PplWare Mobile

As ondas de calor fazem envelhecer tanto quanto o tabaco

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Yamahia says:

    Este Agosto está-nos a dar anos de vida. Está uma onda de frio do caraças.

  2. AlexS says:

    “As ondas de calor, outrora eventos esporádicos do verão”

    A propaganda continua.

  3. narcesudo says:

    Que grande novidade a deste “estudo”: as pessoas que “trabalhavam ao ar livre ou que viviam em zonas rurais” terem sido as mais afectadas. Até parece que ninguém sabia que a exposição ao Sol (aqui chamada de “calor”) envelhecia… e logo essas pessoas das zonas rurais que trabalhavam no duro de sol a sol para terem o seu sustento!

    E não desconsiderando os efeitos nefastos do nojento fumo mas centrando o assunto nas “ondas”… o stress sofrido pelo corpo durante o Inverno é muito maior do que durante o Verão.
    Uma onda de calor no Verão é apenas o Verão a ser Verão. Já as ondas (ou vagas) de frio no Inverno (o Inverno igualmente a ser Inverno) fazem morrer tanto como as gripes, tuberculoses, pneumonias e outras doenças características de Inverno ou agravadas pelo Inverno… todas juntas!

    Já que não podemos ter a Primavera de Janeiro a Dezembro, eu cá até prefiro que os Verões me deixem uns anitos mais velho do que vir um Inverno que me leve de vez… mas isso sou eu, claro!

    • paulo rodrigues says:

      Olhe eu é ao contrário! Dou-me muito melhor com o frio (inverno em Portugal)… passo praticamente o ano todo em mangas curtas, quando chega o calor é do pior para mim.

      Sim o calor provêm do Sol… a exposição solar excessiva acelera o envelhecimento da pele, mas não é por esta realidade que as praias não a abarrotar…

      • narcesudo says:

        Até nem me admira que ande de mangas curtas grande parte do ano.
        Comparando, nas mesma condições, moradias e apartamentos… os apartamentos têm vantagem já que são consideravelmente mais quentes no Inverno. Até a água da torneira, durante o Inverno, é muito mais quente num apartamento do que numa moradia… numa moradia, nos dias mais frios, até pode fazer doer as mãos de tão fria que a água está e não é preciso morar na Serra da Estrela para isto acontecer… os miúdos em particular, não é difícil ficarem com frieiras nas mãos.

        Para muitas pessoas que viveram toda a vida num apartamento e se mudaram para uma moradia, isto é um choque e ainda mais quando se dão conta que o gasto que passam a ter em aquecimento passa ser muito maior.

        Portanto, há de facto, muita gente que no Inverno (dentro de casa, isto é, dentro dos seus apartamentos) usa roupa leve. Mas não fariam o mesmo se vivessem numa moradia… a não ser, claro, aqueles com a conta recheada e capacidade de investir em aquecimento.

  4. jorgeg says:

    loll,… todos os tipos em africa parecem hiper ultra velhos!

  5. Max says:

    AIB – aceleração da idade biológica.
    “A análise revelou que, à medida que aumentava a exposição a ondas de calor, a AIB (aceleração da idade biológica) subia entre 0,023 e 0,031 anos”, ou seja, entre 8 e 11 dias. Está-se a falar num período de 14 anos (2008-2022).
    Resumindo: Em 14 anos, quem esteve mais exposto a ondas de calor envelheceu 8 a 10 dias.

  6. Jose Miguel says:

    Imaginem os povos das arabias devem envelhecer num 1 dia.

    • Max says:

      O estudo diz respeito a pessoas sujeitas a ondas de calor, em Taiwan, durante 14 anos. Uma onda de calor é um episódio de calor extremo, prolongado, com temperaturas muito acima das habituais (habitualmente, mais 5º durante 6 dias). O estudo
      também refere que as pessoas foram-se adaptando.
      Os povos das arábias estão mais adaptados, incluindo no vestuário, não é a mesma coisa.

  7. Mais um says:

    Para a semana é o alho e na seguinte a cebola. Cientistas ingleses com dizem os russos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.