PplWare Mobile

Chinês de 19 anos fez um vírus e infectou 100 mil androids


Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. Luis Costa says:

    A culpa é dos ignorantes. O android devia ter um sistema duplo de aceitação de instalação, tipo instalar->confirmar instalação->perigo de ser virus(se houver permissões perigosas). E depois na lista de permissões requeridas assinalar a vermelho as perigosas e dar uma ajuda a quem nada entende de telemoveis

    • Roberto says:

      Por isso e que existem os anti-vírus…

    • dbrenha says:

      As que podem ter custos ao utilizador (envio de SMS e chamadas) têm um icon de moedas ao lado, e as outras é só ler. Na próxima versão parece que vai ter uma gestão de permissões parecida com a do ios, tipo uma aplicação quer saber dados de local geográfico, aparece um pop up a perguntar se confiamos.

    • Francisco pinto says:

      Não! A culpa não é dos ignorantes!! A culpa é da Google! Que criou um sistema de permissões para geek’s. Esqueceu–se que 98% dos seu potenciais clientes não o são e que a grande maioria desses não percebe um chavo nem vai ler o texto com essa informação.
      Concluído no fundo a culpa é como dizes, dos ignorantes da Google que nunca perceberam que grande parte dos seus potenciais clientes não percebem nada da poda, ou fizeram de propósito para dar de comer a uma indústria de anti-vírus!
      O que é curioso é que o sistema que é conectado com um mercado mais elitista e supostamente mais informado tem um sistema de permissões que até um ignorante percebe! 🙂

    • Nelson says:

      ” E depois na lista de permissões requeridas assinalar a vermelho as perigosas e dar uma ajuda a quem nada entende de telemóveis”

      Dar uma ajuda a vermelho?

      A mesma permissão tanto pode ser utilizada para o mal como para o bem.

      Por exemplo, a permissão de gravar audio, tanto pode ser utilizado para o bem, como uma aplicação de mensagens de audio, como para te gravar as conversas em background.

      Tem de haver um julgamento humano. E mesmo assim…

    • João says:

      Devia era ter um sistema em que um utilizador podia definir quais as permissões dava a uma aplicação. A aplicação apresentava a lista de permissões, tal como faz actualmente, e o utilizador marcava apenas as que dava.

    • Robert Soares says:

      isso faz-me lembrar windows vista quando ao instalar o programa abria-se uma janela: tem a certeza? tem mesmo a certeza? tem mesmo mesmo a certeza? ok terá mesmo a certeza? pense bem, tem a certeza? por favor confirma se tem certeza!
      nah, please… se as pessoas não percebem, não usem.

  2. David says:

    Interessante. O android é baseado no kernel do linux e em teoria, não existem virus no linux. hahaha!!!

  3. Daniel Plácido says:

    a pessoa esta instalando um app com um propósito “X” que pede permissões pra enviar SMS, acessar lista de contatos, acesso a internet, dados do celular e o escambau, ai tem que se fuder mesmo…

  4. Blasterjack says:

    OFFtopic: Eu usava esta pagina para decode/encode b64; rot13; un/escape html; url; … mas parece que acabaram com o dominio yellowpipe.com/yis/tools/encrypter/index.php

    alguem tem alternativas online ou offline para este tipo de ferramentas? Obrigado

  5. PessoaFixe says:

    A maioria das apps, mesmo da playstore, pede permissões de que não necessitam. Quase todos os jogos pedem acesso a contactos, sms e galeria, nao sei porquê. Eu instalo no tablet porque nao tenho nada de importante

  6. Invision says:

    Qualquer pessoa que instala aplicacoes fora da play store sem saber o que esta a fazer merece levar virus…lol. e depois ainda sao gajos para se queixar, de certeza..

  7. MIKE says:

    ja toda a gente sabe que o android e inseguro etccc. escusam de bater sempre no seguinho. lol

  8. Tripax says:

    O grande problema é que muita boa gente tem um smartphone e logo a primeira coisa que devia fazer é instalar o anti-virus como eu,a maior parte do pessoal que eu conheço que tem smartphone em 20 pessoas so 2% usam anti-virus o outros,respondem assim ho anti-virus para que? nao ha stress,e eu só lhes respondo acho que fazes muito bem não abram os olhos não.

    Eu nos tablet das minhas filhas foi logo anti-virus para cima,ha pessoal aqui que não imagina a quantidade de apk com malware que existe no google play, elas andam sempre a transferir joguinhos e joguinhos e o anti-virus muitas, mas mesmo muitas vezes avisa que é um malware virus,e pede para eliminar o apk, um anti-virus é essencialíssimo para tablets e smartphones.

  9. Nelson says:

    Não é um virus, é um cavalo de Tróia. Sr. Vitor M.

