Quantcast
PplWare Mobile

Coronavírus: China destruiu informação segundo revela uma investigação

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. PGomes says:

    Nem se esperava outra coisa…

  2. Fiu says:

    Estudos…será mais fácil acreditar nisso do que nas WMD do Iraque não é?

  3. Dark Sky says:

    The Daily Telegraph é um tablóide publicado em Sydney, New South Wales, pela News Corporation de Rupert Murdoch.
    Por que é que se metem com tablóides em coisas sérias? Tablóide significa que mesmo que não haja qualquer prova – inventa-se. Não deve ser citado como jornalismo. Chama-se jornalismo de sarjeta.

    “Recentemente o secretário de Estado Norte-americano Mike Pompeo disse existirem “provas enormes” que o vírus tenha sido criado num laboratório chinês.” Também é uma boa fonte 😉
    Trump disse o mesmo – o que os serviços secretos americanos não confirmam – mas não faz mal porque o tablóide diz que teve acesso a um relatório dos serviços de inteligência de 5 (cinco) países (EUA, Australia, NZ, Canada e UK). O relatório é que ninguém viu nem confirma que existe.

    O melhor é ler o lixo todo, sempre fica mais enquadrado:
    https://www.dailytelegraph.com.au/coronavirus/bombshell-dossier-lays-out-case-against-chinese-bat-virus-program/news-story/55add857058731c9c71c0e96ad17da60

    Este lixo, maniqueísta, impede que se faça uma investigação séria dos factos. Assim não se chega a lado nenhum.

      • José says:

        “The proof in the pudding”

        https ://observador.pt/2020/04/19/nobel-frances-luc-montagnier-causa-polemica-ao-dizer-que-virus-da-covid-19-veio-de-laboratorio-chines/

        https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2020.01.30.927871v1

        Não é preciso concordar com posturas belicistas para aceitar que é provavel que isto seja algo criado em laboratório, e ver se comportou como tivesse sido apanhado com as mãos ensanguentadas.

        Esta história certamente tem muitos twists, mas os pontos básicos já foram confirmados há muito tempo.

        • Dark Sky says:

          O “Observador” saiu-se com essa: “Nobel francês Luc Montagnier causa polémica ao dizer que vírus da Covid-19 veio de laboratório chinês” afirmando que “o genoma completo deste coronavírus possuía sequências de outro vírus, o HIV”

          Outros cientistas caíram-lhe em cima dizendo que estava caquético e que o que tinha encontrado de comum entre o vírus da Covid-19 e o HIV era o mesmo que – em dois livros de 40 páginas encontrar 4 palavras iguais desgarradas.

          Para quem não perceba a importância desta conversa – é assim:
          Não é possível criar um vírus totalmente novo em laboratório – teria que se combinar partes de outros vírus. Essas partes de outros vírus são identificáveis a partir da sequenciação genética. Quando se diz que o vírus da Covid-19 é natural – – é porque não se encontrou partes de outros vírus – logo é de origem natural e não produzido em laboratório.

          Mas a teoria da conspiração tem por base a criação do vírus da Covid-19 no laboratório chinês – por isso o destaque que dá a qualquer disparate que aponte nesse sentido.

        • jorgeg says:

          assustador e a quantidade de comunada que existe!

        • Jona says:

          https ://visao.sapo.pt/atualidade/sociedade/2020-04-20-covid-19-quem-e-o-nobel-da-medicina-que-aponta-o-dedo-ao-laboratorio-chines-de-wuhan/

      • SANDOKAN 1513 says:

        Já sei quem é o “Dark Sky” e somente por uma pista,a do “JN”,do Jornal de Notícias. 🙂

        • Dark Sky says:

          Não tenho qual quer ligação a jornais e jornalistas. Mas sei distinguir os órgãos de informação dos tablóide e pasquins.

        • Avlis says:

          Cá para mim deve ter é ligação ao PC Chinês ou então estar a lucrar com as parcerias co Instituto Confúcio, por isso é que tem que defender os Chineses.

          • Dark Sky says:

            Se te estás a referir à minha modesta pessoa não tenho qualquer dificuldade em recomendar a visualização do vídeo “O mundo segundo Xi Jinping”, que passou mais do que uma vez na RTP.

            Tem que se andar de olhos abertos e ir lidando com informação diversa e diferentes opiniões. Mas acrescento mais qualquer coisa ao que disse antes – sei distinguir os órgãos de informação dos tablóide e pasquins – e as teorias da conspiração, os posts desenformados que só querem picar, e os comentários cretinos (que, devo dizer, são piores em órgão de informação do que em blogs mesmo que não sejam grande coisa).

            Em comentários é coisa de pasmar – pergunto-me às vezes: “A alimária que escreveu isto é pessoa minha conhecida e eu não dou por isso?”
            (Não me estou a referir ao teu comentário que é apenas do tipo do leitor do “Observador” … Rui Rio nos valha)

          • Avlis says:

            Já subiste na minha consideração.
            Sem ironias.
            Mas vamos lá ver uma coisa, se a China não tem nada a esconder porque é que não deixa que se crie uma equipa de investigadores internacionais e que possam ir ao pais verificar tudo? Eles nem sequer a OMS neste momento lá deixam ir.

          • Dark Sky says:

            E qual é a pressa de a China aceitar essa investigação agora?
            A prioridade é:
            Medidas de acompanhamento e de prevenção > sequenciação genética do vírus (feita em janeiro) > sequenciação das mutações (vai-se fazendo) > investigação de vacinas e de tratamentos (em curso, deve demorar ano e meio).

            Se o vírus veio da caverna dos morcegos da província de Hunan, do mercado de animais vivos selvagens da cidade de Huwan, ou escapou de um laboratório (o que não é o mesmo que ter sido criado por experiência em laboratório – pode ser um vírus natural que já tivesse sido isolado em laboratório para estudo) – vai apontar tudo para a China.

            No lugar da China não aceitava não aceitava essa investigação:
            – Esses investigadores internacionais saem de onde?
            – Por que é que a sua hipótese de trabalho é que o vírus teve origem na China no laboratório de Huwan?
            – Quantas notícias infundadas de tablóides, como a fonte do post, vão ser publicadas?
            – Quantas vezes é que Trump &Cª vai dizer que o estudo já concluiu … o que lhes interessa?

            Fora disso e a seu tempo, faça-se a investigação, para quando vier mais um “novo coronavírus” não suceda o que está a acontecer com o atual.

    • Trilobits says:

      Se calhar o objectivo é esse mesmo… De não se chegar a lado nenhum, ou melhor, chegarmos a onde queremos.

  4. Jota says:

    Os países ocidentais enquanto não puserem toda a gente contra a China, não vão descansar! Durante os próximos meses vão inventar tudo e mais alguma coisa, para o fazer! Tudo por razões económicas!

    • rikardo pereira says:

      mas que eu saiba a culpa é da china e OMS .. que deixaram chegar isto onde chegou, agora saber porquê….

