PplWare Mobile

Há novos sinais de trânsito! Entram em vigor dia 20 de abril

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. PoPeY says:

    Os sinais já estão expostos em todo o lado. Mas infelizmente ai não percebi o que significam. Sobretudo o “VC” e o zona ZER…

  2. ElectroescadaS says:

    Já saquei os PDFs para ir lendo…

  3. Ruben says:

    A serio? Lince ibérico? E como condutor que manobra devo fazer caso veja um?? ahaha
    Via prioritária para quem vai acompanhado também parece justo. Se se lixem os solteiros 😛

    • Justino, o Justo says:

      Caso vejas um lince ibérico, faces o mesmo caso vejas o sinal referente a animais ou animais selvagens ou a crianças ou pessoas idosas. Assim espero. Já os solteiros, que dizer…olha resolve isso. Mas é um sinal ridículo. A taxa de ocupação deveria ser 4 ou mais e não 2 ou mais.

    • Woot! says:

      O objetivo desse sinal é fazeres car-sharing com os teus colegas de trabalho ou com quem quer que seja p/ o teu local de destino.

  4. Woot! says:

    E onde está o sinal a dizer que é obrigatório o uso de mascara em espaços publicos fechados?

  5. rikardo pereira says:

    faltam aí 2 e os mais importante de todos
    DAR O PISCA CRLH
    LIGAR AS LUZES QUANDO CHOVE E/OU ESTÁ NEVOEIRO CRLH

    o resto nao fazem fala para nada

    • JL says:

      Essa é a prova que afinal não existe caça à multa. lol

    • fak says:

      Rikardo Pereira

      quanto à chuva/nevoeiro, a regra é que deves ligar as luzes sempre que não haja visibilidade suficiente, não é uma regra muito restritiva como por exemplo proibido circular a mais de 50.
      com isto quero dizer que a policia de modo geral não te vai fazer nada porque o que é baixa visibilidade para eles, pode não ser para o condutor, só te multam em casos extremos, tipo quando é evidente que não consegues ver a pelo menos 100m e os outros não te vêm a pelo menos 100m.
      esta regra da visibilidade parece simples, mas não é, por fora é um quadrado, mas por dentro é um cubo e vai sempre depender do julgamento do policia e não da regra do codigo da estrada, a bem dizer, só és multado se for do entender da policia que sejas.

      quanto aos piscas, sim, dar o pisca crlh, principalmente nas rotundas, embora isso seja uma ninharia, especialmente quando tens pessoas com amor à faixa mais à direita das rotundas…

      • rikardo pereira says:

        eu aprendi que ligar as luzes não é só para ver, mas tambem para ser visto.
        pelo menos eu fui assim

        • JL says:

          Eu ando sempre de luzes ligadas, seja dia ou noite, a electricidade é barata, e noto que apanho muitos menos sustos que com luzes apagadas.

        • fak says:

          e estás certo rikardo pereira, eu também aprendi assim, agora, vou andar de dia com luzes ligadas? não… é um desperdicio de lampada durante o dia porque umas boas lampadas custam um rim…

          da proxima vez que andares na estrada, tenta pensar depois de te cruzares com um carro o que é que fez com que te apercebesses do carro.
          na minha opinião, o ranking é a refleção (alguma coisa a refletir o sol, parabrisas, pintura, etc) a forma do carro, seguido da côr e só depois as luzes.

      • Woot! says:

        Ainda há pouco tempo um marmelo refilou comigo porque pus o pisca para a direita para sair. Deu-se ao trabalho de parar o carro ao meu lado a dizer “Então fazes pisca para a direita e sais?” bla bla bla asneiras para aqui e para acolá 🙂

        Por ai dá para ver que o conhecimento de rotundas é muito baixo.

        • JL says:

          Sim, muita gente pensa que as rotundas são cruzamentos, inclusive quando estão na via da esquerda fazem pisca para entrar dentro da rotunda, no jardim, custa assim tanto perceber que uma rotunda é uma estrada como todas as outras ?

