PplWare Mobile

CEO da Cyanogen: Samsung vai ser “abatida” pela concorrência


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Francisco says:

    Acho que se pode dizer que a Apple é a 1 bocado à Nokia dos anos 90. Acho altamente improvável que se torne na Nokia dos dias de hoje, mas a verdade é que na altura (nos 90’s) também ninguém imaginava que a super Nokia ia chegar ao ponto que chegou. Na minha opinião nenhuma está livre disso, mas também sou da opinião que a Samsung é a que corre o maior risco.

    De qualquer das formas, é algo praticamente impossível de se saber. A ver vamos.

    • Joao says:

      A apple ao contrario da nokia tem o negocio n so dos tlms mas tablets e pcs e agr dos smartwatches. A apple vai continuar a marcar a tendencia porque esta sempre a frente e isso viu se com o siri, touch id e apple pay. Todos os anos a apple manda ca pa fora algo novo ( ou que ja existia mas ninguem usava como dizem os fandroids). Ja a samsung acho que este ano aprendeu e vai recuperar o lugar no topo

      • Jovem says:

        Algo novo…João deves de ser apple fan boy só pode.
        Essas coisas todas ja tinham sido lançadas por outras marcas.
        ou nao sabias isso ou segues a apple de olhos fechados.

        • Joao says:

          Nc vi uma siri antes dela existir, nem um touch id nem um apple pay, mas apos sairem veio logo a sasung com o s voice, fingerprint e samsung, sao factos nao fayboyismo

          • MarioM says:

            Esses apendices que falas quanta gente usa ?
            Eu lido com Iphones todos dias e posso afirmar que ninguem liga ao siri,ao fingerprint (é logo a primeira opção a desativar)nem vejo ninguem com vontade de andar a pagar com o smartphone,é tudo muito show off.
            O pessoal usa para os joginhos,para a ginastica,para as fotos, e para mostrar que tem um iphone.

          • Joao says:

            ninguem usa o touchid? lol

          • Não Não says:

            Ninguém usa a Siri?

            Touch ID a primeira opção a desactivar?

            Que lol

          • Ricardo Fernandes says:

            Siri OK, mas touch id o Motorola Atrix já tinha há quase 5 anos e o Apple Pay várias empresas já tinham soluções parecidas, Google Wallet, Paypal, Visa PayWave, Mastercard PayPass….

          • JV says:

            Mario, larga o alcool por favor.

            1. Ninguém usa a Siri por não haver em Português. Vai sair em pt-BR e vais ver muita gente a utilizá-la.

            2. Ninguém usa o Apple Pay porque ainda não há em Portugal (quantos terminais com NFC já viste por cá?)

            3. Ninguém usa o Touch ID? A tua vizinha não conta, estamos a falar do mundo real e muita gente o usa.

            Demonstras um desconhecimento enorme do que as pessoas fazem com um iPhone.

      • Modem says:

        Mas tu achas realmente que a Nokia apenas vendia telemoveis?

      • XXT says:

        A Apple já esteve quase a desaparecer. Safou-se porque o Steve Jobs voltou para a recuperar. Desta vez não vai voltar com certeza…

        • Vítor M. says:

          E agora que é das empresas mais fortes do mundo, com a maior riqueza, com estruturas espalhadas pelos 4 cantos do planeta mas com uma infinidade de países para se instalar, uma empresa que vende aos milhões smartphones e tablets. Que vende computadores dos mais caros do mercado, que dentro da sua área não tem concorrência, que tem hardware, software, serviços e retalho (o que mais ninguém tem), que está a lançar todos os anos novos produtos que fazem furor no mercado e obrigam outras marcas a acompanhar…. acha que “acaba” quando vende a pronto e aos milhões? 😀 nos próximo 20 anos vai ter de gramar com ela 😉

          • chicosoft says:

            IBM, Nokia, Microsoft, Yahoo etc.. Sao empresas que eram os melhores e maiores… agora sao mais uma empresa no mercado…

            IBM revolucionou o mercado dos PCs
            Nokia – Visionaria nos teles nos anos 90, 2000
            Microsoft… nao preciso de dizer 🙂
            Yahoo – Internet.
            Ebay…
            Amazon…

            Existem por ai uns estudos que dizem que uma empresa so se mantem no topo dos topos 7 a 10 anos, depois aparece uma revolucao tecnologica e essa empresa se nao é a pioneira vai-se…

            Sinceramente vejo isso a acontecer neste momento, o mercado está a precisar de uma revolucao, que espero que aconteca todos ganhamos com isso, e tanto me faz que seja apple, google, Ms ou outro qualquer…

          • chicosoft says:

            Uma ultima nota
            As unicas empresas que se mantiveram no topo do topo nos ultimos 40 anos sao empresas industriais ou alimentares…

            Nestle(alimentar), Chevron(petroleo).

            Porque? Existem milhares de teorias da conspiracao que dizem o porque 🙂

          • Teresa says:

            chicosoft, não sei que estudos andas a ler mas considerar a Microsoft como mais uma marca no mercado é ridiculo…
            As outras eram empresas que dependiam muito de apenas uma área de negocio. A Apple claro que nao vai continuar a ser gigante mas eles andam a diversificar bastante, sim porque o Apple Car pode não ser nada mas prova que a empresa está a tentar evoluir e de que maneira. Não sei é que revolucão estás a esperar que vai acontecer no “mercado” mas nunca como agora tivemos tablets de trazer no bolso, portateis-tablets, computadores de pulso, etc.. deves estar a dormir.

          • Nunes says:

            @ chicosoft
            a questão aqui é que a Apple dificilmente será apanhada em situação idêntica ao momento que o XXT referencia, pois as condições e recursos actuais da Apple são tais que demorará anos e anos [mesmo sem fazer nada] para alguma vez ficar em situação crítica.

