Quantcast
PplWare Mobile

Altice Labs anuncia grande inovação para fibras óticas! Saiba o que é

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Gil Reis says:

    Ora algo me diz que esta coisa “simples” não vai ser barata…

  2. osonhador says:

    Ah e a velocidade mesmo por cabo nao ultrapassa os 100 megas (qdo contratualizado foi 200).

  3. Bruno Mota says:

    Excelente! Well done!

  4. Zé Fonseca A. says:

    Desenvolveu? Não será mais adaptou aos seus routers? A tecnologia está longe de ser nova..

    • Vitor Tavares says:

      Se é uma INOVAÇÃO MUNDIAL como é descrito no artigo…como pode estar longe de ser nova?! Pelo contrário…se a informação do artigo está correta por enquanto apenas é aplicada pela Altice!

      • Zé Fonseca A. says:

        “Se está na internet é porque é verdade”.. és desses?

        • especialista says:

          claramente que nunca ouviu falar o que é AlticeLabs…
          “Se está na internet é porque é verdade” não seja mais um contributo a desinformação

          • Zé Fonseca A. says:

            Lol.. queres dizer a antiga PTi ? Esses tempos já lá vão, tive muitos colegas e amigos que passaram por lá, curiosamente o talento vai todo para fora, emigraram todos e nenhum voltou, virou um antro e conseguiu piorar ainda com a compra por parte da Altice.
            Até o proprio curso de EI na UA entrou em declinio, hoje em dia unica investigação de jeito (que não é muita) feita em PT na área sai toda do IST e FCT.

          • o artista says:

            PTi, Altice, MEO, AlticeLabs o que é o nome interessa!? Nao consigo perceber o seu argumento nesta frase… “virou um antro e conseguiu piorar ainda com a compra por parte da Altice” a sério? Segundo sei o sucesso dessa empresa só tem aumentado nos últimos anos… será que sabe algo que mais ninguém aqui sabe? Pode partilhar? “Até o próprio curso de EI na UA” que curso é esse? Estará a falar sem saber mais uma vez ? “investigação de jeito (que não é muita) feita em PT na área sai toda do IST e FCT.” já agora onde posso consultar esse ranking? numa pagina do facebook? “Se está na internet é porque é verdade”.. és desses?

          • Ricardo Carvalho says:

            @ Zé Fonseca – Não onde foi buscar a informação que a UA entrou em declínio, de acordo com os últimos rankings está, dentro de 11 universidades portuguesas, entre as melhores do mundo em algumas áreas cientificas…
            https://uniarea.com/11-universidades-portuguesas-entre-as-melhores-do-mundo-em-22-areas-cientificas/

      • Pedro says:

        Então mas Sfp eu já uso disso hs muito tempo, de diversos fabricantes, huawei, Ericsson… Qual a novidade? Sou técnico de comunicações móveis, uso Sfp todos os dias, tanto para a transmissão da estação, como para a ligação dos rádios das diversas tecnologias

        • Sergio Dias says:

          Lesses a noticia cara*ho. Se usas SFPs todos os dias e não entendeste o que é que foi desenvolvido, não deves ser grande “técnico”. Bom fim de semana.

  5. Steve Jobs says:

    A questão verdadeira é a seguinte:
    Resolve os problemas de bufferbloat da MEO?

    • e é isto says:

      A tua rede em cada, deve de estar toda roda. lol Sou cliente de fibra e não tenho nada disso.

      • Steve Jobs says:

        Todos clientes da MEO se queixam, mas cuidado que temos aqui um cliente especial da MEO, hahaha

        • o artista says:

          Perguntei aos meus vizinhos se sabiam o que era bufferbloat… disseram que nunca tinham provado… e olhe que são da MEO. afinal não são todos…

          • Steve Jobs says:

            Só um artista como tu é que ia perder tempo a perguntar aos vizinhos, hahaha

            Não é por os teus “vizinhos” não saberem o que é que o problema deixa de existir…o problema existe e existem muitas queixas sobre isso…aos anos que o pessoal se queixa a MEO já teve tempo de resolver o problema.

