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CTT lideram ranking de reclamações mensais no Portal da Queixa

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. nao digo says:

    Curioso, sempre recebi as minhas encomendas vindas da china, e exactamente nessa altura tenho 2 que chegaram a PT e nunca me foram entregues.

    • David Guerreiro says:

      Verifica se vieram por Yanwen, em caso afirmativo, já foram, como se costuma dizer

      • Marco says:

        David Guerreiro, porque dizes isso?

        • Joao says:

          Porque quase ninguém está a receber essas encomendas desde o início do ano. De 10 só recebi uma.

          • David Guerreiro says:

            Exatamente. Sei o que digo, porque no local onde trabalho chegam dezenas de pequenos pacotes da China todas as semanas. Verifico todos um a um, e guess what? Nem 1 vindo por Yanwen ou Sunyou. O que chega é tudo China Post, Hong Kong Post, Malasya Post…

          • Joaquim Sobreiro says:

            Está a acontecer comigo o mesmo. Não as recebo. O vendedor, Aliexpress tem devolvido sempre o valor da encomenda, mas já tenho vergonha de pedir a devolução do valor da compra. Anteriormente nem tinha muita razão de queixa, era rara a compra não recebida.

  2. Marco says:

    Eu sou um dos que reclama desse péssimo serviço pelas imensas situações que já me aconteceram, mas a verdade é que a Alfândega é uma das principais razões dos atrasos.
    Já tive uma situação de correspondência que demorou mais de um mês a chegar ao destinatário…dentro de Portugal!!! Já a tinha dado como perdida como já aconteceu antes.

  3. Djoje says:

    Privatizou …. piorou…. é o que dá a ganancia quando a gestão privada não tem grande concorrência!

  4. hommer says:

    tive uma situação recente com os CTT expresso e consegui resolver a situação, mas não pelas vias normais, email’s ninguem responde, telefones de nº acrescentado e ninguem atende, resultado, 1 dia perdido á espera de uma encomenda que nunca apareceu e eu sempre a seguir ao tracking a dada altura é dada como não estava em casa, e eu lá, levaram logo com o mail na hora, no dia seguinte meti os pés ao caminho fui aos CTT’s lá a senhora foi cimpatica faculto-me o nº interno do centro dos ctt expresso e telefonei para lá apanhei logo o chefe da distribuição e perguntei-lhe onde andava a minha encomenda visto que no tracking ainda estava no armazem, o que na realidade veio-se a descobrir depois de muitas reviravoltas e telefonemas e já á rasca, a encomenda estava enfianda numa das 3 carrinhas sem estar cadastrada no sistema, ou seja se não meto o pés ao caminho era outro dia perdido, deixei o meu nº de telemovel ao fim de 10m telefona-me o rapáz que tinha a encomanda perdida na carrinha estava a pouco mais de 1 km onde eu estava, a pedir desculpas, acabei por lhe dizer para deixar a encomenda na loja CTT onde ele estava e dizer lá o que se passava que eu ia lá buscar, para não haver mais tretas, e assim foi, de resto não me posso queixar no que toca a restante correio tem vindo sempre parar a casa, mas a única coisa que mostro imenso desagrado é a alfandega demorar séculos para processar encomendas vindas de fora UE, é uma autentica vergonha, por qualquer outra transportadora tenho as encomendas á porta num instante e passam pela alfandega que é um tiro, vindo pelos CTT morrem por lá chegando a estar 3 meses para receber uma encomenda que em pouco mais de 15 dias está em Portugal e o resto do tempo está na alfandega engatada…

    já evito encomendas grandes e de elevado valor via CTT se não estou lixado…

    • nao digo says:

      Não desculpando a Alfendega. Tens a noção do volume de encomendas que recebe a alfandega por CTT em relação a não CTT?
      Ha 1 grande diferença, se vier pela DHL pagas logo custos de desalfandegamento.

      • hommer says:

        tenho completa noção de volume de encomendas que a alfandega recebe, mas isso não quer dizer nada, quer dizer que a mão de obra é insuficiente para tanta encomenda, dai a lentidão do serviço, não venhas ensinar a missa ao padre, eu sei bem como funcionam estes serviços, onde deviam poupar não poupam, poupam é na mão de obra como sempre, tem trabalho para 1000 funcionários tem lá 10 para efectuar o trabalho, típico…

        se antes da privatização já era o que era depois de ser privatizada ainda pior ficou…

    • Jairo Dias says:

      Por acaso não conseguirias disponibilizar esse número?
      É que se assim te safaste, talvez eu também consiga…
      Já tenho uma encomenda há mais tempo à espera de ser entregue do que o tempo necessário, incluindo do envio dos dados, para ser desalfandegada…
      O serviço dos CTT está realmente a ficar miserável :S
      Se pudesses partilhar esse número, agradecia 🙂

    • Aurelia Santiago says:

      Por favor podes me facultar esse numero interno? Tenho o passaporte do meu filho perdido e ninguém me responde é uma situação urgente. Já estou fora do pais e não tenho com o ir.

  5. Djoje says:

    Da CTT Expresso estou à 1 MÊS!!!! à espera de um contacto sobre uma reclamação que fiz!

    VERGONHOSO!

    • hommer says:

      o mais engraçado disto tudo é os únicos meios de contacto é email, ou por 2 nºs de valor acrescentado ainda por cima quem metem um gajo em espera e ninguém atende, isto ainda é o mais insólito, não podia ser 2º de telefone normal tem de ser de valor acrescentado, devem pensar que o pessoal é rico para andar a fazer chamadas para números de valor acrescentado…

      se estás á espera á 1 mês é mais que certo que a reclamação já tenha caído no esquecimento no outras milhares…

      • Indignado says:

        Eles metem esses dois numeros de telefone de valor acrescentado já para evitar que muita gente ligue, se fosse num pais evoluido esses numeros eram gratuitos ou valor baixo, para resolverem os problemas dos clientes, aqui é a tentar explorar mais o cliente.

