Quantcast
PplWare Mobile

Fugas nos gasodutos Nord Stream equivalem a explosões de centenas de quilos de TNT

                                    
                                

Autor: Maria Inês Coelho


  1. Gr says:

    Follow the money: Quem vai vender gas caro pra Europa?

  2. Trufas says:

    Os americanos no inicio da guerra admitiram inultilizar de vez o Nord Stream 2, a Russia tinha as torneiras fechadas nao existia nenhum ganho em arrebentar com aquilo.

    A Alemanha e o novo governo de Itália podiam chegar a acordo, assim a USA resolveu de vez!

    • jorgeg says:

      +1 A alemanha no Inverno iria implorar a Russia por gas e petrolio, a Itália com o seu grandioso novo gov mais Hungria ja nao vao na conversa dos psicopatas habituais. A Republica Checa esta muito perto disso tb! Panico dos US toca la a fazer o que de facto disseram que fariam:

      https://www.youtube.com/watch?v=xxXr7Oe_toA

      https://twitter.com/RajBhads90/status/1575796639985733632?t=DF58GUl70pnG8sPxU7s6eg&s=09

      • manuiel says:

        que iluminado lol

      • Jane Doe says:

        A Alemanha já tem as suas reservas bem preenchidas, não precisa de implorar nada. Além disso, a pipeline do Báltico já está pronta para trazer o gás Norueguês. Os russos que bebam o gás deles ou o vendam a preço de saldo aos chineses, ou aos talibãs. Além disso, os USA não têm grande interesse em vender gás, porque não têm capacidade para isso.

        • deeppurple says:

          Os EUA têm imenso gás para vender. Só não o venderam antes porque fica muito mais caro transformá-lo em líquido, transportá-lo pelo Atlântico em cargueiros e novamente transformá-lo em gasoso. Mas se se justificar vão fazê-lo.
          A Ucrânia, após a descoberta da bolsa de gás enorme que possuía no mar de Azov, do invadida pelos russos na Crimeia, os estes sabiam que deixariam de vender gás face ao potencial ucraniano.
          Esse foi o verdadeiro motivo disto tudo ter começado. Já vem daí.

          • AlexAlex says:

            O gás Americano é extremamente caro de produzir (shale) pelo que eles não têm qualquer interesse em vender para Europa, mas sim para a Asia onde o gás é bem mais caro.

            Em outras palavras, em quanto o preço do gás na Europa não subir para o patamar Asiático não haverá gás em grandes volumes, nem dos EUA nem de mais ninguém. Adicione o facto da UE estar a trabalhar para proibir contratos de longo prazo que é o standard no mercado de gás.

            Quando o preço do gás na Europa equiparar com o Asiático a industria Europeia já vai ter desaparecido a muito tempo. A primeira é a Alemã que a mais dependente de energia barata para manter alguma margem de lucro para conseguir competir com os Asiáticos.

            Em qualquer situação, os preços antigos nunca mais voltarão, já que a Rússia era a única capaz de vender aqueles preços baixos e, já não possui qualquer interesse em financiar indústria Europeia com energia barata.

        • AlexAlex says:

          Em situações normais as reservas Alemães são utilizadas para cobrir picos, sem o gás Russo devem durar 2,5 no inverno.

      • Adeus says:

        Deixa-te de idiotices…
        Porque é que gostam de inventar.

  3. PauloS says:

    Os russos parecem aqueles caniches que ladram ladram nuclear nuclear….no dia que os americanos se chatearem a Russia desaparece do mapa e o Putin converte se americano!

  4. Azeite says:

    Erm mas aquilo está a arder ou não ? não se vê chama . Há cheiro a peixe assado ?

  5. José Orlando says:

    Este brainstorming sobre esta notícia é lindo. Primeiro aceitava já o peixe assado. O peixe daquela zona é de águas frias e deve ser saboroso.
    Agora o assunto em causa. Quem beneficia com as explosões?
    1- Bem primeiro não deve ser quem meteu dinheiro na construção do gasoduto.: Alemanha e Rússia.
    Depois deve ser alguém que tem excedente de gás para exportar visto que a sua economia está a abrandar: USA
    Qual foi o primeiro país a ser sugerido que tenha efetuado as sabotagem chegando até com informações sobre o tipo de submarino que pode fazer isso? Rússia.
    Esta última informação foi tão rápida a ser divulgada e com tanto pormenor que deixou me desconfiado.
    Por fim uma coisa que me incomoda muito: a Rússia não é um país europeu?
    E os EUA?
    Quem nunca gostou da aproximação da Rússia a Europa desde sempre? USA
    Quem precisa que a Europa esteja do seu lado para controlar o crescimento de influência mundial da China? USA.
    Faz-vos sentido?
    Abraço

    • Jane Doe says:

      Os usa não querem vender gás à Europa porque não o têm para isso. Tenta de novo.

    • says:

      …apenas para complementar…
      Em Janeiro o Biden disse numa entrevista que caso a Russia invadisse a Ucrania os gasodutos seriam incapacitados.
      Em Junho a NATO realizou manobras naquela zona com mini-submarinos não tripulados.
      Dia 27 foi publicada uma noticia no Der Spiegel, segundo fontes anónimas dos serviços secretos alemães, que estes teriam sido informados pela CIA, que existia uma possibilidade elevada de os gasodutos serem sabotados. O Governo Alemão não se pronunciou sobre o assunto.

      Um ex ministro polaco, publicou um post a agradecer aos Americanos por terem destruido os gasodutos…entretanto já foi apagado.

      dia 28 um representante do governo dos EUA vei a publico dizer que esta situação era má para o ambiente , mas trazia a grande vantagem de contribuir para a independencia da Europa do gás Russo.

      O NS2 não estava aprovado pela Alemanha e o NS1 já tinha as bombas paradas,,,
      Não é mais fácil fechar a torneira do que destruir um investimento de milhões, que dentro de alguns anos poderia estar a fornecer a Europa??
      ….pois ….mas foram os Russos…onde anda o espirito crítico e de análise …é que por vezes basta pensar im pouco sobre o assunto…

    • joaomatos says:

      José Orlando,
      Concordo com o seu comentário, é lógico e ponderado.

  6. PauloS says:

    Esta nas maos de todos acabar com esta guerra, eu ja fiz a minha parte e publiquei uma story no insta com hashtag #WeAreAllUkraine. Juntos vamos conseguir!

  7. o consciente says:

    (Comendo pipocas e bebendo Coca-Cola) a ver os comentários pro Russia com teorias da conspiração de que tudo que acontece é por culpa dos EUA e que isto tudo é um plano gigante por culpa dos EUA para ganhar dinheiro. Pois claro, nessa teoria está tudo correcto lolol os EUA secretamente influenciaram o Putin a provocar guerra, aumentar preços, matar muitos milhares de pessoas, tomar terrenos ricos como deles, arrebentar gasodutos…e claro, o raciocínio é que a culpa dos EUA… há gente tão tapada que até assusta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.