Quantcast
PplWare Mobile

Atirar beatas de cigarro para o chão dá coima até 250€

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. M.Manuelito says:

    Acho bem, mas as juntas de freguesia e câmaras municipais têm que colocar caixotes do lixo com cinzeiros para não haver desculpa de se deitar as beatas ou outros detritos para o chão.

    • Tua consciência says:

      Precisa de fraldas também? Se fumar é tão importante para quem fuma arranje uma forma de não deixar a sua marquinha por onde passa…

    • Woot! says:

      Sim pq ninguém vai colocar a beata no bolso. Em Moscovo haviam caixotes de lixo com cinzeiros por todo o lado e não vi uma única beata no chão. Incrível! Aqui mal saio de casa tenho várias perto da porta, por vezes já apanhei até no tejadilho do carro…

      • M.Manuelito says:

        Estive na Suiça em 2015 e havia caixotes do lixo com cinzeiros por todo o lado e não havia um papel ou uma beata no chão. Nunca deitei uma beata para o chão enquanto lá estive, agora aqui na minha terra é óbvio que deito, não se vê um único cinzeiro ou caixote do lixo para pequenos detritos, claro que não posso por a beata no bolso!

        • gonsa says:

          Que mentalidade de criança. Se te preocupas em ter um maço e um isqueiro contigo, preocupa-te em ter um cinzeiro portátil. Até um maço velho serve para guardares as beatas. É preciso ensinar estas coisas?
          Por estas é que considero os fumadores autenticos egocentricos.

        • RM says:

          Bem podias andar com um pequeno saco com zip!

        • Dav says:

          Eu estou a perder cada vez mais a esperança na humanidade. É o que me vem a cabeça quando leio comentários destes. Pelo menos faça um esforço par não deitar beatas para o chão quando não há cinzeiro.

        • ze says:

          Ou não fumas ou comes a beata.
          Em muitos países nem caixotes do lixo existem na rua e ninguém faz lixo e caso faça é multado, colocam num saco ou na mala e levam o lixo com eles até ao sitio onde possam despejar, mas não seja em casa, era o que mais faltava andarem a apaparicar quem fuma, fumem IQOS e guardem-nos de volta no maço como muita gente faz.

    • David says:

      Apenas uma desculpa para… tenho vários colegas fundadores…e possuem um mini cinzeiro…
      Quando se preocupam realmente não há desculpas! É uma questão de educação ou vontade de não poluir… as coimas em PT deviam de ser todas para cima do valor do ordenado mínimo pq se não respeitam nada e quando lhes toca ao bolso… aprendem…
      Engraçado que não aplicam as mesmas regras de Educacao que se aplicam quando estão na Suíça! Tb já zonas com poucos caixotes do lixo…e não se vê pessoas a cuspir para o chão, muito pouco lixo no chão, etc…pq respeitam ou as multas são caras…

      Opinião tido uma questão de educação e respeito… civismo… os estados não têm de dar tudo… até em casa…os sacos de plástico do lixo são pagos….. coloquem baldes do lixo em toda a casa…. quando toca ao bolso são poupadinhos…

      Falo do pouco que conheço atenção… abraço 😉

      • roberto says:

        E sim os portugueses deviam cada vez mais multados mas a sério quando votam nos trafulhas que nos têm governado, é que a única coisa mesmo onde são bons e multar ou inventar multas e de preferência logo o policia a fazer de cobrador de impostos com o multibanco no bolso.

    • Bianca says:

      Tens varias hipóteses, podes transportar uma placa metálica pequenina para apagar o cigarro e dentar no lixo normal. Podes transportar uma caixa pequena em alumínio ou outro material leve para guardar as beatas e deitar ao lixo assim que seja possível.
      Já transportas um maço de tabaco provavelmente um telemóvel e uma carteira, não vejo qual seja o problema de solucionar a questão desta forma.

