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CTT lideram ranking de reclamações mensais no Portal da Queixa


Vítor M.

Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

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68 Respostas

  1. nao digo says:

    Curioso, sempre recebi as minhas encomendas vindas da china, e exactamente nessa altura tenho 2 que chegaram a PT e nunca me foram entregues.

  2. Marco says:

    Eu sou um dos que reclama desse péssimo serviço pelas imensas situações que já me aconteceram, mas a verdade é que a Alfândega é uma das principais razões dos atrasos.
    Já tive uma situação de correspondência que demorou mais de um mês a chegar ao destinatário…dentro de Portugal!!! Já a tinha dado como perdida como já aconteceu antes.

  3. Djoje says:

    Privatizou …. piorou…. é o que dá a ganancia quando a gestão privada não tem grande concorrência!

  4. hommer says:

    tive uma situação recente com os CTT expresso e consegui resolver a situação, mas não pelas vias normais, email’s ninguem responde, telefones de nº acrescentado e ninguem atende, resultado, 1 dia perdido á espera de uma encomenda que nunca apareceu e eu sempre a seguir ao tracking a dada altura é dada como não estava em casa, e eu lá, levaram logo com o mail na hora, no dia seguinte meti os pés ao caminho fui aos CTT’s lá a senhora foi cimpatica faculto-me o nº interno do centro dos ctt expresso e telefonei para lá apanhei logo o chefe da distribuição e perguntei-lhe onde andava a minha encomenda visto que no tracking ainda estava no armazem, o que na realidade veio-se a descobrir depois de muitas reviravoltas e telefonemas e já á rasca, a encomenda estava enfianda numa das 3 carrinhas sem estar cadastrada no sistema, ou seja se não meto o pés ao caminho era outro dia perdido, deixei o meu nº de telemovel ao fim de 10m telefona-me o rapáz que tinha a encomanda perdida na carrinha estava a pouco mais de 1 km onde eu estava, a pedir desculpas, acabei por lhe dizer para deixar a encomenda na loja CTT onde ele estava e dizer lá o que se passava que eu ia lá buscar, para não haver mais tretas, e assim foi, de resto não me posso queixar no que toca a restante correio tem vindo sempre parar a casa, mas a única coisa que mostro imenso desagrado é a alfandega demorar séculos para processar encomendas vindas de fora UE, é uma autentica vergonha, por qualquer outra transportadora tenho as encomendas á porta num instante e passam pela alfandega que é um tiro, vindo pelos CTT morrem por lá chegando a estar 3 meses para receber uma encomenda que em pouco mais de 15 dias está em Portugal e o resto do tempo está na alfandega engatada…

    já evito encomendas grandes e de elevado valor via CTT se não estou lixado…

    • nao digo says:

      Não desculpando a Alfendega. Tens a noção do volume de encomendas que recebe a alfandega por CTT em relação a não CTT?
      Ha 1 grande diferença, se vier pela DHL pagas logo custos de desalfandegamento.

      • hommer says:

        tenho completa noção de volume de encomendas que a alfandega recebe, mas isso não quer dizer nada, quer dizer que a mão de obra é insuficiente para tanta encomenda, dai a lentidão do serviço, não venhas ensinar a missa ao padre, eu sei bem como funcionam estes serviços, onde deviam poupar não poupam, poupam é na mão de obra como sempre, tem trabalho para 1000 funcionários tem lá 10 para efectuar o trabalho, típico…

        se antes da privatização já era o que era depois de ser privatizada ainda pior ficou…

  5. Djoje says:

    Da CTT Expresso estou à 1 MÊS!!!! à espera de um contacto sobre uma reclamação que fiz!

    VERGONHOSO!

