EUA recuam na defesa contra possíveis ciberataques da Rússia
O mundo está estranho! Os aliados quase que se assumem como inimigos e os verdadeiros inimigos parecem ganhar ainda mais força. De acordo com uma informação recente, a administração Trump recuou na luta contra as ameaças cibernéticas com origem na Rússia.
EUA não considera que a Rússia seja uma ameaça que deva ser tratada por "prioritária"
A administração Trump procedeu a uma mudança significativa na sua política de cibersegurança, minimizando a ameaça que a Rússia representa para a segurança nacional dos EUA, segundo revela o The Guardian.
A política que foi atualizada prioriza agora as preocupações com a China e o Irão, uma posição destacada pela omissão da Rússia no recente discurso da representante Liesyl Franz na ONU sobre cibersegurança.
Esta mudança reflete o aquecimento das relações entre o Presidente Trump e o Presidente russo Vladimir Putin e fez soar o alarme de especialistas em cibersegurança que argumentam que tal decisão torna os EUA mais vulneráveis a ataques cibernéticos russos.
Dentro da Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura (CISA) também se sugere um não seja prioritário a monitorização de ameaças russas. Críticos dentro do domínio da cibersegurança e ex-funcionários do governo descrevem a medida como perigosa e uma saída sem precedentes das avaliações anteriores do sistema de inteligência dos EUA, que consistentemente classificavam a Rússia ao lado da China como uma ameaça cibernética primária.
Esta mudança ocorre em momentos de realinhamentos geopolíticos mais amplos, com os EUA a votar ao lado da Rússia na ONU contra uma resolução UE-Ucraniana que condena a invasão da Ucrânia pela Rússia.
Já é velho o ditado: quando não os consegues vencer junta-te a eles. USA sabem que é impossível ganhar à Rússia. Rússia é um país que tem TUDO. Aliado a isso tem quase 50% da população mundial a favor da Rússia e com os BRICS ainda mais fortes iam ficar.
Cada tirada!!!! A rússia nem à Ucrãnia consegue derrotar!!!!!
Se me dissesse que os EUA não conseguem derrotar a China! Aí talvez eu lhe dê razão, agora a rússia? Ainda para mais encostada aos EUA?
Temos é 2 anormais a afundar os seus países!!!!
Tens toda a razao a Ukrania com todo o apoio financeiro militar de todo o mundo psicopata ocidental esta a ganhar e a frente do conflicto esta a mover-se em sentido contrario.
EUA deveriam levantar as sancoes a Russia e aplicar-las Europa Facista e psicotica que se tronou.
O teu apoio a regime facista Ukraniano e grande, sente -te livra para te juntares ao exercito Ukraniano, o batalhao azov precisa de herois como tu, na linha da frentes para lutar contr a Russia.
https://x.com/elonmusk/status/1895121461137785281
Nao admira no estado que Portugal se encontra!
Para Portugal entrar nos eixos era ser como a Rússia, não era?
ok chalupa
Mais um dia, que não tomou a medicação.
Se só afundassem os seus países…
Que fantasia…
Nesse seu mundo também existem fadas e duendes?
Ahahahahah gostei da piada, vossa excelência é bem engraçada sim senhor. Só faltou o “força PCP!” no final lol
Russia tem tudo? Pois tem, tem tudo menos democracia, respeito pelos direitos humanos, eleições verdadeiramente livres, liberdade de expressão, etc, etc, etc.
Já lá estás a morar ou és só basófia de sofá?
Mas tens tu..
Com a Alemanha com penas de prisão de 3 anos, por liberdade de expressão..
Financiam terrorismo em vários países, até já puseram um terrorista no puder na Siria..viste as imagens da banalina, a visita-lo??
pois é, uma grande democracia…
Já viste o caso de Portugal??2 golpes de estado em 10 anos..
O reino unido, 4 presidentes, 2 eleições apenas..uma democracia, onde o puder passa de Pais para filho, o Rei, e os outros são subditos de sua magestade(escravos)..grande democracia..
Os Paises baixos, não é muito diferente dos Britânicos..
A Suecia igual..
E a EU, na qual temos agora uns que se afirmam terem mais puder que os proprios países, ainda mais que os presidentes votados pelos povos…e que, pois é, nunca foram eleitos..uma das maiores democracias,certo??
A Russia com eleições não é uma democracia, mas a Ucânia com,
13 partidos presos, mortos, desaparecidos,etc..