      Acho a desculpa dos cinzeiros muito má e apenas um facilitismo.
      Além de que é dinheiro publico de toda a gente fumadora ou não fumadora gasto em equipamento publico, ou em limpeza. A alternativa de higiene e responsabilidade pessoal é muito mais eficiente e barata

      • Woot! says:

        Não sou fumador mas se fizessem caixotes já com cinzeiros a despesa dos caixotes seria praticamente a mesma. E evitava-se as pessoas que mandam para o chão. Quer queiras que não há muitos porcos que independente das soluções vão sempre mandar para o chão. Os cinzeiros nos caixotes resolveriam estes problemas.

        Obviamente que algumas pessoas porcas provavelmente vão continuar a mandar beatas para o chão mas resolveria para outra percentagem.

        • k says:

          Não precisas de metal para apagar. Das um toque rápido com uma unha na parte acesa ou sopras com força. A parte queimada desfaz-se toda e desaparece e guardas a beata até chegares a um caixote. Não é preciso caixotes especiais. Só bom senso.

          • Bianca says:

            Concordo que não seja necessario metal, é apenas uma sugestão e de uma alternativa a deitar ao chão. A sua sugestão também é viavel e é muito melhor do que deitar ao chão, apenas com mais passos.

        • Bianca says:

          Não concordo, existe sim um valor acrescentado, um cinzeiro deverá ser uma peça metálica e não plástica, que tem uma manutenção e limpeza acrescentada. Não consigo concordar que seja um valor pequeno que é acrescentado.

          A percentagem de pessoas que por existir cinzeiro vão deixar de deitar ao chão deverá ser muito baixa visto que o esforço de carregar um cinzeiro pessoal é equiparável ou mesmo o esforço de deitar qualquer outro lixo nos caixotes. Vê se muita gente atirar lixo do carro para o chão muitas Avezes em frente a caixotes, ou mesmo a andar.

          A mim, parece-me mais uma questão de educação e sensibilização. É mais difícil educar adultos nesta temática, as multas se aplicadas talvez sejam uma forma de motivação maior neste caso, e em alguns, trabalho comunitário, limpar as ruas.

      • David says:

        @Bianca Completamene de acordo!

        Eu só acho estranho pq é que o estado TEM de quando PARTE DE TODOS NÓS?

        O estado tem de colocar caixotes do lixo, o estado tem de dar ajudas pq choveu muito, o estado tem de dar ajudas pq houve seca, o estado tem de ajudar os bancos pq “mamaram” e agora não dá mais, o estado tem de fazer tudo para que tenhamos as mordomias todas????

        NÃO!
        Chega! não tem de DAR nada! E Não devia ajudar a TAP, não devia SALVAR BANCO nenhum! Deviam sim SALVAR o que já fazem que é garantir até 100mil€… PACIENCIA, faliu, má gestão? azar! seja bancos, TAP, clubes, e empresas de amiguinhos!

        Porra! chega!
        Não é ser extremista, de direita ou de esquerda ou centro, nem o regresso de um Salazar, etc etc… é que está a vista de todos desde a entrada da democracia, vão-nos ao bolso e ninguémfaz nada… so fazem se o SLB perder ou o SCP perder ou sei lá… FUTEBOL…

        PORRA
        O país é a nossa casa, zelem pela higiene do vosso país como se fosse a vossa casa! é pedir muito? o estado não tem obrigação de educar!!! NÂO TEM

        Frustrante!

        • Woot! says:

          Frustrante é realmente dar dinheiro para bancos TAPs e afins. Mas quanto ao ajudar e por caixotes. Sim o estado serve para isso e para a manutenção das ruas pago de bom grado. O que me irritam na gestão é realmente usarem o dinheiro para algo que não concordo e penso que a maioria não concorda que é colocar dinheiro em empresas falidas e que não tem qualquer solução a não ser falir.

          O dinheiro todo que já usaram no novo banco/bes e tap dava para por um caixote com cinzeiro em cada rua do país e ainda ajudar para as secas todas dos próximos 10 anos.

