PplWare Mobile

NOS tem 10 milhões de euros para Investigação no 5G


Autor: Pedro Pinto


  1. acs says:

    Caguem no 5G. É um flop. Basta estar de costas para a antena que o sinal fica bem mais fraco. Vamos precisar de ter 1 antena por predio e pessoal que vive fora da cidade é para esquecer a não ser que cada lampeão tenha uma antena. Um pesadelo de manutenção para o ganho que teremos. Invistam noutros lados como incriptação e largura de banda.

    • Vascoace says:

      Sabes do que falas?

    • CJ22 says:

      Tu calado eras poeta. Tamanho disparate que disseste. Devias informar-te melhor primeiro.
      O 5g terá uma gama de frequencias muito grande. A gama de alta frequencia, erá a de maior potência mas não tem capacidade de penetração de edificios. Depois há a média gama e as de baixa frequencia, que terão a mesma frequencia que é atualmente usada pelo TDT. (O TDT irá mudar de frenquencia no próximo ano para libertar esse espectro de rede para o 5G, porque é obrigatório na europa usar essa gama de frequencia no 5G.) Essas ondas de baixa frequencia terão uma capacidade de penetração em edificios e de viajar vários kilómetros. Tal como há atualmente TDT nas aldeias, obviamente que também haverá 5G.

      • Miguel Costa says:

        As gamas não importam… poeta.
        O que interessa é a capacidade de emissão/recepção de cada antena. Uma antena de 4G precisa de 160w para cobrir 1000m2. Uma antena 5G precisa de 940w para cobrir a mesma área. Pela simples razão que precisa de aumentar a potência de captação.
        Sim, não vai acontecer em 90% dos locais, tal como, ainda hoje, o 4G chega com potência de 3G à mais de 50% do país. Pela simples razão que as operadoras vão concentrar os serviços onde há mais clientes (grandes cidades) que paguem 50 euro mensais, para usar o 5G.

        • Técnico Meo says:

          Sim, interessam. VHF tem um alcance maior e menor capacidade de TX de dados no mesmo tempo que o UHF , mas uma capacidade de penetração / refracção diferente de UHF. E na medida que se sobre na frequência , o comportamento de alcance / penetração / refracção altera. Podemos ter o 5G nos 700 mhz ( uhf) com mais alcance e penetração mas com menos débito de dados no mesmo tempo e largura de banda do que 5g acima dos 20 ghz.

          Acerca do que disse ” de aumentar a potência de captação “, ou é disparate ou não se soube explicar. Captação , ou recepção de sinal está sempre associado á eficiência dos elementos de escuta, a optimização das antenas. Potência de captação não é uma medida de potência, mas sim de optimização dos elementos e circuitos radiantes. Para melhorar a ” escuta “, em frequências muito altas, os elementos para serem mais eficientes, a tendência é os elementos físicos de escuta serem mais direccionais do que omnidirecionais, o que dificulta a implementação e quadruplica o investimento.

    • Diego says:

      Me procure e vamos mudar isso passando para Vodafone fibra, Facebook add Diego Portuga. Tem uma foto da Vodafone

  2. rikardo pereira says:

    pegar em metade desse dinheiro e fazer um upgrade nas antenas do 4g em zonas que com 10 pessoas ligadas ja nao aguenta..

    • Miguel Costa says:

      Não lhe digas isso… há quase 3 milhões de portugueses a pagar 20-30 euros mensais para terem 4G e a capacidade que usam é a de 2.5G. O mesmo se passa na fibra, onde pagam 120 euros, mensais, por 600mbs e estão a usar 20mbs. Mas, ficam todos contentes porque terem um “serviço muito superior aos outros”.

  3. Pedro says:

    Tem? Ou 3×9=27

  4. João Santos says:

    E tudo relativo. Acho que deviam também de alargar a cobertura de fibra verdadeira a velocidades a sério ara zonas que ainda não têm. Eu por exemplo não tenho fibra mas se quiser só tenho meo mesmo que queria outra operadora não tenho hipótese. Façam isso e invistam a sério também no 5g e a vossa reputação vai crescer

  5. Miguel says:

    Enquanto a América não dizer amém o governo tuga ajoelhado trava todo o processo.

  6. Woot! says:

    Paguem mas é as TVs que as vossas boxes defeituosas andam a estragar.

  7. sakura says:

    “Vamos precisar de ter 1 antena por predio” Ou 1 carro 1 router, ou o teu smartphone.
    5G é isso, a partilha de dados!! Para net o 4G chega e sobra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.