Repressão de Lingua,Tortura,perseguição,repressão de cultura livros, repressão de religião,etc
com todas as estações de televisão fechadas, menos a do regime..
Sem eleições, onde não só o Zé dos lenços, mas também o parlamento já expirou…ha um ano.
Um antro de terrorismo,onde até os presidentes dos orgãos judiciais, um esta preso, o outro fugiu e está desaparecido( morto?? )..
Os Orgãos Judiciais..dá para acreditar??Mas é verdade..
A Ucrânia é uma Democracia vibrante..
No entanto, a Alemanha, e a Ucrânia já são democráticas certo??
Portugal já enviou Billiões para essa Democracia, mas ha Portugueses a passar fome, muitos a se prostituirem nas Ruas por comida, e outros a passar bastante mal a nivel de Saúde, nenhum apoio, ou case nenhum apoio social, mas se fores Ucrâniano, ou paquistanês, ai já te suportam 600€/mês…
Grande País este Portugal, um “poço de virtude”, o Português a passar mal, e mesmo assim dinheiro em barda, para “ajudar” imigrantes ilegais, e para ajudar a matar outros….
Uma Democracia Fantastica, e um poço de virtude no que toca a direitos humanos, e proteção do nosso povo certo??ceertttoo..
Que Berços de democracias e direitos humaos!!Eu até diria que a Liberdade de expressão é total, são como “raios de luz nas trevas”..
ai ai os teus “valores”…infelizmente ha mais como tu..ao menos tu assumes-te, menos mal.
Já ando na internet há uns anos, mas nunca tinha lido um texto tão ignorante como este do Marcelo lol. A meio ainda pensei “fogo, vou parar aqui”, mas li mesmo tudo só para ver até onde ia o nível de disparates, nem estava a acreditar ahahahhah
Leia o que escrevi. Talvez o possa ajudar. Já agora sabe com que armas andam a fazer o tal terrorismo?
Porque razão não se identifica os paises originários das armas usadas nas guerras? É possivel sabe?
E para terminar: a guerra na Ucrania foi criada para evitar que a Alemanha, e posteriormente, a Europa ficasse independente dos EUA. Mas como?
Sabia que andamos ainda a pagar a divida da segunda guerra mundial? E que a Alemanha já terminou de a pagar?
O que aconteceria com a Alemanha se aumentasse o consumo do gas russo atraves dos novos gasedutos? Independecia e aumento da sua economia, diminuição das importações americanas e provavel fim da presença militar americana na Alemanha e Nato.
Depois temos a situação da China ao criar a nova rota da seda que iria parar na Alemanha, passando pela Russia, Ucrania, Polonia…
E só para ter uma ideia diferente das coisas:
Primeira guerra mundial. Antes dessa guerra comecar a Alemanha queria criar um corredor ferroviário entre Berlim e Iraque.
Inglaterra e França não gostaram dessa ideia porque iria afetar as suas pretensões nessa região e a ligação que havia com o Império Otomano.
E já agora: sabia que fomos enganados pelos Ingleses na primeira guerra mundial e morreram bastantes portugueses sem necessidade?
E para terminar: Contra os canhões marchar na Portuguesa, foi um remendo.
Era assim: Contra os bretões marchar, marchar. (veja o que significava o Ultimatum britânico)
Pegando na situação da primeira guerra mundial : talvez a Alemanha fosse o heroi e não os Ingleses.. É só outro ponto de vista.
Se mesmo assim não acreditar veja o que Benjamim Disraeli, falava sobre Inglaterra e os sseus aliados e interesses.
f… que tu és mais do que xenófbo…!
eu??
Que eu saiba nenhum País está a ajudar Portugal!
Eu sou Português..os Portugueses não são os escravos do mundo.
Já tu, parece que não… andas aqui acobardado, vai mas é lutar pra Ucrânia, ao menos assume-te!
Eu vou-lhe defender até em certa parte.
Pelo que percebi do seu post acredita que o terrorismo e outros problemas que assolam o planeta sejam da nossa responsabilidade. Quando digo nossa digo Ocidente. Sim é verdade. Será apenas a minha verdade ou a verdade factual que todos podemos comprovar? Sim a verdade factual.
E como se comprova a verdade factual? Atraves de factos. Factos que até são faceis de analisar.
Basta pegar no nosso exemplo.
