Quantcast
PplWare Mobile

Confinamento: São estas as novas regras para combate à COVID-19

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Há cada gajo says:

    A regra é só uma e a mais básica possível : ficar em casa.

    • Thomas says:

      Ora nem mais!! Sai so para comprar alimentos e se tiver de trabalhar.

    • Urtencio says:

      Para alem dessa regra básica convém relembrar…

      https://www.facebook.com/100007119932181/videos/2115807138666597

      A culpa em parte(para alem do governo) do que está acontecer nos hospitais é dos próprios médicos e enfermeiros pois deviam à anos fazer o dever cívico deles e denunciar esta situação com fez e bem esta senhora!
      Ps: o vídeo é de 2018

      • R says:

        Há muitas denúncias e alguns trabalhos jornalísticos (demasiado poucos). Mas as pessoas continuam a não querer saber.
        Os profissionais de saúde não podem simplesmente recusarem-se a trabalhar porque há vidas em risco.
        Pode ser até de complexa resolução, mas no fundo os sucessivos governos não querem saber.

    • N1ldo says:

      Sim, e quem me paga os 460 de renda, os mais ou menos 400 de alimentação, os 73 de net e TV os 40 e tal de energia, os 30 e tal de água, os 40 e tal de gás? Hã? Quem pagará? O supermercado vai doar alimentos? O senhorio vai perdoar a renda nesse período? As outras companhias também? Não me parece, então cala te, ou peça meu NIB.

      • A.F. says:

        +1
        Muito fácil falar para ficar em casa, pois quem defende este tipo de regras é porque tem rendimentos, tem tele trabalho ou ajuda familiar, caso contrario, não tenha recursos para despesas diárias e mensais, com certeza não concorda com estas medidas.

        Eu estou bem com o confinamento porque tenho posses para aguentar (por enquanto), mas conheço muita boa gente que esta com nó na garganta, e alguns já comentaram se tiverem que ir roubar para por comida na mesa, não vão hesitar.

        Este é o caminho mais provável de acontecer se o Governo não der mais apoio a população.

        Agora os defensores “ferranhos” destas medidas, o melhor deixar os bens bem trancados.

      • jorgeg says:

        no worries,… os socialists sao alquimistas, criam ouro do nada!

      • Há cada gajo says:

        Meus caros, a regra é tão básica, tão básica , mas tão básica que vocês não a compreendem. Onde está dificuldade ? Eu acrescento para ver se entendem: se não há nada imperioso para fazer, se tens tempo livre, esse tempo é para estar em casa. Se tens de trabalhar e tens de sair, claro que vais trabalhar. Mas é só isto: tempo livre é em casa. O caminho do trabalho para casa não tem paragens. O objectivo é casa! Entendido ???? Não há de isto estar como está…irra !

        • Realista says:

          agira pare um bocado e pense como aplica esse raciocínio a quem tem ou está empregado num negócio que é obrigado a fechar como seja um restaurante, barbeiro, cabeleireiro, ginásio, etc…
          depois tente responder seriamente à pergunta do @N1ldo

          • Há cada gajoEncontre says:

            Respondo com outra pergunta: preferes que esta situação arraste-se por quanto tempo?

          • Joao Frango says:

            @Há cada gajoEncontre, com medidas de brincar..vai ficar durante muito tempo…..escolas abertas que afecta 2milhoes de pessoas a circular é uma muito boa medida…..se é para fechar é para fechar TUDO. ponto. 1 mes e acabou. durante esse tempo ninguem paga nada..nem rendas…nem recebe nada….fica em standbye o pais…para recolher frutos disso. as medidas de brincar que temos….so atrasam o inevitavel e pior a economia vai atras….

        • Joao Frango says:

          a regra foi tao basica que es muito limitado no raciocionio…pensas em ti e mais nada…tanto emprego que depende dos outros……mas se leres o ke respodi percebes ke podes ir muito mais alem….simples nao é….de facto o teu raciocinio foi basico.

  2. Pipoca says:

    Parece uma firewall, a primeira regra é negar, e depois vais adicionando exceções.
    Mas neste caso para a firewall do windows, baralhas-te todo com as exceções e vives o confinamento como um dia normal da tua vida.

  3. Guilherme Lino says:

    Covid-31 novas regras, agora já podes sair do quarto 3 vezes ao dia!

