Quantcast
PplWare Mobile

Marrocos vai instalar um dos cabos submarinos mais longos do mundo para enviar eletricidade

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Jane Doe says:

    O tiro saiu pela culatra ao Putin…

  2. Enfim says:

    Na minha opinião é uma absoluta estupidez.
    Faria mais sentido um cabo menor que ligasse à rede europeia e a partir daí fornecer eletricidade ao Reino Unido. Mais barato, menos tendente a falhas e coerente com o sistema já existente.
    Alguém vai torrar dinheiro desnecessáriamente.

    • Honorato says:

      Ligava a Portugal ou a Espanha e depois ligava ao UK

    • Louro says:

      Considerando as politicas da EU depois iriam querer vender a energia ao triplo daquilo que compraram e ainda faziam meia duzia de exgencias para tentar fazer do Reino Unido um exemplo para outros paíes que possam sonhar em sair da “uniao”.

    • Blackbit says:

      Dessa forma o UK não fica dependente de terceiros, é um negócio entre eles e Marrocos, sem intermediarios no meio.

      • Rui Machado says:

        E como fica independente de terceiros se o cao passa nas costas Portuguesas, Espanhola e Francesa? Que eu saiba não passa em aguas internacionais e como Portugues espero que o estado portugues receba a sua parte pelo “aluguer” do espaço….

  3. Etc says:

    Aproveitar este cabo e passar um para a ilha da Madeira era uma coisa extraordinária, mas nunca vão fazer isso

  4. Tuga says:

    Gostaria de saber qual é a contrapartida que portugal ganha ao deixar passar o cabo em território português.

  5. Joao Ptt says:

    São inteligentes, estão a arranjar um circuito alternativo à rede europeia. Se houver guerra na Europa de forma mais generalizada, têm mais hipótese de manter a energia eléctrica a funcionar neste circuito alternativo.

    Só é estranho não estarem a construir centrais de produção de energia eléctrica no Reino Unido, em vez de gastar todo este dinheiro em uma linha para ficarem dependentes de Marrocos… mas eles lá sabem.

    • Louro says:

      O UK é relativamente auto-suficiente no que diz respeito a energia e existem projectos para que seja totalmente, no entanto importar energia de países onde ela seja mais barata para depois exportar a sua é uma técnica de vendas e uma forma de fazer lucro.

  6. Anh says:

    Os europeus não aprendem ! isto vai ser contruído no território do Sahara. Mais um projeto europeu que so vai servir para fazer pressão as posições politicas deste território.

  7. Sérgio says:

    Devemos cobrar pela passagem do cabo pelas nossas aguas.

  8. Manuel Lima says:

    Apenas e só a transferência da dependência. Não dá para entender os loirinhos.

  9. Nelson Alverca says:

    Que tal começar a colocar painéis do Alentejo até ao Algarve turbinas aéolicas em toda a costa litoral Portuguesa e aproveitar a energia das ondas da Nazaré e já agora colocarem-me como ministro dos recursos energéticos que faria deste país um dos mais ricos da Europa.
    Santa Corrupção este País e não Santa Ignorância.

  10. Nuno Leal says:

    Este cabo é em DC.
    A rede europeia existente, pelo conhecimento que tenho, é toda em AC.

  11. deeppurple says:

    Os fabricantes de calha técnica estão pior que estragados com esta notícia.

  12. Whatever Wherever says:

    Menos preocupação com questoes ambientais.

  13. VLB says:

    Fica em falta a informação de quanto Portugal vai lucrar com a utilização da sua área económica exclusiva!

  14. Miguel says:

    Considerando a longa distância, é uma perda energética constante. E tendo em conta o avultado custo de instalação, presumo que irá provocar um aumento do custo energético.

  15. Sergio says:

    No meio disto destaco o investimento de Marrocos na maior central de energia solar do mundo, um país com disparidades tão grandes e consegue ter o olho bem no futuro.
    Portugal que será provavelmente o país da Europa com mais exposição solar pouco quer saber se seria benéfico fazer algo semelhante.

  16. Só observo says:

    Que estúpidez , e quando for para fazer manutenção ao cabo ? Lá vai mais meia tonelada de tóxica para o oceano?.. ainda por cima passa por Portugal são uns burros esse governo , enquanto a descarga elétrica dentro de água espero bem que esteja esses cromos na praia , na água .. pode ser que deixem de inventar ..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.