    • Corvo says:

      Eu estou à 1mês e meio à espera duma cobrança que enviei.. Foi entregue com sucesso passados 2dias de a enviar, já o vale postal “perdeu-se” já lá vai mês e meio… Já fiz reclamação em loja e nada… se não chegar entretanto vou pedir o dinheiro do vale + o € do serviço que me foi cobrado por enviar!… Palhaçada!…

  6. José Gorda says:

    Faço regularmente encomendas de muito baixo valor. Desde o início do ano que as embalagens não registadas ou sem seguimento, raramente me são entregues. Mesmo as sem seguimento, por vezes, dão alguma informação por onde anda a encomenda. Verifico que tenho duas referenciadas como recebidas em Portugal em meados e fins de Abril. Mas … recebê-las é que é mais problemático. Algo desonesto está a acontecer! Quanto às que são enviadas sob registo, apenas uma falhou. Repito : algo desonesto está a acontecer! Nos sítios onde compramos, deveria haver SEMPRE uma opção de registo com custo aceitável. Eu preferiria ter um ligeiro custo adicional, do que não receber a encomenda. É que já é demais!!! José

    • David Guerreiro says:

      Problema é que compras um coisa de 30 cêntimos e o registo são 3€..

      • José Gorda says:

        David, se bem entendi o registo elevava significativamente o custo. Concordo! Mas, nos casos que apresento, nem sequer era dada essa opção por parte dos vendedores. Logo tive de sujeitar-me ao envio à maneira deles e o resultado está à vista! Se prefiro pagar um acréscimo? Dependeria do artigo, mas à partida preferiria! Ainda na semana passada assim fiz. Foi mais 1,27€, mas fico “mais descansado”. Até agora, com registo não tem falhado! José

  7. Gonçalo says:

    Por acaso estou á espera a coisa de 4 meses, coisas vindas da China, pela yanwen , que alegam ter chegado a pt…mas a minha casa nada

  8. aRKAN says:

    Ah vcs estao comos nos aqui, os CORREIOS brasileiros sao uma lastima!!!

  9. S Pimenta says:

    Está me acontecer EXATAMENTE o que está descrito aqui no artigo, desde o inicio do ano que quase todas as encomendas da China, NUNCA chegaram a minha casa, tanto do AliExpress como do Ebay…

    Tenho pedido para reenviar novamente e já estamos em Junho e ainda não recebi NADA!!! Ou seja muitas das vezes dinheiro perdido, especialmente do AliExpress…

    Agora com esta notícia vem me elucidar que afinal o problema não é um caso isolado…

    Ainda à cerca de 3 semanas fui perguntar aos CTT só por curiosidade se sabiam se algo estava a passar com as entregas da China, e a funcionária disse que NÃO SABIA DE NADA! E agora com este artigo afinal algo BEM GRAVE se está a passar…

    Ou seja os CTT, são não outra coisa como: UMA CAMBADA DE INCOMPETENTES!!!

    • S Pimenta says:

      E estamos a falar de coisas de 2, 3 euros! Ou seja coisa tão pequena que não fica retida na alfândega… Ou seja a culpa é dos CTT!!!

    • David Guerreiro says:

      Pode não ser problema dos CTT. Pode ser culpa da Yanwen, quem embora indique entregar as coisas em Portugal, pode não ser verdade.

  10. nkp says:

    o pessoal queixa-se tanto mas usam ao menos o livro de reclamações?

  11. Jaquim says:

    Nada de chocante portanto. Vivam as primatizações e as reduções extremas de custos para benefício de poucos. Já aqui disse que toda e qualquer empresa cotada em bolsa é cancerígena para a sociedade e apenas trabalha em prol das elites detentoras de acções. Infelizmente neste caso nem há concorrência para podermos migrar como fizeram os rapazes do github.

  12. Bernardino Gomes says:

    A falta de profissionalismo na destruição dd porta a porta .Hoje as empresa ctt só se preocupam com os lucros o atraso da corespondencia eles indeferente porque nao sao ele que pagam os atrasos das mesmas emfim e o pais em que vivemos

    • David Guerreiro says:

      Os CTT desinvestiram no setor postal e investiram na banca. Cada vez mais metem o setor postal de lado e apostam no banco, que dá mais lucro.

  13. maria vieira a atriz says:

    deviam mandar as reclamações para o ex desgoverno

  14. Jaquim says:

    SE TIVESSEM VENDIDO OS CTT AOS CHINESES EM VEZ DA EDP ISTO NÃO TERIA ACONTECIDO 😀 😀 😀

  15. Mário says:

    Os ctt são atualmente uma das piores empresas em Portugal. Ainda sou do tempo em que os correios portugueses eram dos melhores do mundo. Hoje é uma degradação total com encerramento de muitas estações e o caos absoluto nas poucas estações que restam. Em Lisboa o serviços de correio normal chega a demorar 1 mês para a entrega de uma simples carta dentro de Lisboa. Isto já me aconteceu várias vezes. Tenho conhecimento que certos clientes chegam a estar mais de 1 mês sem receber qualquer carta e de repente aparecem uma montanha de cartas de uma só vez , algumas com prazos de pagamento caducados. E já nem falo das encomendas…. Lamentável… mas o que interessa é dar lucro….

    • Hefesto,o Grande says:

      Concordo com tudo o que disse,Mário.Noto uma grande diferença de há um bom par de anos para cá da qualidade de serviços dos CTT que é péssima,muito má mesmo.Então o serviço de entregas/distribuição por parte dos carteiros é do pior que há !! É miserável este serviço,completamente miserável !!

  16. Carlos Almeida says:

    As pessoas esquecem-se que o principal objetivo de uma empresa privada é o lucro e não o serviço ao cliente. Talvez assim se perceba porque antes as encomendas chegavam e agora não.
    Eu também estou a espera de algumas encomendas que nunca chegaram e cheguei a pôr as culpas nos chineses, mas afinal a resposta às minhas dúvidas estava em Portugal.
    Vou fazer o que os outros fizeram que é apresentar queixa e esperar por um milagre.