    A OMS já se demonstrou em Outubro contra o confinamento, vai causar mais problemas do que o vírus
    https:// observador.pt/2020/10/12/oms-pede-que-nao-se-use-o-confinamento-para-travar-a-propagacao-do-novo-coronavirus/
    https:// http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2020/07/14/interna_mundo,871882/relatorio-da-onu-preve-que-efeitos-da-covid-19-aumentarao-a-fome-no-mu.shtml

    • Peace says:

      Podias ter lido a informação que colocaste, e tentado perceber o que leste. A noticia do Observador é de Outubro, tem 3 meses no entanto nas ultimas semanas a coisas alteraram-se bastante. Deixo-te este excerto da noticia do Observador, que é precisamente porque estamos novamente em confinamento:
      “A única vez em que acreditamos que um confinamento se justifica é para ganhar tempo para reorganizar, reagrupar, reequilibrar os recursos, proteger os profissionais de saúde que estão exaustos. Mas, em geral, preferimos não fazer isso”, descreveu o médico especialista em saúde pública.”

      Vê mas é se deixas de ser egoísta e começas a agir como um cidadão que se preocupa com os outros.

      Já que gosta tanto de links, convido-te a ouvir os primeiros 25 minutos deste video: https://www.instagram.com/tv/CKPrgzrjPVY/

      • Sujeito says:

        Aqui o eegoísta pareces tu, a defender que os outros vivam de acordo com o teu medo.

        • Joao Frango says:

          que medo? chama.se civismo p€%&#o. pensar so em ti é ridiculo. C&/()a de g”#!?a no seu melhor. nenhum pais civilidade é egoista…os portugueses por norma o sao…basta andar na estrada e ver tanto besta a meter.se a frente para ultrapassar pq acham ke tem prioridade…depois carros em segunda linha ke é mais facil ke procurar um estacionamento mais longe……em tudo o resto se mantem a postura como tu. quanto ao medo….o virus ataca qualquer um e com consequencias muitas vezes para toda a vida…nem falo da morte. mas sim acredita ke é como a gripe ke gostava ke apanhasses…e depois vinha a seleccao natural…..

  4. B@rão Vermelho says:

    Isto é tudo “mentira”, ainda há pessoas que acham que isto é tudo uma grande cabala.
    Deviam era de ir a casa das famílias que perderão alguém, para verem o sofrimento.
    Custa assim tanto cumprir regras?

  5. Jorge says:

    Basicamente não houve alterações….

  6. Pedro S says:

    As imagens nos transportes públicos hoje em Sintra e no grande Porto eram maravilhosas. O ministro Nuno Santos em vez de obrigar todos os portugueses a serem acionistas da Tap, usasse o dinheiro para investir nos transportes públicos com Qualidade!!

  7. Robin says:

    Têm aquilo que querem e desejam a meses.
    “A Morte e a vida está na língua”, esta gente não se cala a meses é covid 24 horas por dia em tudo quanto é sitio, anseiam por tudo o que é más noticias, ainda agora já estão a enterrar 10 mil pessoas com as suas previsões , tudo não passa de hipóteses mas para esta gente é o alvo , portanto têm aquilo que desejam.

  8. José Carlos da Silva says:

    Estabelecimentos de ensino e locais de cerimónias religiosas abertos. Ok. Enfim…

    • José Fonseca Amadeu says:

      Estabelecimentos de ensino tem de ser, os miudos já perderam 1 ano em que transitaram e não aprenderam nada, acontecer isso 2 anos seguidos seria prejudicial para o nosso futuro, além disso as escolas não representam locais de contágio.
      Já as cerimonias religiosas ainda por cima num estado laico, sem comentários..

      • B@rão Vermelho says:

        Eu vi no programa da Sic, Polígrafo, que mostra que a pandemia piorou sempre quando há pausas nas escolas, pelo menos dentro dos recintos escolares são acompanhados e seguem as regras, o problema é segurar as hormonas, essas doidas, já não se lembram quando tinham 15 anos?

        • daniel1202 says:

          isso e mntira familiares meus sao professores e ha casos covid nas escolas todos os dias, que so sao detectados porque tem sintomas e agora os sem sintomas são quantos ?

          • Sujeito says:

            Sem sintomas não são nenhuns.
            Se não têm sintomas não estão doentes. Podem ter Sars cov, mas não covid.

            E é por as pessoas não meterem isso na cabeça que isto está o embrulhanço que está.

          • SSD says:

            Claro, os cuidados intensivos, devem estar cheios de pessoal que tem o vírus mas não está doente, aliás é mesmo para isso que eles servem…
            Se calhar é por o pessoal ter tanta certeza que os assintomáticos “nao estao deontes” que chegamos a este embrulhanco porque acho mesmo muito dificil que só tenhamos chegado a estes números com sintomáticos, o povo é irresponsável mas também quero acreditar que não tanto.

          • José Fonseca Amadeu says:

            Casos há, claro, contágios feitos fora da escola em ambiente familiar, a questão é quantas cadeias de contágios tiveste nas escolas? Nenhuma.

