Quantcast
PplWare Mobile

COVID-19: União Europeia “pronta para discutir” suspensão das patentes das vacinas

PUB

                                    
                                

Autor: Ana Sofia


  1. David Guerreiro says:

    É uma forma de na próxima pandemia não termos nenhuma vacina, porque nenhuma empresa vai investir tempo e dinheiro, para depois outros poderem ficar com o seu trabalho.

    • ACS says:

      O objectivo deles é reduzir a população mundial para metade por causa do clima e ganhar mais controlo sobre a população. As vacinas em menos de 1 ano estragou-lhes o plano por isso para ajudar os países mais pobres siga dar cabo do sistema actual que trouxe vacinas com uma velocidade nunca vista.

    • Dave says:

      Compreendo e de certa forma concordo com o que queres dizer, mas tenho ideia que estas farmacêuticas receberam bastante investimento públicos, não? Ao menos podiam partilhar patentes com outros laboratórios que consigam produzir as vacinas, para ver se conseguem comprar com os prazos nos contratos.

      • ACS says:

        O investimento publico que receberam foi em troca de descontos e direito de compra. Pelo menos na europeia. Acredito que nos estados unidos tirando o alivio da burocracia que tenham adiantado dinheiro. Os laboratórios americanos têm muito guito.

      • David Guerreiro says:

        Como disseram, a injeção de capital foi mais para reservar vacinas e preços especiais. No entanto, o investimento dessas empresas foi brutal. E foi esse incentivo público que fez com que eles metessem mãos à obra, porque na pandemia do SARS quando chegou a vacina já não havia pandemia, e as perdas foram brutais. As farmacêuticas não queriam correr esse risco, e o investimento público ajudou a apostarem.
        Se as patentes forem suspensas, na próxima pandemia nenhuma dessas empresas se chega à frente a não ser que os governos paguem integralmente o desenvolvimento das mesmas. Depois quero ver como é…

        • Pablo says:

          Diz me lá o investimento da moderna… Pelo que li ela fez a vacina em menos de 7dias. Que milhões conseguiu gastar em 7dias de investigação? ¿… Vacinas feitas em tempo record… Gastará mto em research… Sem dúvida! Pffff… Petas…

          • Peace says:

            Claro que só gastaram dinheiro nesses 7 dias… Mas de que planeta vieste?

          • David Guerreiro says:

            7 dias? A Moderna foi criada há 10 anos atrás, e focou-se única e exclusivamente em vacinas RNA mensageiro. Leva 10 anos a investir dinheiro, sem retorno, porque não tinha qualquer vacina aprovada no mercado. Tudo isso permitiu criar uma vacina pronta a ser testada em pouco tempo, mas não foram 7 dias de investigação.
            Convido-te a estudares a história da Moderna, é muito interessante. E eles vão ajudar muita gente neste mundo, com mais vacinas inovadoras.

          • Pablo says:

            A Modena foi criada para manipulação de DNA/RNA… O objectivo inicial nem era a produção de vacinas com essa tecnologia.
            Independentemente disso, justificarem biliões de euros investidos não me parece válido. Até acho estranho como fazem uma vacina em 7dias ou menos. 😉
            Realmente a tecnologia é uma mina de ouro. É só sequênciar o que quiserem…
            Ja agora as 2000 milhões de vacinas compradas à Pfizer acho que de multiplicar bem o investido pelas companhias. Ou no caso da pequena empresa Alemã biontech… (pzifer serve de produtor e distribuidor)….

    • Motor says:

      Isso é em grande parte uma mentira! Basta olhar para as tecnologias usadas em duas das vacinas, a da Pfizer e AstraZeneca, uma foi desenvolvida num laboratório de pequena dimensão e a outra numa universidade… ou seja não havia o incentivo de enorme ganho financeiro por detrás para se fazer a investigação necessária. Não foram as grandes empresas farmacêuticas que tinham os projectos.
      A única coisa que as farmacêuticas fizeram agora foi investir nas fases seguintes de testagem, optimização e ensaios clínicos, muitas já com contratos assinados e garantias de retorno de dinheiro.

    • TUGA says:

      Calma rapaz, se o primeiro a inventar a roda tivesse ficado com a patente hoje não teríamos biliões de carros a circular no mundo.

      Patentes só são boas para as empresas ganharem milhões, mas para o desenvolvimento é muito mau porque vamos supor…tu lembraste-te de meter uns pilares em pé com umas telhas em cima, eu lembrei me de adicionar paredes ao teu trabalho, depois vem outro e lembrasse de adicionar janelas e portas ao nosso trabalho e temos uma casa, agora imagina aplicar isso em todas as situações de desenvolvimento…

      Imagine the world without patents…

      • David Guerreiro says:

        Mundo sem patentes? É fácil, é só veres os chineses que passam a vida a copiar o trabalho dos outros. As patentes incentivam o progresso. Ninguém vai perder tempo e dinheiro a criar algo, para depois virem outros e fazer exatamente o mesmo, e mais barato porque o investimento em R&D foi zero. As patentes não são de duração infinita, expiram. O tempo de exclusividade é para dar tempo de quem registou a patente, possa recuperar do investimento.

        • O herman goebbels era um travesti ! says:

          Que treta! Alguma vez ouviste falar do OPEN SOURCE ?

          • David Guerreiro says:

            Alguma vez viste algo que mudou as nossas vidas em open source? Todas as invenções de Nikola Tesla ou Thomas Edison foram protegidas por patentes, e foram invenções que revolucionaram a humanidade.

        • Pedro V says:

          O dinheiro é a nossa maior limitação a um desenvolvimento ainda maior da nossa civilização.

  2. ACS says:

    The U.S. plan would create “severe complications” for the production of vaccines, a German government spokeswoman said Thursday in an email. Without the incentive of profits from research and development spending, drugmakers might not move as aggressively to make vaccines in the future, the industry has argued.

    Os alemães são os únicos com juízo… Só pensam no presente depois quer ver como vai ser no futuro.

  3. Cláudio Andrade says:

    isto já peca por tardio.. basicamente o que podem fazer é quem usar a patenten “X” dar um X% a essa empresa e pronto. o que importa aquii é acabar com esta pandemia de vez

  4. Peace says:

    Para quê suspender as patentes? Não podem antes fazer acordos de licenciamento? Nem que sejam temporários.

    • O herman goebbels era um travesti ! says:

      Os países mais pobres não tem capacidade de negociação …

      • Keyboardcat says:

        Esses mesmos países também não têm capacidade de produzir as vacinas.

        Eu defendo o licenciamento de tecnologia para mais laboratórios poderem produzir, por tempo limitado.

        Semelhante ao funcionamento atual das patentes FRAND.

  5. eu2 says:

    Porque não compram as patentes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.