    • David Guerreiro says:

      Na verdade a culpa é do chinês. Ele é que não cumpriu a parte dele como vendedor, que é garantir que os bens que adquires te sejam entregues. Se vem pela Yanwen, no bico da cegonha, ou pela mão do próprio chinês não interessa. Se as coisas não chegam pedem-se responsabilidades a quem enviou. Eles depois que se amanhem com as transportadoras.

  17. Rúben Viegas says:

    Conheço vários casos na mesma situação.
    O curioso é que esta retenção/extravio/furto de encomendas está a acontecer em objectos expedidos via Yanwen e Sunyou. Encomendas enviadas via China Post estão a ser entregues, mesmo as que não têm registo.

  18. Bruno Cantante says:

    Podem reclamar no:
    https://www.livroreclamacoes.pt
    Tipicamente a resposta é mais célere pois a reclamação é acompanhada pela entidade reguladora.
    Já fiz 3 para a MEO e 1 para os CTT e tive resposta quase sempre em menos de 48horas.

    • Bruno Cantante says:

      Também já fiz outra via Deco e tive resposta também em pouco espaço de tempo. Sinceramente não vejo muita vontade por parte das empresas em dar respostas via portal da queixa.

    • David Guerreiro says:

      Só fiz 1 da Vectone Mobile e nunca obtive resposta, nem da entidade, nem da ANACOM.

  19. JAR says:

    Por acaso, aqui há tempos fiz uma compra na GearBest, pelo tracking vi quando chegou a Portugal, Lisboa, e depois quando chegou aos CTT da minha cidade.
    No dia da entrega, apareceu no tracking que tinha saido dos CTT para ser entregue e a dada altura apareceu como entregue.
    Acontece que só foi entregue ao outro dia quando liguei para os CTT a perguntar o que se passava, e a resposta que obtive foi que se tinham esquecido da encomenda na carrinha.
    Se se esqueceram dela na carrinha, como a puderam assinalar como entregue?
    Conclusão, se não tenho ligado, não a recebia e era dada como recebida pelo destinatário.
    Péssimo serviço

  20. João says:

    Investigue-se! Várias reclamações no livro de reclamações e recebo sempre a mesma resposta. Várias encomendas da Yanwen que não são entregues! Que vergonha!

  21. Marco says:

    Quando a maior parte dos carteiros actuais nem sequer são funcionários directos dos ctt, mas de empresas de trabalho temporário … e a contratos temporários … a malta quer é despachar o turno. É tudo entregue às 3 pancadas …

  22. Sérgio says:

    É a pior empresa que conheço. Na cidade de Faro encerraram o balcão no centro da cidade e quem precisar de ir aos CTT tem que se deslocar para longe do centro. No meu caso atribuíram a minha morada a uma estação CTT num local muito longe e de localização inadequada, pois trabalho no centro da cidade e essa estação não é nem perto da minha casa nem em local em que eu me possa deslocar.

  23. Pedro Afonso says:

    Hoje em dia, os carteiros (distribuição) , a maioria deles são com contrato a prazo de 6 meses. Estão sempre a mudar, quando começam a habituar-se à rota é quando vão embora, e mandam vir outro. Agora vejam, um rapaz entrar assim sem mais nem menos, já que o primeiro mês de distribuição é sempre o mais custoso, até entrar na rotina da rota.

  24. João says:

    Gostava de não ter que dizer isto, mas são puros ladrões.
    Quando estive a estudar no estrangeiro, o meu pai enviou-me um envelope almofadado com material escolar e só uma caneta lá chegou. O envelope tinha sido cortado e tinha fita cola por cima, curiosamente com carimbo português por cima…

  25. PeterJust says:

    Sou mais um com bastantes queixas, nota-se bem a degradação do serviço após privatização. Obrigado Passos Coelho, PSD e amigos

  26. Filipe F. says:

    CTT Expresso é um serviço vergonhoso.
    Já tive desde encomendas danificadas onde vi no proprio balcão andarem a brincar com elas (imaginem eram posters que vinham em tubos de cartão naturalmente, e quando iam buscar a encomenda no levantamento ao balcão achavam que era um taco ou assim e entao a operadora batia com aquilo em toda a gente a brincar… Vincou a meio, estragou o poster. Mandei vir outro poster, mesma situação, mas desta vez foi pior, quando fui levantar ao balcão, tinha fita cola a meio do ”tubo” porque ja tinha no transporte sido literalmente vincado a meio ao ponto de ter rasgado. Fiz uma reclamação e até hoje nada).
    São um serviço péssimo onde não respeitam o que é uma encomenda frágil, uma encomenda com um package longo, brincam com as coisas, o apoio ao cliente para reagendamento ou alguma duvida é a pagar e bem, ou seja por mim podiam fechar portas. Quando encomendo algo que usa CTT EXpresso deixo sempre a nota para protegerem bem o artigo (digo-o muitas vezes à PCDiga e outras essas instruções) porque sei que o transporte vai ser animalesco.

    Felizmente nem tudo usa CTT Expresso e encomendas internacionais ou de Espanha nem passam na mão dos CTT Expresso senão teria medo de encomendar produtos sensiveis a impactos.

  27. Diogo Falcao says:

    Não tem nada a ver com publico/privado. Antes de mais detalhes 90% dos serviços publico em Portugal são abaixo de lixo porque o funcionário publico é preguiçoso e reclama quando não tem razão para reclamar, chega ao ponto de gabar se de não fazer um cu ou deixar por fazer só porque sim e depois reclama que tem de ter condições melhores que o privado quando é o privado que lhes paga o vencimento.