Porque razão paises fora da Europa falam as línguas europeias e não as suas originais?
Foi porque a língua portuguesa era melhor do que as línguas locais?
Não.
Foi porque esses povos foram obrigados a aprender a nossa educação cristã a força e forçados a falar a nossa língua.
Imaginemos agora que os chineses chegavam aqui e obrigavam-nos a todos a falar o mandarim? Iriamos aceitar com facilidade? Não.
E o engraçado nisto tudo é que tanto a China como a India duas superpotencias desde a antiguidade nunca sairam da sua esfera de influência para dominar outros povos como os europeus fizeram. E agora andamos nós a falar mal deles.
Assim como os russos, diga-se de partida.
Porque razão nós, portugueses, tendo tanta formação academica, não olhamos para o nosso passado, usando a tecnologia atual, e mudamos a mesma para ser mais verdadeira? Ou seja, porque razão não temos pensamento critico sobre nós mesmos?
Um exemplo que podia mudar a forma como vemos o que andamos a fazer por ai fora seria ir aos locais que conquistamos e perguntar sobre a opinião dos povos que foram conquistados. Exemplo: Vasco da Gama. Grande navegador, descobriu o caminho maritimo para a India. Sabiam que mandou matar milhares de pessoas?
Marquês do Pombal, para os descendentes europeus no Brasil, é definido como um ditador. Aqui não.
Razao da expansão portuguesa do Professor Antonio Borges Coelho foi banido pela ditadura do Estado Novo, chegando ao ponto de tentar destruir todas as cópias existentes. Tal como aconteceu com o Vaticano e ordens religiosas do tempo de Jesus Cristo que o identificavam como humano e não santificado.
O que tem este livro?
Primeiro Ceuta.
Segundo reza a história : Uma armada com 212 navios saiu de Faro a 7 de agosto de 1415. D. João I para conquistar Ceuta.
E se Ceuta foi conquistada porque mercadores portugueses, de Lisboa e Porto, viram essa cidade de comercio como local para ganhar mais dinheiro?
E se essa expedição para conquistar Ceuta foi paga por esses mercadores?
E como foi que Portugal aprendeu a construir barcos para atravessar o Mediterraneo?
Quem ensinou os soldados a combater? Eram todos portugueses?
Quem ensinou os portugueses a navegar?
Segundo: ataques piratas na costa algarvia.
Segundo reza a história eram piratas arabes que andavam a fazer a pirataria, mas o professor Antonio Borges Coelho, atraves dos registos da Torre do Tombo, verificou que era mentira e que na verdade eram venezianos ou venetos.
Outro facto: por quem torcia António Salazar na segunda guerra mundial?
Lisboa Nazi de Sergio Luis de Carvalho pode ajudar.
Porque razão não se altera a neutralidade portuguesa nessa altura pela verdade? Ou seja, Portugal não se uniu a Alemanha porque podia perder o seu maior investidor: Inglaterra.
E também não se uniu a Inglaterra porque senão Franco, de Espanha, iria atacar Portugal.
Terceiro: O Reich precisava de um lugar neutro, como o Vaticano, e Portugal como porta de saida.
E finalmente: como podemos ver como somos como povo?
Que tal ler O que é que os portugueses têm na cabeça de Marisa Moura?
Que tal ler a Tese de doutoramento de René Pélissier : Résistances et révoltes en Angola 1845-1961, onde podemos ver que a tal guerra colonial não começou nos anos 60 do seculo XX mas muito antes?
Portanto Marcelo, percebo porque razão escreveste o que escreveste.
E para aqueles que o criticaram aqui: talvez seja bom lerem um pouco mais ou mesmo ir a países onde Portugal esteve e ver o que andamos a fazer por lá.
Grande Marcelo, sim senhor! Só é pena não te poderes recandidatar, senão até votava em ti! Estás instruído, meu! Parabéns! Como fiquei comovido, não consegui passar do primeiro parágrafo…mas continua assim! Vais longe!
A Rússia e a UE está enfraquecida objectivo conseguido com sucesso pela América, no final ainda vamos ter que pagar a guerra na Ucrânia.
A América neste momento está com os holofotes apontados para a China, por isso dar um doce a Rússia neste momento para tentar dividir a amizade da Rússia com os chineses é a nova estratégia da geopolítica americana.