          • ElectroescadaS says:

            Também há aqueles que entram nas rotundas como se fossem vias rápidas como uma rotunda que existe junto à estação de Carcavelos

          • JL says:

            Sim, e também não é como muito fazem que acham o combustível super barato, vão a acelerar a fundo direito à rotunda e depois têm de parar bruscamente só para ver se podem entrar, estes são os que adoram em veneram as filas.

            As rotundas foram feitas para aliviar o transito parado, logo a velocidade correcta para entrar nela é aquela que evite qualquer paragem.

          • Woot! says:

            P/ esses que entram como se fossem vias rápidas há uma solução, é entrar ao mesmo tempo que eles mas numa velocidade mais baixa 🙂

        • fak says:

          Woot!
          falta contexto.
          na rotunda tu até podes estar bem, vais na esquerda, dás o pisca para ir para a direita e sair. No entanto, como rotunda também é estrada, se tiveres um gajo já à direita (mesmo que ele tenha vindo a fazer a rotunda por fora), por norma tens de lhe ceder passagem ou seja, tens de contornar outra vez a rotunda, por umas razões:
          – se tens alguém à tua direita ou esquerda, com intenções de passar, tens de lhe ceder passagem, ele está numa faixa diferente e se tu queres entrar nela, tens de ceder a passagem a quem queira passar, tal e qual como cedes a passagem a alguém que te vai a ultrapassar na autoestrada;
          – o codigo da estrada obriga-te a evitar o acidente

          não estou a dar razão a gajo atenção, por mim em caso de acidente, era 100% culpa nesses gajos a ver se aprendiam, mas é o que está escrito infelizmente, em caso de acidente a probabilidade é cada um pagar o seu estrago porque os seguros são um demónio que cá anda.

  6. Fulano says:

    H46… Obrigatório atropelar quem joga á bola da via de circulação???

  7. Simão says:

    Dando uma passagem bem rápida pelos PDFs é só imagens vindas da Holanda Inglaterra, etc…..
    Esquemas e sinais que já existem por lá há décadas.

  8. fak says:

    sinceramente as nossas estradas cada vez ganham mais sinais desnecessários…
    tipo, se eu vejo que estou numa rua, há casas ou apartamentos é obvio que poderá haver pessoas a atravessar a estrada ou assim… daí, qual a finalidade do sinal H46?
    os condutores também olham à volta, não vêm só estrada…

    mas os sinais mais inúteis que já vi são sinais de semáforo a 30m de semáforos que dá para ver de longe… faz-me pensar cenas do tipo: ainda à 100m vi o semáforo, agora tá aqui o sinal… será que o estado pensa que eu em meia duzia de segundos esqueci-me de ver um semáforo? é a unica explicação que tenho para estes casos… isso ou simplesmente têm muitos sinais em stock…

    • JL says:

      Se fosse assim tão óbvio não metiam esses sinais, sem assim fosse nem havia acidentes, alias, se fosse tudo tão óbvio a maioria das pessoas que se desculpam com o “ahh e tal, ia distraído” nem tinham carta, porque é o que mereciam, já que vão a conduzir alto tão ou mais perigoso que um vírus. Enfim, normal dos que se acham reis da estrada.

      • fak says:

        mas é obvio, o problema é que há pessoas que decidem ignorar.
        se me perguntares os sinais que existem no percurso de 5KM de minha casa ao trabalho, eu não faço ideia… sei o que tenho de fazer, muito raramente olho para os sinais sinceramente… e não é por isso que tenho acidentes, aliás, estou imaculado.

        não me acho rei da estrada, apenas sigo a lógica das coisas, o problema por cá é a quantidade de pessoas que decidem ignorar a lógica das coisas. custa muito pensar “é pá é uma rotunda, tenho de ceder passagem.”? para muitos parece que sim… depois é isto… daqui a bocado temos de andar a 20km/h em lisboa para podermos encontrar um crl de uma tabuleta que diga hospital por exemplo no meio de 50 sinais a cada 100m.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.