PplWare Mobile

Energy – PT lança sistema para reduzir factura da electricidade

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Atomsk says:

    Qual será o preço do sensor, instalação, etc?

    • Anonimo says:

      O preço irá rondar os 89€, mas é aconselhado ser instalado por um electricista, já que é preciso abrir o quadro.

    • YaBa says:

      E pensar que a ideia vem de projectos open-source / open-hardware…
      Tweet-a-Watt para quem estiver interessado (e muitos outros).
      Enfim… Cada vez mais fico convencido que a habilidade não é de quem faz, é de quem arranja maneira de vender 😐 😐 😐

  2. Sharp says:

    Existe algum documento/página que explique com maior detalhe que informação recebemos ao usar esse aparelho?

  3. Pedro says:

    Será que isso reduz mesmo?!

    • Pedro Pinto says:

      Boas Pedro,

      Permite uma redução uma vez que consciencializa o utilizador….não é uma redução “automática” 🙂

    • Manuel Miranda says:

      Caro Pedro,

      Publicidade enganosa…

      Como vimos na última campanha da EDP/Continente, a maioria dos portugueses não sabe o seu tarifário, e desconhece os diferentes tipos de tarifários existentes.

      O que este equipamento permite saber é algo do estilo?
      – Porque é que gasto tanta electricidade durante o dia?
      Hummm…decerto é porque deixo o aquecedor ligado…coisas óbvias para quem é poupado.

      Para poupar gastos com energia as dicas são simples e são conhecidas por todos os nós:
      – é verão…dorme com pouca roupa na cama, fecha as persianas e as janelas durante o dia, abre as janelas à noite mantendo as persianas semiabertas (só o espaço para entrar o ar fresco da madrugada)
      – é inverno…veste mais roupa…lá pq estás em casa não ker dizer que te devas agasalhar mais…mais cobertores…temperaturas recomendadas entre os 18 e 20ºC…abre as persianas das janelas viradas a sul e a poente durante o dia…fecha-las à noite
      – queres aquecer o leite, comida do dia anterior…usa o microondas é mais eficiente
      – tens gás butano ou propano…evita usar neste momento é mais caro que a eletricidade
      – tens gás natural…usa preferencialmente, neste momento é mais barato que a eletricidade
      – frigorifico – limpa o gelo do congelador (eventualmente pensa em substitui-lo visto que a acumulação de gelo não é sinal de boa saúde); desvia o frigorifico 10 cm da parede; evita frigorificos embutidos; limpa as grelhas na parte anterior do frigorifico regularmente; não coloques alimentos quentes no frigorifico (alem de colocares em risco a higiene alimentar sobrecarregas o frigorifico); agua fresca do frigorifico…bebe da torneira que nao é assim tão má – evita estar sempre a abrir o frigorifico
      – máquina de lavar a louça – enche a máquina antes de po-la a trabalhar, se é pouca coisa…lava a mao…se puderes coloca a trabalhar à noite (se tiveres tarifa bihoraria)
      – máquina de lavar a roupa – adequa a máquina às tuas necessidades – se tens uma familia grande, hà máquinas com maior capacidade, se vives sozinho…manda a roupa pa tua mae ou namorada 🙂 – coloca a maquina a lavar durante a noite se tiveres tarifa bihoraria
      – aquecimento da água do banho – podes pensar em energia solar – retorno ao fim de 6 anos – aquecimento com gás butano/propano evita – se não tiveres ou remedio – pensa em mudar para um novo esquentador…coloquei um esquentador novo vulcano HDG e fiquei abismado com a poupança – se tiveres um termoacumulador – compra uma tomada com relogio nos chineses…banhocas passam a ser de manha e à noite…no horario que definires…fora desse periodo…esperam uma horinha pa agua tar quente
      – aquecimento da casa – gás natural/madeira e ar condicionados são as melhores opções – aquecedores eléctricos menos mal – aquecedores a gas butano de evitar
      – iluminação – apaga as luzes quando não precisas…substituir incandescentes por flurescentes…se tens daquelas luzes de decoraçao..desliga isso tudo..
      – forno – vai comer o assadinho ao domingo à tua mae ou aos teus sogros que poupas uns euros por mês…
      – computadores/televisao, etc …nao sao feitos para fazer companhia..se nao tas a ver desliga…

      tive aki a ver umas estatisticas
      30% consumo – frigorifico/congelador
      10% consumo – maq lavar roupa louça e secar
      11% consumo – PC/TV, etc
      10% consumo – iluminação
      17% consumo – aquecimento/arrefecimento
      5% consumo – agua quente
      1% consumo – forno
      12% consumo – outros

