PplWare Mobile

Caça MiG-29 ucraniano derrubou um super jato russo Su-35

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Jose says:

    Parte final do TopGun Maverick na realidade…

  2. Ron Jeremy says:

    “This not the plane, it’s the pilot”

  3. Bernardo says:

    Its not the plane, it’s the pilot

  4. Jorge says:

    A ler isto no intervalo do top gun. Obrigado pelos spoiler

  5. Técnico Meo says:

    Kudos ! Great Job

  6. asimoto says:

    Humm,
    Tudo é possível, até porque segundo um piloto alemão que voa quer em f16 quer em mig29, ele próprio diz, que com o sistema de mira integral no capacete do Mig29 ele tornasse “imbatível”..
    Agora isso não quer dizer que tenha defacto acontecido, até porque há muita desinformação por ai, lançada pela Ucrânia.

    Aquilo que li é que a Rússia derrubou um su25, e um mig29 Ucranianos, vários radares ucranianos, e afins na região de kherson.
    Pode ser que o piloto do su35 tenha sido surpreendido, mas ai a culpa também é dele e dos fulanos que estão a operar os radares Russos, que não o informaram da presença do mig29 a tempo.
    Também há a situação do mig29 Ucraniano ter esperado o su35 gastar as suas armas contra alvos terrestres, e tenha aproveitado depois para atacar o avião que já se encontrava sem armamento..

    Estas coisas da aviação são complexas e uma aeronave antiga pode defacto abater um avião de ultima geração, ás vezes por sorte, ou porque o adversário ficou sem armamento, ou por questões de uma das partes ter mais destreza que a outra.
    Aqui eu não estou a colocar a situação de um piloto já estar muito cansado, mas era importante perceber o contexto em que eles dizem que aconteceu, para pudermos tirar conclusões dai..caso contrario.. é uma afirmação apenas.
    Vou tentar ler na media russa sobre isto 🙂

    • Alexandre says:

      As chamadas “dogfigth” são coisas do cinema na realidade isso raramente acontece, provavelmente numa “dogfigth” os SU-35 tem uma vantagem enorme mas como já disseram o sucesso de uma manobra dessas depende mais do piloto do que do aparelho, normalmente o combate começa antes dos próprios pilotos terem confirmação visual do alvo mesmo o SU-35 sendo um caça com tecnologia furtiva os radares podem ser afinados para detetar os aparelhos mais facilmente e é essa uma das razoes para a Turquia ser posta fora do programa dos F-35 para não poder usar os S400 deles para saber quais as configurações para facilitar detetar os mesmo.

      Os SU-35 são um aparelho multi-role mas é armado de acordo com a missão, por exemplo se é armado com misseis e bombas ar-terra no confronto com um aparelho armado com misseis ar-ar vai ter muita desvantagem já que não pode usar os misseis e provavelmente a única arma disponível para o SU-35 vai ser o canhão que tem um alcance muito reduzido em relação aos misseis o MiG-29 pode apenas se manter a distancia e ataca o SU-35 a vontade.

      Quanto a veracidade dos factos, sabemos que é verdade que os ucranianos já abateram alguns SU-35 mas há a hipótese de o MiG-29 ter apenas atraído o SU-35 para um local onde estavam soldados ucranianos armados com stingers ou outros misseis terra-ar tática muito usada e eles atribuir o morte ao MiG por questões de propaganda e mostrar que ainda tem força aérea.

      • Kalu says:

        Estou mais virado para a sua explicação, parece-me bastante aceitável

      • asimoto says:

        As missões dos Russos no momento é só carregarem misseis ar-terra.
        Ora isso deixa os aviões completamente expostos a outras ameaças..ar-ar.

        Do meu ponto de vista deviam voar sempre 2 aviões, por exemplo com a carga distribuída pelos dois no que toca a misseis ar-terra, e isso permitia-lhes levarem também misseis ar-ar, para abater os stingers, ou algum mig29 fornecido por algum país á volta..

        Isto a julgar por estes reportes via Twitter …que valem o que valem, não há provas de nada, etc..