    • J.C.Lopes says:

      Jota. Contra factos…

    • Jorge Tomaz says:

      Jota , vou recordar te os factos . O vírus surgiu na China em Dezembro, ou até antes . Em Dezembro um médico avisou outros médicos e amigos que um novo vírus tinha surgido, que era transmissível entre Humanos e muito contagioso. O governo regional Chinês, prendeu o médico por estar a tentar espalhar o pânico e o caos entre a população. Foi obrigado a dizer que tinha espalhado mensagem falsa , para poder sair em liberdade. Pouco tempo depois morreu supostamente pelo Coronavirus. Outros médicos, enfermeiros , ou cidadãos normais também foram presos, pela mesma razão. Taiwan a 31 de Dezembro já sabia do novo vírus era perigoso e transmissível entre Humanos, avisou a OMS, mas esta seguiu a versão Chinesa. Taiwan pôs todos cidadãos que vinham de fora em quarentena, controle de temperatura em locais públicos, e obrigação de uso de máscaras. Até hoje tem 400 infetados e 6 mortos, numa população de 22 milhões de pessoas. O país nunca fechou, continua funcionar normal. Enquanto isso a China e a OMS só a 21 de Janeiro , avisaram o mundo que o vírus era transmissível entre pessoas, passado várias semanas desde Dezembro !! Enquanto isso Milhares de chineses, estrangeiros, saíam da China, espalhado o vírus pelo mundo. Mas as pessoas da província de Hubei não podiam viajar para outras regiões da China. A China continha o vírus no país e propagava pelo mundo. Tanto a China como a OMS, foram culpadas do vírus ter espalhado pelo mundo. Agiram igual a União Soviética com o desastre de Chernobyl, primeiro tentaram ocultar a gravidade da situação , só depois informaram. Mais grave é a China ameaçar com boicotes, de compra de produtos ( Austrália), ou de vendas de equipamentos médicos para países que ousem criticar os seus erros na gestão da crise( Holanda, Suécia, República Checa, alguns estados americanos) , e Taiwan. . Não é o mundo que de repente ficou contra a China. É o partido comunista chinês que além de ter ocultado a gravidade da situação, ainda mentiu no número de mortos ( devem ser no mínimo 4x mais o número de mortos). Todos países vizinhos da China ( Japão , Coreia do Sul, Taiwan , Vietname, Malásia, Indonésia, Tailândia) ja Estão contra , pois quer controlar o mar sul da China. Claro que alguns países, demoraram a agir USA, UK, Espanha, Brasil, assim permitiram o agravar da situação. Espero que tenhas ficado esclarecido

      • eu2 says:

        Ganda quadrado de texto… não vou ler isso.

        • Jorge Tomaz says:

          Resumindo, o vírus já circulava na China pelo menos desde Novembro, em Dezembro o 1 médico chinês que avisou que o vírus era transmissível entre Humanos foi preso. Por espalhar pânico no país.!! Acabou por morrer supostamente pelo vírus. A 31 de Dezembro, Taiwan avisou a OMS, que o vírus era transmissível entre Humanos. A OMS nada fez. Até hoje Taiwan tem 400 casos e 6 infetados, em 22 milhões de pessoas. Só a 21 de Janeiro, a China. E OMS, disseram que era transmissível. Milhares de chineses já tinham espalhado o vírus pelo mundo. Enquanto a China proibia saída de Pessoas de Hubei para outras regiões da China para conter o vírus. Entendes agora??

          • Cenas Catitas says:

            Era obvio que a China ia tentar esconder… da mesma forma que os numeros deverao ser bastante reduzidos (e alterados) mas a reaccao do Taiwan ao que fazer eh complementa oposta d 95% dos paises ocidentais… por isso pode se culpar e responsabilizar a China pelo inicio, mas o mes que houve entre a OMS ter admitido o problema e a China ter dito que nao conseguia controlar o virus, podia ter sido usado para impedir o estado a que chegaram os paises ocidentais… especialmente depois de verem o que estava a a acontecer na China…

        • Miguel says:

          A ignorância é uma benção.

        • pobox says:

          É só especialistas a descobrir coisas interessantes. Eheheh
          O que apareceu primeiro, o OVO ou a Galinha?
          Tenho uma leve impressão que vírus ataca primeiro o cérebro e só depois, as vias respiratórias.

      • Agreed says:

        Estou de pleno acordo com este comentário.

      • David says:

        Há mais por detrás disto! Não pode ser somente uma aquietado do vírus!
        Há uma questão económica e tb ela política e o isso disso para… agir contra a privacidade!
        Mas veremos!

  5. Spoky says:

    OMS, Organização Mundial Criminosa… quem acredita nestes palermas acredita em tudo o que lhe dizem.
    É obvio que este virus foi criado em laboratório, era teoria agora só aparecem mais indícios e mais indicios.

    É só rir com quem dizia o contrário, porque razão destruiu informação? Estranho não!? 😉

    • Spoky says:

      Isto tendo em conta que a China sabe como lutar contra pandemias ao final de conta falasse muito em Medicina Chinesa e a forma como rapidamente conseguem controlar uma.

      Astragalus, Reishi… Shiitake, Chaga E o famoso Matcha que era proibido pelas elites… tem muito que se lhe diga!

      • Jorge Pereira says:

        Não consigo perceber este comentário! Pode elucidar-me?

      • pobox says:

        É só especialistas a descobrir coisas interessantes. Eheheh
        O que apareceu primeiro, o OVO ou a Galinha?
        Tenho uma leve impressão que vírus ataca primeiro o cérebro e só depois, as vias respiratórias.

    • rikardo pereira says:

      o vírus não foi criado em laboratório. ja tens mais que provas sobre isso.

        • eu2 says:

          Queres ler um estudo científico a provar isso, ou não vale a pena? Porque argumentos como “boa anedota” não são argumentos válidos.

          • Spoky says:

            Um estudo que é apenas um estudo… Para comprovar um facto, manda la um estudo 100% irrefutável de que não foi de origem laboratorial.

            Vamos ver se consegues, quero algo irrefutável que PROVE a 100%.

            Fico a espera! Estudos… existem muitos e uns contradizem-se outros, mas vale a pena tentar.

            Vou aguardar e fico a espera, lembra-te irrefutável!! 😉

          • José says:

            @rikardo
            Tens?

            https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2020.01.30.927871v1

            Lê os comentários para perceberes o porquê do engavetamento deste paper na altura em que supostamente foi “retraído”.

          • xoninhas says:

            O desconhecimento é tramado. Vou só dar uma achega: existem no mundo animal cerca de 2000 virus identificados, os chamados zoonóticos, o que quer dizer que são virus que só estão à espera da oportunidade para poderem “saltar” para o ser humano. Achas mesmo que é necessário fabricá-los em laboratório. Outra curiosidade : quem fez aquela catalogação de virus foi uma equipa americana, a trabalhar para uma agência americana e cujo financiamento foi cortado muito recentemente pelo sr Trump.

          • eu2 says:

            @Spoky

            Não há nada 100% irrefutável. Também não consegues refutar a 100% que o objeto que tens à frente é real. Pode tudo ser uma ilusão. Podes estar a viver num mundo virtual de matrix.

            Mas os estudos não é suposto serem irrefutáveis. É suposto poderem ser refutados, senão não são científicos/CIÊNCIA.

