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Drones já têm regulamentação em Portugal, tenha atenção!

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. José Fonseca says:

    Para um drone, 30 metros acima do nível do solo é pouco, 50 seria o ideal porque há drones a fazerem operações legais como vigilância de floresta, inspeção de torres, etc.

  2. Luis says:

    Acho que é melhor irem ler o regulamento!

    d) «Aeromodelo», aeronaves não tripuladas com a capacidade de efetuarem voos
    prolongados, utilizadas exclusivamente para atividades de lazer, de caráter recreativo,
    desportivo ou de competição, com massa máxima operacional até 25 kg;
    e) «Aeronave brinquedo», qualquer objeto que possa voar prolongadamente na
    atmosfera, não equipado com motor de combustão e com peso máximo operacional
    inferior a 1 kg, utilizado para efeitos lúdicos ou de lazer;

    e talvez reformular o que escreveram…

    • Vítor M. says:

      Mas é o que lá está dito.

      • Luis says:

        “Saltando agora para esta informação, aqui podemos verificar que os modelos com motores a combustão podem voar, de dia, a uma altitude até 120 metros, enquanto os eléctricos, os drones convencionais, apenas até 30 metros de altitude.”

        em por isso…

        • Vítor M. says:

          Os convencionais citados nas regras.

          • Xicobandito says:

            “… utilizadas exclusivamente para atividades de lazer, de caráter recreativo,
            desportivo ou de competição,…”

          • Luis says:

            os “convencionais drones citados nas regras” LOL

            o que se lê ali é:
            «Aeronave brinquedo» …. não equipado com motor de combustão e com peso máximo operacional
            inferior a 1 kg. Isto porque há aeronaves que pesam menos de 1Kg e com motores de combustão, que são incluídos na categoria «Aeromodelo» aeronaves não tripuladas com a capacidade de efetuarem …….. com massa máxima operacional até 25 kg;

            Ou seja, um “drone” mais correctamente denominado de multirotor ou UAV puramente eléctrico que tenha menos de 1Kg não pode ultrapassar os 30m. Todos os outros poderão ir até 120m.

          • miguel says:

            Expliquem me uma coisa, se eu for proprietário de um drone com 2kg, nao posso voar com ele???
            Ou passa a integrar a categoria se “aeromodelo”?
            É que nao esta explícito que um aeromodelo tem de ser obrigatóriamente a motor de combustão.

      • David says:

        “Neste caso em particular, estamos perante equipamento com motores de combustão, usualmente equipamentos aeromodelismo (entre outros).” O comentário é errôneo não se trata de aeronaves a combustão. Para mais informações contacte o DRONE CLUB Portugal.

  3. dmesg says:

    Ter um barco ou um avião em portugal é um luxo controlado por lobby’s que assim querem manter as coisas. Há que manter a plebe fora.

    E mais não digo.

  4. Luis Diogo says:

    Finalmente saiu um regulamento.. Pensava que seria bem pior. Por enquanto pelo que li só “seremos” regulamentados no voo noturno (não percebo porquê, desde que visível deveria ser permitido) e nas altitudes. O resto deveria ser senso comum.

  5. jojo says:

    Boa sorte para conseguirem implementar o regulamento.

  6. R!cardo says:

    Porque tanta preocupação com os drones? E regulamentos para as operadoras não fazem?

    • Pedro H. says:

      Tanta preocupação com os drones?
      É simples, se um drone estiver a pairar enquanto um avião descola ou aterra, como é?
      Ou então um drone a chocar contra uma torre eléctrica e provocar danos.

      Creio que os regulamentos deveriam ser a zonas de vôo de aeronaves, pelo menos para os drones mais pequenos.
      Não sei em que ponto está a tecnologia actual, mas os drones não deveriam estar equipados sempre com altímetros para se saber sempre a que altitude está?

      • Luis says:

        “Não sei em que ponto está a tecnologia actual, mas os drones não deveriam estar equipados sempre com altímetros para se saber sempre a que altitude está?”

