Quantcast
PplWare Mobile

China e Rússia acusadas de ciberespionagem a Portugal

                                    
                                

Autor: Ana Sofia


  1. Miguel Nóbrega says:

    É espionagem se for consentida?

  2. Simon says:

    “De forma a esclarecer a situação, entrou em contacto com as embaixadas da China e da Rússia…”
    Está em falta identificar quem entrou em contacto com as embaixadas.

  3. miguel says:

    Mais espionagem?
    Eles já controlam a Energia em Portugal, as Telecomunicações… Portugal só lhe resta o vinho!

    • José Fonseca Amadeu says:

      Achas que controlam só isso? Que anjinho.
      Controlam saúde, seguros, funerárias e imobiliário e o pior de tudo, controlam grande parte da divida externa.
      Mesmo assim Portugal ainda se conseguiu safar sem entregar muita coisa à china, na África está tudo refém da China e na Europa a Grecia já não é dos gregos há muito tempo.

      • Rui Valdez says:

        A grecia ja não e dos gregos desde os romanos, não e de agora. Neste momento sao uma colónia alemã o que não tem mal pois eles adoram boa vida sem fazer nestum e os alemaes tiram partido da sua posicao maritima e geografica

        • José Fonseca Amadeu says:

          As ilhas são uma colonia alemã, tal como o nosso algarve é uma colonia inglesa.
          Problema da grécia é a divida para com a china e o que já tiveram de abdicar para a china devido a creditos chineses. O mesmo que aconteceu a muitos países do terceiro mundo que se viram engolidos pela china, onde a china controla os seus portos e até já tem sweatshops para contornar embargos dos EUA.

      • Vilna says:

        Tínhamos dado tudo a Angola e não aprendemos nada. Para nos livrarmos de Angola entregámos tudo à China…

    • Tiago says:

      Sim mais espionagem ! Precisam controlar os CEO´s que enviaram pa Portugal e se não incorporam as boas práticas de gestão portuguesa !!! :)))

  4. Louro says:

    Devem de estar a tentar perceber como é que um país consegue dar tantos tiros nos seus proprios pés e como é que os Portugueses conseguem viver com os salários mais baixos e um dos maiores custo de vida da Europa.

    Espero que o segredo esteja bem guardado e que eles nao consigam descobrir nada.

  5. José Fonseca Amadeu says:

    Achas que controlam só isso? Que anjinho.
    Controlam saúde, seguros, funerárias e imobiliário e o pior de tudo, controlam grande parte da divida externa.
    Mesmo assim Portugal ainda se conseguiu safar sem entregar muita coisa à china, na África está tudo refém da China e na Europa a Grecia já não é dos gregos há muito tempo.

  6. Diogo says:

    Para resolver isso é fácil, basta chamar o nosso respetivo “Cristiano Ronaldo” do tema… O Rui Pinto, é claro xD
    Pelo menos os Portugueses já tem provas de que é alguém competente, e se tivesse inserido num grupo de cibersegurança do estado, certamente era uma mais valia.
    Basta ver o programa, Prós&Contras em que o (José Tribolet)
    Prof.Catedrático Eng.Informatica do IST) realça esta situação

    • José Fonseca Amadeu says:

      Achar que o Rui Pinto seria uma mais valia sequer para desenhar a segurança de uma casa, quanto mais de uma empresa é ter um completo desconhecimento do que ele fez/faz.
      Nem o Snowden seria uma mais valia, quanto mais um Rui Pinto.

      • Bruno Martins says:

        É normal os disciplos do benfica ou maçons do PS não gostarem do Rui Pinto.

      • Diogo says:

        “é ter um completo desconhecimento do que ele fez/faz.”
        José, sobre este assunto eu não posso afirmar que estou melhor informado do que você, não sei quais são os seus os seus argumentos, até porque o José limitou se a criticar e não acrescentou nada.
        No meu ponto de vista, de uma maneira generalista (até porque esta não é a minha área) Quem lhe aponta o dedo são instituições/pessoas com a idoneidade questionável, e como tal não lhes convém nada ter uma espécie de “justiceiro” a fazer de alguma maneira o trabalho que a justiça portuguesa não é capaz.
        Agora falando da idoneidade do Rui Pinto, qualquer organização tipo “CIA” etc, que seja minimamente competente também ira quebrar algumas regras em pro de um bem maior , se não perdiam se me processos burocráticos e não se conseguia fazer nada.
        Basta ver os processos cá em Portugal que duram vários anos e acaba por dar em nada, como a “Operação Marquês”..
        Evidentemente a segurança nacional não pode estar dependente de uma só pessoa, e da sua teórica boa vontade ou não, dai ter dito “…se tivesse inserido num grupo de cibersegurança do estado…”
        É a minha opinião, e vale o que vale, mas se não houvesse algum fundamento na minha observação, o Parlamento Europeu não o teriam premiado com o premio denunciante, durante a sessão plenária atribuído por a Ex deputada Ana Gomes.
        É importante retermos certos pontos de vista, de quem realmente é formado e consagrado na área como o Prof.José Tribolet.
        Entrevista na sic
        https://www.youtube.com/watch?v=ut16B7A2AD0&ab_channel=Jos%C3%A9Neto
        Prós e Contras
        https://www.rtp.pt/play/p5337/e401358/pros-contras

        • Samuel MG says:

          Só totalmente a favor de contratarem o Rui Pinto e mais devia ser formado um grupo de hackers para fazerem contra espionagem digital!!