            Aqui tens o tal estudo CIENTÍFICO: https://www.nature.com/articles/s41591-020-0820-9

            Quero-te ver agora a refutar o que lá diz acerca do genoma do SARS-COV2 não incluir partes de vírus conhecidos. Quero-te ver também a criar um vírus completamente novo para poderes REFUTAR o não ser possível fazê-lo.

    • eu2 says:

      “era teoria agora só aparecem mais indícios e mais indicios.”

      Não vi indícios nenhuns ali, além dum apoiante do Trump dizer que há provas mas sem dar provas nenhumas.

      • José says:

        Se não lês onde interessa, não encontras o que é relevante.

        https://www.biorxiv.org/content/10.1101/2020.01.30.927871v1

        mais tarde, as mesmas conclusões são apoiadas pelo Nobel que se notabilizou pela descoberta do vírus da sida.

        https: //observador.pt/2020/04/19/nobel-frances-luc-montagnier-causa-polemica-ao-dizer-que-virus-da-covid-19-veio-de-laboratorio-chines/

        • Jorge Carvalho says:

          Lê também os comentários abaixo nessa publicação.

          Abc

        • Bruno Nunes says:

          se calhar começava por ler o início da página:

          “Advanced Search
          bioRxiv is receiving many new papers on coronavirus SARS-CoV-2. A reminder: these are preliminary reports that have not been peer-reviewed. They should not be regarded as conclusive, guide clinical practice/health-related behavior, or be reported in news media as established information”

  6. Ana Pinheiro says:

    Fanboys da xiaomi: Os EsTaDoS UnIdOs TaMbEm A dEsTrUiRaO

  7. Rafael says:

    viva xi ji.. viva stalin… viva… viva

  8. Njag says:

    Daqueles lados só vem merd@.

  9. David Guerreiro says:

    E além de tudo isso, negaram sempre fornecer ao ocidente amostras do vírus de Whuan. Por isso não sabemos se o vírus que anda a infectar os ocidentais sofreu ou não mutações em relação ao original.

    • Dark Sky says:

      Em final de janeiro os cientistas chineses concluíram a sequenciação genética do virus de Wuhan que tornaram pública imediatamente.
      Permitiu de imediato iniciar a pesquisa de vacinas e examinar as mutações em relação ao original.

      • Jorge Tomaz says:

        O vírus já circulava na China pelo menos desde Novembro, em Dezembro já havia centenas de infetados. O 1 médico chinês que disse que era um vírus novo , foi preso por ter avisado outros médicos, amigos que o vírus era transmissível entre Humanos. Só foi solto depois de assinar um documento em que dizia ter mentido , causar pânico no país. Supostamente morreu do vírus!! Taiwan a 31 de Dezembro, já sabia que o vírus era transmissível entre Humanos, avisou a OMS, está nada fez.!! Só a 21 de Janeiro , a China e OMS, disseram que o vírus era transmissível entre Humanos, permitindo que milhares de chineses, estrangeiros fossem espalhando o vírus pelo mundo. Enquanto a China proibia a saída de Hubei para outras regiões chinesas!! Permitiu o espalhar do vírus pelo mundo, mas conteve a epidemia no país.

        • Bruno Nunes says:

          Anda a repetir o mesmo comentário, o qual é falso em certos pontos (só para lhe tentar dar força na teoria da conspiração). Whuan foi isolada do resto da China a 20 e qualquer coisa de janeiro, Hubei foi isolada dias depois. Sim, a China sonegou informação. E a OMS funciona conforme os reports que tem, não é propriamente uma rede independente de informação. Está dependente da informação que lhe chega. Se essa informação é errada, as premissas para qualquer conclusão são erradas, logo as conclusões provavelmente também o serão. Use o cérebro. Também nasceu com um, sabia disso?

          • Jorge Tomaz says:

            Boas Bruno antes de comentar algo eu leio e informo me, o vírus já circulava na China pêlo menos desde Outubro/ Novembro. Já se sabe que na Itália, França , já havia pessoas contaminadas pelo vírus. As autoridades de Wuhan , depois reconheceram que agiram tarde, por isso foram demitidos pelo governo central. Essas semanas que o partido comunista chinês ocultou, demorou a agir.foram cruciais para impedir a expansão do vírus. Poderia ter sido contido em Wuhan , ou até na China, ou não ter se espalhado tão rápido pelo mundo, quem o diz são epidemilogistas!! visto que o vírus cresce de forma exponencial. A OMS , ocultou e foi conivente, deu indicações erradas ao dizer por muito tempo que o vírus não era transmissível ou não era preciso proibir os vôos de e para China! Aquando do vírus da SArs, tambem oriunda da China, a OMS, agiu de forma mais vigorosa, ter informações do vírus. Um país membro da OMS tem por obrigação comunicar , partilhar informações o mais rápido com a OMS e países membros, algo que a China não fez desta vez, e a OMS foi conivente. Porque achas que 90% de todos vôos estão cancelados, as companhias aéreas estão a beira da falência. Porque achas que os países têm hoje às fronteiras encerradas? É para conter a expansão do vírus Algo que a China não queria, e que agora ela própria fez. Sabes que na China , chamam de vírus italiano , agora culpam os estrangeiros de espalharem o vírus pela China.( É no mínimo irónico não achas?). O caso faz lembrar Chernobyl , por ambos os regimes comunistas , no início tentar ocultar o problema Aconselho a ver a série da HBO. Além das centenas de milhares ou milhões de mortos que o vírus vai causar. Também causou 1 grave crise económica Só na China o n desempregados e de 80 a 100 milhões d pessoas e lá quase não existe subsídio de desemprego. Dezenas de milhões de pessoas no resto do mundo vão perder o emprego. Outras dezenas, centenas de milhões vão cair na pobreza. E a realidade , gostes ou não!!

          • Jorge Tomaz says:

            E claro que países como a Espanha, Itália, UK, EUA, Brasil entre outros não se prepararam bem ou desvalorizaram o perigo do vírus. Por isso estão a ter dezenas de milhares de mortos… Até hoje a China não aceita que uma comissão independente estude a origem do vírus. Aliás a China fez ameaças de não exportar ou vender produtos médicos aos países que queiram descobrir origem do vírus ( Austrália, Re. Checa, Suécia, alguns estados americanos). Assim funciona o regime ditatorial Chinês, que o mundo começa a abrir os olhos.

      • Jorge Tomaz says:

        A China mentiu/ omitiu muitas coisas relativas ao vírus. O 1 médico a dizer que era um vírus novo, altamente perigoso ,foi preso, acusado de espalhar o pânico no país. Só foi solto depois de assinar carta que refutava o que tinha dito. Apesar de jovem, acabou por morrer supostamente pelo Coronavirus. !! Outros médicos, enfermeiros, pessoas comuns foram também presos. O número de mortos , e no mínimo 4 a 10 vezes superiores aos dados pelo partido comunista chinês. Fizeram isso para minimizar o perigo do vírus, e ficar perante a sociedade e mundo, como terem resolvido eficazmente a situação. A 31 de Dezembro Taiwan já sabia que o vírus era transmissível entre seres humanos. Avisou a OMS, mas está seguiu a versão chinesa. Só a 21 de Janeiro a China e OMS, admitiram que o vírus era transmissível entre Humanos. Isso permitiu a saída de milhares de chineses/ estrangeiros contaminados , que espalharam o vírus pelo mundo. Enquanto a China proibia a deslocação de pessoas de Hubei para outras regiões da China. Contendo a expansão do vírus na China!! Se a China e OMS, tivessem semanas antes, avisado o resto do mundo, da transmissão do vírus. Este podia talvez ser contido , ou ter causado menos mortes. Seriam logo proibidos voos da China, e para China. O Coronavirus é o Chernobyl do século XXI, e vai marcar o modo como o mundo vai ver a China.