            Deixa de ser artista.

  6. André R. says:

    A luz é a coisa mais rápida do mundo? Acho que seja a dor de barriga, ao ponto de nem termos tempo de a ligar…

  7. AqueleAmigo says:

    Muito bem!

    … Quando é que baixam o valor da fatura e aumentam os GB’s das redes movéis como no resto da Europa?! 😀 É que pagar tanto por tão poucos GB é completamente rídiculo.

  8. Domingos says:

    Que génios assim dividem a banda por 2 servindo o sobro dos clientes a metade da velocidade cada cliente.
    Acho que merece um Nobel.
    Metade da velocidade para dobro dos clientes é novidade mundial!

  9. Pe@ce says:

    No fundo criaram um splitter para dividir o sinal em 2. Os utilizadores ganham 0, já eles poupam milhões em equipamento.

    • Tonheco says:

      Acho que é mais por aí sim.

    • João Honesto says:

      “criaram”

    • o artista says:

      Bem como vocês percebem zero disto, vou explicar.
      o SFP em causa cria 2 pons em vez de uma, ou seja o existe 2 links pon e cada um com a sua largura de banda que deve estar de acordo com a norma do GPON! Possibilita ligar 2 fibras ao SFP em vez de uma sem perder largura de banda.

      • Tonheco says:

        Como não percebes nada disto vou explicar, podes ligar 1, 2 ou 10 fibras a um sfp gpon, apenas vais duplicar acessos já que a largura é a mesma devido á ligação á transmissão core dwdm ou mpls.

        • o artista says:

          Tu é que nao percebes nada disto… uma pon (GPON) tem como largura de banda de 1,2 em upstream e 2.5 em down ou seja este SFP GPON em particular dá te 2 pons…ambas com 1,2 em down e 2,5 em up. A carta onde ligas o modulo otico é que terá que ter um link de backplane superior a isso para que nao haja falta de LB. Ou seja nada tem haver com o SFP em causa… E sim tambem exitem OLTS com links de 100G.
          Vamos fazer umas contas? Ora se uma carta tiver um link de 100Gigas e tiveres 16 SFP’s destes inseridos, qual a LB que calha em cada fibra? Olha quem diria ainda tens LB que sobra para além do limite do SFP. Se precisares de ajuda com contas posso te dar o numero da professora primária do meu filho

          • Afinal o artista e quem says:

            Ve-se mesmo o que anda no terreno, os tais sfp da ALtice labs mesmo antes dos milagrosos com 2 pon já andavam a ser trocados por defeitos de desenho que acabavam com as estabilidades das pon sem razao aparente, e olhe que os ont eram da Altice labs tambem 😉 em cenario bem menos esticado como o normal que anda por este pais… Numa splitagem de 1:16 arreavam 😉 foi resolvido com sfp de uma marca americana que acaba em quiti 😉
            Valores teoricos de uma consulta rapida da wikipedia todos debitam. Andar no terreno e perceber que tudo está preso por arames no core não são todos. Um olt com link de 100 Gigas e com apenas 16 pon no chassis em operador é mito 😉

    • MR says:

      Não estou a par dos detalhes, mas se isto fizer com que haja menos atenuação no sinal, pode significar que um cliente que mora longe da central, possa ter o serviço.
      Se for esta a situação, a alternativa seria manter o ADSL, por isso, se for este o caso, já é uma melhoria para o cliente.
      O equipamento por si não faz milagres, e não vai fazer duplicar o número de clientes, já que no final todos vão partilhar o mesmo meio.
      Podemos comparar isto a colocar 2 antenas no telhado, que não vai fazer duplicar o número de canais de TDT que recebemos…

  10. Jekd jkk says:

    Bem, está na altura de comercializarem 10gb residenciais e ponto. Faz sentido para quem quer ter vários pcs com 1gb e famílias grandes

    • João says:

      Só para ter uma ideia, eu tenho uma rede wifi com cerca de 100 utilizadores e uma ligação 1G/200M que apresenta valores médios de utilização de 25%.
      10 Giga para quê?