      • Spl says:

        O snowden era uma mais-valia para os states mas em Portugal não “calçava”. Brincadeira só pode

    • Rui Valdez says:

      Portugal sempre teve profissionais competentes, faltaram foi grandes lideres. A excepção de D. Afonso Henriques, D. joao II, Marques de Pombal , Salazar e Sa carneiro que não tivemos ninguem decente na lideranca

      • Louro says:

        @Rui Valdez,
        Vejo aí um certo padrao…

        Queres dizer que os Portugueses sem serem paus mandados sobre monarquias e ditaduras nao sao ninguém?

        • Outro José says:

          Na realidade tem sido essa a norma. Eu até sei mais ou menos do que falo, sou pós graduado em História. Se quiser ser isento e fazer um estudo sério sobre os momentos em que Portugal cresceu repare nisso. Na lista do Rui faltará, talvez D. Dinis, D. João I e D. Manuel I. Com tudo o resto, teríamos vivido muito bem sem eles.

          • Rui Valdez says:

            D manuel I teve varios pecados como a inquisição e perseguicao aos jesuitas. D joao I concordo mas nao esteve ao nivel dos restantes.

    • Filipe says:

      O Rui Pinto não fez rigorosamente nada. Foi pago para dar a cara e “levar com as culpas” em vez dos verdadeiros culpados. Basta olhar para a cara dele e ver a maneira de ele falar para perceber que ele “nem sequer sabe abrir o paint”. E já agora, onde é que alguém que diz que “roubou” emails de um certo clube que tinha indícios de tudo e mais alguma coisa, vão parar a tribunal e depois descobre-se que frases foram retiradas do contexto para lhes dar um contexto completamente diferente (o que lhes convém) tem credibilidade? Quem acreditou e ainda teima que aquilo que insinuavam era tudo verdade ainda tem menos neurónios do que quem tentou enganar toda a gente.

      E depois esse tal “Cristiano Ronaldo” do tema vai a todo o lado dizer que tem informação sobre corrupção no estado português, tem informações sobre corrupção em todo e mais algum lado. Divulgou algo? Nem para colaborar com as autoridades sequer. Sabes o que se chama a isso? Uma aldrabice. O que ele tem é um prato com uma sandes de nada com molho de coisa nenhuma.
      Acorda.

  7. David Guerreiro says:

    Não tarda nada temos aqui os “soldados de 50 cêntimos” a meter os americanos ao barulho, que eles é que espiam tudo, e que os chineses apenas fazem o mesmo por obrigação…

    • Joao Ptt says:

      “Soldado de 50 cêntimos” ao serviço.
      Os EUA espiam Portugal, os Espanhóis espiam Portugal, a França espia Portugal… todos os países se espiam uns aos outros, cada um ao seu nível, conforme o seu orçamento e políticos do momento, cada um tem tendência a forcar-se primeiro nos mais próximos e depois naqueles que considera mais relevantes a nível de parcerias comerciais/ militares/ culturais, depois aqueles que constituem uma ameaça à sua soberania, e depois, dentro do possível os restantes. Nações mais agressivas como a China tentam vigiar mesmo todos para descobrir qualquer falha, ou criá-las, para conseguir tomar conta dos recursos e, eventualmente, do país em si se tal for possível.

      • Samuel MG says:

        Falta dizeres que só Portugal é que não espia porque não têm recursos devido a esses recursos estarem na prisão!!

        • Joao Ptt says:

          Claro que Portugal espia outros países.
          Talvez não com tanta sofisticação, nem tão infiltrado como outros países, mas à dimensão dos escassos recursos económicos do país, claro que mantêm pelo menos alguns países debaixo de olho.

  8. Luis says:

    Já bastava aqueles cavalos de troia que vinha como brinde nas pens e cartões encomendadas de lá

  9. Euéquesei says:

    Devem querer saber como é que se cai numa bancarrota de dez em dez anos e como se deixa ultrapassar em poucos anos por todos os países de leste.
    Na falta de hipóteses para espiar sempre podem levar para a China o governo PS que eles explicam como se faz.

  10. Sardinha Enlatada says:

    Se fizerem uma espionagem bem feita vao encontrar muitos buracos pelo caminho. E quem sabe os responsaveis pelos mesmos. Dificil e provar isso em Portugal 😀

  11. Sardinha Enlatada says:

    correccao: provar isso na justica.

  12. João Santos says:

    Se quiséssemos um ataque aos servidores com resgate de informações e ficava o assunto resolvido tipo WannaCry alterado e sofisticado. Caso não pagassem dados a serem copiados e apagados ao mesmo tempo. A corrupção é o cancro do país e deviam de realmente investir os olhos da cara neste assunto. E a culpa também é nossa que gostamos e apoiamos esta gentinha rica e mimada que não sabe viver com 5.000€ quando antigamente viviam com 10.000€ ou mais

  13. Euéquesei says:

    Não vale a pena investir em meios contra a corrupção com as leis actuais.
    Os poderosos safam se sempre.
    Para realmente alterar isto tudo as leis têm que ser mudadas.
    Quem são os corruptos? Políticos, maior parte.
    Quem pode mudar as leis? Políticos.
    Pronto, está a ver que nunca vamos sair disto?

    Aqui atrasado um deputado queria criminalizar o enriquecimento ilícito.
    Votou tudo contra.
    Portanto, relaxe, viva um dia de cada vez e quem vier por último que apague a luz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.