    Os CTTs tem um problema simples, alfandega é uma bosta e fazem de propósito para desencorajar a importação de produtos mais baratos de fora (dito de fonte interna) e garantir cobrança de iva.
    Nos CTTs as encomendas extraviadas é culpa dos centros de distribuição locais. Eu não sabia e fui informado que os Ctts não olham para o código postal nas encomendas, apenas para a “localidade” ou seja se for de Leiria mas a zona for parceiros e não meter na encomenda “parceiros” existe a possibilidade de 60% da sua encomenda ser extraviada e devolvida no próprio dia (detalhe comunicado por chefe do centro de distribuição), ridículo não é? Os CTTs não usam códigos postais mas é verdade.

    • PeterJust says:

      Primeiro, eu não sou funcionário publico mas conheço muitos e trabalho com muitos. Há de facto muita malta que pouco faz ou é preguiçosa mas fique desde já a saber que tanto os há no publico como no privado e posso também garantir que há malta no publico que é muito profissional e esforçada, por isso nem vamos por aí porque não conhece todas as pessoas que trabalha(va)m nos CTT nem todos os FP, logo acho ordinário e insultuoso escrever aqui o que escreveu em relação ao FP porque se um dia estiver à beira da morte e tiver de ser tratado num hospital, as pessoas que o tratam deviam antes ler o que escreveu acima, talvez para ver se “merece”.
      Depois eu tenho bastante contacto com funcionários dos CTT (a minha mãe fica todos os dias à guarda dos sacos com as correspondências que depois o carteiro vem levantar para distribuir) e utilizo os seus serviços, tanto para envio como para recepção. Há 3 fases marcantes nos CTT, a inicial com o estado a gerir, depois a passagem a gestão privada e em terceiro a privatização e posso garantir eu e TODOS os funcionários que falei que a terceira fase foi fundamental para este estado de coisas. Era raro uma encomenda me falhar (nacional e estrangeira) e desde que se privatizou é prato do dia. Atendimento ao cliente é inútil e roça o insulto e este estado de coisas acontece pois os correios tem certos serviços monopolizados, logo, é incompatível com empresa privada. O resto são balelas e das grandes, mas eu sei muito bem como funcionam as coisas

  28. silvio g says:

    Eu tenho uma reclamação da alfândega / CTT no “Portal da Queixa” e nunca a vou apagar nem colocar como “resolvida” e cheguei a receber uma carta dos ctt a admitirem que não conseguem localizar o meu artigo, pois perderam-no, ou atrevo-me a dizer que às vezes eles intencionalmente extraviam os produtos das pessoas.
    É estranho centenas (ou milhares) de artigos se perderem todos os meses.
    E já me aconteceu com artigos de diferentes remetentes chineses (não apenas do grupo aliexpress/ alibaba) mas também da gearbest ou de vendedores chineses no Ebay.

    No meu caso o artigo em questão tinha tracking number e no rastreio dizia que estava desde 4 de Abril na posse dos ctt na alfândega de Lisboa.
    Enviei na época vários emails aos CTT a solicitar desalfandegamento, portanto eles sabiam exactamente qual era o artigo e que o tinham em sua posse, mas “perderam-no” como????

    https://portaldaqueixa.com/empresas-e-servicos/ctt-perda-de-artigo-internacional-lz137864824cn

  29. Florência vardasca says:

    Eu estou à espera de um vale à três meses e nada é um jogo do empurra os ctt dizem para eu ir à segurança social e eles dizem que é os ctt que tem que dizer se o vale foi levantado.

  30. JAR says:

    O serviço é de tal forma mau, que consigo ter correspondência na minha caixa de correio, que é do prédio ao lado, pior ainda de moradas que nada, mas nada, têm a ver com a minha.

  31. andre silva says:

    Estou a passar por uma má experiencia com os CTT, fiz encomenda no site da Delta Q na terça feira, e hoje apenas recebi a sms a dizer q encomenda foi processada pelos CTT. Segundo um contacto interno que possuo, foi me dito que eles não conseguem dar vencimento ás encomendas fruto da falta de pessoal.
    É engraçado que um gestor não vê isto…

    • José Gorda says:

      Redução de custos, meu caro!
      Calculo que os CTT não são compensados pelos correios da China por cada encomenda que recebem e distribuem, ou seja, para os CTT são só custos e receitas zero!
      Como estão a reduzir pessoal, quem se trama somos nós: consumidores (por exemplo).

  32. luis says:

    Boas
    Tenho mts artigos comprados no alliexpress que foram. enviados pela yanwen, nada me chegou a casa… 3.meses a espera e nada…
    Engraçado, que os artigos que não são enviados pela yanwen, normalmente todos me são entregues…
    Algo. de. mt. estranho se passa, mas não será a yanwen a responsável?

    • Silvio says:

      eu acho que os CTT metem a mão nas encomendas. Eu costumo comprar pequenas coisas todos os meses (seja bonés, óculos de sol, tshirts, coisas baratas que vejo) e muitas coisas se “extraviam” nos últimos meses, e vêm de zonas diferentes: algumas comprei no aliexpress, outras no ebay, ou gearbest, de vendedores chineses diferentes e regiões diferentes, não era tudo dessa empresa yanwen logistics

  33. JM says:

    Tenho 6 encomendas supostamente a espera em Portugal.
    O que posso fazer para recuperar os itens?

  34. Miguel says:

    Posso falar da minha experiência também… nas ultimas 9 compras que fiz no ebay vindas da Asia 4 delas desapareceram… algo que não é normal! Extraviar-se uma até pode acontecer… agora 4 em 9 não! Algo muito estranho se está a passar!

  35. João Serra says:

    neste momento tenho 3, das quais 2 ja nao tenho esperança… chegam a portugal mas desaparecem

  36. W_M says:

    Bem, coincidência, ou não, segunda-feira recebi quase todas as encomendas que já devia ter recebido, incluindo uma que foi enviada a 06/03/2018, vieram todas como por milagre, nove pacotes da winit, yanwen, dhl ecommerce, e china post, para além destas recebi mais uma que tinha sido enviada há 9 dias (no entanto, no caso desta, todo o percurso é registado até chegar a minha casa*, ao contrário das outras), só ainda não recebi duas encomendas uma da Enterprise des Poste Lao, e outra da sunyou.