        • Alexandre says:

          E tens razão os aviões nunca deviam andar sozinhos, mesmo que seja armados para patrulha aérea, pelo menos nos exércitos ocidentais ate onde sei os caças nunca fazem missões a sozinhos, claro que isto é teoria e a hora de voo é cara a Rússia tem que cortar e a Ucrânia pode nem ter aviões suficientes para missões com varias aeronaves.

          Ao contrario do que a Rússia alegou a força aérea ucraniana nunca foi completamente destruída e eles ainda não receberam os aviões que lhe queriam dar porque os USA não deixam, o que receberam foi peças o que lhes permitiu retirar algumas das naves do armazenamento e reconstruir alguns dos aviões que não tinham sido completamente destruídos, mas também não podemos excluir de as “peças” que receberam serem aviões completos é uma coisa que os militares usam muito ter equipamento inativo e registado como para peças por exemplo Portugal tem 37 Leopards mas só conta 36 porque o 37 é para peças.

          Sem grandes certezas acho que a única maneira de evitar um stinger é com contra-medidas, que é os Flare subir a cima do alcance do míssil ou mesmo o avião ser mais rápido que o míssil (os caças militares tem uma característica chamada afterburner o que permite ao avião acelerar mais rapidamente), e não com missies ar-ar e acho que os aviões mesmo armados para missões ar-terra as contra-medidas não ficam em terra.

          • asimoto says:

            Alexandre,
            Sim concordo, pois em relação aos stingers não sei..
            As contra-medidas, eu penso que estão sempre incluídas no pacote de base, mas como muitas vezes acontece… os pilotos voam baixo para fazer ataques com bombas não Guiadas com mais precisão, e depois são surpreendidos por um míssil stinger, ora nessa fase de voo. a tua velocidade é muito baixa, não vais conseguir fugir ao stinger com o afterburner,… vais ter que arranjar uma solução e depressa..
            Os flares podem ser uma solução, mas nós também não sabemos qual é que é a probabilidade dos stinger contra os flares.
            Se os stingers contra os flares tiverem uma alta probabilidade de não serem enganados, só tens uma opção..lançar um míssil ar-ar(mas aqui já estas a gastar uma fortuna, para eliminar um stinger..).
            Penso que os stingers teem um alcance de 3.5KM salvo erro??

          • Alexandre says:

            Não estou a ver um piloto a viajar lentamente e a baixa altitude ter tempo para manobra o aparelho e interceptar o missil.

          • asimoto says:

            Alexandre,

            Concordo, se fores muito devagar não sei como te vais safar.
            Só consegues interceptar se o stinger for disparado de frente…
            As contra medidas são a coisa mais rápida de lançar,mas também não sei a eficácia das mesmas contra um stinger..os misseis começam a ser muito inteligentes hoje em dia..

    • JP says:

      Isso, lê nos media Russos. Vais ficar informadissimo sobre o que realmente se passa 🙂

  7. asimoto says:

    humm, isto parece mais uma operação de propaganda.
    Não há imagens do avião abatido, nada??
    Sempre que se abate um avião publicam-se imagens do abate.

    O que parece que houve foi uma tentativa falhada por parte da Ucrânia de invadir a zona de kherson, eles usaram pelo menos 20 veículos militares, e cerca de 210 soldados
    Mas pelo que leio a tentativa foi falhada…

    Alguém tem imagens do abate?

    • jota says:

      Eu tb penso que não passa de propagandaa ocidental até prova em contrário, mas justificar com a Ucrâna a invadir-se a si própria, não chegava lá… 🙂

      • asimoto says:

        jota,
        A Ucrânia está em guerra, a Região de kherson é controlada no momento pelos Russos.

        Ora os Ucranianos lançaram um ataque por terra, á região de Kherson, os ucranianos estão a tentar invadir a zona controlada pelos Russos..
        Tu lanças sempre ataques para invadir zonas controladas pelo teu inimigo.É nesse contexto.. 🙂

        • jota says:

          Ok, agora percebo, se eu invadir a tua casa, tu, para me expulsares, irás invadir a tua casa, faz sentido…

          • asimoto says:

            Num cenário de guerra sim..