    • RM says:

      Isso é desculpa para não fazeres nada !?
      Todos podemos contribuir para espaços mais limpos.

    • k says:

      Não tens desculpa para o fazer, com ou sem cinzeiros. Mandas um toque rápido com a unha na ponta ou sopras com força para deitar fora a parte acesa que é basicamente cinza que vai acabar de arder e desaparecer e guardas a beata algures, tipo no bolso até chegares a um caixote. Não é difícil.

      Porque é que os meus impostos haveriam de pagar mais caixotes, cinzeiros e ordenados de pessoal para os limpar só porque tas pessoas não querem ter o civismo de limparem o seu próprio lixo?

  2. PGomes says:

    Se o pessoal fosse civilizado, nem seria preciso uma lei destas.

    • David says:

      Nem mais! Só basta a multa se 5mil e sem desculpas…E alíneas da lei!

    • Quies says:

      Ca em portugal ate alimentam os pombos mesmo sendo ilegal. Ainda hoje vi um idoso a insultar uma pessoa por esta o chamar a atencao de nao poder alimentar os pombos.

      • Tx2 says:

        Essa é outra, tenho um parque ao pé do prédio cheio de bocados de pão com bolor, quando vou levar o cão para fazer as necessidades tenho que andar com 7 olhos para ele não comer o pão

        • Woot! says:

          Espero que apanhes o coco do cão e não sejas como muitos dos meus vizinhos porcos que deixam o cão fazer coco na relva e depois olham à volta e se não estiver ninguém não apanham!!

  3. Jorge says:

    Infelizmente temo que a aplicação da lei vá ser “residual”, senão vejamos:
    «A fiscalização está a cargo da ASAE, policias municipais, GNR, PSP e Polícia Marítima»
    ASAE: 2 ou 3 vezes por ano saem à rua, convocam os “media”, fazem muito alarido para dar a sensação que trabalham.
    Policias Municipais: tirando a fiscalização de obras de membros dos partidos da oposição local, nunca os vi a fazer nada de útil, tal a o medo que têm de sair à rua.
    GNR: podem ser encontrados em três lugares, junto a radares de trânsito, ao lado das claques de futebol ou nos quartéis.
    PSP: em extinção, a única policia de proximidade/rua está a ser aniquilada pelos lóbis militares (pró GNR)
    Polícia marítima: sou do interior, desconheço a competência desta espécie, mas presumo que dos meus impostos vá dinheiro para os seus passeios de barco.

    • Euéquesei says:

      LOL…. e assim se dizem as verdades…

    • David says:

      I problema de PT começa no povo não no que tantos apregoam que os grandes devem dar o exemplo… se fôssemos correctos e unidos o nosso país teria melhores condições de trabalho e de qualidade de vida… seria “uma Suíça mas com mar”… a malta que é Meyer ao bolso pq o grande fez, que é fugir aos impostos pq o BES tb roubou e etc…o mal está na raiz não nos grandes…

      Mentalidades… se educarmos bem as crianças de hoje talvez teremos a hipótese de um dia PT ser alguma coisa… senão, esqueçam isso…leis para os legisladores mostrarem trabalho…
      Antigamente a lei era o pai que se fizéssemos algo de errado ou sem vergonha ou desrespeitoso, caia-nos em cima a chapada e com pau ou vime ou correia…hoje Se repreendes um filho e o miúdo quiser até tens problemas… vergonha…

  4. David says:

    David 9 de Agosto de 2020 às 11:22
    O problema de PT começa no povo não no que tantos apregoam que os grandes devem dar o exemplo… se fôssemos correctos e unidos o nosso país teria melhores condições de trabalho e de qualidade de vida… seria “uma Suíça mas com mar”… a malta que é meter ao bolso pq o grande tb fez, que é fugir aos impostos pq o BES tb roubou e etc…o mal está na raiz não nos grandes…