      • Fernando Girão says:

        nem mais… a consciencia, além de poupar na electricidade, poupa os 89€ (e mais qquer coisa que não esteja à vista)

      • Manuel Pereira says:

        Mais nada! Muito boas dicas caro Manuel Miranda! 🙂

      • TopPlus says:

        Thanks! já agora, para quem tem arca congeladora, tomada com relógio e só trabalha à noite.

        • Bento says:

          Cuidado com isso! Só faça isto se conseguir um registo das temperaturas dentro da arca fora desse período. Duvido que se mantenha dentro dos limites recomendados para a correcta conservação dos alimentos.
          Cuidado!
          Infelizmente nas arcas e frigoríficos NÃO É RECOMENDADO usar relógio temporizadores. A temperatura no seu interior vai subir fora do limite.

          Para poupar nesta área recomendo arcas ou frigoríficos com a tecnologia “sem gelo”/”no frost” – mais eficientes a longo prazo – e equipados com termómetro próprio para automaticamente produzir a temperatura necessária. O frigoríficos com termostatos de 1-3 ou 1-5 não servem pois pode estar a desperdiçar energia. O que você quer é o frigorífico a 5 ºC e a arca a -12 ºC ou a -18 ºC, conforme seja 2 ou 3 estrelas.

          • TopPlus says:

            Obrigado pela informação.
            No meu caso, não utilizo/abro a arca durante o dia, e à noite raramente. Tenho configurado para ligar das 22h às 8h. Vou ter mais atenção, e eventualmente passar do 1 para os 5.

      • Bento says:

        Nem mais.
        Muito bem.
        A mim custa-me a entender que alguém que tenha TV paga a peso de ouro (quando pode ter TV grátis) e que está disposto a pagar por mais uns quantos equipamentos para medir a electricidade está REALMENTE preocupada em poupar!! Não faz sentido. Quem DE FACTO quer poupar, começa logo por dispensar serviços supérfluos – TV por cabo por exemplo, ou Internet no telemóvel, etc.
        Se querem ter estes gadgets todos, então não me venham falar em consciência ambiental ou poupar, porque não faz sentido.
        Era como discutir como é que um carro de 4000 de cilindrada pode ser mais amigo do ambiente? Simples: com 1500 ou 1800 de cilindrada! Não há volta a dar.
        Frugalidade.

  4. Ivo Fernandes says:

    Bom dia,

    Onde poderei encontrar no site a informação que indica q

  5. Tiago says:

    Em vez disso desliguem a box do meo, o router e o standby da TV e poupam bastante. E até poupam 89 euros a comprar isto. Eu comprei um wattimetro no Lidl, sempre que quero ver um consumo de um aparelho consigo ver.

  6. Ivo Fernandes says:

    Bom dia,

    Onde poderei encontrar no site a informação que indica que o fornecedor deverá ser a EDP? Isto porque no site fala, inclusive, “do seu fornecedor de electricidade”, o que permite subentender que não existem limitações a esse nível…

    • Nuno J. says:

      Acho estranho que se fale em limitado à EDP, a energia não será diferente da EDP para os restantes fornecedores…

      • diogo says:

        Para já e so para a EDP para funcionar em pleno o serviço, ou seja, para poderem mostrar em valor monetário o que estamos a gastar e também para nos aconselhar caso não o tenhamos o contracto que nos permite poupar.