    • hommer says:

      o mais engraçado disto tudo é os únicos meios de contacto é email, ou por 2 nºs de valor acrescentado ainda por cima quem metem um gajo em espera e ninguém atende, isto ainda é o mais insólito, não podia ser 2º de telefone normal tem de ser de valor acrescentado, devem pensar que o pessoal é rico para andar a fazer chamadas para números de valor acrescentado…

      se estás á espera á 1 mês é mais que certo que a reclamação já tenha caído no esquecimento no outras milhares…

    • Corvo says:

      Eu estou à 1mês e meio à espera duma cobrança que enviei.. Foi entregue com sucesso passados 2dias de a enviar, já o vale postal “perdeu-se” já lá vai mês e meio… Já fiz reclamação em loja e nada… se não chegar entretanto vou pedir o dinheiro do vale + o € do serviço que me foi cobrado por enviar!… Palhaçada!…

  6. José Gorda says:

    Faço regularmente encomendas de muito baixo valor. Desde o início do ano que as embalagens não registadas ou sem seguimento, raramente me são entregues. Mesmo as sem seguimento, por vezes, dão alguma informação por onde anda a encomenda. Verifico que tenho duas referenciadas como recebidas em Portugal em meados e fins de Abril. Mas … recebê-las é que é mais problemático. Algo desonesto está a acontecer! Quanto às que são enviadas sob registo, apenas uma falhou. Repito : algo desonesto está a acontecer! Nos sítios onde compramos, deveria haver SEMPRE uma opção de registo com custo aceitável. Eu preferiria ter um ligeiro custo adicional, do que não receber a encomenda. É que já é demais!!! José

  7. Gonçalo says:

    Por acaso estou á espera a coisa de 4 meses, coisas vindas da China, pela yanwen , que alegam ter chegado a pt…mas a minha casa nada

  8. aRKAN says:

    Ah vcs estao comos nos aqui, os CORREIOS brasileiros sao uma lastima!!!

  9. S Pimenta says:

    Está me acontecer EXATAMENTE o que está descrito aqui no artigo, desde o inicio do ano que quase todas as encomendas da China, NUNCA chegaram a minha casa, tanto do AliExpress como do Ebay…

    Tenho pedido para reenviar novamente e já estamos em Junho e ainda não recebi NADA!!! Ou seja muitas das vezes dinheiro perdido, especialmente do AliExpress…

    Agora com esta notícia vem me elucidar que afinal o problema não é um caso isolado…

    Ainda à cerca de 3 semanas fui perguntar aos CTT só por curiosidade se sabiam se algo estava a passar com as entregas da China, e a funcionária disse que NÃO SABIA DE NADA! E agora com este artigo afinal algo BEM GRAVE se está a passar…

    Ou seja os CTT, são não outra coisa como: UMA CAMBADA DE INCOMPETENTES!!!

    • S Pimenta says:

      E estamos a falar de coisas de 2, 3 euros! Ou seja coisa tão pequena que não fica retida na alfândega… Ou seja a culpa é dos CTT!!!

    • David Guerreiro says:

      Pode não ser problema dos CTT. Pode ser culpa da Yanwen, quem embora indique entregar as coisas em Portugal, pode não ser verdade.

  10. nkp says:

    o pessoal queixa-se tanto mas usam ao menos o livro de reclamações?

  11. Jaquim says:

    Nada de chocante portanto. Vivam as primatizações e as reduções extremas de custos para benefício de poucos. Já aqui disse que toda e qualquer empresa cotada em bolsa é cancerígena para a sociedade e apenas trabalha em prol das elites detentoras de acções. Infelizmente neste caso nem há concorrência para podermos migrar como fizeram os rapazes do github.

  12. Bernardino Gomes says:

    A falta de profissionalismo na destruição dd porta a porta .Hoje as empresa ctt só se preocupam com os lucros o atraso da corespondencia eles indeferente porque nao sao ele que pagam os atrasos das mesmas emfim e o pais em que vivemos

    • David Guerreiro says:

      Os CTT desinvestiram no setor postal e investiram na banca. Cada vez mais metem o setor postal de lado e apostam no banco, que dá mais lucro.