    Mentalidades… se educarmos bem as crianças de hoje talvez teremos a hipótese de um dia PT ser alguma coisa… senão, esqueçam isso…leis para os legisladores mostrarem trabalho…
    Antigamente a lei era o pai que se fizéssemos algo de errado ou sem vergonha ou desrespeitoso, caia-nos em cima a chapada ou com pau ou vime ou correia…hoje se repreendes um filho e o miúdo quiser até tens problemas…

    vergonha… precisamos de leis para mantermos o chão limpo pq as pessoas em casa devem ser uns porcos de primeira… se fazem em casa na rua então uiii

  5. JF says:

    No meio de uma imensidão de más políticas praticadas pela Presidência e o Governo, finalmente surge uma medida acertada e necessária para combater a poluição, preservar o Meio-Ambiente e os cidadãos da badalhoquice praticada pelos parolos(as) incivilizados que enchem as ruas e locais com pontas de cigarro.

    Agora só falta fazer o mesmo relativamente a quem alimenta pombos e gaivotas nas ruas e espaços públicos, é impressionante a quantidade desses parolos(as) incivilizados e selvagens que se deslocam para as cidades vindos dos arredores e das aldeias (outros vivem infelizmente nos grandes centros urbanos) para simplesmente fazer lixo, promover a insalubridade, e atentar contra a Saúde Pública.

  6. rock says:

    Quantas beatas queres? Aqui na rua estão sempre umas à janela .

    Um bom domingo

  7. Algo says:

    Se na baixa de Lisboa que tem nem seguem exemplo eu sinceramente não sei o que esperar com essa lei.

    Deviam era dar coima para quem deitasse máscaras no chão. Agora com essa Covid surgiu um novo tipo de poluição nas ruas.

    • GM says:

      Sim. As máscaras descartáveis deveriam ser usadas apenas por pessoal hospitalar (médicos, enfermeiros, auxiliares, administrativos, etc…) e em ambiente hospitalar ou no exercício das funções no exterior. Já no exterior e outros edifícios públicos / de acesso a público (população em geral), as máscaras seriam as reutilizáveis. Por uma questão de gestão de resíduos e redução na sua produção (até porque a esmagadora maioria se não mesmo a totalidade provém do mesmo país que, ao que se sabe, exportou a pandemia). A legislação precária e deficiente nos conceitos dá origem a isso.

    • Bianca says:

      Deveriam era? Não, diga-se, também! Todo o tipo de lixo.

  8. Euéquesei says:

    Eu fazia de outra maneira.
    Tá a fumar? Multa.
    Paga já ou vai fica à espera da cartinha das finanças?
    Ai e tal pode multar, não tenho rendimentos.
    Não faz mal, se receber algum subsídio, fica sem ele.
    Mas isso é racismo. Ai é? pois seja…
    Abaixo os cigarros…

    • Bianca says:

      A maior parte da população portuguesa é caucasiana, também é a maior parte da população fumadora, se alguém disser que é racismo multar por deitar lixo ao chão é porque não sabe o significado da mesma, é só uma questão de educação. Pode, no entanto, ser considerado racismo caso existam dois fumadores um branco outro negro e só o negro seja multado. A questão dos rendimentos é pertinente, mas talvez possa ser resolvida com trabalho comunitário, quem sabe a limpar as ruas da mesmas beatas.

      A lotação da prisões, por exemplo continua muito perto do que existia nos anos 60, a maior parte dos reclusos também caucasianos. Infelizmente colar as minorias a problemas da população em geral é um ato muito recorrente. O povo português, em geral sempre teve este problema de deitar lixo para o chão.

      • Euéquesei says:

        A maior parte da população portuguesa é caucasiana, diz vc, isso é cada vez menos verdade e em certos locais é já uma inverdade total.