          • jota says:

            A conclusão que tiro é que a propaganda russa está a fazer um bom trabalho, até consegue convencer as pessoas que está a ser invadida, em território alheio.

          • asimoto says:

            jota,
            Não percebeste o meu comentário e decidis-te julgar o comentário de outro ponto de vista.

            Numa situação de guerra, manda quem ocupa um território, se outra parte quiser controlar esse território vai ter que lutar e ganhar a luta.

            Tu não podes simplesmente chegar lá com um megafone, e dizer “meus senhores vocês estão a ocupar o meu território de forma ilegal, por isso pirem-se dai..”

            Isso não funciona, isso só funcionaria, em cenários normais onde não há guerras e há um sistema judicial que funciona.

            Por outro lado também tens que ver que a região de kherson, são étnicos Russos, e eles estão na terra deles… é a malta de Kiev que quer chegar lá e impor ou subjugar aquela população..
            Portanto eu acredito que as tropas Russas são apoiadas pela população local, e estão a defender os interesses da população local..

            Não só em kherson, em Donbass a mesma coisa..

          • jota says:

            Não não é assim, tu é que estás a ser levado pela subtiliza da propaganda russa, até se fazem de vitima, quanto muito a Ucrania contra-ataca e recupera território, não invade o que é seu por direito Internacional. Quanto à etnia dos habitantes, não são a maioria, e muitos já fugiram com medo, essa é mais uma bandeira de propaganda russa.
            Em Luxemburgo tb existem bairros de Portugueses, será que podemos ir lá ajuda-los a conquistar território? Por esse mundo fora existem comunidades habitadas maioritariamente por etnias não locais, mas, respeitam o pais onde estão.
            Do lado de cá a propaganda insiste em frazes como “crimes de guerra”,”genocidio”,”massacre” para acicatar o nosso ódio à Russia, a Propaganda russa tem algumas “tiradas” mais subtis, fazendo-se de vitima, ou lembrando o que os outros(EUA) tb fizeram.

          • asimoto says:

            jota,
            A diferença é que os étnicos Russos Ucranianos, pertencem aquele território desde sempre!!
            O que não é normal é vir uma etnia de uma ponta do país(lviv,volhynia, e agora Kiev), para a outra ponta tentar subjugar as populações daquele território.

            Que direito é que Kiev tem em subjugar as populações étnicas russas nos territórios onde elas sempre estiveram??Não será propaganda a mais Ucraniana que andas a ver??

            Como exercício para a mente,
            Vou-te dar um exemplo..Imagina que a população de Lisboa de um momento para o outro resolve que Braga, tem que ser subjugada… o que achas que ia acontecer??
            Eu digo-te,
            O mais certo, era os Lisboetas serem corridos de Braga, a soco e pontapés nas trombas!!

            O estares no mesmo País não te dá o direito de subjugar outras populações…lembra-te que tu não tens mais direitos que os outros, na melhor das hipóteses tens *apenas* os mesmos direitos que os outros teem..logo portanto na sua terra cada um é rei e senhor.

            Isto que Kiev está a fazer é crime!

          • Pablo says:

            A NATO conseguiu desintegrar a Jugoslávia em várias Repúblicas. Muitas certamente queriam a independência desde sempre.

            O mesmo deve estar a acontecer nas Repúblicas separatistas.

            Enquanto aqui discutimos esquerda contra direita. Lá a política era marcada com pro Rússia ou pro Ocidente.
            Mesmo que os Pro russos estejam em Minoria, p.
            e. 20% de ucranianos, são mais de 8 milhões pro Russos, Russofanos ou
            msm Russos.

            Agora nem a Rússia é Santa, nem a NATO é a defensora da liberdade e da democracia.

          • jota says:

            Mais uma vez, só vez a propaganda russa, essa subjugação que falas é o quê, não podem falar russo desde 2014?, é mentira, as pessoas podem comunicar em russo, mas deixaram de leccionar o russo nas escolas. Deves saber que o próprio Zelensky antes de ser candidato a presidente era russófono, mas desde a anexação da Crimeia a Ucrania passou a ter uma postura diferente em relação à Russia.
            É tudo muito relativo, é claro que agora vão fazer referendos(há quem diga que já nem isso vão fazer com medo de perder, mas eu acho que é propaganda ocidental) a dizer que a população escolheu ser russa, mas isso depois de expulsar ou reprimir quem não concordar.
            Com tantas explicações(algumas contraditórias) que os russos já deram para justificar esta invasão, ainda acreditas nessa? achas mesmo que foi para “libertar” a população russa que habita num pais livre?