  7. Bruno Jacob says:

    O sensor liga-se no quadro, certo, mas como é que eu sei quais os aparelhos que estão a gastar? Será que o sensor avisa no máximo por disjuntor, mas mais do que isso só se houver um sensor por tomada eléctrica…

    Acho estranho este sistema…

    • Nuno J. says:

      Só vais ter um informação do consumo geral. Actualmente só desligando os aparelhos para veres as variações…
      Mas acho que há alternativas para colocar nas fichas não são é da ISA (por isso não tem esta funcionalidade MEO) embora tenha lido algures que estão a trabalhar nisso.

    • Tartaruga Genial says:

      O fornecedor é indiferente,

    • Bruno Jacob says:

      Andei no site a investigar, para além do sensor no quadro, também é necessário um sensor no cabo eléctrico de cada aparelho..

      Pelo menos é o que me parece e assim já tem lógica.

      • Ivo Fernandes says:

        Segundo o comunicado de imprensa da PT (que pode ser consultado em telecom.pt), para já o serviço apenas permite aferir os consumos globais. Os consumos tomada a tomada serão possíveis, à partida, dentro de um trimestre.

  8. Esta tecnologia não é nova, apenas a apresentação da informação o é.
    Esta tecnologia existe a cerca de 5 anos, nos últimos tempos surgiram apenas novas formas de apresentação da informação, e este é apenas um caso disso, como o é o novo sistema da EDP já disponível para a região Beja.

  9. John says:

    Com mais uns detalhes está aqui uma excelente opção!

  10. MG says:

    Já que o sensor está no quadro electrico, este mede o gasto total de energia. Como é que podemos saber como poupar, se não sabemos que aparelho doméstico é que está a gastar mais? Imagino que teremos de adivinhar com base na utilização dos equipamentos.
    Parece-me mais barato comprar um daqueles sensores que se colocam na ficha electrica e medir o gasto de uma aparelho electrico especifico.

  11. Nuno Silva says:

    Isto é porreiro, mais uma parceria da MEO que aos poucos vai fidelizando cada vez mais os seus clientes…aproveitando esta funcionalidade de integração com a Meo Box, já enviei à MEO a sugestão de disponibilizarem também uma solução para visualizar IP Cam’s na TV, mas enquanto não está disponível (nem sei se será algum dia implementado), há alguma maneira de fazer o stream de uma dessas cam’s para um canal não usado na Meo Box?

  12. Ze Maria says:

    Ao fim de quanto tempo uma familia normal, demora a pagar este “investimento”? Esta “treta” poupa NA REALIDADE algo ou alguma coisa? Porque não compar na Loja do Chinês de proximidade uns óculos de lentes verdes para ver o contador da EDP com um olhar “ecológico”?

  13. Diogo Alves says:

    Correcção: kWh (unidade de medida de “energia”) – KiloWatthora – é a potência X unidade de tempo (kW- potência X 1 hora = kWh), sendo uma das parcela de facturação da EDP.

  14. John says:

    Só há uma coisa que me deixa de pé atrás.
    Porque raio temos de enviar a informação para um servidor deles?
    Seja da PT da ISA, de quem criou o iMeter…
    Porque não simplesmente enviar para um dispositivo local e armazenar a informação localmente.

    Zelo muito pela minha privacidade e apesar que achar uma excelente iniciativa não consigo deixar de pensar que outrem tem acesso a informação que só a mim diz respeito.

    Não sei até que ponto não seja mais fácil pegar num multímetro de pinças e testar os aparelhos 1 a 1, com um pouco de informação, conhecimento e cuidado é bem capaz de se traduzir numa melhor alternativa.

    Até porque o comportamento energético dos nossos equipamentos é invariante no tempo.

    • Anonimo says:

      Este serviço vai para um servidor para teres acesso através do widget da Meo, sendo que tu tendo acesso a internet e estando em qualquer lado, poderás ver o que a tua casa está a gastar.

    • Nuno says:

      Ao ler a noticia tb me surgiu logo essa questão. Como estamos em Portugal nada me garante que não é mais um esquema para conseguirem ter acesso a consumos detalhados sem gastarem um chavo e ainda conseguirem que seja o consumidor a pagar por isso para mais tarde lhe carregarem na factura.