    *Sempre que a encomenda é registada, normalmente demora entre dez a quinze dias, desde que é enviada da China, até ser entregue em minha casa, no mês passado recebi duas registadas, no entanto, já tinha outras seis encomendas “pendentes”, que só recebi ontem…

  37. aiera says:

    -Li este artigo a uns dias e como tenho encomenda demorar muito tempo ( limite maximo p/ inicios julho2018), fui analizar e BINGO mais um : yanwen.

    -Minha ordem encomenda ebay em 26abril2018( UM item 4euros com portes Free, vendedor: Home_smart), usando paypal.
    -Tracking yanwen (empresa chinesa Yanwen Logistics): Arrived at PORTUGAL May-06-2018, In Transit.
    -Hoje21junho ainda nao chegou minha casa, nem espero carta alfandega ref minusculo power meter(volts,amps,watts,energy).

    obs: Fiz uma outra encomenda tambem no ebay no mesmo dia 26abril2018 mas ao vendedor chinez fr_aurora (via HongKong post),e este mandou a minha mercadoria de 19euros (evitei ultrapassar 22euros ref alfandega e item localizado em ShenZhen(China), e no dia 17maio chegou a minha casa tudo certinho.

    -Tambem no meu caso devo reclamar a quem : ctt,ebay,Paypal,vendedor ?.

  38. W_M says:

    Pedes reembolso quando acabar o prazo estimado de entrega.

    O responsável pela encomenda chegar até ti, vai ser sempre o vendedor, mas não te impede de fazer como eu, e começar a pedir justificações às transportadoras (CTT e YANWEN neste caso), perguntar porque raio não recebes as encomendas, os CTT dão sempre a mesma desculpa, o número de registo não é compatível com o sistema deles, e/ou não sabem nada da encomenda, da parte da yanwen ainda sem resposta 🙁

  39. Carlos Almeida says:

    O que têm a fazer é reclamar junto do vendedor que ele arranja outra empresa de entregas.

    • PeterJust says:

      Nem sempre é possível se o vendedor for estrangeiro. Ele envia por Royal Mail e depois quando cá chega são os CTT que “pegam” na encomenda. Transportadoras normalmente são caríssimas principalmente para objectos de baixo valor. O que temos de fazer é reclamar com os correios, anacom, portal da queixa, deco etc Os CTT são um serviço publico que em primeiro lugar nunca deveria ter sido privatizado pois o lucro fácil e rápido vai sempre prevalecer sobre a qualidade do serviço, serviço esse que foi criado com os nossos impostos e foi vendido ao desbarato (mais uma pilhagem do PSD/CDS ao país) para ficar na porcaria que está e ainda por cima não está a cumprir com as obrigações do acordo de privatização. Penso ainda que os gestores/empresas que não cumprissem deveriam ter de responder judicialmente ao mínimo incumprimento, afinal estão de certa maneira a praticar o acto de tirar dinheiro do contribuinte e dá-lo ao privado poupando nos recursos próprios e para seu único lucro/promoção. Como é óbvio, poucas empresas de serviços públicos poderiam/deveriam ser privadas. Vamos ser sempre prejudicados de uma maneira ou de outra quando a prioridade passa de qualidade de serviço para (quase unicamente) lucro.

      • Carlos Almeida says:

        Neste caso parece haver uma incompatibilidade entre os CTT e a yanwen. Por isso sendo enviado por outro operador pode resolver o problema. É essa a minha esperança.
        Agora não há dúvida que os CTT são a pior empresa portuguesa. Estão completamente à lixar-se para os clientes.

      • Joao says:

        Antes não era melhor. Essa ideia do político tem culpa porque privatizou é fantasia. O político tem culpa mas por vender ao preço da areia. Sendo privado costuma haver maior preocupação com a satisfação do cliente. É assim lá fora. Olhemos para o Deutsche Post.
        O problema é que a maioria dos portugueses come e diz que sim.
        Não é por acaso que empresas como a Salsa deixaram as fábricas em Portugal para começar a fazer farrapos caros na China que não duram 1 semana…

  40. ASAS says:

    É mais do que óbvio que o problema está na YANWEN!
    Tenho recebido todas as outras encomendas sem problemas, mas todas as que foram enviadas pela YANWEN não chegaram cá!!
    Eles dizem que as encomendas estão em Portugal, mas não há qualquer prova disso, portanto a YANWEN é a única responsável por esta situação!
    Já tenho avisado os vendedores que as encomendas enviada por essa empresa não chegam cá e se houver algum problema a culpa é deles!!

    • W_M says:

      Para além de não ser só encomendas da Yanwen que não chegam ao destinatário, neste mês encomendas dessas transportadoras, já as recebo, mas com etiquetas de outras transportadoras.
      Exemplo: 2400185383218, número de rastreio da Yanwen, mas chegou com etiqueta da Hongkong post, e agora? A culpa é de quem?

      • ASAS says:

        Eu não tenho recebido nada da Yanwen.
        Com o resto, não tenho tido problemas.
        A culpa é quase de certeza das transportadoras chinocas até porque dentro da Europa não tem havido qualquer problema (e eu, tanto em casa como na empresa, recebo encomendas da Europa todos os dias)!

  41. W_M says:

    Yanwen, SunYou, e Enterprise des Poste Lao, pelo menos destas, entre Março e Maio (no mínimo, talvez princípio de Junho) zero, nada.
    Depois desta notícia, que saiu igualmente em outras páginas, por coincidência na segunda-feira recebo várias encomendas, da china post, dhl, winit, a mais antiga feita há 3 meses e meio, e a mais recente feita há 9 dias, e com efeito, realmente de outros países recebo, mas por vezes com atraso, apesar de serem intracomunitários, inclusivamente, mais uma vez, e agora?

  42. ASAS says:

    E agora?!
    Agora pede aos vendedores para evitarem transportadoras chinocas manhosas!!
    Se eles são enganados pelas transportadoras, o problema é deles!