          • jota says:

            @asimoto
            para exercitar a mente, eu tenha pra troca…
            Imagina que a população da Damaia, parte dela Caboverdiana, organiza um grupo armado (posteriormente irão ser chamados de separatistas), e pede para declarar independencia. As nossas autoridades dizem, tudo bem, os portugueses que moram aí (que são a maioria) que se cuidem ou se mudem.

          • asimoto says:

            jota,
            Quando houve o golpe de estado em 2014, o Governo democraticamente eleito foi corrido da Ucrânia, e tentaram inclusive assinar o presidente.
            Essa sangrenta revolução, foi feita pelos nazis, e apoiada pela EU, e EUA.
            Como resultado dessa revolução, a língua Russa foi *proibida por Lei*, foram criados partidos nazis, e até já foram condecorados como heróis da Ucrânia nazis em plena Rada!!Isto é publico!
            A população da Crimeia rejeitou essa falta de Democracia,fizeram um referendo e declarou-se independente.
            A população do Donbass, também fez o seu referendo nessa altura, e também se declarou independente.
            O que é que Kiev fez?pois lançou o exercito contra os civis de Donbass e todas as outras zonas que se opusessem, já ouviste falar nos massacres de Odessa…pesquisa.
            Dessa situação resultou os acordos de Minsk em 2015, que até foram aprovados pela ONU, mas que a Ucrânia nunca quis implementar.
            Ao invés disso, continuaram a matar em donbass, e tinham planeado um ataque de grande escala para Março de 2022.
            A Rússia descobriu, e lanço a operação especial a 24 de Fevereiro, precisamente para proteger a População de Donbass.
            Na Rússia estão mais de 2.5 Milhões de refugiados…mas esses são refugiados verdadeiros de uma guerra que dura a mais de 8 anos!
            Todos os dias cerca de entre 10000 a 20000 refugiados de Donbass chegam a Rússia.
            Os étnicos Russos são perseguidos nas ruas, violados, torturados, e mortos, isto é publico há até batalhões como o Aidar e o Tornado que tinham campos de concentração e tortura só para russófonos.
            Portanto não me venhas falar em propaganda…por amor de deus, que eu tenho olhos na cara e idade suficiente para perceber o que é um crime e o que é distorção da realidade.
            A EU deixou de ter qualquer tipo de valores morais a partir de 2014, são muitos crimes de guerra…é muita gente morta e torturada, perseguida e por ai fora…não dá para ignorar, e tudo isto com o aval da EU…dos EUA eu não esperava grande coisa, porque eles até se matam a eles próprios, mas da EU estava a espera de um bocadinho de princípios…mas nenhuns!

          • asimoto says:

            jota,
            Estas a misturar coisas que não teem comparação sequer..
            A população russófona, vive naqueles territórios desde sempre!
            Eles não estão em território ocupado, eles estão no território deles!

            No caso que estás a colocar, se a população africana que vive em Portugal, e são Portugueses por lei, for violada, perseguida, torturada, etc,se for cometido genocídio contra eles, pela lei internacional teem direito a autodeterminação sim.
            Nesse caso teria que ser criada uma região autónoma, para eles viverem.
            A questão aqui é que se uma população não sofrer ataques por parte de outra, não tem direito a ter uma região autónoma.
            A Lei internacional só protege aqueles que estão a ser atacados.

            Porque é que estas a falar dos Africanos em Portugal?Estás a pensar em fazer limpeza étnica?
            É que caso contrario não percebo a tua preocupação…tendo em conta que eles só teriam direito a uma região autónoma se os atacares..

          • jota says:

            A minha conclusão mantem-se…
            A conclusão que tiro é que a propaganda russa está a fazer um bom trabalho.