          • MarioM says:

            Então eu não faço parte dsse Grupo.
            Prefiro um Portatil IBM do que um Mac
            e apesar de ligar com equipamento apple não tenho nenhum.
            Já tive um iphone e seguida foi dado para o meu irmão.

          • Não Não says:

            Em 2012 também a Apple sufreu um disparo imenso e depois uma queda brutal, já andavam a cantar vitória é que “Apple is doomed” e não sei que mais…

            Vê-se, foi-se o Steve Jobs, voltou um gajo que pode não ser o Steve, mas é um gajo brutal com estratégias de crescimento sólidas e em operações também.

            Li um artigo que, por exemplo, no lançamento do iPhone 6, ele tinha já detalhes como as rotas dos aviões de carga estudadas para melhor servir a Apple.

          • Nunes says:

            @ Nao nao
            não se pode dizer que a Apple teve uma queda brutal nessa altura. O abrandamento é que foi bastante grande

          • Luis says:

            A Apple já não é a empresa mais forte (actualizem-se), Vende de facto computadores estupidamente caros (para o hardware que tem) e não lança nada novos produtos todos os anos, aliás cada vez que lança um smartphone a concorrência já lançou idêntico, mas 3 anos antes 🙂
            E agora sem Steve Jobs… bye

          • Não Não says:

            Ai não!

            Olha as acções e os “Apple is doomed”, mas isso é sempre…

          • Nunes says:

            “Ai não!
            Olha as acções e os “Apple is doomed””
            O que é que isso tem a ver com os resultados de vendas que a Apple obteve? Não houve quebras nas vendas, como sucedeu com a Samsung

          • Não Não says:

            “Prefiro um Portatil IBM do que um Mac”

            Preferes uma coisa que não existe que um Mac… Okay, não é nada de novo…

          • Gato Preto X says:

            @Luis

            Apple já não é o quê?

            A Apple vale tanto como a Google a Microsoft juntas

            Sózinha, capturou 88% dos lucros dos telemóveis em 2014.

            E quanto aos computadores, estupidamente caros? Dizes isso porque não sais do PC da treta Celeron a 500€ com 1366×768, senão vias que ninguém oferece o que oferece um Mac oferece, mas mais barato, NADA! Por incrivel que te pareça, há gente que compre PC’s para trabalhar, e não para jogar…

          • Rui Silva says:

            A Apple vale tanto como a Google e a Microsoft juntas?

            Mas já viste quanto vale cada ação da Google na bolsa?

            Google: por volta dos 500
            Apple: por volta dos 120
            Microsoft: pot volta dos 60

            Valores em USD.

            Há cada um…

          • Nunes says:

            @ Rui Silva
            O valor por acção não te diz quanto é que valem as empresas em termos bolsista.
            PAra isso olha-se para a capitalização bolsista [o valor de todas as acções]:

            Microsoft – 347 BD
            Google – 386 BD
            Apple – 738 BD vs 733 BD

          • Rui Silva says:

            Se vires o valor de uma acção da Imperial Tobacco ainda dizes o mesmo?

            Ainda muita gente no mundo fuma (infelizmente). Senão não tinha um valor tão grande.

          • Nunes says:

            @ Rui Silva
            agora, depois do que eu disse, só podes estar a fazer te passar por desentendido!
            O valor por acção não diz quase nada sobre o valor da empresa! Uma acção até pode valer 1 milhão [passe o exagero] que isso não te informa do valor da empresa. É a capitalização que te dá isso, a soma do valor de todas as acções da empresa.
            A Apple é a empresa com a maior valorização bolsista no mundo actualmente

          • Nunes says:

            valorização —> capitalização

        • Não Não says:

          Só agora li isto…

          Mas que lol…

          O XXT, lê o comentario do Vitor M.

          Não tens mesmo ideia da dimensão da Apple e da posição estrategica dela.

          E ao contrário de outras empresas, Apple não é só iPhone e iPad…

          • Fernando says:

            Esta discussão com a Apple, é a mesma que os clientes do BES tinham quando iam “depositar dinheiro” e diziam que era tudo garantido, e só em último…ultimo caso …só se fosse à falência, e riam-se todos em grandes gargalhadas.

          • Nunes says:

            @ Fernando
            cada comparação!
            O BES teve os problemas que teve por causa de contabilidade paralela, que numa instituição como um Banco, em que tudo é basicamente só contabilidade, pode levar a esconder muitos problemas.
            Alguém vaticinar um destino idêntico para a Apple, é deambular pelo mundo da pura especulação, que se aplica a qualquer outra empresa, aliás mais facilmente a outras empresas dada a dimensão da posição financeira da Apple.

          • XXT says:

            Pois não… LOL Eu respondi ao Vitor M. que não quis publicar a resposta e continua a aguardar moderação. A Apple era gigante antes e esteve quase para fechar ou não sabes a história da Apple? Antes até vendia mais computadores do que agora e quanto aos smartphones agora tem a concorrência dos chineses que estão a tomar conta do mercado. Vamos ver, o tempo o dirá.

          • Vítor M. says:

            Qual mercado? Os chineses estão a tomar conta do mercado Android, porque o iPhone lá vende como ginjas 🙂 e mais, quanto mais vulgares se tornarem os smartphones android, mais as pessoas querem algo diferente e quererão o iPhone. Este ano o mercado chinês mostrou isso mesmo.

          • Gato Preto X says:

            LOL, enfim… comparação…

          • Nunes says:

            @ XXT
            “A Apple era gigante antes e esteve quase para fechar ou não sabes a história da Apple?”
            Tu é que precisas duma revisão da história… A dimensão da Apple no início e minúscula quando comparado com aquilo que é agora!