      • o artista says:

        A tecnologia já existe , será uma questão de tempo até haver necessidade desses recursos, mas diria que em termos de negocio seria vantajoso já ter a tecnologia pronta e em funcionamento para facilitar a transição. Seria sempre melhor não ter que fazer planos de recolha de equipamentos…diria que é algo que tem custos bastante elevados

    • PML says:

      Jekdjkk, aconselho qe instale um software para aferir a utilização da sua rede. A menos que esteja sempre a fazer download de torents, raramente vai usar a largura de banda contratada. Até me atrevo a dizer que a utilização média de largura de banda de uma casa com 4 pessoas anda abaixo dos 10Mbps e terá picos de 200M no max (isto sendo muito otimista).

      • Jekd jkk says:

        O problema é que ninguém vê o futuro, antes com adsl dizia-se “Ah a fibra está a chegar, 30mb dão para tudo”. Hoje eu quero um download de um filme, jogo, etc etc seja o que for em 1 seg. Os 10 justificam-se com cerca de 15 a 20 pessoas a fazerem downloads que durem no máximo 20seg. Estão a entender onde quero chegar? Não é nas necessidades de agora mas sim futuras. Tal como os pcs e routers já deviam vir com portas de 10 ou 100gb. A meu ver a Microsoft faz bem colocar regras no Windows 11, faz sentido, estão a pensar no futuro. O utilizador acomoda-se…. Outro exemplo, preços do combustível… O zé povinho é assim, ah 5mb chegam………

        • Sergio Dias says:

          Não seja idiota. nem em ambientes empresariais com 1000 users se usam links de 10GB para a internet. isso é utópico. A probabilidade de estarem 15 pessoas a fazer download em simultâneo do que quer que seja roça o 0 e se não demora 20 segundos, demoram 50. isso é um não problema. Ter 10GB serviria apenas para o speedtest dizer 10GB e mostrar aos amigos que”a minha pila é maior que a tua”. Na prática não traz benefício nenhum, muito menos para ambientes residenciais.

          • MR says:

            Cada vez mais se estão a utilizar serviços remotos, sejam eles drives a ler diretamente de uma cloud; ter a estação de trabalho remota, sendo o computador local um mero terminal; ver vídeos ultra super mega HD, etc.

    • luis baker says:

      E so vir aqui para a frança 😉 Free ja vende 10gb por 50 euros por mes

  11. Tonheco says:

    SFP-1gb ou 2.5gb
    XFP-10 gb
    CFP-100 gb

    Gostaria de saber qual a vantagem deste sfp duplo se a coneção cliente de transmissão MPLS ou DWDM continua a ser a mesma.
    Isto cheira-me mais a poupança de dinheiro, ou seja distribuir uma saida DWDM ou MPLS para duas finais de SR ou DSLAM.
    Não deixa de ser um bom feito, o verdadeiro benefício é que me parece “camuflado”.

    • Ricardo Gomes says:

      Nao é nehuma…é apenas Marketing com tecnologia obsoleta… até XGSPON chegar…se chegar…vais levar com Fiat e pagar Mercedes 😉

    • Sergio Dias says:

      Tonheco, Isto é especifico para o GPON/FTTH. Permite numa central onde existam 200 portas atualmente, possam fazer upgrade para 400 portas, sem terem que trocar o OLT. DWDM é transmissão, pode eventualmente befenificar de uma tecnologia identica, mas não é indicado para isso.