          • asimoto says:

            jota,
            Mas porque é que te inclinas para dizer…”a propaganda Russa”.
            Eu estava a falar contigo com base naquilo que conheço deste problema.
            Ninguém me vendeu nada.
            Os processos que teem sido seguidos para a Crimeia e para Donbass, estão presentes na Lei Internacional..sim sim da ONU!
            Podes ver a lei que foi aplicada ao Kosovo que é a mesma que foi aplicada a Donbass.

            Porque é que as coisas teem que ser sempre “propaganda Russa”, porque é que agimos como se de clubes de futebol de tratasse?
            É preciso lembrar que estamos a falar de Milhões de seres humanos, não pode haver clubismo, foca-te na Lei Internacional, que é o que foi aplicado.

          • jota says:

            Só a apropaganda russa é que afirma que qualquer governo eleito na Ucrânia é nazi, que os ucranianos são todos nazis, a propaganda russa afirma que houve falta de democracia em 2014, mas esse mesmo parlamento sujeitou-se a eleições nesse mesmo ano. Só a propaganda russa é que fala em golpe de estado em 2014, nós tb tivemos o nosso “golpe de estado” com Santana Lopes, acreditas nisso? Só a propaganda russa é que diz que os Ucranianos merecem esta guerra, perdão, intervenção militar especial, eu acho que nem os soldados russos a merecem… Tira lá as palas e deixa de papaguear o que diz a cassete.

          • asimoto says:

            jota,
            estás a tocar em muitos temas ao mesmo tempo..
            Na Ucrânia houve golpe de estado sim, claro que na nossa media não ves nada sobre isso…porque nós é que criamos o golpe de estado..é óbvio o motivo pela qual não vês nada contra..
            As pseudo-eleições que houve foram feitas em apenas algumas regiões da Ucrânia, e mesmo nessas tenho as minhas duvidas em relação á validade das mesmas..
            Sim é publico partidos nazis começaram a fazer parte da vida política na Ucrânia e inclusive estão presentes na Rada.
            Grupos paramilitares que antes praticavam crimes, mas não faziam parte das forças armadas, foram incluídos nas forças armadas da Ucrânia…precisamente pelo Zelinsky.
            O Zelinsky atribuío meda-lhas de “Herói da Ucrânia” a nazis em plenas sessões da Rada, é publico.

            Há um Documentário do Oliver Stone que tens que ver:
            Ukraine on Fire: https://rumble.com/vwxxi8-ukraine-on-fire.html

            Podes ver um resumo de muitos desses temas no documentário, a ideia que tenho é que não estás por dentro do tema..

            Eu não disse que todos os Ucranianos são nazis, até porque 43-45% da população Ucraniana são russófonos, logo portanto assumo que mais de metade da população não é Nazi.
            Mas há uma grande parte que é, e nos nazis há 2 tipos:
            Colaboradores Nazis – Aqueles que ajudam de alguma forma a causa doando recursos, e até denunciando indivíduos.
            Defacto Nazis – Elementos que ativamente perseguem o nazismo com ações violentas, terrorismo, tortura e morte.

            Eu estimo que a maior parte são Colaboradores Nazis, e uma menor parte são nazis que executam terror na Ucrânia desde 2014 para cá..

        • asimoto says:

          Pablo,
          Concordo com quase tudo o que disses-te.

          A Crimeia, essa era uma região autónoma, mal Kiev proibiu o uso da Linguagem Russa, a Crimeira deu seguimento ao processo de independência deles.
          Donbass, declararam-se republicas, mas esperavam ser regiões autónomas *dentro* da Ucrânia.
          Ou seja, o povo de Donbass não tinha intenção de ser um País independente, mas isso tudo mudou quando Kiev começou a fazer genocídio…e é fácil de perceber que depois do povo ucraniano andar a mata-los por mais de 8 anos…pois claro que eles já não querem mais ser ucranianos…mas isso é óbvio.

          Eu entendo quer a decisão da Crimeia quer a decisão de Donbass, porque a Ucrânia perdeu a democracia, e proibiu a Língua deles, e no caso de Donbass, tem sido cometido genocídio há mais de 8 anos.