            “Antes até vendia mais computadores do que agora”
            A Apple nunca vendeu tantos Macs como agora. Pode ter havido um peque no período em que a sua quota de mercado terá sido um pouco maior, mas na verdade o Mac nunca vendeu tanto e nunca esteve tão bem!

            “smartphones agora tem a concorrência dos chineses que estão a tomar conta do mercado.”
            A concorrência dos chineses já existe há alguns anos e a Apple tem aguentado bastante bem, ao ponto de na própria China estar a aumentar a sua quota de mercado de forma muito significativa.

      • Adalberto Sousa says:

        Se fores então ver o que a Samsung fabrica….televisões, monitores, computadores, micro-ondas, aquecedores, ar condicionados, helicopteros, satelites, componentes de aeronautica, etc,etc,etc,etc.

        Não vás por ai fanboy. A Apple tem muito que suar para fazer o que a Samsung faz.

      • Tiago Santos says:

        O Sr. João informe-se melhor porque a Nokia não é nem nunca foi só uma empresa que vende equipamentos como telemóveis… Deve desconhecer que esta marca é praticamente líder Mundial no que trata a venda de equipamentos para operadoras! E esse é a maior fonte do seu rendimento… A Nokia não morreu, simplesmente mudou a sua área de negocio.

      • Hugo says:

        João a siri foi uma patente que foi comprada e mudaram o nome … N foi feito pela apple, n desenvolvido ms sim comprado.

    • Nunes says:

      é claro que é impossível saber o que virá no futuro, mas uma coisa é certa, a Apple não é uma Nokia, pois a Nokia mesmo tendo tentado nunca verdadeiramente teve um Sistema Operativo que controlasse totalmente e pudesse servir para criar uma plataforma completa [o Symbian era desenvolvido num consórcio]! Isto faz muita diferença na forma como uma empresa faz face aos desafios, como mantém os seus clientes e atrai novos. É tb um dos motivos por que não dá para meter a Apple e a Samsung no mesmo saco

      • Gato Preto X says:

        Mais que ter simplesmente um SO…

        A Apple tem um ecosistema inteiro, e que é muito apetecível por quem cria software, por quem cria hardware.

        Esta gente anda mentalizada nos cores e ghz, e mais pixels, mas isso é o passado.

        Hoje em dia, todos os smartphones são bons, e todos têm potência mais que necessária para vários anos…

        Agora será a vez dos sensores e basicamente da Internet of Things. Tanto que a Apple e a Samsung estão a investir grandemente em home automation…

        Por isso… chau chau… o smartphone já é o PC de hoje em dia, já se compra um e só se volta a comprar daqui a 3 ou 4 anos…

  2. Zefra says:

    O gajo podia ter dito algo como “quanto mais alto se vai maior será a queda”. A Samsung resolveu copiar de caras o iPhone 6 (variou um pouco no Edge). Os precos sao e continuam loucos. Como consumidor eu prefiro o modus operandi da Apple qualidade de material e software (apesar de cansado do iOS) como entusiasta prefiro Android. E nunca ponho de lado o Windows Phone.
    So mais uma pequena nota… precos… sim todos os fabricantes querem fazer querer que nos estao a vender ouro. Desculpem mas todos eles apesar das simpatias que possamos ter estao a levar-nos demasiado por qualquer coisa que afinal vale metade. So na Apple… A evolucao do produto nao justica as barbaridades que se cobram. Fazer umas cantos mais redondos e um processador com quase nada de evolucao do 5S para o 6… Ah… e agora a Samsung a copiar o iphone e cobrar um preco louco (so por isso o S6 deveria valer metade).

    • soundsyt says:

      Tambem ando cansado do ios, mas e alternativas! galaxy s6 parece a ser bom mas o preço é que deixa me a pensar.

      • Joao says:

        Eu queria comprar um s6 mas updates? Os sensores funcionam como no iphone onde o pedometro e excelente, o gps perfeito, o barometro ao contrario dos androids funciona.

        • Não Não says:

          E se ele avariar? É como a Apple em que em 2 ou 3 dias te dão um novo?

          Valor de revenda quando quiseres trocar por um novo?

          Cai ao chão? Quanto é que custa substituir esses dois vidros XPTO? Vai haver alternativas à marca?

          Se quiser comprar brinquedos que vão aparecendo, trabalha com quase tudo que vai aparecendo, ou é 50/50?

          Apple Watch ou Galaxy Gear?

    • Newj says:

      A cópia é tão descarada que eu nem queria acreditar quando apareceram as primeiras imagens. Isso só tira valor ao equipamento, sem identidade, sem novidade.. Cada vez pior, uma empresa rasca sem orientação.

      • Jovem says:

        mais um apple fan boy….
        Não vejas os specs nem as reviews sobre desempenho 😉

        Sim o design faz com que um equipamento seja melhor que o outro….apple fan boys…

        • Não Não says:

          Não vejas isto, droidboy

          http://m.youtube.com/watch?v=nCln9_mgZJo

          Como é que dizias?

          • Rogerio Machado says:

            Porque é que os fãs da Apple e do iPhone pensam que todos os utilizadores de Android são utilizadores de Samsung? E quem é que no dia a dia faz testes destes? Quem é que se importa com o facto do iPhone 6 ter terminado o “percurso” 20 segundos antes do S5?

            Continuo sem perceber o porquê de tanta guerra estúpida sobre smartphones. Parecem crianças a discutir sobre brinquedos.

            Usem o que gostarem. Olhem eu neste momento uso o meu Acer Liquid z500 e estou contentíssimo. Não preciso de Smarphones de 600€ para me sentir completo ou que tenho algo valioso nas mãos. Aliás, se eu tivesse 600€ para um smartphone, provavelmente iria para um Nexus de 350€ (sim, porque eu gosto de Android), e o resto gastaria em coisas mais importantes.