  12. Tuga apenas no tutano says:

    Desenvolveu? Acho que devem ter aproveitado é um produto já feito como o que está nesta página:
    https://edgeoptic.com/products/sfp/1-25g-sfp-20di/

    • rui says:

      esse gbic não é de gpon é os “standard” single mode que usam 1 fibra para download e outra para upload
      no gpon nos equipamentos de operador sai 1 fibra que permite ser dividida passivamente em vários utilizadores dependendo da distância, neste caso parece dar para sairem 2 por saída, não sei se é compativel com o hardware central existente, se for o backbone vai ter de servir o dobro dos clientes

      aqui dá para verem como funciona a tecnologia neste vendor
      https://help.ui.com/hc/en-us/articles/115011654907–UFiber-GPON-Designing-a-GPON-Network

      • o artista says:

        Rui é exatamente isso que faz, e sim é compatível com o HW central pois trata-se de um simples modulo ótico! alem disso parte do HW central já é desenvolvido pela AlticeLabs e alias não é só o modulo ótico de GPON a patente também está para XGSPON pois o futuro está aí!

  13. Jorge marques says:

    Quando se acaba a mama tem de se arranjar outra a pplware é capaz de explicar á quantos anos existe swuitch mudelares para bastidores da vodafone, motorola, well direccionados a grandes empresas estes pequnos conversores á quantos anos existem? Agora a minha pergunta é porque nao encontro a nivel consumivel normal, e qualquer humano tem de se restringir a linhas quem tem de ser pagas para o que querem… se temos as moveis as fixas deveriamos poder usufruir do mesmo modo, ora se temos teves de fibra, consolas misturadores de som e vídeo porque no podemos teriar o maximo rendimento dos mesmos?
    Isto chama se mama!
    Bom dia a todos

  14. Cabeçadas says:

    Estetacular!… Inventaram o Spleeter… Ah esqueci me, deletar fibra ótica já é recorrente em todas as operadoras. Vantagens para o cliente? -500

    • o artista says:

      Sim inventaram um spleeter seja lá o que isso é…
      Isto de andar as Cabeçadas não lhe faz bem! O melhor é mesmo não comentar quando não se percebe do assunto!

  15. Ricardo Gomes says:

    LOOOL, isso não é inovação nenhuma… Quantas decadas é que os Portugueses vão ter que esperar para que a real inovação XGSPON chegue ao Mercado Portugues?

    • o artista says:

      Ricardo Gomes o XGSPON já existe! Agora tudo depende do investimento das operadoras.
      E já agora , talvez não tenha estado noutros países mas a tecnologia de telecomunicações usada em Portugal está a muito acima da média europeia! Ainda a uns meses estive em londres cerca de 3 meses e posso lhe garantir que a qualidade das telecomunicações lá fica muito mas muito aquém de uma cidade secundária aqui em Portugal. Deixo mais uma vez a dica, quem sabe não comente que não vale a pena dizer asneiras…Mas podem sempre colocar perguntas validas que isso terei todo o gosto em responder

  16. Ricardo Gomes says:

    XGSPON já existe há anos onde vivo sim, mas não em Portugal, e comparar sempre com os piores nunca levou ninguém a ganhar uma maratona… exemplo e pensamento ridículo.

    • o artista says:

      Ricardo Gomes onde é que vive mesmo?

      • Ricardo Gomes says:

        Suiça… 10gbps é Standart para quem quer aqui… o mínimo que ainda podes ter é 50mbps ADSL…. 5G já temos em todas as cidades… 4G até na mais alta das montanhas nos Alpes tens… etc etc etc

        • Zé Fonseca A. says:

          Bolsos fundos e 1/3 do tamanho de Portugal, até já podiam ter 40 gbps.