        • Abreu says:

          Quem vai fazer a série a Netflix, HBO ou prime? Talvez para 2021!

        • Fulano says:

          Depois caiste da cama e acordaste dessa fantasia….

        • JiaYiWu says:

          A cara dos chineses que leram o comentário do Jorge Tomás:눈_눈☆ U–A–U, só faltava uma explosão de haters

          中国人的脸看着你啊,说中华人民共和国那么坏。

          • Jorge Tomaz says:

            JiaYiWu, tudo o que escrevi é verdade, podes pesquisa na NET, YouTube, . Os governantes de Wuhan , foram demitidos, e acabaram por admitir que deviam ter agido mais rápido ao saber do novo vírus. A economia chinesa foi bastante afetada Também, estima se que entre 80 a milhões de pessoas estão desempregadas. Apenas culpei o partido comunista chinês, tal como na ex União Soviética tambem , ocultou e demorou a reagir no acidente de Chernobyl, podes ver a série na HBO, conta como aconteceu. Sabes que não China , também tem havido discriminação contra estrangeiros, especial os africanos, a quem agora culpam de espalhar o vírus ( é um pouco irónico não achas). Sendo que o vírus começou na China. Infelizmente já não podemos mudar o que aconteceu, agora é tentar controlar a expansão do vírus até se encontrar a vacina ou medicamentos que ajudem a curar . Para que saibas tenho antepassados chines, indiano. Meu país favorito é o Japão. Não sou a favor de promover ódio / discriminação contra ninguém.

    • eu2 says:

      “negaram sempre fornecer ao ocidente amostras do vírus de Whuan”

      Queres prova de que isso é mentira? Aqui tens o código genético do vírus de Wuhan publicado a 12 de janeiro.
      https://www.ncbi.nlm.nih.gov/assembly/GCA_009858895.2/
      Ou seja, não negaram sempre. A essa altura ainda ninguém tinha ouvido falar do coronavírus.

      • Paulo Santos says:

        “A essa altura ainda ninguém tinha ouvido falar do coronavírus”.
        Errado. Taiwan já tinha avisado a OMS, que nada fez para averiguar.

        • eu2 says:

          Ninguem dava importância a isso. Até aqui na Europa só começaram a dar importância ao vírus quando começaram a ver a Itália aflita. No início era só a China. Não queremos ninguém a vir de Wuhan. Tudo bem. Mas de Itália não há problema. Pimba, o norte de Itália infetou a Europa toda.

  10. Euéquesei says:

    Conheço a China muito bem.
    O povo é totalmente controlado pela propaganda. É quase como aqui…
    Apenas queria dizer que no espaço de pouca semanas cerca de 5 milhões de números de telefone deixaram de fazer qualquer tráfego de dados ou fazer e receber chamadas.
    Na China para comprar um cartão telefónico tem que se dar o nome e outra informação pessoal, para ficar registado.
    Por isso, aqueles números que desapareceram de repente, pouco antes tinham gente, depois deixaram de ter.
    Agora cada um que tire as suas conclusões.
    Em relação à OMS, o Trump devia bombardear aquela porcaria. Estão a soldo dos Chineses. Uma vergonha.

    • David says:

      Ele bem anda a ver se o faz!
      Depois da pandemia vem a Trumpmia com uma pandguerra…

      Espero estar muito errado!

    • Tecnical says:

      Right…
      Devias fazer uma visita às instalações da OMS na altura do bombardeamento…
      Só naquela…

      • Euéquesei says:

        Andavam os chineses a impedir as populações de Wuhan de viajarem para Shanghai ou Beijing e a OMS a dizer que não era preciso interromper as viagens aéreas.
        Durante semanas era chineses a vir para a Europa e américas, alguns deles contaminados, dado que o surto em Itália começou com um chines.
        Se vc defende gente dessa, a soldo de interesses de ditaduras, está apresentado.

        • Tecnical says:

          Ok. Então na sua opinião é motivo para um bombardeamento?
          Muita gente esteve mal nesta pandemia, vamos bombardeá-los todos?
          Já agora, tente não me interpretar mal, o que vou dizer a seguir é apenas uma analogia: imaginemos que você é um cancro da sociedade, vamos bombardear a casa da dos seus pais porque eles permitiram que você integrasse a sociedade?

  11. upyrss says:

    Tamiflu aparece antes das doenças … Bem o outro dizia que quem faz uma faz um cento … Alguem já falava do Corona em 2005 … Para quê discutir especulações especulando ! A quem daria jeito uma China arrasada ?! Quem sabe ?! Factos esquesitos mas factos … O resto será fanatismo xenofobia entre outros ias do mesmo tipo … Mandem lá embora a trampa e as patologias ! Depois de ver alguém que se esqueceu que não existe novos sem velhos já nada me surpreende …tenham uma boa noite se conseguirem !

  12. kodiakshadows says:

    OMG!!!
    Tanta merd@ escrita contra a China a fazer lembrar aquilo que fizeram à Huawei 5G …
    Sobre a Huawei tem este artigo muito bom.
    https://www.michaelwest.com.au/turnbulls-memoir-reveals-there-was-no-smoking-gun-to-justify-banning-huawei-5g/

    • pobox says:

      É só especialistas a descobrir coisas interessantes. Eheheh
      O que apareceu primeiro, o OVO ou a Galinha?
      Tenho uma leve impressão que vírus ataca primeiro o cérebro e só depois, as vias respiratórias.

  13. eu says:

    Continuem a comprar xiamis e porcarias dessas.
    Venham lá fanboys que vou buscar as pipocas.

  14. upyrss says:

    Já o Tamiflu apareceu antes das doenças e como outro dizia ,quem faz uma, faz um cento … Já em 2005 alguem terá falado no Corona . Corioso … Factos . Para quê especular em cima de especulação ?! Criar nuvem de dúvidas e distrações ?! Fumentar a xenofobia e outras ias repletas de outras tantas patologias ?! Estratégia para as audiências pouco escrupulosas ?! Ou simplesmente dar voz a trampa que só aduba o ódio e o segregação ?! Bem, nada sei.Mas depois de ter visto alguém que se esqueceu que não existe novos sem velhos já nada me surpreende .