            Nem tudo é benchmarks, velocidade, sistemas operativos, qualidade de materiais ou cópias de design.

          • Gato Preto X says:

            20 segundos antes?

            Então como é que é?

            “mais um apple fan boy….
            Não vejas os specs nem as reviews sobre desempenho ”

            LOL

            Ainda bem que estás contente com o teu, ou com o Nexus de 350€ (aquele que toda a gente se queixa do GPS, da constroção, do LCD, etc…)

            Quem não é muito exigente, não precisa de comprar um iPhone.

            Mas fica mais barato comprar um iPhone de 2 em 2 (ou de 3 em 3, ou de 4 em 4) anos (para quem não é muito exigente) que comprar todos os anos um telemóvelzico de 200€… que nunca chega a ser bom, e passado pouco tempo está lento, e a baixa performance nota-se…

    • kekes says:

      Resumir um telemóvel aos cantos é um absurdo o novo samsung visto bem visto não se parece nada com o iPhone, além que é um caminho que já estão a traçar a muito tempo.
      Na minha opinião também concordo contigo, pagar mais de 200e por um telemóvel parece um absurdo.
      É o mesmo que colegas minhas que compram iPhone para usar apenas o WhatsApp e fazem contractos de 50e mensais por 2 anos e ainda pagam pelo aparelho 200e, ou compram um Mac Air com os specs máximos para ir ao Facebook e instalar o MS Office. Mais triste é ver gente que pede um empréstimo para comprar tudo isso. Consumismo puro.
      Apesar de não ser fã da Apple reconheço a sua qualidade, apenas sou crítico de quem compra para ser fixe e não adequado às suas necessidades.

      • Rafael Barbosa says:

        Parem com isso.. Sempre existiram cópias, e mesmo que não hajam alguma coisa pode ficar parecida. Alguns também copiam em exames ou testes e ninguém se queixa. O importante é o consumidor ter algo que goste. Agora estes comentários são de quem ou tem inveja. Deixem o problema de cópias e afins para tribunais. Eu como consumidor apenas me interessa que façam coisas e desenvolvam de forma a gostar. Agora se a Samsung ou Apple copiam deixem-se disso, isso já cansa.

      • Joao says:

        Kekes mais de 200 n e absurdo quando se quer um pc de bolso, este s6 ta fenomenal, primeiro samsung sem lag e vai substituir mta coisa que faco no pc. Eu ja uso o pc apenas para trabalho pois tudo omresto o ipad faz e melhor. Ate para imprimir via wireless o windows tem erros e problemas de configuracoes, no ipad e so print e ja ta. Por isso n compro o surface

        • XXT says:

          Não percebes nada de Windows…

        • SF says:

          Se me disseres que não necessitas de um computador na tua vida diária compreendo, mas agora não venhas com tretas de que um smartphone substitui uma computador. Todos os dias utilizo o meu computador, é o meu maior meio de aprendizagem, é nele que jogo e é aqui que realizo todo o meu trabalho.

          Concordo totalmente com o Kekes.
          No meu caso eu tenho um BQ Aquaris E54G, acredita que alguem que tenha um equipamento de 700€ não faz mais com o seu equipamento do que eu, apenas pode tirar umas fotos com mais qualidade.
          Por sua vez gastei a um mês atras 1400€ num desktop.

        • XXT says:

          E já agora… Trabalho com computadores há mais de 30 anos. Parece que aqui o puto deves ser tu e xxt é uma questão de privacidade. E sim, não percebes nada de Windows, senão não terias qualquer dificuldade em imprimir via wireless ou em fazer seja o que for. Talvez isso te acontecesse no Mac OS porque é um sistema mais fechado para o utilizador. Mais um pormenor, a escrever como escreves e mandas os outros aprender a escrever?!?!? Devias dedicar-te à comédia LOOOOOOL

          • Joao says:

            deves trabalhar é a mao esquerda..o que mac os tem a ver com os erros do windows? o mac nc deu um unico erro com configuracoes de impressoras

      • Jovem says:

        Bem “dizido”!!! partilho a mesma opinião.

      • Não Não says:

        Só inveja…

        Se eu comprar um porsche? Não posso andar a passear a 50 à hora? Ou tem de ser tábua ao fundo?

        • Rogerio Machado says:

          E porque razão terá o rapaz inveja? Porque as amigas compram algo que ele não aprecia?

          LOL eu tenho imensos amigos com iPhones, que gastam 400/500/600€ nos 4S, 5S, 5C, 6, etc e não tenho inveja deles.
          Aliás, muitos deles só os usam mesmo para aplicações de comunicação, browsing de vez em quando, umas fotos aqui e ali e jogos.

          E sinceramente, rio-me deles e muito, porque eu faço o mesmo que eles igualmente bem no meu Acer de 140€.

      • XXT says:

        Estás coberto de razão, é mesmo isso.

    • Susana says:

      Falas dos precos como se percebesses o que isso implica.
      Sabes quanto custa a roupa da H&M, os moveis do IKEA, etc..??
      Os precos que pagas nada têm a ver com os custos. O preco é o que as pessoas pagarem pelos produtos. Se achas uma barbaridade não compras, porque há-de haver alguem que compra no teu lugar.

      E eu nao conheco o Samsung, mas cada iphone que sai é (mesmo que ligeiramente) superior ao anterior. E sendo que os smartphones têm um ciclo de vida mais curto do que o normal telemovel (2/3 anos vs 6/7 ou mais) é normal que se lancem produtos nestes moldes.