        Nas prisões, uma certa comunidade quase que toma conta daquilo.
        Por cada 100 presos uma larga maioria são lelos.
        Não acredita? Pois deveria acreditar, porque é a verdade…

        • Bianca says:

          Não é porque as minorias aumentaram em certas zonas ou, porque são a maioria numa zona que passam a ser a maioria no país!
          “a comunidade cigana em Portugal é de 37 mil pessoas”

          Com uma população de cerca de 10 milhões de pessoas não me vai conseguir convencer que a uma larga maioria sejam de etnia cigana. Em termos estatísticos a tendência é para que sejam mais caucasianos mesmo que aceite a sua teoria, continuam a ser mais caucasianos.
          Não acredito, mas posso passa a acreditar é só provar o que está a dizer com artigos ou dados oficiais.

          De boca muita a gente espalha mitos. Eu que não sou exemplo para ninguém, cresci num bairro social muito conhecido que a maioria das pessoas que acabaram na cadeia são caucasianas.

          A minha experiência não representa os dados do país inteiro mas também vejo que o contexto de onde se cresce, da educação e das companhias influencia muito o percurso de vida das pessoas, sejam elas de que cor for.

      • David says:

        @Bianca “A questão dos rendimentos é pertinente” concordo… mas o estado so sabe criar certas leis, mas não as sabe impor…
        Se para eu receber um ordenado tenho de trabalhar, pq é que alguém que tem direito a um rendimento mínimo tem de estar em casa sem fazer nada, ou até são capazes de fazer biscates… e receber o rendimento sela esse rendimento mínimo garantido ou de iserção Social?
        Sim, há florestas para limpar, cidades para limpar, há estradas para limpar as bermas… etc etc… O estado devia e muito bem ocupar essas pessoas e mostrar que para se ter algo, temos de trabalhar para! se quer uma profissão melhor, é tentar estudar ou fazer por isso!

        Mas lá está!não queres trabalhar? o estado ajuda! mas para pessoas com invalidez ou pessoas com real necessidade são capazes de virar as costas!complicado! ou pessoas com mesmo dificuldades motoras de nascença ou por acidentes etc…

        msa sim, podiam limpar as florestas! se não querem fazer deixam de receber rendimentos sociais… se querem melhor procurem trabalhos…

        Isto não é uma vez mais, ser direito, ou esquerdo ou centros ou extremas….. é obrigar a sociedade a olhar pelo país e começar a organizar a casa… ao invés de criar e incentivar ao não fazer nada! mas deu votos… e deu tb troikas… e deu tb bancas rotas…

        Em cima alguem falava na Suíça… a SWISS Air faliu à uns anos… hoje pertence a um grupo privado e mantém o nome Swiss Air e não tem nada a ver com a Suíça… e aparentemente a ser bem gerida… a TAP podia tb ser privatizada mas por alguém que sabe gerir uma empresa… não por amiguinhos ou com negociatas para os amiguinhos…
        Olhem a PT Telecom…e as negociatas com as antenas etc… mas o importante é… Futebol…e assim vai o nosso pais!
        PT era facilmente educado… Multas astronómicas e trabalhos comunitários relacionados com o motivos pelo qual apanharam multas e nas cadeias alguns trabalhos “forçados ou necessários” para o estado a custo zero… mas coitado dos presidiários… com aulas, ginásio, internet, e tudo mais… para depois serem integrados na sociedade… e depois ainda recebem um rendimento de inserção pq coitados foram presos… enfim…

        Mas continuem assim que está tudo perfeito… ah e tal racismo, ha e tal os direitos humanos, ah e tal… é a minha visão e quanto a partidos… é so uma tanga… direita e esquerda e centro e extremas etc etc etc…. sinceramente? cuidem do nosso país como se fosse do vosso quintal… e respeitem as pessoas…

        E sim, podemos fazer do nosso país um país melhor sem que o estado tenha de! pq ele não tem de… e se nós lutarmos pelo nosso país poderemos e temos o PODER de que o gestor do nosso pais ande na linha! coisa que não anda e nós permitimos… pq é mais fácil gerir um rebanho do que um povo com educação e estudos! e assim se governa/ desgoverna um país…

    • Rodrigo says:

      Acho que nao sabes o significado da palavra ‘racismo’

  9. The Crow says:

    Infelizmente, o problema é da educação, ou falta dela. Olhem para o chão qd andarem na rua e comecem a contar as ponta sair encontram… Ao fim de 100 mts já desistiram de certeza. O maior nojo que tenho é ver gente a enterrá-las na areia da praia. Um asco:( Tenham civismo, porra!!!