      • Joao Ptt says:

        Cerimónias religiosas é por causa daquela coisinha sem importância alguma chamada “Constituição da República Portuguesa”, artigo 19.º (Suspensão do exercício de direitos), alínea 6:
        “A declaração do estado de Sítio ou do estado de emergência em nenhum caso pode afectar os direitos à vida, à integridade pessoal, à identidade pessoal, à capacidade civil e à cidadania, a não retroactividade da lei criminal, o direito de defesa dos arguidos e a liberdade de consciência e de religião.”
        Fonte: https://dre.pt/crp-parte-i

        Não é por bondade ou alguma tendência religiosa do governo.

        E se as religiões forem para tribunal, por causa da parte de terem de se sujeitar às “normas da Direção-Geral da Saúde” provavelmente ganham, porque estão explicitamente protegidas de interferências por parte do estado, mesmo em estado de Sítio e de Emergência… além de que as normas da Direção-Geral da Saúde só se aplicam aos seus funcionários.

        • Pensador says:

          Pelos vistos tu és daqueles que vives borrado e consomes noticias covid todos os dias.
          Vives fechado dentro do casulo e estás logo na 1º fila pra vacina.

        • Fernando says:

          Pode não ser assim tão explicito, pois cada fiel poderá ter os seus atos religiosos individuais. Só não pode ajuntar-se com outras pessoas para um culto coletivo, fosse casamento, baptizados, ceias, lava pés e outras cerimónias etc.

          Citando o professor de Direito Tiago Serrao: “Pode ser interpretado assim: eu posso continuar a exercer a minha liberdade de religião em casa, confinado, orando”

          • Santos says:

            Só não se fecharam os templos, porque só o podem fazer depois de encerrar equipamentos culturais e escolas. Mas assim que fecharem as escolas, as igrejas tb podem ser fechadas. É uma boa altura para se melhorar a constituição, pois há pessoas que acham que vale tudo para a religião.

          • Santos says:

            Só não se fecharam os templos, porque só o podem fazer depois de encerrar equipamentos culturais e escolas. Mas assim que fecharem as escolas, as igrejas tb podem ser fechadas. É uma boa altura para se melhorar a constituição, pois há pessoas que acham que vale tudo para a religião.

        • Fernando says:

          Então podemos beijar a cruz?

        • Paulo says:

          Não poder ir à igreja não retira a liberdade de consciência e de religião! As pessoas podem continuar a ter a sua fé, os seus princípios e consciência, e a manifestar tudo isso é outras coisas.
          É que (parece que isto é difícil de entender) o vírus não distingue uma missa de um concerto ou de um jogo de futebol.

  9. El dizzy says:

    São estes os iluminados dos nosso políticos. Porra! Quando é que começam a agir? Quando passarem as eleições? É por causa da m3rda da política que nada se faz. E se houver segunda volta? Esperamos mais umas semanas até tomar decisões corretas? Estou a ficar farto disto. Ladroes, corruptos, maus gestores e agora assassinos. Umbiguistas… desculpem o desabafo…

    • B@rão Vermelho says:

      O problema infelizmente não se resume só a Portugal, e isto acontece em países com governos de esquerda e de direita, até em países com ditadura, a culpa nunca é apenas de uma pessoa/Governo, ainda há pessoas que não estão a fazer o que deviam de fazer e a culpa é dos governos

  10. Berto says:

    Exceção: “participação no âmbito da campanha eleitoral ou da eleição do Presidente da República”, toda a gente sabe que o vírus não gosta da política então é safe

    • Joao Ptt says:

      “Constituição da República Portuguesa”, artigo 19.º (Suspensão do exercício de direitos), alínea 6:
      “A declaração do estado de Sítio ou do estado de emergência em nenhum caso pode afectar os direitos à vida, à integridade pessoal, à identidade pessoal, à capacidade civil e à cidadania, a não retroactividade da lei criminal, o direito de defesa dos arguidos e a liberdade de consciência e de religião.”
      Fonte: https://dre.pt/crp-parte-i

      Por tanto o exercício da cidadania, que inclui poder escolher os políticos, não fica suspenso com a declaração do estado de Sítio/ Emergência, logo se proibissem a participação nas eleições, estavam a ir contra a constituição, e em teoria teriam de ser presos.

  11. parabéns aos baldas says:

    O negacionismo, o chiquinho espertismo, e outros ísmos aqui nos troce. Muitos sem culpa alguma a pagar a indecência de outros. Se um pai ou mãe alerta os seus filhos e estes se estão nas tintas ou sempre ver como fugir ao que lhes foi dito, a culpa cai nos pais mas culpa não teram. Talvez o confinamento absulo logo de início fosse melhor mas originária descontentamento na mesma. Talvez dessa maneira os “menos e meninas” dessem mais valor ao que está em causa … Que brincadeira essa de atirar pedras. Como dizia o outro “em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão”. Já se sabe que todos fariam muito melhor e talvez também deixariam as regras só para os outros, sim porque são sempre os outros que têm culpa,a culpa toda .