    • eyedea says:

      Essa do copiaram o iPhone 6 é demais, não digo que não tenha semelhanças porque tem , mas então e o iPhone 6 não tem semelhanças com o HTC m8 ? ou ai já não interessa pra nada ? Metam na cabeça que é assim que funciona o mercado, não existe nada 100% original todos copiam todos e ainda bem

    • Não Não says:

      O processador quase nada do 5S para o 6????

      O facto de ser 25% mais rápido e 50% mais energeticamente eficiente não chega?

      O facto de conseguirem no iPad por mais um core e a placa gráfica ao nível da nvidia, cortarem na bateria para fazerem ainda mais fino e sem perder no tempo de vida… Não chega???

      • Joao says:

        deixa os falar, claramente n conhecem ios vem aqui descarregar frustracoes. Ipad air 2 é simplesmente o melhor do mercado. Melhor portatil? macbook pro retina sem duvida

  3. Benchmark do iPhone 6 says:

    O que disse o sujeito: “The next major disruption is going to occur around the commoditization of hardware.”

    Vão por mim quanto à “commodization of hardware” aponta, não para melhor processador, placa gráfica e ecrã do próprio smartphone, mas sim para os serviços que presta e como se integra com outros equipamentos. Por exemplo a utilização em pagamentos ou controlar a iluminação da casa.

    É o que me sugere a “commodization”. Se não foi isto que disse, era o que devia ter dito. Aí, meus amigos, temos pena, mas o subtítulo foi um enxerto inadequado.

    P.S. O link da fonte leva é à ameaça da Cyanogen à Google.

    • Pedro Pinto says:

      Sim, concordo. É a tal inovação e os desafios no campo do hardware.

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      … “commoditization”. “Commodities” são mercadorias de baixo valor, como as matérias-primas e os produtos agrícolas. Pode tambēm estar a refrir-se a “hardware/smartphones baratos”, o que já é mais do que uma ameaça para a Samsung. Para a Apple não se tem notado.

      • Nunes says:

        o que ele quer dizer é que no global a oferta de hardware deixará de ter grande diferenciação, isto é, os aparelhos mais baratos terão hardware capaz de oferecer uma experiência muito comparável a aparelhos mais caros, passando basicamente só a competir pelo preço.
        Só que isto não invalida que haja melhores aparelhos que se distingam dos demais a outros níveis. E no caso da Apple o uso dum sistema diferente tornar-se-à ainda mais relevante para a diferenciação.

        • Marco says:

          é o que se começa a passar nos pc, um i3 e por vezes até um celeron/atom dá bem conta do recado para as coisas do dia a dia e cada vez mais para os jogos, não estou a dizer que sejam maquinas para jogos estou a dizer que cada vez tem poder de processamento necessário para se jogar um jogo com uma qualidade minima.

          Neste caso do dia a dia de que me interessa ter um i5 ou um i7 se depois não vou tirar partido dele. Nos tablets e nos telemoveis, vai acontecer o mesmo.

          Nesse momento vai ser uma batalha na area dos serviços e dos ecosistemas.

          A proxima revolução será na area dos sistemas operativos, será algo que já se vem falando mas que ainda nao se chegou lá, ou seja estarmos a ver um video no telemovel, ficamos sem bateria passamos para o portatil/tv/tablet e continuamos com o que estamos a fazer. Quem diz video, diz programar, bater texto. Algo que já começa a aparecer.

  4. JJ says:

    Não as vejo com o mesmo caminho da Nokia, mas parecidos.

    A Samsung, tem muito mais áreas de negocio que simplesmente o mobile. Alem disso, teve menos lucros em 2014, porque perdeu algumas batalhes de patentes em tribunal. Ao mesmo tempo, acredito que a médio prazo a Samsung deixará de dar tanto destaque ao segmento mobile, tornando-se um segmente quase ao mesmo nível dos restantes dentro da empresa, mesmo que tenha um pouco mais de destaque.

    No caso da Apple, não vai ser “igual” a Nokia. Já tenho dito isto algumas vezes, a Apple vai voltar a ser o aquilo que era nos finais dos anos 80 e durante os anos 90.

    • Nunes says:

      “teve menos lucros em 2014, porque perdeu algumas batalhes de patentes em tribunal”
      ?? onde é que foste buscar isso??
      os lucros da Samsung caíram a pique principalmente por ter tido quebras significativas nas vendas dos smartphones mais caros, com maiores margens, a que se somou os descontos que necessitou de praticar para não ter ainda quebras maiores nas vendas!

      “Já tenho dito isto algumas vezes, a Apple vai voltar a ser o aquilo que era nos finais dos anos 80 e durante os anos 90.”
      Só diz isso quem não sabe o quão diferente é a situação! A Apple nunca teve no Mac [ou outro sistema] o suporte alargado de programadores como tem agora no iOS, nem o Android ou outro consegue se comparar ao domínio do Windows/DOS ao nível de escolha de programadores na altura. Nunca a Apple teve nessa altura o peso no mercado de tecnologia como tem hoje – é que nem se compara! Isto sem falar no dinheiro para investir no que bem entender
      A única maneira para a Apple sofrer uma crise remotamente comparável é se houver uma grande revolução tecnológica e a Apple ficar parada a ver passar navios sem um mínimo de reacção.

      • JJ says:

        “Só diz isso quem não sabe o quão diferente é a situação!”
        Logicamente que a situação actual é diferente e o resultado logicamente será diferente. Mas vários aspectos são semelhantes.

        “A única maneira para a Apple sofrer uma crise remotamente comparável é se houver uma grande revolução tecnológica e a Apple ficar parada a ver passar navios sem um mínimo de reacção.”
        Não irá ser preciso uma grande revolução, basta seguir o mesmo caminho que seguiu nos finais de 70s/inicio de 80s. O que em alguns pontos esta a seguir.