    • Bianca says:

      Ainda bem que nos lembrou desse problema, realmente as praias ultimamente estão cheias de restos de cigarros e de muito lixo. Infelizmente não consigo entender como quem tem este tipo comportamentos não percebe o que está a fazer.

  10. saladastateofmind says:

    para inglês ver

  11. Luisão says:

    Concordo com estas medidas, mas tenho uma questão particular. Não deveria de haver (falo sem conhecimento de causa ou existência de alguma lei) uma lei que multasse mais seriamente quem atira fora, sobretudo beatas, pela janela do carro? Eu pergunto-me as pessoas não têm cinzeiro no carro ou não o querem sujar? Todos os dias vejo alguém a atirar uma beata / cigarro aceso pela janela do carro fora.
    Parece-me ser uma atitude que se banalizou-se, atirar um cigarro para o chão é um gesto normal que ninguém censura e todas as pessoas que fumam o fazem. Na rua ainda pode haver a desculpa de não haver cinzeiro mas no carro? Onde pode provocar até um incêndio. A multa mínima deveria ser bastante superior de 25€, para estares casos!

    • Bianca says:

      Concordo, isto é realmente mau, e muitas das vezes, perigoso para pedestres, ciclistas e condutores de mota com capacete aberto. Na rua não existe cinzeiro é a mesma desculpa do carro. Não se quer sujar o que lhe é pessoal, para não ter o trabalho de limpar.
      Escolhem andar com um maço de cigarros também podem carregar mais alguma coisa para guardar o lixo que fazem.

    • ze says:

      Existe essa lei, não se aplica apenas a cigarros mas a qualquer objecto atirado através da janela do carro, tem direito a coima e está no código da estrada.

  12. Pirata das cabernas says:

    Essas multas nunca vão ser aplicadas. Deviam dar 5 dias de cadeia e 100 chibatadas no lombo. Acho que assim as pessoas aprendiam.

  13. Carlos Silva says:

    Hahaha… Fez-lembrar os piões não utilizarem as passadeiras. Coimas de 50 € para quem não as utiliza-se… Já alguém foi punido?

    • Bianca says:

      Apesar de achar que se deve utilizar as passadeiras para o travessamento das faixas de rodagem, sei que existem varias exceções neste caso que fazem sentido. Coisa que não concordo que exista no caso de deitar lixo ao chão, ou se existem são poucas.
      Tem é de existir mais fiscalização.

  14. Mangusto says:

    Nunca irá acontecer

  15. André Filipe Sousa Leiroz Guimarães says:

    Devia ser proibido fumar enquanto se circula na via publica .

    • Quies says:

      Que exagero. Para isso nem fumar, nem beber, nem comer, nem assoar, nem tirar nada da mala pois pode fazer lixo e acabar no chao. Olha não respires também para não contaminar ninguem.

    • David says:

      Fumar pode original cancro… mas fumam na mesma… e depois a segurança social tem de cuidar dessas pessoas… tb discordo… mas o nosso sistema de saude é assim mesmo… saude para todos… é um direito! e fumar só não é proibido devido aos lobis e ao impostos que os estados ganham com…

    • Bianca says:

      É uma questão pertinente. Visto que temos liberdade, mas esta também tem os seus limites quando afetamos outros com os nossos atos. Somos livres de fazer varias coisas, mas sabemos que, por exemplo, não podemos pegar em coisas que não são nossas para passarem a ser. É roubo, e estamos conscientes que não trabalhamos para aquilo, não compramos, não nos ofereceram etc.

