elementary OS 8: substituto inteligente do Windows e macOS
O Windows 11 é provavelmente o sistema operativo mais completo da atualidade. Mas há alternativas igualmente fantásticas e a custo zero. Uma das nossas sugestões é o elementary OS, uma distribuição baseada no Ubuntu e direcionada para desktops. Conheça o que traz o elementary OS 8.
Há distribuições Linux… e distribuições Linux! Dentro das mais populares, funcionais e elegantes, encontramos o elementary OS. Esta distribuição tem um fantástico look and feel e garante um bom desempenho das máquinas.
O que há de novo no elementary OS 8
O novo elementary OS 8 tem como base o Ubuntu 24.04 LTS e por isso "herda" o kernel Linux 6.8, systemd 255, Mesa 24.0 Outra característica interessante é o facto de ter suporte por 5 anos, ou seja, até 2029.
Com foco na segurança e privacidade, esta nova versão "cria uma sessão segura que garante que as aplicações respeitam a sua privacidade e exigem o seu consentimento", "uma nova Doca com multitarefa produtiva e capacidade de gestão de janelas" e "capacita a comunidade através do Design Inclusivo".
Se procura uma distribuição elegante, estável e com bom suporte, experimente esta nova versão do elementaryOS e deem-nos o vosso feedback.
O elementary OS vem com uma seleção cuidadosa de aplicações que atendem a todas as necessidades do dia-a-dia. Destaque ainda para a AppCenter que disponibiliza várias aplicações Código Aberto para o elementary OS. Conheça, em detalhe, todas as novidades aqui.
Alguma distribuição mais recomendável para funcionar com o domínio do Windows?
O Mint é mais fácil tal como o MX Linux (não precisas de mexer no terminal de comandos).
Mint é super leve e muito bom.
A única razão de não usar o Elementary é não suportar o Revit LT. Porque é incrivelmente fácil e práctico de trabalhar
Artigos linux sem comentarios, ninguem usa. Nem o league of legends corre em linux
Não fales do que não sabes pois demonstra uma grande falta de conhecimento. Se não gostas do Linux vai usar o que gostas.
https://www.youtube.com/watch?v=U3isg3LEsKM
Isso não funciona, jogos com anti cheat não correm em linux. Não presta e so para totos e nerds e mesmo esses ja preferem usar um SO a serio como windows ou mac
Oh Rui vai mas é apanhar morangos…Nunca usas-te Linux e vens aqui mandar uns bitaites.
Deves experimentar antes de comentares.
Experimentar algo limitado que não serve para nada? Acorda pa vida
Deves estar a falar do Windows? Certo? O único SO mais limitado de sempre e precisa do Linux para continuar a evoluir. Se fosse bom não iria precisar de meter o “sudo” no seu sistema,
No dia em que as distribuições suportarem a instalação dos exe (sem emuladores), adeus Windows.
– Wine;
– Bottles;
Sabes que há distro (debian/ubuntu) que têm o “.deb” que é quase como o “.exe”. Já agora nunca vai existir forma de o “.exe” de funcionar nativamente no Linux pois a Microsoft é dona da extensão “exe”
O exe é windows, nunca vai funcionar em Linux ou em MAC. Cada sistema é diferente e tem as suas próprias formas de instalar as coisas.
Não existe uma distro que tem por base o windows e corre nativamente .exe?
Aquilo por questões de direitos de autor está sempre na versão beta…
É o ReactOS mas não é linux é windows em open source xD
Por isso é que ontem tive um system software update… estava na 7.3
Descobri hoje que estou na versão 7.1 uma vez que o Elementary OS não atualiza para a versão seguinte 🙁
elementaryOS, mais para que usou macOS como snow leopard.
Para macOS mais recente, como substituto qualquer distro que use Gnome como “interface gráfica”.
E não é um substituto para quem usou windows.
Usem ubuntu.
se querem em termos visuais semelhante ao windows, Kubuntu .
Falas em Kubuntu que usa o KDE que é um valente problema para novos utilizadores. Acho que o Gnome, Xfce e mate são mais faceis de usar para que está a dar os primeiros paços. Em relação a usar ubuntu não recomendo pois tem que se ligar a firewall usando o terminal de comandos. No Mint e MX Linux usa-se uma app tal como no Windows.
Não é preciso usar o terminal para ligar a firewall. Só instalar o ufw gui. De qualquer forma não é preciso activaresa firewall, o próprio kernel Linux já tem regras implementadas que dispensam essa activação, só em ambientes empresariasi é que talvez precises de activar por causa de abrir/fechar algumas portas.
Pois pois mas então porque é que vem desativada? Se tu não a ativas é contigo mas sofres a consequências. Eu ativo sempre não vá o diabo tece-las.
Não é preciso usar o terminal para ligar a firewall. Só instalar o ufw gui. De qualquer forma não é preciso activaresa firewall, o próprio kernel Linux já tem regras implementadas…. DEPOIS DIZEM QUE O LINUX É COMPLETO, INTUITIVO E DIRETO! PARA QUÊ CHATEARMO-NOS QUANDO TEMOS O WINDOWS?
Só no ubuntu é que é preciso. AS OUTRAS DISTROS VÊM COM APPS DE FIREWALL. Ninguém te está a forçar mas espero que tenhas dinheiro para comprar um PC por ano pois é o que te espera no Windows.