        Não… Depende do objectivo do drone… os acro/racers não precisam de barómetro… é só peso!

      • Carlos says:

        Pedro H., claro que estão! Dependendo do drone e do modelo tem. O Firmware associado a cada um deles que os limita em certas situações de voo, já para acautelar algumas situações que são aqui colocadas. Por ex, num raio de cerca de 2400m de um aeroporto, nem sequer levanta. Até um raio de 8200m de um aeroporto não passa pá 120m. Toda essa informação poderão. Ver no manual de instruções do phantom 2 (p ex) e disponível no site da dji phantom. Inclusive toda essa Info pode ser fornecida pelo próprio drone-dji-phantom via telemetria e radio para um receptor vídeo, onde o utilizador pode monitorizar em tempo real…. Enfim, mais nada p se preocuparem

      • Francisco says:

        No caso dos DJI phantom tens isso, controlas a altitude, zonas restritas, velocidade

      • R!cardo says:

        Acho que quem compra um drone não vai “brincar” com ele para perto dos aeroportos ou campos de aviação/aeronaves.

  7. Bruno says:

    Ainda não está aprovado, está em consulta pública .

  8. Bruno says:

    O regulamento ainda não está aprovado, estando ainda em projeto. Está em consulta publica até ao dia 23 de Maio. As pessoas podem efetuar comentários e sugestões no site da ANAC !

    http://www.anac.pt/VPT/GENERICO/LEGISLACAOREGULAMENTACAO/LEGISLACAOCONSULTAPUBLICA/Paginas/LegislacaoemConsultaPublica.aspx

  9. Ricardo Pontes says:

    Tenho um drone que pesa mais de 1kg, e agora?

  10. Carlos says:

    E regulamentação sobre entrar em propriedade privada? Tenho que abdicar da minha privacidade para o vizinho ter liberdade de passear o brinquedo por onde lhe apetece? https://www.rt.com/usa/341404-drone-privacy-teenager-window/

    • Mauro T says:

      Essa é uma não questão. Em portugal, já está consagrada na lei as questões de privacidade e o direito de não invasão de propriedade privada, também em espaço aério.

  11. Ricardo says:

    Ora vamos la inventar mais um impostosito….

  12. Bruno Gomes says:

    Por onde hei de começar? será pelas siglas escritas em “estrangeiro” numa legislação k é portuguesa, com uma descrição da sigla em português e k, consequentemente n tem nada a haver com a sigla e k um gajo só para as fixar todas tem k tirar um curso? Ou será pelo facto de referir um raio de 2,5Km em volta de um aeroporto onde supostamente é probido voar, salvo se n se passar acima da altura do edificio mais alto num raio de 75m? Afinal, até posso voar bem pertinho de um aeroporto. a legislação deixa… 😉 Será o facto de um drone pilotado em FPV (first person view), o k é mt comum hoje, e na legislação só preverem LOS (line of sight)? é k assim realmente, um drone de corridas de 180mm de diagonal e de uns 500g ou menos, a partir de meia duzia de metros já nem se via… e um drone de 25Kg a cair de 120m é capaz de provocar mais estragos do k um de 500g não? E filmagens aéreas nos festivais, concertos, rallies, etc? Proibidos! Mas, em vez de estar aqui a mandar mais bitaites, como o comum do português, vou ao link k o Bruno postou em cima e vou enviar um email para o endereço dos dois senhores k lá estão e demonstrar a palhaçada k este regulamento é. Sugiro k, quem realmente se interessa e gosta de drones, faça o mesmo, sob pena de passar a ser visto quase como um terrorista.

  13. Pedro says:

    O meu pesa 2 kg e 900 e podem sair 300 mil leis que vou continuar a voar e a divertir-me como sempre.. E não pago mais impostos a chulos…

  14. rui says:

    Pelo titulo parece que já foi aprovado. O qual não é verdade. Antes de 2018 não esperem grandes novidades. Divirtam-se e bons voos.