        • nocode says:

          Portugal só não anda para a frente porque os intelectuais como o Ricardo vão vender a sua Inteligência para outros paises. Os corruptos, ignorantes ficaram cá mas também ficaram cá aqueles que mesmo no meio de tanta porcaria querem fazer a diferença.Um dia que deseje voltar a Portugal (quando se cansar de empregar toda a energia e esforço que deu na Suiça que nunca deu em Portugal só pq não lhe pagavam o justo) dê uma oportunidade a perceber a inovação que se anda a fazer por cá, apesar de não sermos um pais como a Suiça (o melhor pais do mundo em tudo para os Portugueses que desistiram do seu próprio país em vez de tentarem fazer melhor por ele) andamos a tentar fazer omeletes sem ovos (inovação) e ainda assim estamos no TOP dos melhores paises em termos de telecomunicações, Rede bancária, serviços (via verde, revenue assurance, low code…, estamos na boca do mundo com alguns dos unicórnios tecnologicos mais badalados do momento.

          Podemos ser maus em muita coisa, podemos ter politicos muito corruptos, podemos ter gestores muito maus, muita coisa má mesmo, mas mais que estar sempre a bater porque somos piores que a Suiça ou a França nisto ou naquilo, veja também o que temos de bom. Por exemplo, Portugal apesar do que possa andar a passar nos média, continua a ser top 3 dos paises mais seguros do mundo, à da Suiça 7 lugares (https://worldpopulationreview.com/country-rankings/safest-countries-in-the-world).

          Fico feliz por saber que ai no futuro já tem net a 10Gb enquanto cá so temos a 1Gbit e os videos do youtube e do netflix ainda são a preto e branco e tenho que por a fazer o load 2h antes de ver.

          Mais uma correção, não é standard mas sim o top line e não está disponível em todo o lado e nem mesmo voces, os magnatas da suiça, querem todos pagar o plano mais caro de 83 euros ou 90CHF(ou 59CHF pq estão com um desconto durante um ano e isto só por internet, pq num pacote com TV são 175CHF normalmente) https://www.swisscom.ch/en/residential/plans-rates/inone-home/internet.html

          Sabe, “comparar sempre com os piores nunca levou ninguem a ganhar uma maratona”, e comparar a Suiça a Portugal na realidade, não é justo. Mas comparar um emigrante Português como você a um papagaio é, porque até pode ouvir umas quantas coisas da boca dos outros mas como quer parecer mais, tem que se impor pelo que os outros fazem ou tem e nós plebeus da tuga não.

          Obrigado por ter deixado Portugal, por cá ficam os que apesar de tudo, ainda tentam fazer a diferença.

          • luis baker says:

            Qual e o problema de ele ter saido do pais? Porque que nos devemos ficar num pais que so nos mata em impostos? Salarios baixos, preços de luz altos,Emrpesas de telecomunicoes a fazer cartel? Politicos? Sempre ouvi dizer politicos sao um reflexo da populaçao.

          • Ricardo Gomes says:

            falar sem saber tambem nunca levou ninguem a nenhum lado… mas podes sempre fazer pesquisa ao meu nome no google + edward snowden etc… e irias descobrir que pelo menos ja criei mais de 30 posto de trabalho em portugal, que genhei premios de inovacao em Portugal etc…e nao apenas uma vez… depois falas de paquotes na qual existem os mesmos por precos inferiores aos de portugal, falas de paises mais seguros mas desculpa PT nao é de todo mais seguro que a CH. falas basicamente de muita coisa irrelevante e nem sequer entendes que tu nao vais conseguir fazer qualquer diferenca PT etc…por alguma razao vendi tudo o que tinha ai…

  17. Joao says:

    Quando quiserem avancar um pouco e fazer um conjunto de 8 fibras para cada entrada/saida por cada 1 impulso avisem… Acho que progrediam mais rapido…

  18. Dario nobre says:

    SFP já existe muitos anos ,até a Vodafone usa isso nas suas centrais…
    Aliás Vodafone tem até 2 modelos tipo C e A ,o que muda e força do sinal

  19. Wagner says:

    Sério? Qualquer sfp usa duas fibras. É para os apanhados esse artigo? 😉
    O sfp é para ligar um par de fibras, portanto 2 fibras.

