que te baseias para dizer que tem de ser guardado durante 5anos?

    • K says:

      Mais importante que isso é a parte em que eles tem que fornecer a chamada se solicitado. Tanto quanto eu sei, até aqui até te diziam que não tem acesso as chamadas gravadas para te chutar para canto. É por isso que eu gravo todas as chamadas que faço para esses gajos. Pode não servir para puto em termos judiciais e até já me disseram que é ilegal, mas não quero saber, assim sei o que me foi dito e sei o que lhes disse à 1 ou 2 anos atrás.

  7. francisco says:

    Ha ai uns tantos que devem é querer uma mensalidade zero sem contratro permanência

    • Khidreal says:

      é complicado estar num contrato de 24meses, o mundo do trabalho está cada vez mais competitivo, quem te diz que amanha te despedem, não tens ordenado agora, como é que pagas esse dinheiro da fidelização? vais vender o corpo?

      • JJ says:

        Não sei como funciona todo o processo, mas em casos de desemprego é possível solicitar o cancelamento desses contratos, como uma declaração qualquer da Segurança Social.

        • Khidreal says:

          é possivel sim, fazem-te um novo contrato a pagares menos, com menos serviços e pagas uma taxa a mais… é o mais provavel que aconteça…

      • APereira says:

        Ao invés de contratares um servico com internet a 1500mb, 3000canais de TV e telefone, contratas o servico que efetivamente precisas e nao aquele que queres porque é fixe mas na verdade nao usas a 10%.

        Depois caso venhas a ficar desempregado (espero que nunca o fiques), já tens uma mensalidade mais baixa para pagar no caso de eles te quererem obrigar a cumprir a fidelizacao 😉

        • Khidreal says:

          imagina que fulano X recebe 600€ mensais. 200€ para a casa, 150 para o seu carro semi-novo já que não pode comprar novo, 100 para eletricidade e água… 450€… + 30€ do pacote (que não se arranja mais barato) dá 480€ mensais em despesas, ficando 120€ para comida e vicios. se o fulano X perde o emprego, fica a ganhar o ordenado minimo, que será de 550€ se não estou em erro. se ele só fica com 120 com o seu trabalho, agora que recebe -50€, fica apenas com 70€ para comida e vicios. 70€ não chega para comer durante todo o mês. o que é que fulano X faz? deixa de pagar o pacote, já que a casa precisa dela pra dormir e o carro para se deslocar. conclusão: por causa de uma fidelização, agora tem de pagar a um advogado (onde possivelmente ou lhe ficará a dever, ou pede um emprestimo ao banco, já que o advogado do estado não irá fazer nada), custas com tribunais possivelmente, e o mais provavel é que aconteçam 2 situações: fica a pagar uns 15€ mensalmente com uma taxa de juros elevadissima, ou lhe hipotecam algum bem…

  8. José Rodrigues says:

    É algo difícil mudar. Para ter uma boa estratégia era em massa ninguém aderir a estes serviços. Ias ver que mudavam logo de políticas. Mas políticas justas e não como estas. Como por exemplo a fidelização de 24 meses deveria ser 12 meses.

  9. onz says:

    ninguém da nada a ninguém. percebem isso de uma vez

    • David says:

      Tu é que tens de perceber que o teu comentário é simplesmente idiota! Ninguém está a pedir nada de borla. O que pedimos como consumidores é que a ANACOM regule com isenção e eficazmente e que as operadoras tenham uma postura ética perante os seus clientes.

      O teu comentário nada acrescenta à discussão!

  10. KIKO says:

    mais uma lei para a confusão num pais tão pequeno, só leis e mais leis, mas nos consumidores não conseguimos fugir delas, agora as operadoras são sempre a mesma coisa, quem ira beneficiar desta lei da treta? Vamos ver…. tanta coisa para acabarem com as fidelizações, não vejo nenhuma alteração relevante. PARA MIM ISTO É UMA TANGA DA TRETA. O que eu vejo é a malta a ligar para o apoio da linha a perguntar sobre esta lei e pimba paga a chamada para nada, mais uma maneira de sacar uns milhares ao utilizadores PIMBA INCHA NABO.

  11. Pedro says:

    Da, se conseguires comprovar utilidade, a FCCN instala Eduroam em tua casa grátis para sempre.
    ou prescinde da televisao e liga um predio todo a mesma net de 200mb

  12. Joaquim says:

    Um pequeno passo para o lado, não para a frente..
    Gostava de ver um dia ver essas fidelizações aplicadas aos contratos de trabalho em Portugal mas principalmente nas empresas de telecomunicações onde são tão precisas até ao ultimo dia de contrato aos clientes algo que não acontece aos seus trabalhadores.
    Empresas que tem lucros de milhões que subcontratam empresas e onde essas empresas exploram as pessoas, onde as pessoas tem que andar a correr o dia todo e se no caso de cometerem um pequeno erro têm coimas mais altas que todos os serviços feitos nesses dia. Em conclusão andam a pagar para trabalhar, para depois se investir milhões no futebol.

  13. Jacinto says:

    Nem andam os operadores aqui para perder dinheiro, nem os clientes. A questão aqui é apenas abrir os horizontes (isto válido para ambos os lados). Do nosso lado, temos que ver que o operador não é só um Router e Box, há toda uma rede de tecnologia de transmissão, TI, direitos, desenvolvimento e humana (ya.. existe mesmo muito mais coisas fora da nossa casa para termos o que temos). Do lado do operador há que haver sensibilidade ao estado do pais e talvez criar ofertas mais simpáticas(quem puder ter um desportivo tem, quem não puder ao menos que possa ter um citadino) até digo pacotes à medida onde por ex: escolho debito (digo isto na fibra porque o ADSL/Cobre.. good luck) ou até o meu Router.