  10. PHRF says:

    Não faz sentido nenhum usar um Anti-Virus para Android. Isso é outro negócio da china em que as pessoas vão na cantiga. Primeiro porque não existem vírus para Android, existem sim aplicações maliciosas/hijackers e basta desactivar a opção de instalação de fontes desconhecidas e ter atenção às permissões e principalmente sabermos que App estamos a instalar. Os anti-virus que existem para Android, dão falsos positivos e são uma forma de mostrar ao comprador, que aquilo trabalha que é uma maravilha, quando na verdade além de fazer pouco, ainda consome recursos que é uma parvalheira.

    • Tripax says:

      O PHRF estas com uma ideia completamente errada, primeiro faz sempre sentido usar um anti-virus no android,depois nem todos os anti-virus são pagáveis mas sim free, depois se quereres um anti-virus mais completo arranja um apk (anti-virus) que seja de confiança vindo de fora da google play, eu por exemplo tenho um numa pen que guardei para mim e até instalo em alguns smartphones de colegas meus chama-se DR-WEB versao completa.

      Depois muitos dos malware que apanhas no google play nem precisas de activar as permissões para instalar apk como é normal e logico ,apenas tens de activar as permissões a tudo que bem fora do google play,logo a partida se tens anti-virus estas a meter seguranca porque por vezes ao instalares um apk do google play com malware o anti-virus manda remover por suspeita de malware ou seja ficas sempre protegido onde esse apk fica destruído, existe por ai muita gente que diz o meu smartphone anda lento pá caraças , pois claro vais a ver muitos nem tem anti-virus instalam tudo o que vem a rede e muitos deles são malware e falo por experiencias anteriores minhas faz algum tempo, mas é apenas a minha opinião.

      • nvg says:

        desculpa mas pelo que disseste tu e os teus amigos devem ter o tlm todo minado, em que te baseias para dizer que devemos instalar um anti virus mais completo fora da store?

    • nvg says:

      eu concordo contigo, ja nao uso anti virus no windows ha anos, e no android sigo o mesmo caminho, so instalo aquilo que preciso e vejo o feedback de quem ja instalau, quando e de fora da store so o que vem do xda e que instalo, e depois de ler o feedback.
      no fundo os virus quase sempre exploram a estupidez humana e nao as falhas do sistema operativo

      • Tripax says:

        Concordo contigo continua assim que estas a seguir o caminho correcto, da-me a sensação que quem usa anti-virus e nabo e quem não usa é só para neerds que grande loool.

        Quanto ao ponto que referes em cima anti-virus fora da store nao necessitas tens muitos free por ai no google play, o anti -virus que falei é meu e de confiança por isso sem problema algum até este ponto,quanto a nao usar anti-virus isso esquece , e deigo-te ja que nao sou nenhum nabo a mexer nisto de tecnologias mas pode ser que um dia destes arrisques mais e….., tens uma solução fazes format que resolve né.

        • erre says:

          não uso antivírus desde que o Windows 7 maturou, ou seja por volta de 2009/2010, e não sinto falta de mais uma aplicação no pc para me comer recursos.

          basta ter algum cuidado com os downloads que se fazem, as páginas que se visitam, os browsers que se usam, etc.

  11. Joao Magalhaes says:

    Lol, isto pode acontecer a qualquer um, tal como as burlas, que nem é necessário tecnologia nenhuma, sempre que se instala algo existe risco de vírus e vai depender da pessoa que faz o download, neste caso o usuário arriscou mais porque foi fora da google play, não tem a ver com marcas, sistemas,etc. tem a ver com a pessoa que faz o download e instala.

  12. TwoEyez says:

    ja vi aqui comentarios engraçados a dizer que o android nao tem segurança, da forma que foi feito o sistema operativo não tem culpa nenhuma porque foi o proprio utilizador que deu permissao para a aplicacao se instalar, o mesmo acontece com os outros sistemas operativos com antivirus, se vamos dar permissao para a aplicacao se instalar esta como é nova o antivirus nao vai reconhecer o codigo e vai deixar instalar o software maligno, portanto ha que ter cuidado com o que se instala e pensar se realmente é mesmo necessario instalar…

  13. Hugo says:

    mais um vírus para ”android’? uauuu, cada semana nova brecha de segurança nos terminais android, se não são app’s maliciosas, é porque se descobre uma ROM de um fabricante que contem mallware, … basicamente não existe segurança em terminais android, apesar dos esforços da Samsung (Knox) e do fabricante do BlackPhone (Private OS baseado em android 4,…)

    Por essas e por outras é que continuo a preferir o Blackberry 10, apesar de, ter tb as suas brechas de segurança, so não foram é exploradas por ”hackers”

    (PS: voltanto ao tema central inicial, como o editor do artigo menciona e bem, este mallware deve-se a instalar app’s fora da Google play. Supostamente quem instala apps exclusiavemente da Google Play e não faz ”Root” aos seus equipamentos, dificilmente terá grandes problemas de segurança, mas… ainda assim a probabilidade de eles surgem é bem maior em comparação com Blackberry 10 e Windows Phone 8.1)

  14. Filipe Viola says:

    o unico apk que tenho de fonte desconheçida é o adblocker que uso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.