Políticos de treta na UE é o que temos, aliás temos os 2 cargos mais importantes na UE que nem sequer é o povo que vota neles.
Os Sóviéticos tinham a Soviet Soyuz(União Sóviética)
Parte dos 54 Países Europeus Europeus(27), teem agora a Europeia Soyuz(União Europeia).
O tempo mudou, mas na EU, ninguém percebeu que o tempo das ditaduras, já passou.
O Trump disse e correctamente, que o objectivo da Criação desta “União” na Europa, não era só para destruir a Russia, mas sim para também destruir os EUA.
Ele está correcto, isso era obvio.
Aquilo que secalhar ninguém tinha percebido, falo do povo claro, era que os Países iriam se tornar escravos, das elites europeias, que controlam a EU.
Lingua,Cultura,Tradições, em suma, aquilo que define o País(A gente dessa nação),, nunca foi mais ameaçado do que agora, a ultima vez que isso aconteceu foi, mais uma vez, por mãos dos Alemães nos anos 40..a 80 anos portanto..os mesmos erros cometidos..que desgraça.
Eu acho que depois disto, a Europa deve pensar numa nova Comunidade Europeia, mantendo as assencias dos Países intactos, e por favor, deixem de fora, a Alemanha,Espanha,França,Inglaterra,Polónia,Lituania,Estónia,Letónia.
Concentremos-nos no Leste da Europa, talvez ai esteja a solução.Estamos no abismo para uma 3a Guerra Mundial em 100 anos.Milhões de mortos, mais ainda de Feridos, deslocados,raptados,torturados,etc nem se fala, terrorismo em massa, até já o estado Islâmico lidera na Siria, com o Apoio da Alemanha e Turquia..
O Trump tem razão, o objectivoera puxar os EUA para o abismo, de atacar a Russia, e acabarem por se destruir um ao outro, com armas nucleares..era um sonho.
Não sei se os EUA voltam a ter um acéfalo outra vez no puder muito sinceramente.
A forma como os EUA trataram o Zé Lenços, mais claro não podia ser..
A Não ser que seja uma jogada interna, e o Trump afinal, acabe por ser maluco ao ponto de o fazer..
O que é triste é que de todos, o Trump,Putin e o XI, parecem ser mais estaveis mentalmente do que todos os pseudo-lideres aqui na EU juntos.
Isso é muito triste de ver para qualquer cidadão na EU, Mesmo!!
“O tempo mudou, mas na EU, ninguém percebeu que o tempo das ditaduras, já passou.”
Ahahahahahahahah, que inocente! 🙂 🙂 🙂 🙂
Lamento, mas está incorreto.
Vamos por partes.
Todos os países do continente americano são ex colónias europeias, ou seja, países controlados por brancos. O comportamento normal dos brancos, quando saíram da Euroasia foi eliminar todas as outras etnias. E por onde passaram tem sido isso a sua prática.Tem sido assim há pelo menos 2 mil anos.
Isso deveu-se a introdução da religião focada na etnia branca. O judaísmo pariu o cristianismo que por sua vez foi a salvação do império romano que estava a perder força.
Quando a etnia branca não tinha vantagem tecnológica perante as outras etnias havia um equilíbrio.
Porque razão inroduzi o tema da raça?
Porque os brancos ficam muito incomodados quando a guerra é entre brancos e parece que o mundo vai acabar. As televisões, internet passam o dia todo a falar da guerra entre brancos. Neste momento é entre Ucrânia e Rússia.
Mas se a guerra é entre brancos e árabes, chineses ou africanos é algo insignificante. E se for entre árabes, chineses e africanos nem vale a pena passar na TV ou internet.
Quando um país de brancos ataca um país arabe todos os outros países dominados por brancos aceitam. E até é considerado justo.
Quando um país de brancos ataca outro país de brancos, mas mais fraco, como Cuba, Venezuela, Argentina mais uma vez silêncio.
Conclusão: o branco é uma etnia muito egocêntrica, que se não tiver os holofotes em si, perde o protagonismo. E para evitar a falta de protagonismo tem de criar inimigos.
Atualmente temos um problema grave em que mais uma vez brancos estão a tentar acabar com uma etnia e parece que o silêncio ou olhar para o lado parece ser o mais importante. Falo dos palestinianos. E o que brancos estão a fazer? Focados numa guerra entre brancos vão deixando uma etnia inteira ser destruída ou então subjugada completamente tal como os europeus fizeram ao sairem do continente europeu nem a 500 anos atrás.