        • Não Não says:

          A samsung é um grupo de empresas e a samsung electrónica é uma delas.

          Umas não compensam as outras, apenas pertencem ao mesmo ecossistema.

          A quebra deve-se ao iPhone 6, porque só aí é que bateu…

          Uma empresa de finanças do grupo que analisa os mercados disse que os telemóveis da samsung perderam o apelo que tinham, e que iam crashar… E tiveram razão…

          • JJ says:

            E o mesmo vai acontecer ao iPhone. Não é uma questão de ter ou não ter capacidade financeira, é uma questão de modas dos consumidores.

          • Nunes says:

            @ JJ
            uma “moda” que dura há 8 anos, não é uma moda é uma “instituição”!

            “Não é uma questão de ter ou não ter capacidade financeira”
            A capacidade financeira permite investimentos que perpetuam vantagens

          • Gato Preto X says:

            Vai vai, JJ… 😀

        • Nunes says:

          “Não irá ser preciso uma grande revolução, basta seguir o mesmo caminho que seguiu nos finais de 70s/inicio de 80s”
          O facto de continuares a repetir essa ideia, depois do que disse, só demonstra que não percebes as diferenças entre as situações!
          A Apple nunca teve nessa altura peso e poder na indústria minimamente comparável ao que tem hoje. Não tinha a influência necessária para ter uma massa crítica considerável de outras empresas a investir tb nas suas plataformas, fornecendo soluções que tornavam os seus computadores relevantes em tantas áreas como a plataforma da IBM/Microsoft!
          A somar a isso esse período era dominado pelo investimento do mercado empresarial, que a IBM em grande medida dominava, ao contrário do que acontece actualmente em que é o mercado consumidor que domina a maioria do investimento.
          Os recursos e pessoal especializado naquela altura para criar software eram limitados, sufocando as plataformas mais pequenas, ao contrário do que se pode dizer do período actual em que as ferramentas e quantidade de programadores permite que se desenvolvam soluções para várias plataformas com facilidade relativa.
          E por último a Apple naquela altura foi vítima duma transição muito mal planeado do Apple II para o Macintosh. Muitas vantagens que a Apple tinha conseguido no período inicial perderam-se nessa transição entre plataformas!
          Como podes ver as grandes causas para o que se passou naquela altura não têm paralelo com o que a Apple tem actualmente, nem com o que se vislumbra para o futuro!
          É como disse só uma revolução tecnológica é que pode colocar a Apple numa posição delicada como a que teve no fim dos anos 80-90

      • JJ says:

        PS.: E não estou aqui a falar de questões financeiras. Mas sim de relevância para os consumidores no geral.

        Apple sempre viveu com base nos fãs, ou seja, a maioria dos utilizadores actuais não são fãs da Apple. São utilizadores que tem Apple principalmente por questões de moda. Ou seja, se um bom numero desses utilizadores sair da Apple, a Apple voltara a ter apenas os seus fãs.

        No caso dos programadores, os mesmos querem é ganhar dinheiro, é um pouco irrelevante o SO onde vão ganhar dinheiro. Se os outros SOs facilitarem o passagem de apps iOS para esses SOs, rapidamente milhares de apps que originalmente estavam apenas no iOS passam a estar disponíveis nos outros SOs.

        • Nunes says:

          “de relevância para os consumidores no geral”
          o que é que estás para aí a falar!?
          Estás a comparar o momento actual dominado pelo mercado consumidor com um período que era dominado pelo mercado empresarial que a Apple teve muitas dificuldades em competir

          “São utilizadores que tem Apple principalmente por questões de moda. Ou seja, se um bom numero desses utilizadores sair da Apple, a Apple voltara a ter apenas os seus fãs.”
          tanta invenção que sai dessa cabeça

          “Se os outros SOs facilitarem o passagem de apps iOS para esses SOs, rapidamente milhares de apps que originalmente estavam apenas no iOS passam a estar disponíveis nos outros SOs.”
          e…???
          por obra e graça do espírito santo deixam de existir no iOS [a plataforma mais rentável]???
          Como é que isso remotamente se compara com o problema que a Apple teve nos anos 80-90 em obter aplicações/soluções feitas para os seus computadores??? Foi isto que contribui para uma espiral de desconfiança quanto ao futuro da sua plataforma e falta de capacidade para competir.

          “E não estou aqui a falar de questões financeiras.”
          as questões financeiras não podem ser excluídas da discussão pois é preciso dinheiro para investir em desenvolvimento, aquisições de outras empresas e funcionários, obter vantagens junto de fornecedores, etc! Isto é, ter dinheiro permite à Apple melhorar os seus produtos e obter vantagens competitivas!

        • Não Não says:

          analista de sofá…

          Enfim… Nem sequer sabes o que é Apple, vens julgar os consumidores…

          Mais um com o “Apple is doomed “, junta _te à lista.

          http://www.macobserver.com/tmo/death_knell

          Sem contar com os casos que diziam que o iMac, iBook, MacBook air, iPod, iPhone, iPad iam ser flops, e o Apple Watch é mais um…

        • Joao says:

          a apple tem qualidade, por isso vende. os precos sao caros mas se ha quem pague… Apos anos a comprar portateis hp e asus de plastico resolvi comprar um macbook air e em 5anos nc deu problemas. Se volto a comprar apple? sem duvida.

  5. Afonso says:

    deve ser um génio. Qualquer pessoa que venha regularmente ao pplware já se apercebeu disso.

