Foram apreendidas mais de 11 mil notas falsas em 2024
A circulação de notas falsas na sociedade não é propriamente uma novidade. Apesar dos elevados mecanismos de segurança, há quem consiga quase replicar na perfeição as notas atuais.
As notas mais apreendidas foram as de 20 e 10 euros...
Segundo o Banco Central, em 2024 foram apreendidas 11.039 notas falsas, o que representam 2% do total apreendido nos países que partilham a moeda única europeia, pelo que afirma que “a quantidade de contrafações é residual quando comparada com os cerca de 30 mil milhões de notas de euro em circulação”.
As notas mais apreendidas foram as de 20 e 10 euros, representando 64,1% do total das denominações contrafeitas apreendidas em 2024.
As contrafações apreendidas em 2024 poderiam ser facilmente identificadas, sem recurso a instrumentos auxiliares, apenas tocando, observando e inclinando a nota para detetar os respetivos elementos de segurança (método “Tocar – Observar – Inclinar”).
O Banco de Portugal alerta para o facto se ser importante que os utilizadores verifiquem sempre as notas quando as recebem. Uma nota contrafeita não é reembolsada, o que implica uma perda para a pessoa que a aceita.
O Banco de Portugal e o Banco Central Europeu divulgam nos respetivos sites informação sobre as caraterísticas e os elementos de segurança das notas de euro. O Banco de Portugal disponibiliza também formação, para diferentes públicos, sobre este tema.
As notas de euro integram elementos de segurança altamente sofisticados, que tornam a moeda única numa das mais seguras do mundo.
O Vaticano devia de criar um cartão que os pobres possam apresentar nos estabelicimentos e trocar por bens e serviços enviando automaticamente a conta para o Vaticano, acabavam com os pobres como Jesus pregava em vez de os perpetuar na pobreza.
Grande utopia essa…
As religiões são apenas dogmas que servem para controlar muitos em beneficio de poucos.
Sempre assim foi.
Se Jesus voltar vai ser um rebelde contra isso tudo, contra a distorção das sua palavra ao longo dos tempos pela igreja, quem sabe até terá uma banda de metal e usa casaco de cabedal preto!
Lol, as igrejas estão vazias neste momento algumas abrem só para turistas.
Chega ao ponto da igreja vender casas que foram doadas para ajudar os pobres há muitas anos e agora as pessoas vão para a rua.
https://sicnoticias.pt/pais/2025-02-13-video-no-porto-moradores-da-rua-das-eirinhas-temem-ficar-sem-casa-2ec2e28a
Mas podiam arranjar novas fontes de receitas, andam de mão dada com os poderosos é só instigirem o medo do inferno nos ricos.
Boa ideia, mas sabes que não erma só os pobres que iam usar esse serviço. Aqui na Tugalândia os ricos iam lá fazer as compras LOL
Os filhos dos ricos porque os ricos são averentos e não lhes pagam a mesada, isso consigo ver como tentativa de abusar do sistema, seriam barrados como è óbvio. È a mesma mentalidade de não pagar impostos, seria combatida.