Agora para piorar vêem os chineses como o próximo inimigo e para tal já aceitam falar mais uma vez com os russos, outros brancos, para se juntarem aos outros brancos ocidentais e ver se conseguem eliminar este novo inimigo. E Deus queira que os Indianos não pensem ser como os chineses senão vão ser novamente os novos inimigos.
EUA não considera que a Rússia seja uma ameaça que deva ser tratada por “prioritária”.??
Porque será?… Deixem-me adivinhar… lambe botas de Pootin much?!!
O mundo não está estranho, nunca quiseram saber da política e deram tudo como garantido e a democracia é muito ténue.
O mundo está mesmo estranho, é só papagaios nas tvs a dizerem todos o mesmo, cada vez mais a esquerda domina o pensamento único e promove as guerras.
Eu queria dois tapetes, um para a porta de entrada e outro para a saída da cozinha, cada um com a cara deste dois; para eu poder limpar os pés neles.
O Putin tem o Trump no bolso!!!!
Acham normal um país atirar todos os seus aliados pela janela? Canadá, México, UE, UK…… e agora o maior amigo dos EUA…. é Putin!!!!
Estamos bem lixados por confiarmos em 2 anormais!!!!!
Quem acha que não devemos apostar na defesa, têem aqui a resposta, agora sujeitam-se a serem humilhados, como foi Zelensky pelo anormal americano!!!!!
No passado e futuro, quem manda no mundo é sempre o mais forte, não é o que se acha o defensor do ambiente, ou o rei da decência! O mundo não foi feito para ser governado por meninos!!!! Agora até temos de nos sujeitar a um fulano com claros déficites cognitivos!!!!!! Ao que chegaram os europeus!!!!!!
Faz pensar que segredos terá descoberto Putin sobre Trump para o meter assim no bolso já que a teoria de afastar a Rússia e a China ou de os EUA se quererem concentrar mais nos expansionismos da China não parece fazer muito sentido quando se pensa no exemplo que Trump está a dar ao mundo: a de que invasões são aceitáveis se forem feitas pelos fortes já que a culpa agora passa a ser do pobre coitado que está a prolongar a guerra só por se querer defender.
E a China como país forte da sua região que tem vindo a querer dominar e usurpar territórios e zonas marinhas ficou assim a sentir-se mais livre para todas essas ambições. Desconfio que passaremos a ver muitos mais protestos contra a China de certos países do Índico por se verem ameaçados pela China… e os EUA de Trump a nada fazerem.
Foi por isto que certa fabrica alemã passou de produzir peças auto para peças militares e munições. O Fraldinhas foi eleito através de adulteração do processo eleitoral americano pela Rússia e agora está a pagar esse favor.
Afinal descobrimos que Trump e companhia, são lacaios do Putin. Não me surpreendo que o Putin venha a ter ou já tenha mesmo, a informação dos códigos para a Bola de Futebol nuclear americana. Nada mau vindo de um país em que se dizia que a eletrónica do seu armamento provinha de chips de máquinas de lavar etc. Descobrimos da pior maneira, que nós os cidadãos da UE, precisamos de estados que gastem na defesa, de preferência, na produção própria de armamento, tanto convencional como nuclear, pois é preciso dissuadir ou até mesmo retaliar, um futuro ataque vindo de qualquer país, como a Rússia, China, Estados Unidos da América, ou outros.
A europa e mal governada e so tem o que merece. Que Trump compre os acores para finalmente termos uma vida boa e o que peco! Portugal não vale nada e merece desaparecer
Tal como tu 🙁
O Trampa que governe os Açores? Ele não quer, não tem petróleo nem terras raras; só tem algumas raridades como tu que deveriam ir para a América, se acham que lá é que se está tão bem. Os americanos são uns escravos de trabalho, têm de ter 2 ou 3 empregos para sobreviver e Deus os livre de ficar doentes porque têm de hipotecar a casa.
Já se esqueceram das fotos comprometedoras que Putin e com as quais controla Trump? Sobre Trump já na altura se pôs a hipótese de ele ser um agente ao serviço da Rússia . A explicação mais lógica são as fotos . Esta decisão é um completo disparate.