  15. Abreu says:

    A China devia ser pressionada a pagar TUDO que esse vírus causou, como pai da criança era pagar TUDO desde indemnização por morte aos gastos de saúde e paralização da economia! Devíamos ir por esse caminho

  16. Miguel Simão says:

    Há muitas teorias da conspiração, legítimas, diga-se, pois o encadeamento dos factos permite tal extrapolação. Neste momento, a tese mais plausível, é que este vírus tenha escapado do laboratório de pesquisa infecciosa de Wuhan, e a partir daí, a China tentou conter a situação, e tal como alguém disse, o governo chinês comportou-se como o regime da antiga união soviética no caso Chernobyl: primeiro omitir para tentar conter, e só na fase de propagação descontrolada divulgar informação. A OMS foi completamente negligente no que à gestão do vírus diz respeito, e enquanto o mundo assistia à evolução do vírus da China, a Europa e os líderes europeus permaneciam inoperantes, envez de terem tomado medidas preventivas.

    No meio, há uma série de interesses económicos e políticos que opõe os EUA à China: interessa a Trump enfraquecer o seu principal rival, a China, para tentar a reeleição; interessa à China que Trump seja removido do poder para conseguir estabelecer acordos de cooperação económica mais favoráveis, sem que a China seja demonizada pelas políticas nacionalistas e proteccionistas de Trump, sobretudo no que diz respeito ao controle de dados privados (logo eles, EUA, que foram os primeiros a quebrar esse código ético).

  17. VP says:

    Vocês têm razão em afirmar que a China podia ter avisado mais cedo. Mas como explicam que a OMS e os países ocidentais tenham levado tanto tempo a reagir após confirmação de transmissão a 20 de Jan.
    Reparem bem na cronologia:

    20 de janeiro
    “Autoridades confirmam que há transmissão entre seres humanos.”

    21 de janeiro
    “Primeiro caso nos Estados Unidos, num doente em Washington regressado de Wuhan.”

    23 de janeiro
    “OMS reúne comité de emergência na Suíça para avaliar se o surto constitui uma emergência de saúde pública internacional. Decide não a decretar.”

    24 de janeiro
    “Confirmados em França os primeiros dois casos na Europa, ambos importados.”

    30 de janeiro
    “OMS declara surto como caso de emergência de saúde pública internacional, mas opõe-se a restrições de viagens e trocas comerciais.”

    26 de fevereiro
    “Ocorre a primeira morte em França, que é também a primeira fatalidade na Europa. A vítima é um homem de 60 anos.”

    A OMS levou 10 dias a declarar emergência de saúde publica e mesmo assim não proibiram voos.
    Sei de pessoas do meu local de trabalho e da minha família que foram de férias para França e Itália em fevereiro. Muitos de “nós” que está aqui a comentar andou a festejar o carnaval no meio das multidões. Em março continuaram a ir portugueses de férias para outros países como se nada se passasse.

    Agora é que nos queixamos que a China poderia ter avisado mais cedo! Os chineses podem não ser nenhuns santinhos mas deixem lá que os países ocidentais não souberam fazer as coisas correctamente.

    E os Estados Unidos, lamento mas não são exemplo para ninguém. Estamos a falar de um pais onde à data de hoje a população continua-se a deslocar em massa para as praias, fazem manifestações em massa contra o confinamento sem qualquer medida de protecção, mas a culpa é da China.
    Não nos podemos esquecer que foi este o pais que lançou uma guerra contra o Iraque sobre supostas armas biológicas que nunca foram encontradas…

    • Wishmaster says:

      Precisamente! Desde o início que ando a dizer isso também, não entendia a forma como a OMS estava a abordar a questão do vírus.

      E tens razão sobre as armas biológicas e acrescento as de destruição massiva, quem nos garante que não é mais do mesmo? Os EUA fizeram isso no médio oriente, desde 2001 que o fazem e agora seguem para Oriente….

      Ouvi dizer que o bombardeiro deles, o B.2 já foi visto na ilha Terceira por duas vezes este ano…Não era visto há anos! Isto em Março…

      Já viram a ordem do Trump sobre as infra-estruturas eléctricas? Para evitar ataques e sabotagem..? Está no site da Casa Branca…

      Não estou a afirmar nada, apenas a expor informação e também para dizer que acho estranhas algumas movimentações.

      • Dark Sky says:

        “Precisamente?”.. bem …
        – Ele fala nos EUA/ armas de destruição maciça no Iraque, que afinal não havia/ idas em massa para a praia.
        – Tu falas de um bombardeiro B-2 visto duas vezes em março nos Açores.

        Tem calma, Trump não quer bombardear a China, só quer ser reeleito acusando a China e a OMS pelos mortos e os efeitos económicos e sociais do Covid-19 nos EUA.

        Um dos argumentos de Trump é caricato. a 31/01/2010 foi proibida a entrada nos EUA de cidadãos estrangeiros que tivessem estado na China. Deu para proclamar: “Fechámos os aeroportos a viajantes da China ao contrário da OMS, esses bandidos conluiados com a China, que não o recomendava!”. O caricato é que isso não abrangia os nacionais dos EUA que tivessem estado na China, que foram aos milhares e que continuaram a entrar, sem tido postos em quarentena.

        Se fosse chinês ou italiano era portador do vírus, se fosse cidadão dos EUA não era 😉
        Queriam que a OMS tivesse recomendado o fecho de fronteiras a cidadãos estrangeiros mas não aos nacionais? Com que base é que a OMS faria isso? Mas o que interessa é atirar as culpas para alguém, seja a China seja a OMS – nem que se recomenda o tratamento à base de produtos de limpeza e que causaram a desorientação de muitos e a morte de alguns.

        • Dark Sky says:

          … 31/01/2020 (e não 2010)

        • Wishmaster says:

          @Dark Sky
          Sim, a hipótese de bombardeamento é remota (e seria uma catástrofe para todos), mas por isso também referi que não estava a afirmar nada.
          Tens razão quanto à tua hipótese, muito provavelmente servirá fins políticos (eleições), por isso precisa de um bode expiatório, e também comerciais.

    • SergioFerreira says:

      24 de janeiro
      “Confirmados em França os primeiros dois casos na Europa, ambos importados.”

      https://www.google.com/amp/s/amp.expresso.pt/coronavirus/2020-05-04-Covid-19.-Medicos-dizem-ter-identificado-caso-em-Franca-anterior-ao-primeiro-registo-oficial

      O vírus já andava a ser disseminado muito antes das datas “oficiais” chinesas.

      As datas que o “pessoal das teorias da conspiração” parecem estar mais correctas do que as oficiais chinesas e da OMS…o vírus, para estar em França em Dezembro, e não ter vindo directamente da China, significa que na China começou algures entre fim de Outubro e início de Novembro, que coincide com os primeiros “relatos” de alguns indivíduos chineses que “misteriosamente” ou desapareceram ou viram-se obrigados a publicamente dar uma volta de 180° às suas afirmações originais.

  18. Anonymous says:

    Ao contrário, o novo coronavírus não poderia ter sido criado em um laboratório norteamericano, sob encomenda de Donald Trump e em seguida ter sido levado para a China pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro, imediatamente após um encontro com o presidente dos Estados Unidos? Ao menos a retrospectiva dos fatos, conforme as notícias publicadas na época, deixam uma certa margem para tal hipótese. Até que ponto Donald Trump tem interesses pessoais em destruir a reputação da China? Se o vírus surgiu originalmente em um laboratório, certamente que foi em um norteamericano.