          A diferença, é que Donbass não sendo uma região autónoma, não tinha um parlamento para se puder declarar independente como fez a Crimeia.
          Nos acordos de Minsk ficou determinado que seriam regiões autónomas.
          Agora claro que depois de 8 anos de matança, já nem faz sentido em serem regiões autónomas na Ucrânia sequer..

          A ultima opção pela lei internacional, era aplicar o mesmo cenário que foi criado para o Kosovo, e foi isso que foi feito, pela Rússia, e por Donbass.

          Pela Lei internacional, uma zona deve primeiro ser uma região autónoma dentro do País, só se essa hipótese for deitada por terra, é que a única solução é o reconhecimento dessa zona como País Independente.

          Ou seja, a Ucrânia só se pode queixar de si, pela situação que criou, é que foram eles que criaram o problema!

  8. Pablo says:

    Falar é fácil…
    Pode acontecer… Mas…

  9. ze says:

    é só russos neste país

    • José Orlando says:

      Eu não diria que só há russos em Portugal mas sim pessoas que começam a pensar por si próprias tendo em conta que o nosso país e o ocidente já mentiram antes sobre invasões a outros países soberanos e saíram impunes.

      • Mr. Y says:

        E que tal os russos que, supostamente, estariam sob ameaça saíssem da Ucrânia e irem para o seu país preferido, a Rússia?
        Se não se sentiam pertencentes à Ucrânia era só emigrarem.
        O pretexto de invadir um país à força só porque outros o fizeram não é desculpa…

      • wow says:

        Sim, mentiram, mas para ti a invasão á Ucrânia não passa de um sonho ou de um filme de 2ª categoria e o Putini é um Deus

      • asimoto says:

        José Orlando
        +100

  10. Pedro says:

    Zelenkpaganda para combater a putinpaganda.

    Sem imagens sem nada, por muito burro que o russo seja acho extremamente improvável que um mig29 mande abaixo um dos melhores caças do mundo.

    Ainda por cima da última vez quando um su35 foi abatido por uma defesa anti aérea foram só vídeos e notícias da tecnologia que tinham recuperado dos destroços.

    Mas ok, vamos continuar a chular o tuga para pagar esta brincadeira de malucos.

  11. PGomes says:

    Caça de 5º geração? O SU-35 é apenas um upgrade do SU-27.
    Parece-me que estão a confundir o SU-35 com o SU-57. Este último é que podia ser considerado um caça de 5º geração.

    • PAULO SILVA says:

      Eles no artigo dizem que tem tecnologias de 5ª geração, ele não é de 5ª, mas sim de 4ª geração, além disso depende de como era a situação tática no momento, pois se o Su-35 estiver a voar calmo, plano, sem saber que tem um Mig por perto, este pode aproximar-se abaixo do radar de terra e por trás e num rápido movimento subir e disparar um míssil, e o Su-35 ficar exposto ao ataque. os flares são infalíveis nos filmes… na realidade é bem diferente, pois nem sempre funciona o truque…
      Como se diz no filme, depende dos pilotos acima de tudo, e da posição das aeronaves, pois uma pode ter uma vantagem tática em relação à outra, e é ai que faz a diferença.
      A força aérea de Israel com caças que no papel eram inferiores, mas com pilotos e táticas superiores, ganharam quase sempre os caças mig ao longo dos anos…

  12. João says:

    Isto é o que se pode chamar publicidade camuflada. Ficamos à espera de confirmação. Entretanto a promoção ao filme (que vale a pena ver na minha opinião) fica feita.

  13. Fernando says:

    Não estarão a fazer confusão com o SU-57? o Sukhoi SU-35 não é de 5ª geração, embora todos os aviões de combate, tal como o nosso velhinho F-16, tenham efetuado upgrades com tecnologia de 5ª geração, tal como os mig-29 e muito outros por ai a operar!

  14. Gerardo says:

    Tudo o que seja contra o invasor são boas notícias

  15. jorgeg says:

    Loollll,..O Mitologico Ghost of Kieve esta de volltaaaaa!
    looollll ainda alguem leva estes tipos a serio?!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.