  6. B@rão Vermelho says:

    Concordo plenamente com o francisco e o Zefra, alguém no seu perfeito juízo diria que a Nokia ia agora andar pelas ruas da amargura?
    E os preços são de loucos, qualquer dia andamos todos de meias de vidro na cabeça a entrar nas bombas de gasolina para podermos comer, porque o €€ já foram todos para os fabricantes de telefones e companhia, são as novas drogas, é o flagelo dos tempos modernos. ; )

  7. Nuno Moreira says:

    A Samsung é muito mais que telefones e tablets. Mesmo se esta área de negócio findar um dia, a Samsung continuará grande. Aliás, uma empresas multifacetada como a Samsung durante a sua “vida” vai modificando as áreas de negócios em que aposta.

    A Apple é “apenas” informática e tem no iphone o produto nuclear. Sem iphone a Apple voltaria a uma empresa de nicho de mercado de computadores. Como a Apple não tem fábricas, uma alteração nos produtos também é muito menos dispendiosa.

    O mercado da informática é muito volátil. Actualmente, os smartphohes/tablets têm apenas 1 ano de vida pleno, pois as próprias marcas renovam os produtos todos os anos, fazendo de “velho” o seu antecessor que 12 meses antes era o pináculo da revolução tecnológica. Esse é um dos motivos dos elevados preços. Como o tempo de vida útil pleno é muito curto, têm os custos de produção e de desenvolvimento também o são.

    Qualquer marca de smartphones pode se tornar irrelevante em 2 anos. Basta ter um produto mau num ano e não corrigi-lo no ano seguinte com o sucessor e a recuperação já será difícil. A Samsung como grande empresa que é pode sempre recuperar pois tem suporte financeiro das restantes áreas de negócio. Por outro lado, neste tipo de empresas os gestores não se apegam a nada e quando verificam que uma determinada área de negócio deixa de ter a rentabilidade desejada, preparam imediatamente a sua saída.

  8. Samuel says:

    Nao percebo a ideia de no titulo so referenciar a Samsung se a apple tambem é falada pelo mesmo motivo… Jogo viciado…

    • Nunes says:

      Porque os telemóveis da Samsung não têm quase nenhuma diferenciação para muitos dos smartphones Android! Se os concorrentes conseguirem oferecer bom hardware a preços mais baixos a Samsung terá dificuldade em vender os seus produtos mais caros, pois terá muito pouco para convencer as pessoas que a diferença de preço compensa.
      Já a Apple tem uma diferenciação bastante óbvia para o consumidor, a que se soma o ecossistema que criou à volta da plataforma. A Apple consegue apresentar aos consumidores vários argumentos que o podem levar a optar pelos seus produtos e até a pagar mais!

      • Samuel says:

        isso é a explicação do titulo ou a tua opinião?

        • Nunes says:

          é uma constatação de algo que se sabe já há muito tempo, e uma das explicações para a Samsung não só ter “perseguido” o Tizen como alternativa ao Android, mas para muitos fabricantes introduzirem modificações ao interface do Android ou quererem ter certos serviços próprios [sem grande sucesso duma forma geral].
          Diferenciação é importante para poder ter argumentos para competir sem ser pelo preço. Usar o mesmo sistema e com serviços em grande parte dominados pela Google, torna muito fácil para o consumidor saltar entre fabricantes, e isso vê-se nas análises de mercado em termos de lealdade dos consumidores às marcas com Android!
          Já com a Apple, ter o iOS dá uma vantagem clara em termos de diferenciação. Não é só pelo hardware!

  9. T16 says:

    Novidades? Acho que tanto a Samsung e a Apple irão “cair” pelo caminho. A Samsung irá ficar pelo caminho muito em breve e sem grande surpresa.

  10. FB says:

    Na minha opinião, este senhor tem toda a razão. Uma experiência de utilização suprema aliada a um preço cada vez mais competitivo será a próxima barreira e na minha opinião tem sido a Microsoft a ter a visão mais certeira ao apostar na linha Lumia para o segmento médio-baixo com um SO móvel altamente optimizado e excelentes aplicações gratuitas para os seus serviços.

    A tendência é para deixar de haver esta rivalidade entre apenas dois modelos como é o iPhone e o Samsung Galaxy. Nem toda a gente precisa de desembolsar tanto para desfrutar de uma experiência igual ou superior. Sendo que a Apple nunca irá abdicar da sua política premium, é a Samsung que corre de facto o maior risco porque está sujeita à concorrência dos outros fabricantes asiáticos nos modelos de topo e aos Lumias no segmento baixo onde a Microsoft vai continuar com uma estratégia agressiva de subir cada vez mais a fasquia em termos de relação qualidade/preço porque precisa rapidamente de mais mercado para a sua plataforma de forma a atrair aplicações.

    Por exemplo eu tenho vivido com um Lumia 630 de apenas 512 RAM há 8 meses e apesar das limitações de hardware (câmara sem flash, falta de sensor ambiente, etc) e de aplicações (a maior parte não sinto falta 95% do tempo), ainda não senti necessidade de fazer upgrade para um modelo melhor nem o irei fazer até ao lançamento do Windows 10 porque tudo corre de forma fluida, optimizada, sem lentidão e os dados estão sempre sincronizados com o meu Windows 8.1. A experiência é óptima, logo tanto me faz se tem 512MB ou 2GB de RAM se para aquilo que faço chega e sobra.

  11. Mitrovskyeiro says:

    À alguns anos, li algures uma comparação entre a Samsung e a Apple que, resumidamente, considerava a Samsung condenada à partida (como fabricante de telemóveis) por não ter capacidade de liderar o mercado com inovações que o transformem. E a prova está aí, raramente uma inovação Samsung conseguiu influenciar o mercado(a ultima creio ter sido o tamanho dos ecrãs) e isso com o tempo vai atira-la para fabricante de boas peças para telemóveis baratos, numa competição feroz com a LG e outras.