    • W_M says:

      O facto de haver atrasos, é sempre culpa de outras transportadoras, os CTT são uma empresa exemplar, um modelo a seguir, é isso?
      O facto de terem que inventar, e enviar encomendas com etiquetas de outras transportadoras para serem entregues, também não conta, é isso?
      O facto de haver cada vez mais reclamações, inclusivamente de encomendas de, e para outros países, em que o único denominador comum é os CTT, é apenas mera coincidência, é isso?

      • ASAS says:

        Não sei; tu é que estás dizer que isso são factos!…

        • PeterJust says:

          O serviço tem muitas mais reclamações, é um facto.

          • ASAS says:

            Sem dúvida; desde a privatização dos CTT, a qualidade do serviço tem piorado bastante e as reclamações tem subido a pique…
            Mas, há reclamações e reclamações….
            Reclamar com os CTT quando transportadoras como a Yanwen, não sabem onde estão as encomendas , é só estúpido!…

          • W_M says:

            Como é que não sabem onde estão? Os aviões saiem de lá para o aeroporto de Lisboa, em Portugal, com as encomendas, e é isso que aparece no registo!?!?

      • ASAS says:

        Sei lá se saem e sei lá se chegaram ao Aeroporto de Lisboa!…
        Até agora, nenhum vendedor me conseguiu mostrar onde é que estão a encomendas!!
        Apenas dizem que a Yanwen lhes diz que chegaram Portugal – mas não sabem onde!…
        Nunca me disseram que as encomendas foram entregues aos CTT (senão teriam que dizer quando e onde)!
        Ou seja, podem nem ter saído da China…

        • W_M says:

          Tens o exemplo do número de registo que escrevi mais acima, alguns dizem, que chega a Portugal, outros que foram enviados para Portugal, e outros que dizem mesmo que chegam ao aeroporto de Lisboa.
          Mas se vêm de avião com destino a Portugal, quer que esteja onde?
          São os CTT que tratam destas encomendas, os agentes alfandegários apenas supervisionam.
          Se os CTT não as recebam isso é grave.

  43. PeterJust says:

    Mas a Yanwen tem as mesmas reclamações em Espanha, França, Bélgica, Alemanha, etc Não falo da Itália pois parece que lá ainda é pior que os CTT e quase ninguém envia encomendas para lá, o que eventualmente vai acontecer connosco se assim continuar. Estúpido é não reclamar.
    PS: Em relação a não saber onde estão as encomendas, enviei para a Inglaterra 2 pacotes com datas diferentes, registados, COM AVISO DE RECEPÇÃO, passados mais de 2 anos ainda estou à espera do aviso. Reclamei e devolveram-me o excedente de registado, 2€ e tal por encomenda. A culpa é do Royal Mail queres ver??!?! Na altura não tive tempo para andar com brincadeiras e já não necessitava do comprovativo, mas hoje era mais um para a estatística do portal da queixa.

    • ASAS says:

      Claro, mas a reclamação tem que ser feita à origem, pois nem sequer sabem se as encomendas chegaram às aos CTT!…
      E como a Yanwen tem reclamações em todo o lado, mais uma razão para a culpa dessa situação não ser dos CTT…
      Eu estou farto de reclamar mas é com os vendedores e tenho-os alertado para o facto de haver muitos problemas com as entregas através da Yanwen!
      .
      Em relação ao aviso de recepção, é óbvio que a culpa (ou responsabilidade) é dos CTT.
      Se entregaste a encomenda aos CTT, eles é que tem que justificar onde e a quem a entregaram!
      Até é provável que nem tenham sido entregues pelos Royal Mail, que desde a privatização também começaram a “baralhar” tudo!…
      Até pode ter sido a GLS (que é uma empresa do grupo RM)…

      • W_M says:

        A reclamação tem que ser feita pelo remetente, sem dúvida, eu reclamo com o vendedor, e peço reembolso, depois é com eles.
        O que não invalida o meu direito de pedir justificações, sobre o que acontece com as encomendas, nomeadamente não receber encomendas que eu sei que chegaram ao aeroporto de Lisboa, ou acabar por as receber com 3 messes e meio de atraso, quando sei que chegam a Portugal 15 dias depois de as comprar, em média.
        Estás sempre a deixar implícito que são as transportadoras chinesas que mentem, dizem que chegam a Portugal, mas como não querem fazer nenhum, mentem, portanto que se saiba, são 3 transportadoras que estão a mentir, e não fazem o seu trabalho, em vez de ser uma (CTT), é mais óbvio que sejam 3, para além dos atrasos de encomendas enviadas por qualquer outra transportadora do mundo, mas isso também é culpa dessas transportadoras, claro, mesmo quando os CTT são a empresa remetente, a culpa é sempre dos outros.

        • ASAS says:

          Tu deves ter algum problema de interpretação… só pode!!
          Eu nunca falei em 3 transportadoras, falei na Yanwen – o resto são tudo deduções, palavras e delírios teus!…
          Sabes que chegaram a Portugal 15 dias depois, como?!
          Quem disse?
          E, se disse, que diga onde as colocou/entregou; é assim tão difícil?!
          É que ando há mais de 4 meses a perguntar aos chineses e até agora NADA!…
          No dia em que me disserem que as entregaram aos CTT nos dias x ou y, imediatamente irei perguntar aos CTT; até lá, não posso perguntar aos CTT porque a Yanwen nunca me falou nos CTT… percebido?!

  44. W_M says:

    Eu estou a dizer desde o início que são 3 transportadoras, basta pesquisar um pouco, no portal da queixa por exemplo, para concluir isso mesmo.
    Quem disse que chegou a Portugal, ou aeroporto de Lisboa? Essa informação é fornecida pelas respectivas transportadoras através do número de rastreio, no portal da queixa tem dezenas, ou talvez centenas deles, pesquise.
    São os CTT que tratam das encomendas depois de entrarem em território português.
    Mas uma vez que não consegue manter um diálogo sem insultar, já vi que não vale a pena perder mais tempo consigo.