  15. Armindo says:

    A solução não tem nada de novo e a forma como é apresentada pelos srs. da PT é um grande engano.
    Quem não entenda nada da solução compra por engano e depois na verdade o efeito/resultado que vai retirar é uma surpresa bem negativa.. .enfim…

  16. Rui da Silva says:

    Existe uma alternativa um pouco mais barata e não há necessidade de dizer há PT qual o meu consumo energético domestico. Pesquisem por CurrentCost.

    A PT/MEO que se preocupe em reduzir o consumo dos equipamentos deles.
    Não sei se alguém já medio o consumo energético do conjunto ONT/Router/BOX. Eu já e custa de 12€ mensais na factura da luz…

    • zbenta says:

      É por essas e por outras que só ligo o router quando estou em casa.

    • ferreyra says:

      @Rui,

      Estimando o custo do kWh em 0,17€ (já com IVA), tarifa simples, 12€ representam aproximadamente 70kWh por mês.
      70hWh num mês dá 2,33kWh por dia!
      Pode explicar como é que aferiu esse consumo?

      • Rui da Silva says:

        Até hoje ainda não consegui consumir energia, sem ter de pagar o aluguer do contador e a taxa para a televisão/radio. O que pago no final da factura não é só o preço da electricidade, quer tenha um consumo de 1kW por mes quer tenha 100000 pago sempre o mesmo de aluguer do contador e da taxa audiovisual, logo essa valor, porque me sai do bolso, tem de entrar para as “minhas” contas no custo da electricidade.
        Dai o valor não ser os 0.17€ (que para mim é 0.18€, tarifa bi-horaria) mas um pouco superior cerca de 0.24€) tendo em conta que pago menos nas horas de vazio.

        Tenho um dispositivo em casa onde consigo visualizar o consumo global e em determinadas tomadas da casa e me permite monitorizar ao segundo o consumo de cada aperelho “selecionado” – EnviR da Current Cost.

        Por esse motivo as contas que fez não podem bater certo com as minhas.
        Pode parecer um valor exagerado à primeira vista mas para mim é bastante real, pois sai-me do bolso.

        • Rui da Silva says:

          Faltou referir que o conjunto tem um consumo médio de cerca de 0.06kWh. É certo que a BOX do MEO gasta um pouco menos que a da ZON ou da Cabovisão, mas mesmo assim é muito elevado. Só não percebo é a razão do consumo em standby da box nunca baixar dos 20W…

          • ferreyra says:

            Percebi agora que os 12€ indicados apresentam uma visão distorcida da realidade. Para esse consumo médio e com o bi-horário diário, o custo mensal é de 6,09€ (metade do valor apresentado).
            Sendo as taxas um valor fixo, não podem ser usadas para calculos comparativos! Isto porque quanto mais electricidade se gastasse mais o valor estaria diluído pelo preço do kWh.

  17. P Fragoso says:

    Independentemente de já existirem soluções no mercado, e de se poder aferir essa informação de outras maneiras, parece-me que a integração de serviços que, neste caso o pessoal do MEO, anda a fazer, está muito bem conseguida, e este é mais um serviço integrado, e que me parece interessante. Pessoalmente até sou daqueles que já foi algumas vezes para perto do contador eléctrico, tentar verificar o consumo em determinado momento… é bem melhor estar sentado no pc a verificar isso mesmo. 🙂

  18. Carlos says:

    Na verdade, também não percebo porque indicam ser necessário Meo ADSL ou Fibra. Aliás… A ISA já vendia isto, antes da PT, sem estar associado a clientes MEO. Só fica impossibilitado de consultar no MEO, mas pode continuar a consultar no PC.

  19. KaiserSoze says:

    Aqui em Inglaterra isso e gratis ha muito tempo, em praticamente todos os operadores de energia… nao percebo como podem cobrar 89 euros por esse equipamento…

    • Gerardo says:

      Estamos em Portugal. Aqui todas as grandes empresas roubam, com a conivência do estado. E ainda criam uma autoridades reguladores, para os amigos auferirem salários fantásticos. Por isso temos as comunicações mais caras da europa, a gasolina mais cara, a electricidade mais cara. Enquanto votarem nos corruptos e burlões que nos governam!!! à 30 anos, Portugal não passará disto.