  15. Iven Silva says:

    Parece haver alguma falta de conhecimento e experiência sobre drones por parte da ANAC, há ainda certos pontos por serem esclarecidos e espero sinceramente que alguns sejam mudados.

    1 Kg é muito pouco. Tenho o Phantom 2 que pesa 1 Kg, mas adicionando um gimbal e uma GoPro fica mais ou menos com 1.4 Kg. Creio que deviam permitir mais 1 Kg ou 2 Kg. O Phantom 4 por exemplo pesa 1.4 Kg.

    Em relação à altura e distância, é algo muito relativo, porque todos nós temos uma noção relativa de distâncias. Se eu tiver a aplicação instalada no meu smarphone ou tablet saberei mas, e enquanto às outras pessoas.

    Não estou a ver ninguém chegar ao pé de mim e dizer que estou a cometer uma infração porque o meu drone está 34,86 metros de altura e mesmo que esteja a 100 metros, como irão prová-lo de forma concreta?! Só adquirindo um medidor de distância, mas até conseguirem fazer uma medição exacta num objecto móvel localizado no céu…

    Não vi nada enquanto à velocidade máxima permitida, suponho que não haja limite (por enquanto). Neste caso não falo muito pelos drones e sim mais pelos motores de combustão. Já vi um no YouTube equipado com uma turbina JetCat que supera os 500 Km/h. Vou deixar o link abaixo para verem, assim como o regulamento da ANAC também:

    https://www.youtube.com/watch?v=dTHWBSluUjU

    http://www.anac.pt/SiteCollectionDocuments/legislacao/reg_rpa_consulta_publica.pdf

  16. Samuel L. J. says:

    Então não posso ter um drone de vigia quando um sensor de movimento é ativado na empresa do meu pai? (a noite)

  17. Hélio says:

    A 30m de altitude, onde moro nem no chão posso ter o drone

    • JMCXL says:

      Altura não é altitude. Altura mede-se à vertical do ponto no solo. Altitude mede-se a partir do nivel medio da água do mar.

      Quando um avião sobrevoa os Himalais a 45000 pés está a uma altitude de 13500 metros acima do nível médio da água do mar, mas a sua altura em relação ao cume mais alto é só de 5500 metros.

  18. Abel Figueiredo says:

    Estas duas alíneas referem-se sempre a RPA utilizado para lazer, desporto ou competição, mas e nos casos de trabalho? Qual é o regulamento para, por exemplo, fotografia aérea recorrendo a RPA?

    • Fábio says:

      Aqui está a minha grande duvida! Como vai ser para quem filma a modo profissional! Tenho de enviar um pedido de autorização cada vez que levanto o Drone? E o tempo de antecedência? Aqui fiquei pouco esclarecido no regulamento.

  19. RF says:

    Vai ser engraçado controlarem a altitude a que os drones vão andar… Vai ser a olhometro?
    Já agora, para aqueles que comentam e não sabem, os drones (sem serem os brinquedos que se compra no ebay) têm GPS e já têm uma barreira electrónica para não entrarem no espaço aéreo de um aeroporto! Claro que há aqueles que iventam.. é o que não falta por aí, e sim é preciso prevenir para mais tarde não remediar. Mas parece-me que estas medidas são mais para encher chouriço do que outra coisa..

    • Felipe Teixeira says:

      Primeiro não vão conseguir controlar, depois há equipamentos que não precisam de controlo, depois é preciso prevenir, e por fim as medidas não vão ter efeito.

  20. JMCXL says:

    Altura não é altitude. Altura mede-se à vertical do ponto no solo. Altitude mede-se a partir do nivel medio da água do mar.

    Quando um avião sobrevoa os Himalais a 45000 pés está a uma altitude de 13500 metros acima do nível médio da água do mar, mas a sua altura em relação ao cume mais alto é só de 5500 metros.

  21. nmag says:

    Vejam o Artº 6º onde refere que não se pode tirar fotografias e filmagem aérea…
    Não percebo….já que sobre isto já existe regulamentação, mas aqui parece que querem ir mais além e simplesmente proibir quando é efectuado por um drone??!!.
    não devo estar a entender o que aqui dizem…só pode!