  13. maria vieira a atriz says:

    deviam mandar as reclamações para o ex desgoverno

  14. Jaquim says:

    SE TIVESSEM VENDIDO OS CTT AOS CHINESES EM VEZ DA EDP ISTO NÃO TERIA ACONTECIDO 😀 😀 😀

  15. Mário says:

    Os ctt são atualmente uma das piores empresas em Portugal. Ainda sou do tempo em que os correios portugueses eram dos melhores do mundo. Hoje é uma degradação total com encerramento de muitas estações e o caos absoluto nas poucas estações que restam. Em Lisboa o serviços de correio normal chega a demorar 1 mês para a entrega de uma simples carta dentro de Lisboa. Isto já me aconteceu várias vezes. Tenho conhecimento que certos clientes chegam a estar mais de 1 mês sem receber qualquer carta e de repente aparecem uma montanha de cartas de uma só vez , algumas com prazos de pagamento caducados. E já nem falo das encomendas…. Lamentável… mas o que interessa é dar lucro….

    • Hefesto,o Grande says:

      Concordo com tudo o que disse,Mário.Noto uma grande diferença de há um bom par de anos para cá da qualidade de serviços dos CTT que é péssima,muito má mesmo.Então o serviço de entregas/distribuição por parte dos carteiros é do pior que há !! É miserável este serviço,completamente miserável !!

  16. Carlos Almeida says:

    As pessoas esquecem-se que o principal objetivo de uma empresa privada é o lucro e não o serviço ao cliente. Talvez assim se perceba porque antes as encomendas chegavam e agora não.
    Eu também estou a espera de algumas encomendas que nunca chegaram e cheguei a pôr as culpas nos chineses, mas afinal a resposta às minhas dúvidas estava em Portugal.
    Vou fazer o que os outros fizeram que é apresentar queixa e esperar por um milagre.

    • David Guerreiro says:

      Na verdade a culpa é do chinês. Ele é que não cumpriu a parte dele como vendedor, que é garantir que os bens que adquires te sejam entregues. Se vem pela Yanwen, no bico da cegonha, ou pela mão do próprio chinês não interessa. Se as coisas não chegam pedem-se responsabilidades a quem enviou. Eles depois que se amanhem com as transportadoras.

  17. Rúben Viegas says:

    Conheço vários casos na mesma situação.
    O curioso é que esta retenção/extravio/furto de encomendas está a acontecer em objectos expedidos via Yanwen e Sunyou. Encomendas enviadas via China Post estão a ser entregues, mesmo as que não têm registo.

  18. Bruno Cantante says:

    Podem reclamar no:
    https://www.livroreclamacoes.pt
    Tipicamente a resposta é mais célere pois a reclamação é acompanhada pela entidade reguladora.
    Já fiz 3 para a MEO e 1 para os CTT e tive resposta quase sempre em menos de 48horas.

    • Bruno Cantante says:

      Também já fiz outra via Deco e tive resposta também em pouco espaço de tempo. Sinceramente não vejo muita vontade por parte das empresas em dar respostas via portal da queixa.

    • David Guerreiro says:

      Só fiz 1 da Vectone Mobile e nunca obtive resposta, nem da entidade, nem da ANACOM.

  19. JAR says:

    Por acaso, aqui há tempos fiz uma compra na GearBest, pelo tracking vi quando chegou a Portugal, Lisboa, e depois quando chegou aos CTT da minha cidade.
    No dia da entrega, apareceu no tracking que tinha saido dos CTT para ser entregue e a dada altura apareceu como entregue.
    Acontece que só foi entregue ao outro dia quando liguei para os CTT a perguntar o que se passava, e a resposta que obtive foi que se tinham esquecido da encomenda na carrinha.
    Se se esqueceram dela na carrinha, como a puderam assinalar como entregue?
    Conclusão, se não tenho ligado, não a recebia e era dada como recebida pelo destinatário.
    Péssimo serviço

  20. João says:

    Investigue-se! Várias reclamações no livro de reclamações e recebo sempre a mesma resposta. Várias encomendas da Yanwen que não são entregues! Que vergonha!