      Parece-me que é um argumento ainda maior no que toca ao fumar em público, especialmente em locais partilhados, sabemos que fumar é uma das maiores causas de cancro, sabemos que se fumamos estamos a contribuir para que isto de nos aconteça e também sabemos que fumadores de passivos são afetados com as mesmas consequências.
      Estamos então a abusar da nossa liberdade para prejudicar a liberdade dos outros e neste caso com consequências devastadoras.

      Até dou o exemplo dos automóveis que infelizmente também são uma das maiores causas de poluição localizada, as pessoas andam lado a lado com os automóveis e respiram todos os dias estes poluentes, neste caso existe uma desculpa de que o transporte pessoal é muito necessário especialmente em zonas com vários desníveis de altitude porque ainda não existem alternativas acessíveis a todos os bolsos.

      No caso do tabaco não há desculpa, as pessoas simplesmente são egoístas e usam da sua liberdade para prejudicar os outros, paragens de autocarro, metro, portas de estabelecimentos, passeios pequenos, etc. Muitas vezes nos mesmos locais vê-se pessoas com crianças a fumar e a prejudicar não só os outros mas também os próprios filhos.

      Se houvesse bom senso, educação e cuidado nada disto acontecia, mas como se vai solucionar este problema? Parece-me que passa necessariamente por algum tipo de regulamentação no que toca a espaços públicos.

      Paragens de autocarros, por exemplo, poderá haver proibição de fumar nas mesmas até uns certos metros (porque o vento por vezes traz o fumo se for muito perto). Não acho uma má ideia discutir possíveis soluções.

  16. David Guerreiro says:

    Estão em casa a fumar à janela e atiram a beata para a rua, ainda no outro dia caiu uma poucos metros de mim, e ainda acesa. A falta de civismo e de educação dos portugueses não muda tão cedo.

  17. Luis says:

    Pelo o que li aqui a principal razão dos fumadores colocarem beatas no chão é a falta de cinzeiros nas ruas.
    Os carros não tem cinzeiros ?? Continuo a ver mandarem beatas pela janela inclusive no verão. Aqui qual desculpa?? Continuando com o carro a fazerem limpeza ao cinzeiro do carro colocado um monte de beatas nos chão, também vejo muito disso.
    Trabalho num centro comercial aberto ao ar livre existe cinzeiro por todo lado e continuam a mandarem pontas para o chão. Qual a desculpa??
    Na praia a fumarem colocam as pontas na areia e ali abandonam ou como vejo por varias vezes atirarem a ponta para o mar. Qual a desculpa???
    Já agora para quê estas leis se não usufruem delas???
    O problema do português é o facto de não querer saber é o facto destes problemas ambientais que existem é-lhes indiferente?

    • Bianca says:

      Realmente parece-me que a falta de cinzeiros não é desculpa e muito menos razão para tal investimento, exatamente pelos exemplos que deu, vê-se que passa por outras soluções. As multas infelizmente podem não exercer a suar função de “educação” indireta se continuarmos num país que simplesmente não existe fiscalização para este tipo de problemas.

  18. JockSport says:

    É um passo na direcção certa, eu ate tinha ideia que já era ilegal. Daqui a um ano espero que algum repórter obtenha a estatística de quantas multas foram passadas neste âmbito só para termos uma noção.

    • roberto says:

      Viva a multa ! mais uma ! além da trafulhice do combustível ser mais pobre ,assim gasta-se mais e sempre pagamos mais impostos, viva , impostos e multas em barda, este povo precisa de mais cangas ,toca a amachucar mais, este povo precisa é de ser roubado continuamente.viva o roubo.

  19. David says:

    “Cafés e restaurantes também podem ter coimas até €1500 caso não disponibilizem cinzeiros.”
    Mas se disponibilizar e houver beatas no chão? Irá surgir uma nova profissão? O apanha beatas? Curiosidade…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.