Tanta gente que gosta de comentar e ninguém percebe o que se passa.. olhem para o dólar e depois pensem, isto não é nem nunca foi sobre posições políticas ou ideológicas, a guerra do trump é outra e está a ganhá-la em todas as frentes. Não se pode dizer que ele não é focado
Estás em negação. Lê, por exemplo, o que disse J. D. Vance em Munique. O trumpismo como ideologia, pronto para continuar depois de Trump.
Esquece o conteúdo do que dizem e vê o impacto do que é dito nos mercados
Quais mercados?
Falaste do dólar está na mesma. Só se a surpresa é não ter caído.
Das ações? Das crypto? Depois da euforia inicial estão em queda.
Está a ganhar ? Ainda não vi ganhar seja que coisa for …
Então vai ver o gráfico do dólar desde que foi eleito
Esta a aqui o gráfico euro/dólar do último ano. O que é que tem de especial desde que foi eleito?https://www.google.com/finance/quote/EUR-USD?sa=X&ved=2ahUKEwjb25_X3euLAxWtB9sEHZXFGW0QmY0JegQIIRAn&window=1Y
Queda do euro 6% relativo ao dólar desde começaram as eleições, mais 2 meses e já valem o mesmo, mais 1 ano e o euro e a libra valem bem menos que o dolar
Isso não tem significado. Alarga o gráfico para 5 anos e vês que em outubro de 2022, com Biden o dólar valia mais que o euro.
Se o dólar se valorizar, o que acontece é diminuir ligeiramente o efeito das taxas de importação de 25% anunciadas por Trump. Ao mesmo tempo, as exportações dos EUA ficam mais caras e caem (e algumas ainda levarão também com taxas de importação).
A subida da cotação da moeda não traz vantagem. Por isso é que os bancos centrais procuram que não subam.
Fascistas a unirem-se de modo a subjugar o povo e impedir qualquer tentativa de revolução contra o capitalismo ou pelo menos contra o dinheiro dos ricos.
Vai para a Ucrânia, já que não trabalhas faz algo de útil.
A próxima reunião na Sala Oval – vão-se entender lindamente:
https://x.com/VeneficusMorti/status/1896186429975429158/photo/1
A última do marechal Muskov:
– Comentador no X: “Está na hora de os EUA deixarem a NATO e a ONU”
– Elon Musk: “Concordo”
https://x.com/elonmusk/status/1896026564019830820
Trump nunca escondeu a sua posição, por isso não deveria haver surpresa. Para ele, o verdadeiro inimigo é a China e a sua ascensão global, e não a Rússia. Assim, vê a guerra na Ucrânia como um desperdício de recursos numa batalha que, a longo prazo, corre o risco de se tornar outro Afeganistão ou Iraque – um conflito prolongado, caro e sem uma vitória clara.
Historicamente, os EUA sempre tentaram manter a Rússia e a China afastadas, pois a sua aliança representa um desafio direto à hegemonia americana. A guerra na Ucrânia fez exatamente o oposto, aproximando Moscovo e Pequim. Do ponto de vista geopolítico de Trump, a estratégia mais eficaz não é combater a Rússia diretamente, mas sim afastá-la da China.
A Europa, por razões económicas e estratégicas, tem sido historicamente subserviente aos EUA, aceitando a influência americana nas suas políticas quando estas servem os interesses de Washington. No entanto, esse alinhamento torna-se problemático quando os interesses americanos entram em conflito com os europeus. A única forma real de a UE exercer pressão e afirmar alguma independência estratégica seria através de uma maior aproximação económica à China – um movimento que, embora controverso, poderia redefinir o equilíbrio de poder global.
A ligação entre China e Rússia ultrapassa o momento atual.
Temos de ir para tras. Primeiro a China durante muito tempo foi subjugada pelo Ocidente. Portugal como era pequeno não conseguiu, mas Inglaterra já foi diferente. E para quem como eu não esquece o passado temos de ir ver as primeiras declarações do MNE chines após invasão da Ucrania pela Russia. E numa dessas entrevistas o MNE referiu que a China ainda não esqueceu a invasão pela Aliança das Oito Nações em 1900.
Se tiver curiosidade vá ver o que fizeram na China nessa altura.
Depois temos o Japão que invadiu e fez atrocidades na China.
A guerra das Coreias. Nesta ultima deveria ver como os soldados norte-americanos (e quando digo norte-americanos digo brancos) descreviam os coreanos atraves das cartas que enviavam para as suas familias.