  20. fernando martini says:

    a ideia ate é boa, parem o preco é impraticavel

  21. Anonimo says:

    Caros

    Por esse preço esqueçam. Há soluções mais completas e bem mais baratas. Aliás, a propria EDP comercializa esses sistemas através da Home Energy.

    Mas se quiserem, procurem no EBAY ou no fabricante http://www.currentcost.com/

    Apenas só mais uma nota, a principal vantagem deste sistema é a visualização dos consumos fantasmas. Ex: iluminação exterior que liga de dia, quando não está ninguem em casa, devido ao relógio horario que desprogramou… Aí, consegue-se agir e reduzir os consumos (desnecessários).

    Cumprimentos.

  22. Bem sendo este tipo de sensores (braçadeiras que usam o campo magnetico gerado) o erro na medição é enorme e alem de não ser possivel medir correctamente pequenos consumos, por exemplo uma unica lampada flurescente 🙁
    Pode-se dizer que é algo ‘engraçado’ , mas acaba por ser mais um desperdicio de energia e de dinheiro

  23. Carlos says:

    Bem mais simples é ligar tudo com extensões com interruptores, e desligar tudo quando não está a ser usado.

    Em minha casa só o frigorífico é que está sempre ligado, o resto fica tudo desligado no interruptor da extensão.

  24. Regis says:

    Em principio todos os sistemas que permitam racionalizar os gastos energéticos são bem vindos. Porém creio que é preciso estar com atenção.
    Quanto custa a instalação? Quanto consome o sensor?

  25. jagsilva says:

    Bolas… é de mim ou isto é só para encher chouriços?? ora os senhores da meo vão lá a casa e colocam um modem, um router, uma box, um telefone… e depois um equipamento para perceberem qual é o perfil de consumo???
    Concordo com quem disse para desligar os stand-by dos equipamentos e se querem saber qual o custo dum determinado equipamento comprem um energy meter do lidl.
    Não quero dizer com isto que não ache piada ao equipamento e até nem parece caro. Para os geek temos o arduino e o pachube que faz o mesmo.

  26. HB says:

    Nos já temos um sistema que permite poupar até 100% que é não gastar. Agora a sério este sistema não permite poupar nada, aliás o sistema ele própio consome energia.
    Isto é apenas um sistema que permite dar informação sobre o consumo e ajudar o consumidor a tomar medidas, e essas medidas é que poderão trazer poupanças.

  27. Paulo Balinha says:

    Poupe 1€ de electricidade por mês e pague por este serviço 50 e muitos à PT… A forma mais eficiente de pouparmos na factura da energia é corrermos com quem nos põe extras atrás de extras na conta da luz, que são os nossos governantes.

  28. Tuga says:

    Este post deve ter sido patrocinado. Não ter este Gadget é que é poupar! Mariquices…

  29. Bruno Silva says:

    Faço das minhas as palavras de muita gente… Em minha casa já existe uma consciencialização e utilização de práticas que permitem poupar na electricidade, pagar tanto dinheiro por este gadjet é um absurdo e um investimento sem retorno.

  30. Paulo Fragoso says:

    PPWARE e neste caso PT, sempre à frente:

    “EU funded project helps citizens compare and reduce their energy consumption via TV, PC and social networks applications
    – Citizens and business often waste energy because they do not realise which appliances and lighting use the most energy. An EU-funded project tested in the United Kingdom and Bulgaria is helping to change that – showing consumers reduced energy usage by an average of 8% when provided with an “information dashboard” about their energy use. The Digital Environment Home Energy Management System (DEHEMS) project shows that when a consumer receives more information about their energy use, and can share and compare this with neighbours and family, they are more likely to change their behaviour. The EU-funded system presents data every 6 seconds through a small digital display. The data can also be displayed in real time via a TV screen, mobile phone, PC or social media app.”
    in http://europa.eu/rapid/pressReleasesAction.do?reference=IP/12/147&format=HTML&aged=0&language=EN&guiLanguage=en

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.