  21. Marco says:

    Quando a maior parte dos carteiros actuais nem sequer são funcionários directos dos ctt, mas de empresas de trabalho temporário … e a contratos temporários … a malta quer é despachar o turno. É tudo entregue às 3 pancadas …

  22. Sérgio says:

    É a pior empresa que conheço. Na cidade de Faro encerraram o balcão no centro da cidade e quem precisar de ir aos CTT tem que se deslocar para longe do centro. No meu caso atribuíram a minha morada a uma estação CTT num local muito longe e de localização inadequada, pois trabalho no centro da cidade e essa estação não é nem perto da minha casa nem em local em que eu me possa deslocar.

  23. Pedro Afonso says:

    Hoje em dia, os carteiros (distribuição) , a maioria deles são com contrato a prazo de 6 meses. Estão sempre a mudar, quando começam a habituar-se à rota é quando vão embora, e mandam vir outro. Agora vejam, um rapaz entrar assim sem mais nem menos, já que o primeiro mês de distribuição é sempre o mais custoso, até entrar na rotina da rota.

  24. João says:

    Gostava de não ter que dizer isto, mas são puros ladrões.
    Quando estive a estudar no estrangeiro, o meu pai enviou-me um envelope almofadado com material escolar e só uma caneta lá chegou. O envelope tinha sido cortado e tinha fita cola por cima, curiosamente com carimbo português por cima…

  25. PeterJust says:

    Sou mais um com bastantes queixas, nota-se bem a degradação do serviço após privatização. Obrigado Passos Coelho, PSD e amigos

  26. Filipe F. says:

    CTT Expresso é um serviço vergonhoso.
    Já tive desde encomendas danificadas onde vi no proprio balcão andarem a brincar com elas (imaginem eram posters que vinham em tubos de cartão naturalmente, e quando iam buscar a encomenda no levantamento ao balcão achavam que era um taco ou assim e entao a operadora batia com aquilo em toda a gente a brincar… Vincou a meio, estragou o poster. Mandei vir outro poster, mesma situação, mas desta vez foi pior, quando fui levantar ao balcão, tinha fita cola a meio do ”tubo” porque ja tinha no transporte sido literalmente vincado a meio ao ponto de ter rasgado. Fiz uma reclamação e até hoje nada).
    São um serviço péssimo onde não respeitam o que é uma encomenda frágil, uma encomenda com um package longo, brincam com as coisas, o apoio ao cliente para reagendamento ou alguma duvida é a pagar e bem, ou seja por mim podiam fechar portas. Quando encomendo algo que usa CTT EXpresso deixo sempre a nota para protegerem bem o artigo (digo-o muitas vezes à PCDiga e outras essas instruções) porque sei que o transporte vai ser animalesco.

    Felizmente nem tudo usa CTT Expresso e encomendas internacionais ou de Espanha nem passam na mão dos CTT Expresso senão teria medo de encomendar produtos sensiveis a impactos.

  27. Diogo Falcao says:

    Não tem nada a ver com publico/privado. Antes de mais detalhes 90% dos serviços publico em Portugal são abaixo de lixo porque o funcionário publico é preguiçoso e reclama quando não tem razão para reclamar, chega ao ponto de gabar se de não fazer um cu ou deixar por fazer só porque sim e depois reclama que tem de ter condições melhores que o privado quando é o privado que lhes paga o vencimento.

    Os CTTs tem um problema simples, alfandega é uma bosta e fazem de propósito para desencorajar a importação de produtos mais baratos de fora (dito de fonte interna) e garantir cobrança de iva.
    Nos CTTs as encomendas extraviadas é culpa dos centros de distribuição locais. Eu não sabia e fui informado que os Ctts não olham para o código postal nas encomendas, apenas para a “localidade” ou seja se for de Leiria mas a zona for parceiros e não meter na encomenda “parceiros” existe a possibilidade de 60% da sua encomenda ser extraviada e devolvida no próprio dia (detalhe comunicado por chefe do centro de distribuição), ridículo não é? Os CTTs não usam códigos postais mas é verdade.