    • ASAS says:

      Bem… quando alguma dessas transportadoras disser que entregou as encomendas aos CTT, não te esqueças de vir cá dizer!…
      A maioria nem sequer diz que chegou a Portugal; apenas diz que partiu para Portugal…

  45. José says:

    É tristemente engraçado ao que já se vai em opiniões!
    Já se lê más interpretações e acusações entre gente portuguesa: meus amigos, não somos nós que falhamos, ou são os chinocas ou são os CTT que falham. Não vale a pena zangarem-se!
    Eu não sou bruxo. Não sei onde param as minhas encomendas. Umas não têm indicação de saída da China, outras têm da saída e outras referem que chegaram a Portugal. Mas cá a casa, nada! Por isso, passei a custear cada compra, um pouco mais com o registo e assim espero que tudo seja entregue.
    Curioso, no princípio do ano, um registo tinha de ser assinado por mim. Agora metem na caixa do correio e assinam o carteiro!

    • ASAS says:

      Certo, mas para se resolver o problema, tem que se saber qual a causa e não é com teorias ou a disparatar para todo o lado que se chega à raiz do problema!…
      .
      Relativamente ao carteiro “assinar”, dá uma vista de olhos nesta notícia:
      A parceria dos CTT com a China Post vai permitir aos consumidores receber as encomendas diretamente na caixa do correio, através de rastreamento online, sem ter de assinar.
      https://eco.pt/2018/07/12/ctt-apostam-no-comercio-eletronico-com-parceria-com-china-post-vai-poder-receber-as-suas-encomendas-diretamente-na-caixa-do-correio/

      • José says:

        Obrigado pelo esclarecimento, que desconhecia.
        Já agora, conto uma acção vergonhosa da loja chinesa”Shanghai YY Co. Ltd.” (aberta há 5 anos e com grau de satisfação de 96,1%), no sitio da Aliexpress. Comprei a estes vigaristas um pequeno aparelho auditivo (custo: 3,29€), com envio por “SunYou Economic Air Mail”, sem nr de seguimento . No fim do prazo de entrega, como nada recebi, abri disputa. Estes vigaristas pediram-me que eu aceitasse uma moratória de mais 20 dias. Aceitei e interrompi a disputa. Passado o prazo adicional, ao tentar abrir nova disputa, o sistema informático avisa-me que o prazo tinha passado. Causa: os aldrabões não alteraram o prazo e eu fui enganado. Reclamei junto deles, com educação. Por duas vezes informaram-me que iriam reenviar o aparelho. Nunca o fizeram. Já passaram 2 meses. Gostaria de informar a gestora Aliexpress, mas não sei para onde (qual o endereço) posso enviar a reclamação! E nunca, mas mesmo nunca, mais alargo o prazo.

        • ASAS says:

          Fizeram-me praticamente o mesmo!!
          Comprei uns transístores (~5€) no Aliexprees (é raro comprar lá, mas foi o único sitio onde os encontrei!) e como já tinham passados quase dois meses sem os receber, perguntei ao vendedor o que se passava (e ele pediu-me para esperar mais algum tempo).
          Para isso, iria estender o prazo de “Purchase Protection”.
          Eu esperei e ao fim de quase 3 meses, nada!
          Ontem tentei abrir uma disputa, mas surpresa: não dá porque o vendedor afinal não estendeu o prazo!
          Perguntei-lhe o que se passa e hoje respondeu: “espere mais um pouco”!
          Escusado será dizer que a transportadora é a Yanwen Economic Air Mail!…
          Entretanto, comprei a outro vendedor e a transportadora é a mesma!!!

          • José says:

            Em jeito de adicional: eu, durante anos, usei a Banggood até que um dia me tramaram. Nunca mais lá voltei (devolveram-me menos do valor da compra e eu não recebi o artigo).
            Depois transitei para a Aliexpress e a história está contada acima.
            Quer numa quer noutra, a gestora do sitio, pareceu-me sempre estar ao lado do consumidor, mas estes casos (os que nós apontámos) julgo que lhes escapa ao conhecimento. Daí eu querer o contacto da gestora, mas como …? Não consigo encontrá-lo em lado algum.

  46. Joaquim Sobreiro says:

    Tenho uma encomenda, enviada pela Yanwen, no dia 29/4. Dado como chegada a Portugal no dia 06/05, pelo “Global order tracking”. Ainda não recebida. O vendedor assegura sempre que vai chegar. Está em disputa porque ainda não recebi. A encomenda é de muito baixo valor. Compro muito no Aliexpress e não tenho razão de queixa até agora. Não sei que vai acontecer, tenho agora evitado compras com as transportadoras já identificadas nas queixas.

    • José says:

      Joaquim Sobreiro, eu também faço compras no Aliexpress e só este ano tive 7 encomendas, todas elas de muito baixo valor (< 5€) que foram consideradas como tendo chegado a Portugal, mas a minha casa, … nada! Mantive sempre a disputa e fui reembolsado. Atente que não deve ir na conversa do vendedor, para que aceite maior prazo, para que suspenda a disputa, etc., porque quem se irá tramar será você. Aconteceu-me uma vez e tramei-me. Por isso, nunca mais. Eles têm um prazo a cumprir. Se a encomenda chegar, … ok! Se não chegar nesse prazo, … disputa firme!

  47. Cláudio Alexandre says:

    Temos de começar a fazer a reclamação no livro de reclamações online.

    https://www.livroreclamacoes.pt/inicio

    Em apenas 30 dias tive 5 encomendas dadas como desaparecidas pela empresa CTT , 3 via Yanwen e 2 china post.