  12. Que rica brincadeira says:

    Fazendo as contas parece que o povo ou a grande parte, fez de conta. Parabéns pelo resultado.

  13. raul says:

    Por exemplo o ideal é reduzir os horários dos supermercados assim os tipos que se podem espalhar por um horário de 12 horas podem ficar juntinhos num horário de 8 horas.

  14. Joao Ptt says:

    O que as pessoas não compreenderam é que o vírus (este e outros), têm uma missão, e vão cumpri-la a qualquer custo, todos os que têm de o apanhar irão, eventualmente, apanhá-lo.

    O que têm andado a fazer é tentar atrasar a propagação para conseguirem ter capacidade de resposta para os casos onde é possível ajudar… mas infelizmente os governantes não têm aproveitado a oportunidade para aumentar a capacidade para níveis realmente bons… mesmo quando falam em grandes aumentos, é por exemplo de 24 camas para 46 camas de capacidade como no hospital de Beja, isto só em enfermaria, que no serviço de cuidados intensivos passaram de 4 para 8 camas… num concelho com mais de 35 mil pessoas!
    Uma vergonha, estas capacidades ridículas… por isso é que andam a fechar tudo e a querer prender as pessoas em casa, porque não tinham e não têm capacidade, e continuarão a não ter, porque não querer meter médicos (de família desviados para esses serviço) e enfermeiros (por exemplo irem contratar portugueses que trabalham no estrangeiro só porque lá pagam bem) a mais nos hospitais dando-lhes a formação necessária para os doentes a mais por COVID e supervisionados pelos especializados nessa área médica.
    Fontes: http://www.ulsba.min-saude.pt/2021/01/14/hospital-de-beja-aumenta-a-capacidade-de-internamento-covid-19/ e https://www.jn.pt/local/noticias/beja/beja/hospital-aumenta-e-esgota-as-54-camas-para-a-covid-19-13235069.html

    • Pensador says:

      O verdadeiro ponto é que tudo isto , fechar tudo é para tapar aquilo que os políticos em Portugal não fizeram na saude, equipamentos informaticos não há , telefones não há, ordenados baixos, software ultrapassado, instalações a precisar de obras e vai por aí fora , assim mandam todos para casa e fecha-se tudo, quando as pessoas telefonam e se queixam que não atendem, não sabem que as linhas já estavam no limite antes do covid, agora já fostes, pois é o dinheiro que devia ser para a saude, têm andado nas negociatas das ppt, das estradas das pontes, etc,etc.

      • Paulo says:

        Está explicado porque razão os alemães estão preocupadissimos com os vírus, esbanjaram o dinheiro todo, os idiotas!

        • Joao Frango says:

          os politicos sao todos maus seja o pais do ke vieram. se a alemanha nao investiu no que o pensador disse, esta errado na mesma. ou tudo que a alemanha faz esta bem feito?
          mesmo que tenham investido mais, o problema mantem.se que o racio de infectados é superior as medidas tomadas…ou seja as medidas que deviam ter sido tomadas em qualquer pais eram de medidas de “guerra”. campos, estadios, arenas, tudo montado para receber o maior numero de pessoas. tratou.se isso sem estrategia a longo prazo nenhum…e mandar as pessoas para casa é o mais facil…mas sem tomar medidas basicas de tratamento dos milhares casos que vao aparecer…é mediocre…num pais com muitos mais milhoes de pessoas que nos pior que ninguem tava a espera duma crise destas…e ninguem se preparou para ela..tentaram evitar sem precaver o “pior cenario”

  15. informado says:

    Tudo muito lindo pro Governo mas , hoje, ligou-me a administradora do Condomínio para eu pagar o condomínio. Se eu não pagar até sexta-feira ela disse-me. “Já sabe que quem não pagar até sexta corre o risco de ter acção em tribunal e depois não se queixe de pagar com juros e mais as despesas de tribunal. O Costa pode emprestar-me o dinheiro ?

  16. Sardinha Enlatada says:

    Entao mas por ai se ve informado o que o governo se preocupa com as pessoas. E ainda ha pessoal que acredita que o governo esta a agir bem com este confinamento. As prestacoes nao vao parar com ou sem covid, quem tiver dinheiro tem quem nao tiver, ja foste. E entao para isto tambem nao criam uma excepcao ? Para as pessoas nao acumularem dividas ? Pelos vistos nao.

  17. Madmax says:

    “Embaralha e dá de novo”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.