Por fim não esquecemos como foram tratados os chineses que ajudaram a construir o caminho de ferro norte-americanos.
E porque razão pego nisto tudo?Porque ao contrário de nós,que fingimos que nada fizemos, ou que fomos até bonzinhos na nossa expansão (os ditos Descobrimentos) , os chineses, a par dos judeus, não se esquecem do que nós fizemos ao seu povo. E só para ter uma noção a escravatura portutuguesa incluiu chineses e indianos também. Esta ultima parte é para lembrar o senhor António Costa sobre isso.
E, mesmo nós sabendo que a China era um Dragão adormecido ( e que Napoleão bem referiu) preferimos continuar a maltrata-los e até a fazer com que não se desenvolvessem. Mas acontece que em 1947, com ajuda russa (e não soviética) receberam armas e expulsaram os estrangeiros. Estudaram nas universidades sovieticas, tal como muitos africanos, porque o Ocidente não os permitia estudar nas suas universidades (sim vá ver).
E em 70 anos passaram de um país de 3º mundo para primeiro. Parabens China e parabens Russia por os terem ajudado.
E se achamos que vamos conseguir afastar a Russia da China, assim como da India tenho muitas duvidas. E a razão é muito simples: as pessoas que foram maltratadas pelos europeus e seus descendentes nunca na vida irão esquecer essa humilhação. E irão apresentar-nos a fatura até nós admitirmos que erramos (coisa que nunca admitimos) e que iremos ajudar os povos que humilharmos a terem as mesmas condições que temos agora.
Eu, infelizmente, tenho noção do que os nossos antepassados fizeram e tenho bastante vergonha em ver como atualmente ainda achamos que fomos grandiosos e temos o direito de falar mal seja de africanos, seja de asiaticos migrantes que a unica coisa que querem é ter dignidade na vida. Seria bom que Portugal, em vez de ser um cordeirinho, e a continuar a manter as coisas mal no mundo, talvez fosse bom pedir desculpas aos povos que maltratou, ajuda-los a ter um destino digno e ver como esses proprios povos um dia irão ajudar Portugal a ser melhor.
Concordo plenamente com a análise sobre a relação entre China e Rússia e a importância de considerar o passado. A China foi submetida a uma longa história de subjugação pelo Ocidente, incluindo a invasão pela Aliança das Oito Nações em 1900 e as atrocidades cometidas pelo Japão. Esses eventos históricos moldaram profundamente a relação da China com o Ocidente e influenciam suas alianças atuais, como a parceria com a Rússia.
Além disso, gostaria de acrescentar que as guerras do ópio foram um episódio particularmente vergonhoso da história ocidental. A força imposta pela Europa para que a China aceitasse o comércio de ópio teve impactos devastadores na sociedade chinesa e é frequentemente omitido ou minimizado nos livros de história ocidentais.
Também é importante notar como a mídia ocidental pode manipular a opinião pública, muitas vezes distorcendo a percepção dos eventos históricos. Um exemplo disso é como, durante a infância, muitas pessoas viam os filmes de cowboys e índios, onde os índios eram retratados como os “maus da fita”, mas com o tempo percebemos que, na verdade, os índios eram as vítimas e os cowboys, os invasores.
É crucial que reconheçamos esses fatos históricos e suas implicações atuais, em vez de tentar ocultá-los ou justificá-los. Apenas através do reconhecimento e do aprendizado com o passado podemos construir um futuro mais justo e equitativo para todos.
Exato. Eu tenho alguma experiencia em conhecer outras culturas. Algumas com mais profundidade outras breves momentos.
Dois desses encontros levou-me a procura no google de algo que nos passa assim mesmo ao lado.
1- Coloque no Google isto: Mitra + Infopedia
Na segunda linha da pesquisa deve-lhe aparecer o que interessa, ou seja, quem era o Deus Mitra. E porque razão a palavra mitra tem uma conotação negativa na nossa lingua
2- Ainda no Google: Atleta romano + Lamego
E veja a falta de conhecimento que temos sobre nós mesmos.
Por fim, a ignorância, principalmente coletiva sempre foi uma ferramenta para controlar a população. Desde a Igreja Católica e a sua forma de impor nas populações que iam conhecendo até recentemente com a Ditadura do Estado Novo.
Neste ultimo caso, existe um livro que foi criado pela Universidade de Agronomia de Lisboa, na altura da Ditadura, onde alguns professores descreveram detalhadamente como as pessoas viviam no interior e quais as soluções para retirar as pessoas dessa pobreza extrema.