  12. rui says:

    acho que o embate n será a nível de hardware mas sim a nível de bateria.
    Quando apostarem o R&D em baterias ai sim vamos dar um passo em frente.

  13. Jorge Cardoso says:

    Nao me admira nada
    Interessam se so no lucro vender smartphones bons ou maus atualizacoes raramente fazem e agora com estes novos s6 a tentar imitar os iphones sem slot cartao de memoria e preços muito exagerados
    Nao tem imaginaçao???
    SAMSUNG VOCES NAO SAO A APPLE E NUNCA SERAO…!!!

  14. Bruno Fernandes says:

    A Apple não acredito que se vá tornar uma marca como a Nokia daqui a 5 anos, mas a Samsung já acredito. Neste momento existem smartphones igualmente bons como os aparelhos da sansung e com reduções de 200 e poucos euros.
    Isto não vai ficar por aqui, ou essas marcas começam a reduzir os preços, ou então vão desaparecer.
    A Apple, acredito ser uma excelente marca e com produtos de enorme qualidade, apesar de nunca ter tido nenhum aparelho, mas terá de começar a reduzir também preços, se não quer perder terreno para as outras marcas. IPhone 6 PLUS de 700 a 1000 euros como já vi, é uma coisa impensável.

  15. Miguel says:

    Concordo que a samsung já está em decadência. A concorrência é muito forte e os produtos da samsung não justificam o preço, nem se conseguem diferenciar da concorrência realisticamente.
    Embora não seja apreciador da Apple, esta tem a seu favor a diferenciação e essência própria, o seu IOS que sendo ele bom ou mau não é utilizado por mais ninguém.

  16. zé manel says:

    Eu tenho duas tvs, uma delas smartv, uma câmara fotográfica, uma aparelhagem de som, um frigorífico e uma máquina de lavar a roupa de marca samsung!!!

  17. Rui C says:

    A Samsung Mobile já está em queda desde o Galaxy S3 , portanto é algo que futuramente vai terminar na Samsung.
    Que se dediquem aos electrodomésticos.

    • JJ says:

      Terminar não digo… mas terá menos relevância dentro da empresa.

      • Miguel says:

        É a chamada concorrência! Só é bom para o utilizador. Ficam todos a ganhar! No entanto, apesar de não ser grande fã da Apple concordo que é de longe a empresa que melhor serve os utilizadores no quesito de atualizações, apesar de a Microsoft estar também agora dar cartas neste mesmo quesito. É vergonhoso que a Google não obrigue as marcas a manter as atualizações do Android pelo menos durante 2 anos. Enquanto isto não acontecer o Android será muito inferior ao iOS e possivelmente, no futuro, inferior ao WP, pois a Apple e a Microsoft dignam-se a fornecer atualizações durante um período considerável de tempo. Não me venham com os Nexus e Motorolas, que apesar de atualizações, nem uma app de câmara decente têm e não são de qualquer maneira um produto premium como é um iPhone ou um S6. Quase ninguém compra smartphone só pela performance mas sim pq acham que têm o chamado “Full Pack”: atualizações, performance e design atraente. Se quisesse performance comprava um OnePlus que é bem baratinho.
        P.S.: Sou utilizador Android infelizmente…

  18. Não Não says:

    Pois é, o futuro é comprar telemóveis à terça feira… Só…

    Ele não sabe do que fala.

    A Apple, Samsung e LG estão bem de saúde. E viu-se o que é que acontece aos chineses quando tentam atravessar fronteiras… Só à socapa pelo gray market… Veja-se o que é que aconteceu com o lançamento da xiaomi na Índia… Foram logo barrados.

    • Não Não says:

      Além disso, a samsung faz também telemoveis baratos e bons, como por exemplo a série A, e vai ainda carregar mais nesse mercado.

      Por muito que digam mal da samsung, é sempre preferível aos chineses, e a maioria das pessoas que compra telemóveis baratos, não quer specs, que só que funcionem bem e não peguem neles e olhem para eles e está a pedir o pin, ou perderam chamadas ou mensagens e não tocou!

  19. Toni says:

    Tudo acaba. Até Marte já teve vida. 🙂

  20. Luís Miguel says:

    Previsões da Maya….
    Comentando a notícia e deixando de lado este ping pong dos fanboys, isto é a convicção de um CEO que pretende desvincular (tomar posse) o OS ANDROID da google sem mais nem menos.
    Enfim…

  21. Robert Soares says:

    Enquanto o iOS for exclussivo dos sistemas apple, os iphones nunca passaram a ser irrelevantes! Agora a samsung para mim essa deixou de existir ha muito mesmo…

  22. Luis Araújo says:

    Este blogue começa a ficar tão ao mais doente e irrelevante,do que aquele país, onde o mais alto representante do governo não é sério e ainda tem o descaramento de fazer o oposto ao que exige dos que representa. Tópico a tópico, fico cansado de não ver que a conversa sirva para ajudar quem vem à procura de noticias sobre tecnologia, e discussão com valor acrescentado sobre a mesma. Retomando a conversa, 80% da conversa em quase todos os tópicos, é de meninos a discutir branding, marketing, fundamentalismos e mais do mesmo. Penso que deve de haver alguma parte lúdica em tudo isto, mas vez sim, vez sim esta conversa, cansa e muito. Há quem use tecnologia para trabalhar, e dependa dela para viver, há quem viva no meio da tecnologia, e nunca se preocupou com a marca modelo ou aspecto, porque tinha uma clara ideia do que necessitava da tecnologia para a sua vida. Tecnologia, não é consumo, é conhecimento. Se acham que têm algum conhecimento, partilhem-no. Este é um excelente sitio de partilha com os outros. Parabéns PPLware por excelentes tópicos que publicam, mas devia ser moderado com mais idoneidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.