PplWare Mobile

Haverá segurança (informática) na nova geração de veículos ?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Ricardo P says:

    Há tanta segurança nos veículos como nas Smart TV’s, Smart Phones, dispositivos móveis avulso: muito pouca.
    Temos uma agravante, agora estes equipamentos estão ligados a uma máquina (carro) mecânica. Isto pode ser um problema, se o sistema de direcção (e/ou outros) forem passíveis de serem controlados por estes dispositivos temos um problema de segurança a outro nível (que é óbvio demais para o ter de explicar).

    • Roberto says:

      Eu penso que não está conectado com o carro em si ( motor, direção) por isso não a muito a temer, até que o problema seria no telemóvel, visto que tem de ser o telemóvel a estar conectado ao carro

      • K0izo says:

        Óbvio que vai estar ligado à centralina do carro, que está por sua vez está ligada mecanicamente às funções do veículo. Daqui a uns 5/10 anos garanto-lhe que vão aparecer noticias frequentes como estas:

        “Automóvel controlado por hackers provoca grave acidente com mais de 20 mortos”

        “É possível controlar remotamente os travões e direcção do seu veículo, saiba como.”

        “Marcas de automóveis espiam dados do seu veiculo e fornecem a clientes externos para fins de Marketing”

        As possibilidades nisto são quase infinitas…

        • Benchmark do iPhone 5 says:

          Óbvio porquê? Do que se sabe do CarPlay e do Android Auto, viste alguma indicação, nesse sentido?

          Do que conheço não há nada que que leve a dizer que vai estar ligado à centralina do carro. É um ecrã secundário para o smartphone e, ao mesmo tempo, permite interagir com ele para algumas funções/apps. Não é mais do que isso. Não é preciso 5 anos para todos os carros terem um dispositivo desses. Como é que as marcas vão gerir a instalação dos equipamentos – dedicados só a uma marca/SO, ou multi-plataforma, é que é a questão.

          • Bruno says:

            Isto já acontece hoje em dia.
            Isso já foi demonstrado numa conferência de segurança em que fizeram uma demonstração disso mesmo:
            O passageiro no banco de trás é que controlava os travões do carro e o condutor não conseguia fazer nada para o contrariar.
            Procurem na ARS técnica, eles têm lá um artigo sobre isso ( um dos reportes serviu como cobaia conduzindo o carro na demonstração).

            As potencialidades de major fu..kup são imensas.

            É claro q isto era software de fabricantes automóveis e espero que os gigantes como a Apple e a Google façam um trabalho melhor, mas o potencial continua lá…

        • B says:

          Eu axo e k qualquer dia não podemos fazer nada, k nos espiam e sabem tudo da nossa vida, ou seja, não haverá privacidade… se e k ainda exista alguma, hoje em dia… mas por outro lado, axo bem inovarem

  2. Luis Silva says:

    A evolução das técnologias tem sempre seja em que ramo for este problema da segurança, então quanto mais mecanizado por um sistema informático é mais se pode tornar problemático. Vamos esperaro que estes novos sistemas nformáticos para carros vai trazer de bom e de mau.

  3. João says:

    De uma coisa tenho eu a certeza, o número de acidentes vai aumentar consideravelmente devido à distração com estes sistemas. Até vou mais longe, a União Europeia devia legislar para que estes mesmos sistemas, com ecrã táctil, sejam obrigados a estar desactivados durante a condução. Possibilitando apenas serem comandados por voz durante a condução.
    Se escrever SMS durante a condução é perigoso e dá multa, o mesmo deve acontecer com os ecra tactil dos carros.

  4. VC says:

    https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xpa1/t1.0-9/1625560_707237585975886_137460213_n.jpg

    Com esta placa, com custo associado de 15€, emite um pulso magnetico e abre os carros novos… segurança?… lol

  5. Epá says:

    A bateria (com 3 anos) da carroça pirou de um minuto para o outro. A partir daí nada funcionava no carro, nem com outro carro a fornecer energia! Ignição, direcção, fechos de portas, piscas, luzes, etc foi um ar que lhe deu. Ena pá, então a direcção pesava toneladas!
    Se uns artistas apanharem a configuração do “bogas”, a macacada tem lixadela garantida!? Com este “foi-se” marcharam para aíííí uns 250 euros!…

  6. AMC says:

    artigo traduzido de outro lado ? Não me parece bem …..

  7. Blasterjack says:

    “Via kaspersky” A tal kaspersky que me bloqueia a net xD Tenho desligar o AV para conseguir abrir uma pagina,e ja confirmei, tenho o firefox confiavel na firewall e controlo de aplicações do kis -.-‘

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.