Começaram no Minho e infelizmente o Estado Novo não deixou que continuassem com a descrição. Nos anos 40/50/60 do seculo XX tivemos uma das maiores saidas de pessoas do país. Se o governo portugues na altura tivesse aceite as indicações dos professores da Universidade de Agronomia não haveria um exodo tão grande de pessoas.
Mesmo nessa altura tinhamos um bom exemplo de aprendizagem de português atraves da Cartilha de João de Deus, que ganhou vários premios e que permitia aprender a lingua portuguesa com menos erros. Foi desconsiderada pelo governo.
Houve também tentativas de melhorar a educação da população na decada 20 do sec. XX que o governo aboliu.
A Rainha D. Maria II criou o ensino primário gratuito, no entanto, teve resistência interna, por muitos politicos, nobres na maioria, por fazer isso.
Rene Pelissier, falecido em 2024, era o historiador estrangeiro, com a sua tese de doutoramento em 1975, que mais conhecia a expansao portuguesa. Durante anos, mesmo após 25 de Abril, os seus livros não eram traduzidos em português. A sua morte nem foi divulgada publicamente em Portugal.
Para terminar e explicar o porque de sermos tão pobres em pensamento critico e tão pobres em termos de qualidade de vida deixo-lhe o professor Eldar Shafir do departamento de psicologia da Universidade de Princeton que referiu que a pobreza não é resolvida por razões politicas.
Um exemplo do que refiro é a situação da habitação em Portugal.
Existem muitos edificios em Portugal que estão desabitados e quase em ruínas. Politicamente podia-se aumentar o IMI de tal forma que os seus proprietarios, ou teriam de vender esses edificios para serem reconstruidos, ou então, devido a divida as finanças desse IMI, ficariam para o Estado Portugues.
Depois temos a questão recente da alteração da lei dos solos.
Há muitos anos atras um investigador universitario fez a analise dos terrenos, penso eu na zona de Coimbra e o metro quadrado era igual a de Paris. Tentou por várias vezes ser ouvido, mas houve silêncio.
Para concluir: a ignorancia, desde os primordios da existencia de Portugal como reino e posteriormente como país é uma arma. A juntar a isso temos a cada vez maior falta de altruismo no seio da população portuguesa que mina por completo a tentativa de melhorar as condições de vida de quem vive em Portugal, começando com a economia paralela, que retira receitas ao Estado Português, até a xenofobia incentivada pela nova corrente: o populismo, cujo significado dessa palavra não é maiso do que: Meter medo às pessoas sem provas, ou para leigos, mentira com perna curta.
Trump não passa de um fantoche do Putin….
O mundo está estranho? não, não está! Apenas Trump faz o que o seu mestre lhe diz para fazer, para se poder manter a desgovernar e a afundar os EUA, Trump obedece ao seu mestre Putin, com o único objetivo de ganhar mais dinheiro. Trump não quer saber do interesse dos EUA nem do seu povo para nada.
Tenho pena dos EUA e do seu povo, que vai caminhar a passos largos para uma ditadura.
Dizes que os EUa estão a caminhar para uma ditadura…e o presidente deles quer restablecer o direito a expressar opinião, sem ser perseguido..ora este é o ponto central de um sistema democrático.
A Alemanha, a França, já prendem pessoas por expressarem opiniões que não lhes agrada..aqui já ha partidos de extrema direita..e estão a ser levados ao colo..
Será que são os EUA que caminham para a ditadura??não deves ter espelho em casa…só pode.
A geração mais informada de sempre e mesmo assim é o que se vê…..comem a propaganda ás colheres.
Pesquisa de 2 min…mas em inglês:
– “Yes, Trump’s administration has taken steps to decrease offensive cybersecurity measures against Russia. On March 3, 2025, U.S. Defense Secretary Pete Hegseth ordered the suspension of offensive cyber operations targeting Russia by the U.S. Cyber Command, as reported by the Associated Press and other outlets. This directive, initially communicated internally, aligns with ongoing negotiations to end the Russia-Ukraine war and will hold as long as those talks continue—a move experts note is typical during high-stakes diplomacy.”
Tradução: Reduziu as operação ofensivas para dar prioridade ás negociações de paz. Mas isto já não dá tantos clicks não é…..