  22. Osantos says:

    Imaginen que estamos com o nosso (a) amante dentro do carro a brincar aos médicos e nos tiram umas fotos e vao parar à net….

  23. Daniel Isidro says:

    Perdi algum tempo a ler o projeto para o regulamento e achei interessante. Sem duvida que faz falta regulamentear os drones uma vez que embora sejam brinquedos, mesmo os mais pequenos podem causar problemas quando utilizados de forma incorreta!
    O problema a meu ver nem está ai, está no facto de ser quase impossivél controlar por parte da autoridades quem viola a lei.
    A não ser que a policia ou a ANAC vá instalar estações de radar em cada terriola e fazer o controlo do espaço aéreo a baixa altitude. Acho que vai sempre caber ao bom senso de cada um a maneira e o local como vai usar o seu drone!
    Ao ler mais a fundo descobri também por exemplo que na zona onde vivo (Entroncamento) ainda se encontra dentro do perimetro militar da Base de Tancos e que mesmo para os tais 30 metros permitidos pode haver chatice com os C-130 e C-295 que volta e meia passam mais ou menos a essa altura do solo nalgumas zonas do Entroncamento, especialmente na zona sul onde não sei porquê, os pilotos adoram fazer razias aos telhados logo pela manhã em dia de saltos de paraquedistas no Arrepiado!
    Portanto não é de estranhar que um dia destes ainda se vai assistir a um vôo “em formação” entre a FAP e um drone!

    Quanto aos brinquedos que não levantam ao pé dos aeroportos, zonas com restrições, etc… bom sim os que vêm trancados de fábrica por software ok…. mas e por exemplo quem constroi um drone a partir de um Arduino ou Raspberry Pi?? Duvido que perca tempo a implementar tal codigo!!

    Resumindo, a lei é gira, faz falta, mas vai ser muito dificil de fazer cumprir!

  24. David teles says:

    O título está incorrecto, o que saiu foi um projecto de legislação e está em processo de opinião pública, ainda não foi nada aprovado

  25. Marco S says:

    Vao ter de aplicar caixas negras nos Drones. Haha.

  26. Manuel S. says:

    O que eu penso é que como sempre o carro anda a frente dos bois.
    Drones á venda tudo bem, compramos um drone tudo bem.
    Estou a falar de um investimento para cima de 1000 € e agora querem que eu o ponha numa prateleira.
    Só falta nós comprar-mos um automóvel e só poder-mos andar com ele de casa até 1Km e voar muito baixinho
    Só porque 1 dúzia de desordeiros não tenham bom senso.
    Estou de acordo que aja regras para segurança e privacidade da pessoas.
    Portugal tem quilômetros quadrados onde se pode voar com segurança.
    Pessoal façam bons voos e quem tem o poder sobre as leis não sejam tão rígidos para quem gosta de drones.
    Muito Obrigado.

  27. Luis says:

    Tenho um drone bebop, e agr?

  28. pina says:

    boa tarde!
    e o mavic pro que nao chega a pesar um kilo!

    con tanta tecnologia a voar so a
    30 metros, entao para que gastar tantos euros

  29. Leonardo Bittencourt says:

    Boas..
    Quem sabe informar taxas de autorização para gravações de video e imagem?
    Drone: Phantom 3
    Agradecido
    Leonardo

  30. Angelo Silva says:

    Tenho um drone quanun xj470 todo equipado com dji naza v2 e motore dji e já tive dji f550 actualmente só xj470
    e radio spektrum dx7s com telemetria, alguém sabe explicar em relação a este que pesa 1,4kg só puro lazer.

  31. JL says:

    É claro q faz sentido haver legislação, mas devemos todos agradecer aos idiotas irresponsáveis que provocaram esta limitação, voando perto dos aviões comerciais.
    Agora, quem quiser voar um simples avião ou planador na zona de Sintra, simplesmente não pode.
    Viva…

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