  19. Anonymous says:

    Ao contrário, o novo coronavírus não poderia ter sido criado em um laboratório norteamericano, sob encomenda de Donald Trump e em seguida ter sido levado para a China pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro, imediatamente após um encontro com o presidente dos Estados Unidos? Ao menos a retrospectiva dos fatos, conforme as notícias referentes aos dois mencionados encontros publicadas na época, deixam uma certa margem para tal hipótese. Até que ponto Donald Trump tem interesses pessoais em destruir a reputação da China? Se o vírus surgiu originalmente em um laboratório, certamente que foi em um norteamericano.

  20. Fulano says:

    Está mais que visto que o SARS/coV2 tem a marca clarissíma dos EUA por trás.
    Tal é a necessidade de criarem estes grupos de “investigação” para acusar a China que todos os dias aparecem agências com ligações directas aos EUA a repetir o mesmo.
    Uma mentira contada muitas vezes continua a ser uma mentira.

    • Dark Sky says:

      Nada como as teorias da conspiração – encontra-se sempre outra que diz o contrário 😉
      A tua não é original – os chineses já chegaram a sugerir isso:
      https://www.jn.pt/mundo/china-diz-que-militares-dos-eua-podem-ter-levado-o-covid-19-para-wuhan-11925115.html

      • Wishmaster says:

        @Dark Sky
        Atenção com o que se apelida de imediato como teoria da conspiração, corre-se o risco de deixar de ouvir alguns pensamentos ou deduções que poderão levar a investigar…

        Há pensamentos disparatados? Há, sim. Há deduções completamente ilógicas? Há, sim. Há conclusões precipitadas? Há, sim. O que vejo é muitas vezes as pessoas nem ouvirem os argumentos sequer. Da parte dos chamados “teóricos conspiracionistas”, também, por outro lado, há muitos que expõem mal o seu pensamento. Equacionar certas coisas não deve ser logo rotulado como conspiracionista…
        O Fulano só fez afirmações sem demonstrar como chegou lá, sem prova. No meu tempo só se chamava assim e diza-se “então prova o que dizes”. Agora utiliza-se o rótulo e nem se questiona se será verdade, ou para apresentar provas, etc…
        Se é que me faço entender 😉

        https://www.readersdigest.com.au/true-stories-lifestyle/12-crazy-conspiracy-theories-actually-turned-out-be-true

        • Dark Sky says:

          Acho que a definição da Wikipédia se ajusta: Teorias conspiratórias supõem que um grupo de conspiradores está envolvido num plano e suprimiu a maior parte das provas desse mesmo plano e do seu envolvimento nele. O plano pode ser qualquer coisa, desde a manipulação de governos, economias ou sistemas legais até a ocultação de informações científicas importantes ou assassinato. A inexistência de provas de suporte das teorias da conspiração é utilizada pelos seus defensores para provar que os conspiradores são tão perfeitos a ponto de poder camuflá-las.

          Dizes: “O Fulano só fez afirmações sem demonstrar como chegou lá, sem prova. No meu tempo só se chamava assim e diza-se “então prova o que dizes”. Agora utiliza-se o rótulo e nem se questiona se será verdade, ou para apresentar provas, etc”.

          – Está bem, diz-lhe lá : “Então prova o que dizes”. Vai-te responder: “Os americanos ocultaram as provas”.
          – O mesmo que o tablóide do post: “Os chineses estão a destruir as provas”.
          – Ambas teorias da conspiração.

          Os governos fazem experiências secretas que só se vem a saber mais tarde? Fazem. Alguns também promovem teorias da conspiração que lhes interessam.

          • Wishmaster says:

            Se ele não apresenta provas, também tu não podes negar a conspiração.
            O que te propões provar é o que se chama um “facto negativo” e a prova de um facto negativo é extremamente complicada. Neste casos das conspirações de governos secretos, etc, é, para ti, é extremamente difícil provare que não existem. Tal como é extremamente difícil para ele provar que existem.

            A parte final do teu comentário acaba por admitir muita coisa. A desclassificação de documentos oficiais já veio demonstrar experiências que podemos definir, vá lá e de forma simplória, como experiências do “arco da velha!”, completamente bizarras…

            “Alguns também promovem teorias da conspiração que lhes interessam.” Exactamente.

            E o rótulo de teorias de conspiração para comportamentos ou ideias dissidentes também assenta que nem uma luva 😉 Tenho pensado muito sobre isso e vejo notícias de todos os medias, posts e reacções das pessoas no FB (como utilizam o termo “teoria da conspiração, quando o utilizam, de que forma…etc) e chego cada vez mais à conclusão (não definitiva) que, SE foi criado para descredibilizar pensamentos dissidentes ou movimentos dissidentes, então os gajos são uns génios…

            (É importante dar uma vista de olhos no arquivo oficial da CIA e experiências com psicologia, parapsicologia, etc..)

  21. PeterOak says:

    Tanto donos e senhores da verdade que aqui andem neste site! A vossa afirmação: “está mais que provado que o vírus não teve origem em laboratório.. blá, blá, blá” – TRETAS!! Como conseguem ser tão influenciáveis pelos média? Tenham vergonha.
    A pergunta que eu tenho é: se um cientista do laboratório enfiar uma zaragatoa no focinho do morcego, de seguida enfiar a mesma zaragatoa contaminada no focinho do pangolim, isso é considerado experiência cientifica?

    • Dark Sky says:

      Não. Experiência científica é fazer a sequenciação genética do virus e comparar com a de outros vírus (ou com mutações do mesmo vírus).

      Se o que tu estás a dizer é se:
      – em vez de ter sido no mercado de Wuhan (ou noutro sítio, de forma natural,) que se criou o novo coronavírus, através da troca de secreções e sangue entre diversas espécies animais, como o morcego e o pangolim
      – foi no laboratório do Wuhan, passando zaragatoas do focinho do morcego para o pangolim
      – continuava a ser um processo natural, ainda que forçado – mas, a tanto, não acusaram a China.

      O que a China é acusada nos tablóides & Trump & teorias de conspiração – é de ter criado o vírus do Covid-19 em laboratório.

      Ora, não é possível criar um vírus totalmente novo em laboratório – teria que se combinar partes de outros vírus. Essas partes de outros vírus são identificáveis a partir da sequenciação genética. Quando se diz que o vírus da Covid-19 é natural – é porque não se encontrou partes de outros vírus – logo é de origem natural e não produzido em laboratório.

      • Eu says:

        Daí os papers falerem de 4 inserções do HIV no novo coronavírus. E isso torna-o no.
        CRISPR. Já ouviste falar? É o que se usa para inserir genes de uma espécie noutra.

        https://pt.wikipedia.org/wiki/CRISPR#CRISPR_no_tratamento_de_doen%C3%A7as_infecciosas

        https://www.sciencemag.org/news/2016/11/any-idiot-can-do-it-genome-editor-crispr-could-put-mutant-mice-everyones-reach

        E parece que há pelo menos “um qualque idiot” tentou mesmo:
        https://en.wikipedia.org/wiki/He_Jiankui_affair

        Este foi apanhado com edição de humanos. Quantos não trabalham com pesquisas menos notórias?