  14. ISP - Inácio Sem Princípios says:

    Algo de muito errado se passa num mundo em que as pessoas, alegadamente em democracia, se deixam explorar assim:
    – contratos de trabalho = 6 meses, ou recibos verdes à jorna
    – contratos de serviços = 24 meses, para salvaguardar interesses das empresas

    Eu sou cliente MEO há 8 anos, mas sempre que acabam os 24 meses, ou adiro à re-fidelização por mais 24 meses, ou, se escolher fica NA MESMA mas sem re-fidelizar, pago +10 €/mês na mensalidade que é para aprender a lição…

    Já para não falar da mensalidade do aluguer das BOX que sou obrigado a pagar mensalmente. Se tivesse opção para comprar, COMO QUERIA, já tinha poupado muito dinheiro!

    FILHOS DA PU…

    E agora que o problema da fidelização poderia ter sido resolvido, os senhores deputados disseram que não, que acabar com os 24 meses seria prejudicial… prejudicial para quem? Foram PS e PSD quem fez isto, eu não esqueço!!!

    • darkvoid says:

      Pagas mais 10€ por mês para ficar na mesma na MEO quando acaba a fidelização?!
      Eu tenho ZON/NOS há quase 15 anos e sempre que acaba a fidelização se não quiser refidelizar não pago mais nada! Era o que faltava!

  15. john says:

    Eu ainda sou do tempo em que se pagava 30€ por uma internet de 2Mbit/s….
    Agora pago 26€ com TV+Net+Voz ! só falta ser de borla.

    As pessoas que leiam as letrinhas pequeninas. Gostam de pensar que as operadoras são cheques de 150€ para telemóveis sem contrapartidas.

    Enfim, mais do mesmo.

    • Drak says:

      Escolhem operadoras caras a Vodafone oferece um serviço TV+NET+ TELEFONE FIXO por 26.90€ e muitos anda a pagar nas outras preços a triplicar depois queixam-se a Vodafone foi que revolucionou os preços senão andávamos a pagar pelo mesmo serviço mas outras operadoras 50 ou 60 e tal euros ou mais
      Agora onde passa a Vodafone as outras já equivalem os preços senão passas a pagar mais e é se queres.
      E o melhor serviço de fibra é o da Vodafone com o prémio da melhor rede de fibra da Europa e de telemóvel também é a melhor estudo da deco https://goo.gl/photos/rn2YMd4kQPhYNREC9 com base em testes às várias operadoras de Portugal e a Vodafone ganhou em quase todo o território nacional e onde não ganhou apresenta sempre uma velocidade razoável. Fica a dica

      • Joao says:

        A vodafone é boa apenas em sitios em que há. Eu vivo no litoral, numa aldeia onde não há fibra e só há ADSL em condições mas só da Meo . A vodafone não tem qualquer serviço fixo nem de ADSL (nem mesmo net ADSL). Quando muito tem o 4g fixo mas não sei preços nem o sinal. Sei q o sinal 4g da NOS nalguns sitios nem 1Mbps dá. A MEO dá uns 11 12Mbps o q não é mau mas obriga a ter de ter TV Satélite o o preço ao fim de um ano fica 10 mais caro.

  16. Ze Sousa says:

    isto continua a ser uma anedota, exemplo da minha irmã que mudou de casa agora, tinha meo fibra na sua casa e a nova casa que fica a 1 uma de distancia a MEO só tem satélite, e ainda tem 8 meses de contrato a cumprir, opções que a MEO deu mesmo depois de muita reclamação….
    obrigatório fazer novo contrato na nova casa e fidelização por +2 anos a um serviço bastante inferior satelite… neste pais uma pessoa para mudar de casa não pode ter fidelização de operadora ou é sempre lixado… tentamos cancelar contrato porque o cliente não tem culpa que uma rua ao lado a operadora não investiu na tecnologia mas não deixam, tentamos pagar a instalação do outro lado e manter o serviço até cessar o contrato mas também não…. mas o que é isto um cliente é obrigadora fazer um downgrade e +2 anos de contrato porque a operadora nao tem a tecnologia na outra casa… resumindo vai pagar os meses restantes na casa anterior não morando lá… (tambem disseram que podia pagar tudo antecipado sem pagar iva mas depois na loja já havia iva enfim…) e aderiu a NOS na nova residência ao pacote mais barato pois a NOS tem ftth e mesmo que fosse coaxial ao menos tinha tv em toda a casa… enfim… ridículo! isto dos contrato sem fidelização é atirar areia para os olhos dos clientes pois esses contratos vai ser mais caros…

  17. Marco says:

    Dá sempre para quebrar os contratos, tem é de se usar e muito o livro de reclamações. Reclamem umas poucas vezes da lentidão do serviço, disto e daquilo e ao fim de umas 3 ou 4 reclamações reclamem que querem acabar o contrato …

    Ou então arranjem modo de “mudar” para uma morada onde a operadora não vos consiga fornecer o serviço em condições, livro de reclamações pra cima e voilá …

    Baseado em casos práticos e não do diz que ouvi.

    • Ze Sousa says:

      pois mas eles alegam que o contrato esta feito aquela morada e se o cliente quer mudar tem que se sujeitar ao que a operadora tem la, nem livro nem anacom nada resolveu para cancelarem o contrato, pesquisei online varias queixas e como resolveram e tentei de tudo e nada…

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