    Lamentável

    • ASAS says:

      Mas, tem tracking number?
      Como sabes que essas encomendas chegaram aos CTT?!
      De qualquer modo há que reclamar com os CTT, porque, desde a privatização, os accionistas andam delapidar todo o património dos CTT (vender edifícios, fechar estações, etc) e não querem saber do serviço postal para nada… é a magnifica gestão privada!…
      E quando der para o torto, (e eles já tiveram comido toda “carne” e deixarem só os “ossos”!), lá vai entrar o dinheiro dos contribuente resgatar os CTT…

      • Cláudio Alexandre says:

        No meu caso particular , todas tinham tracking mulher e depois de chegarem a pt caíram no ” buraco negro” que existe no armazém dos CTT .

        • ASAS says:

          Mas esse tracking number dá nos CTT?
          Ou é daqueles manhosos, que dizem que o objecto está no país de destino, mas na realidade não fazem ideia onde está?…
          Boa parte das encomendas despachadas pela Yanwen nunca saíram da China…

  48. Victor says:

    Se há muitas cartas e encomendas a extraviarem-se e sumirem-se, é porque há larápios nos ctt, pode ser casos de polícia.

  49. strik says:

    Poça ando com artigos a arder também e depois de tanta reclamação os CTT respondem sempre a dizer que a culpa é do remetente ^^, precisava mesmo de um dos cabos que aqui custa mais de 100€ e mandei vir por 10-15 euros.

    assim já foste

    • ASAS says:

      Se não tens tracking number, não dá para saber se já chegou a Portugal ou não…
      De qualquer modo, os problemas com Yanwen já tem chegado sem problemas via Turquia.

  50. Pedro Ribeiro says:

    Desde o início de Abril que não recebo nada enviado via Yanwen e verifico que não é problema isolado, diversos colegas de trabalho se queixam do mesmo. Diversos números de tracking dizem que a encomenda chegou ao país destino com datas em redor de 12 de Abril mas a casa nada chega …
    Revemente o ebay/vendedores deixam de aceitar as minhas reclamações (e a enviar coisas para PT) se quase tudo degenerar na devolução dos pagamentos.

    • Daniel says:

      Mais uma vez, a culpa é da Yanwen!
      Os números de tracking deles não servem para nada.
      Da outra vez o tracking também dizia que as encomendas perdidas de toda a Europa tinham chagado aos países de destino e afinal estavam milhões delas perdidas na Turquia!!
      Já avisei os vendedores que não quero nada enviado pela Yanwen, porque pode não chegaa a Portugal/Europa!

  51. su says:

    as minhas tb nao estao a chegar. encomendas feitas em Março/Abril ainda nem vê-las… pioram os serviços em todos os sentidos -.-

  52. José says:

    Cuidado, se você enviar pelo Serviço de Correio Expresso (EMS) na União Europeia, eles ainda abrirão sua embalagem e confiscarão seu conteúdo (e provavelmente venderão em leilão) se decidirem que você está enviando mercadorias “não permitidas”. O EMS (CTT Expresso) pode considerar qualquer coisa como “não permitida”, mesmo que seja “Outros itens fabricados”.

    Também houve um caso em que os CTT ou CTT Expresso abriram um envelope EMS e, depois de inspecionar o conteúdo, eles o selaram sem profissionalismo sem uma fita CTT especial e sem declarar quem o abriu e o envelope ainda estava semi-aberto quando chegou.

    Beware, if you send by Express Mail Service (EMS) within the European Union, they will still open your package and confiscate its contents (and probably sell at an auction) it if they decide that you are sending “not allowed” goods. EMS (CTT Expresso) can consider anything as “not allowed” even if they are “Other Manufactured Items”.

    Also there was a case where CTT or CTT Expresso opened an EMS envelope and after inspecting the contents they unprofessionally resealed it without a special CTT tape and without declaring who opened it and the envelope was still semi-open when it arrived.

  53. Aurelia Ferreira Santiago says:

    Pois eu tenho um caso gravissimo e ninguem quer saber! O meu marido enviou me da noruega para portugal o passaporte do meu filho que era para viajarmos e ate agora passado 6 meses ainda nao apareceu. Deu entrada em portugal em julho e de repente dizem me que nao sabem onde esta que nao sabem dar mais informacao. Perdi o voo tive que comprar outro, tive de fazer um passaporte provisorio gastei em emails chamadas fiz de tudo e exliquei de todas as formas mas ninguem me responde humanamente. Todos me respondem como maquinas sem nenhuma empatia. E por ai anda o passaporte do meu filho que provavelmente eles roubaram e venderam nao sei para que fins. Deviam de ter vergonha de tanta falta de profissionalismo.

    • José says:

      Somente criminosos fazem essas coisas. É chamado negligência criminal e inatividade. Ignorância criminal. Você precisa processá-los. Se não for bom, processe-os no tribunal da UE.

      • Aurelia Ferreira Santiago says:

        Sim isso queria eu fazer e fiz queixa no portal do consumidor mas disseram que tinha que processa los ir a tribunal, mas infelizmente nao tenho para gastar nesse processo. Liguei tambem para a policia mas disseram que tenho de fazer a queixa em pessoa num departamento da policia, so que eu estou na noruega e nao posso ir a portugal so para fazer isso. E assim fazem o que lhes apetece porque sabem que as pessoas nao vao gastar balurdios em tribunal.

        • José says:

          Sua (e minha) melhor opção é gastar algum tempo “anunciando” “eles” bem na Internet em vários fóruns importantes e sites de consumidores. Identifique-os bem pelo nome de sua instituição ou empresa, por outros nomes, endereço, telefone, email e o que exatamente aconteceu. Outras pessoas querem saber para se proteger.

        • cyber1000 says:

          Infelizmente é sempre assim, bando de criminosos a sobreviverem porque processos em tribunal custam 30 fortunas e ninguem consegue faze-los e que é o que eles precisam… Já perdi aproximadamente 2700€ em mercadorias graças ao belo serviço dos CTT, que já devia estar extinto!!
          Deixem empresas serias trabalhar! Dhl pago alfandega antecipada? Sem problema, pelo menos recebo as encomendas! Enquanto nos CTT pago e fico sem elas…

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