        • Eu says:

          PS – Por coincidência, o He Jiankui estava a fazer estudos de imunização de humanos ao HIV. A intenção é boa, excepto se as coisas não correrem como o planeado em algum ponto. E o CRISPR é conhecido por ser propenso a falhas na replicação.

          • Dark Sky says:

            As tais “4 inserções do HIV no novo coronavírus” já foi mais que explicado que corresponde a: encontrar 4 palavras, sem qualquer sequência, em dois livros de 40 páginas”.

            Está mais que demonstrado que não há material do HIV no vírus do Covid-19 – ou seja, o vírus do Covid-19 não foi criado quando alguém estava fazer estudos relacionados com o vírus HIV, como seria o tal He Jiankui.

            Mas não há dúvida que nas teorias da conspiração a imaginação é ilimitada (e as provas inexistentes) – agora é: não se encontra material genético do HVI … porque “o CRISPR é conhecido por ser propenso a falhas na replicação” . 😉
            E mesmo com tanto cientista a dizer o contrário – Luc Montagnier é que tem razão! 😉

            Não queres antes ler o “Inimigo Público – Não aconteceu mas podia ter acontecido”? É mais divertido, por exemplo a notícia: “Trump ligou a Marcelo para perguntar se lhe podia dispensar lixívia”.

  22. Avlis says:

    Não sei se o vírus apareceu devido a experiencias em laboratório (o ser humano gosta de se armar em Deus) ou foi somente a Natureza a trabalhar.
    O vírus pode ser de origem natural, mas ter aparecido porque os cientistas estiveram a fazer experiencias com o mesmo, desse modo não deixa de ser de origem natural, um bebê que nasça através de inseminação artificial, é natural, no entanto é criado em laboratório
    Agora se verificarmos a linha cronológica do surto dá que desconfiar.
    Primeiro para o médico em dezembro desconfiar e alertar os colegas é porque já existiam muitos casos..
    Tentaram calar o mesmo e os colegas
    Alertaram já muito tarde a OMS e não os deixaram entrar na china.
    Depois diziam que o mesmo não era transmissível entre humanos e só quando apareceram em outros países é que mudaram o discurso.
    O diretor da OMS andou a passear em Pequim e descansar todos os outros países, a elogiar a China e a criticar os que estavam a proibir os voos de e para a China.
    Quando na China já se sabia que o vírus era altamente transmissível e todos usavam máscara a OMS e já agora a DGS ainda desaconselhava ouso da mesma e diziam que era contraproducente.
    é claro que este desvalorizar do problema no inicio criou em todos a sensação de que não
    era nada de mais e se a isso juntarmos alguns políticos cromos como o Trum e o Bolsonaro o caldo ficou todo entornado.
    Se desde o princípio os Chineses tivessem assumido a verdade talvez os países agissem de outra maneira, com mais firmeza e com outras medidas (tal como fez Taiwan) e não chegássemos a este ponto.

  23. A. says:

    A questão é essa aqui se percebe, a diferença entre made in Taiwan ou made in china…
    Já foi publicado por meio do jornal Expresso que Taiwan tentou avisar a OMS, mas esta não ligou importância pois taiwan já não é sequer membro observador (já foi no passado!)
    Ainda mais quando o País membro e com influência (china) estava a colaborar activamente…(vê-se!)
    E esta não foi a primeira vez de made in china já houve SARS-1 em 2002, (outro coronavírus…) já houve a gripe a partir de Hong Khon etc (há muitos mais, fica exaustivo…)

    E nada parce indiquar que foi de Laboratorias dadas as características Biologícas deste Vírus, denominado SARS-Cov-2 pela OMS que provoca a doença covid-19 (ano de origem)

  24. A. says:

    Agora é verdade que a OMS no passado foi uma grande instituição, a melhor da ONU, actualmente esta a ficar a com a confiança e credibilidade, nas ruas da Amargura (por muito que os governos, não o digam, só o USA que só pensa em Novembro…)
    Para quem não sabe e tenha curiosidade vá ver a hsitoria da OMS fundada a 7 de Abril de 1948 (7 de Abril é o dia mundial da sáude…)

  25. Dark Sky says:

    “DN”: “Jovens portugueses ajudam OMS a combater desinformação”
    Não há dúvida que vão ter bastante trabalho.
    https://www.dn.pt/vida-e-futuro/jovens-portugueses-ajudam-oms-a-combater-desinformacao–12152911.html

    A campanha contra a OMS com:
    – Taiwan avisou
    – A OMS não promoveu, inicialmente, as máscaras, nem o fecho de aeroportos
    – Por causa disso o Covid-19 espalhou-se
    – A culpa do que está é da OMS

    é fácil de desmontar 😉

  26. Miguel Simão says:

    Sobre o uso das máscaras, está hoje claro, que as recomendações para o não uso de máscaras em massa tenha sido desaconselhado, para não elevar o pânico entre as pessoas e porque havia uma escassez de stock no resto do mundo. A própria China jogou com o tempo e com a desinformação para se apoderar dos stocks para assim garantir a proteção da sua população (são só 1 bilião e 300 milhões). Mas a meu ver, a OMS devia ter dito logo às pessoas que deviam usar máscaras, quem tivesse, e quem não tivesse que tapasse a boca e nariz com algum tipo de tecido, como aliás chegou a recomendar a CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) americana quando as mortes começaram a escalar de forma exponencial nos EUA. Agora, como já há stocks de máscaras para proteger grande parte dos países, sobretudo Europeus, com o desconfinamento até são dadas máscaras gratuitas à entrada das estações de metro e comboio como se viu ontem em Espanha. Daqui a 2/3 meses este virus está completamente controlado em todos os países Europeus, e o número de novos infetados baixará para as poucas dezenas, o problema é que o uso de máscara será a nova norma até existir uma vacina em massa, e viver assim, durante 1 ano ou mais, não será nada agradável.

    • Dark Sky says:

      A OMS e as máscaras …
      O Centro de Controlo Europeu de Doenças, a DGS, O Centro de Controlo de Doença dos EUA …

      Pondo as coisas nos seus termos:
      – A OMS, o Centro de Controlo de Doenças Europeu (CCD) e a DGS nunca disseram – espirre e tussa à vontade. Disseram – ponha um lenço de papel à frente da boca ou espirre para a cova do braço, o mesmo que se faz nas gripes.
      – Ouve, de facto preocupação de não criar uma corrida às máscaras para uso médico, por causa da escassez e por serem necessárias para o pessoal de saúde;
      – A OMS, o CCD e a DGS alertaram para a falsa sensação de segurança das máscaras (em geral não protegem quem as usa, protegem terceiros, pelo que é necessário que todos as usem, bem postas), fazendo esquecer medidas mais importantes – o distanciamento físico e a desinfeção das mãos.
      – Onde a OMS, O CCD e a DGS falharam foi relativamente às “máscaras comunitárias”, que se podem fazer em casa – conceito que nem sequer existia inicialmente. Acabaram por reconhecer a sua utilidade, podiam tê-las recomendado, como recurso, mais cedo.