  28. silvio g says:

    Eu tenho uma reclamação da alfândega / CTT no “Portal da Queixa” e nunca a vou apagar nem colocar como “resolvida” e cheguei a receber uma carta dos ctt a admitirem que não conseguem localizar o meu artigo, pois perderam-no, ou atrevo-me a dizer que às vezes eles intencionalmente extraviam os produtos das pessoas.
    É estranho centenas (ou milhares) de artigos se perderem todos os meses.
    E já me aconteceu com artigos de diferentes remetentes chineses (não apenas do grupo aliexpress/ alibaba) mas também da gearbest ou de vendedores chineses no Ebay.

    No meu caso o artigo em questão tinha tracking number e no rastreio dizia que estava desde 4 de Abril na posse dos ctt na alfândega de Lisboa.
    Enviei na época vários emails aos CTT a solicitar desalfandegamento, portanto eles sabiam exactamente qual era o artigo e que o tinham em sua posse, mas “perderam-no” como????

    https://portaldaqueixa.com/empresas-e-servicos/ctt-perda-de-artigo-internacional-lz137864824cn

  29. Florência vardasca says:

    Eu estou à espera de um vale à três meses e nada é um jogo do empurra os ctt dizem para eu ir à segurança social e eles dizem que é os ctt que tem que dizer se o vale foi levantado.

  30. JAR says:

    O serviço é de tal forma mau, que consigo ter correspondência na minha caixa de correio, que é do prédio ao lado, pior ainda de moradas que nada, mas nada, têm a ver com a minha.

  31. andre silva says:

    Estou a passar por uma má experiencia com os CTT, fiz encomenda no site da Delta Q na terça feira, e hoje apenas recebi a sms a dizer q encomenda foi processada pelos CTT. Segundo um contacto interno que possuo, foi me dito que eles não conseguem dar vencimento ás encomendas fruto da falta de pessoal.
    É engraçado que um gestor não vê isto…

  32. luis says:

    Boas
    Tenho mts artigos comprados no alliexpress que foram. enviados pela yanwen, nada me chegou a casa… 3.meses a espera e nada…
    Engraçado, que os artigos que não são enviados pela yanwen, normalmente todos me são entregues…
    Algo. de. mt. estranho se passa, mas não será a yanwen a responsável?

    • Silvio says:

      eu acho que os CTT metem a mão nas encomendas. Eu costumo comprar pequenas coisas todos os meses (seja bonés, óculos de sol, tshirts, coisas baratas que vejo) e muitas coisas se “extraviam” nos últimos meses, e vêm de zonas diferentes: algumas comprei no aliexpress, outras no ebay, ou gearbest, de vendedores chineses diferentes e regiões diferentes, não era tudo dessa empresa yanwen logistics

  33. JM says:

    Tenho 6 encomendas supostamente a espera em Portugal.
    O que posso fazer para recuperar os itens?

  34. Miguel says:

    Posso falar da minha experiência também… nas ultimas 9 compras que fiz no ebay vindas da Asia 4 delas desapareceram… algo que não é normal! Extraviar-se uma até pode acontecer… agora 4 em 9 não! Algo muito estranho se está a passar!

  35. João Serra says:

    neste momento tenho 3, das quais 2 ja nao tenho esperança… chegam a portugal mas desaparecem

  36. W_M says:

    Bem, coincidência, ou não, segunda-feira recebi quase todas as encomendas que já devia ter recebido, incluindo uma que foi enviada a 06/03/2018, vieram todas como por milagre, nove pacotes da winit, yanwen, dhl ecommerce, e china post, para além destas recebi mais uma que tinha sido enviada há 9 dias (no entanto, no caso desta, todo o percurso é registado até chegar a minha casa*, ao contrário das outras), só ainda não recebi duas encomendas uma da Enterprise des Poste Lao, e outra da sunyou.

    *Sempre que a encomenda é registada, normalmente demora entre dez a quinze dias, desde que é enviada da China, até ser entregue em minha casa, no mês passado recebi duas registadas, no entanto, já tinha outras seis encomendas “pendentes”, que só recebi ontem…

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