      Do que eu discordo é do excesso de confiança que o uso generalizado de máscaras está a dar – graças às máscaras, já disponíveis por todo o lado, “Daqui a 2/3 meses este vírus está completamente controlado em todos os países Europeus” … nem é preciso distâncias de segurança nos transportes, nos locais de trabalho, nas aulas … toda a gente pode andar na rua, desde que use máscara …

      E não é assim. A OMS tem razão em alertar para o excesso de confiança a que conduz o uso da máscara.

      • Dark Sky says:

        – Houve (e não ouve) …

      • Wishmaster says:

        Falas como se a OMS não tivesse demonstrado um comportamento amador desde o início da suposta pandemia…
        A China reporta vários casos de pneumonias cujas causas desconhecem, no fim de Dezembro de 2019 e a OMS só no dia 16 de Fevereiro de 2020 produz um relatório sobre a situação…
        Falas como se a OMS não pudesse ser corrompida. Que são uma entidade não-humana, impunes a tentações corruptivas e financeiras….Sem ligações a qualquer país..
        A Austrália já afirmou que pretende que a OMS seja auditorada por entidades externas e independentes! Porque ela tem auditorias feitas por ela própria!!
        Agradei-me ao ver isto, porque desde o início que acho o comportamento da OMS um comportamento amador. Não um comportamento de uma Organização internacional que dispõe de milhões de euros, de especialistas super qualificados! Passado um mês da pandemia e após décadas a combater surtos em vários países ainda anda a questionar se o uso de máscara deve ser adoptado?? Vamos deixar-nos de brincadeiras, está bem..??
        Eles têm pessoas muito mais inteligentes que nós, especializadas, com experiência!

        O comportamento da OMS é absolutamente reprovável.

        Tal como são ridículas as medidas tomadas pelo nosso Governo e as orientações da DGS.

        Acrescento as orientações da DRS (DIrecção REgional de Saúde), Açores, que é onde vivo actualmente.

        Mal se percebe que o uso obrigatório não tenha sido imposto no início da pandemia, quando nada se sabia, quando só havia incertezas, dezenas ou centenas de pessoas a circular, mandaria a precaução impor essa medida ainda antes de limitar as deslocações! Nada disso!

        O pessoal festejou o Carnaval como quis. Mesmo antes da declaração do Estado de Emergência, o pessoal circulava como queria, sem máscara. Ordenaria o princípio da precaução e perante a incerteza que se impusesse o uso de máscara!! Nada disseram sobre isso. Ora vai impor ora não vai!

        Voltando à OMS, nunca vi, nos sites que seguem os voos em tempo real uma absoluta paragem dos voos, nunca! Podes usar o radarbox24, podes usar o Flightradar, etc…
        Em pleno estado de emergÊncia em Portugal, centenas de voos circulavam! E não falo nos EUA, falo do mundo todo!

        Esta suposta pandemia tem objectivos, ainda estou a tentar discernir quais, mas CIÊNCIA não tem nada. Populismo tem muito.
        Uma conclusão ainda não poderei tirar, se é a imposição do 5G (se é a ERA DIGITAL – ver os diplomas aprovados no dia 21 de abril de 2020, no DR, em pleno estado de emergência), se é o resgate de todo o sistema financeiro (aprovação de mais do que um plano Marshall para a banca – é ver os 750 biliões aprovados, que não chegam e com certeza vêm mais), uma coisa é certa, a pandemia em si não reside na própria pandemia.

        O Estado de Emergência foi inconstitucional (a renovação), o actual estado de calamidade pública é inconstitucional (isto não quer dizer que estou a ignorar os perigos e a saúde pública, é precisamente o contrário).

        Da próxima vez que o Estado Português lançar mão destes institutos da forma que o fez, restringindo de forma injustificada os direitos fundamentais (a iniciativa privada, o direito de deslocação, etc), então cá estaremos, mas para lançar mão nós de mecanismos legais próprios para o combater.
        Quando temos um Primeiro-Ministro que diz que não importa a Constituição, então temos tudo dito.

        Espero que não voltemos a este estado de coisas que criaram.

  27. filomena Deus says:

    se foi na china pode não ter sido aberto por chineses esse tal laboratorio,,,, lembrando tambem que podia sido trazido por militares amaricanos. que deve ter pelo menos um ano a mais de existencia. muitas pessoas nas americas se lembram de pmeumonias estranhas em 2019… mesmo o ex ministro brasileiro mandetta chegou a citar que já ppor ai circulava o ano passado” … “Circulava” “2019”… enfim onde quero chegar? que poderá não ser chinês esse virus… porque….. aconteceu na semena em que trump ffoi levado a tribunal e que corria o risco de ser destituido… ele encarregou-se de desviar as atençoes…. um ano a matar gente por nada ,,,,nao seria numa semana que perdia o raio do poder… Ele invadiu a siria eke invadiu o irão para matar um homem ele invadiu a vnezuela atraves de gaidó ele…pagou aos rebeldes de hong kong e aos coletes de Paris…. enfim…o virus seria aunica coisa que não faria na semana do seu julgamento

  28. A. says:

    Vamos a ver uma coisa, é claro hoje que a china têm 2 culpas e não são de conspiração…

    1- Criou acidentalmente, por más practicas em que a Asia e a Africa são especialistas! – mais um SARS-Cov-2, em 2002 tinha criado o SARS-Cov-1 é um facto ou 2002 que não criou pandemia foi laboratorio ?

    2- Obviamente que é claro que escondeu o perigo e a informção do Vírus tanto quanto pode…porque uma Ditadura é assim, é da sua natureza esconder, o que não dá jeito, e esta não deu jeito aos chineses e a seguir ao mundo!

    Quanto a OMS, sem dúvida que teve muito êxitos no passado… em 2020 fica para a História o maior falhanço alguma vez visto… (se calhar o facto de o actual Director da OMS ser africano pode explicar !!) não se pode dizer…!!!

    • Jorge Tomaz says:

      O problema, nao está ,em ele ser africano, mas sim ser comunista. Foi o candidato apoiado pela China , aquando da eleição para presidente da OMS. Desde o inicio do Coronavirus foi um pau mandado do partido comunista Chinês. Taiwan já em Dezembro tinha avisado em Dezembro que um novo vírus, contagioso entre Humanos circulava na China. Mas a OMS, nada fez, ainda disse que não se devia fechar as fronteiras, permitir voos desde a China. Algo que ajudou a espalhar mais rapidamente o vírus . Taiwan hoje tem 400 infetados, 6 mortos. A economia funciona normal, país nunca fechou. Porque agiram logo , por toda pessoa vinda de fora em quarentena, controle de temperatura e obrigação de uso de máscaras em locais públicos.

  29. samuel says:

    A china deveria ser castigada com uma guerra nuclear os paises deveria juntar se todos e eliminar a china de vez desaparecer do mapa e ficar deserta a merda do virus desaparecia . O que e andar com a merda da mascara na rua e foda ir ao supermercado com a merda da mascara e foda . Pessoal vamos juntar nos todos e vamos eliminar a china com os terramotos violentos os mortos podem vingar se . O inferno e tremendo e pode castigar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.