    • senhor GPON says:

      Santa paciência para estes comentário! é claro que ja existe SFP’s a muito tempo… só nao existe deste tipo de SFP a muito tempo… até porque a patente foi submetida a pouco. Em relação a afirmação “Qualquer sfp usa duas fibras” MEU DEUS, não fazem ideia do que falam… não conhecem mais coitados… o SFP GPON só usa uma fibra se não na vez de receber uma fibra em casa recebíamos 2. o que acha que estará na ponta da fibra que nos chega a casa?

  20. V. A says:

    Pois bem interessante!
    Só não mudam o jogo de interesses ,em que só a Altice/Meo é soberana!!!
    Pois queremos ter acesso a fibra ,mas só a Altice /Meo é quem detém o mercado.
    Somos reféns dessa grande empresa……sempre foi assim desde Portugal Telecom.
    É lamentável não podermos ter fibra porque a Altice /Meo …bloqueia tudo!
    Vergonhoso!

  21. AAAasdf says:

    e uma inovação para os portugueses terem os melhores tarifários da europa, isso é que era de se tirar o chapéu.

  22. Carlos Roque says:

    O que interessa é ter mais não importa se reduz a qualidade, típico pt/MEO/altice.

    • MR says:

      Típico comentário de mal dizer.
      Quando contratei o serviço de fibra há anos tinha 20mbps.
      Agora sem alterar o contrato tenho mais de 100.
      Portanto foi-me melhorado o serviço sem pedir nada.
      De certo que os outros operadores fazem igual, não estou a defender nenhum, mas é por dizer que o seu comentário não está correto.

  23. Carlos says:

    Também tinha 20 e aumentaram para 500 e ainda pago menos que pagava em 2017.
    O que é habitual dos operadores é fazerem o trabalho de um cavalo com um burrito, quero com isto dizer que o sistema está sempre sobrecarregado e há horas que não chega para todos com a qualidade para a qual pagamos.

  24. Nuno José Almeida says:

    Não comento o resto da noticia pois não tenho conhecimentos para tal mas gostaria de deixar uma correcção à seguinte frase:

    “É um conversor de sinais elétricos em sinais óticos, uma vez que a fibra ótica utiliza luz para transmitir informação e é o meio de transmissão mais rápido que conhecemos, porque nada é mais rápido que a velocidade da luz.”

    – nada é mais rápido que a velocidade da luz – apesar de lhe chamarmos velocidade da luz, na realidade é velocidade das ondas electromagnéticas no vácuo. É o limite a qual a informação pode percorrer o universo. Só as ondas electromagnéticas, por não terem massa, conseguem atingir esse limite. Ora a fibra óptica não está no vácuo e nem tem sequer um caminho recto, ou mais correctamente, paralelo com a fibra. Os fotões estão constantemente a serem reflectidos pelas paredes da fibra. E como não estão no vácuo, vão mais devagar. Penso, se não estou enganado, que, na fibra, a velocidade dos fotões é 69% da velocidade da luz. A isso, ainda temos de adicionar o caminho não recto. Ainda assim, é bem mais rápido que a velocidade dos electrões no cobre que é apenas de 0,02 cm/s. A velocidade a luz é de 299 792 458 m / s. Apesar de disto tudo, as razão pela qual a fibra é melhor são: maior quantidade de dados (dá maior velocidade bps), mais distância, praticamente imune a interferências, mais seguro, leve, maior vida e menor consumo. Na realidade, a comunicação na qual se pode obter maior velocidade (não estou a falar de velocidade de dados, bps) são as ondas electromagnéticas, fora da fibra. Essa é a razão pela qual, a latência da Internet da starlink é menor daqui para a América. O uso de laser (que é uma onda electromagnética) permite que menor distância e mais velocidade da luz, apesar de ter de ir ao espaço. Obviamente, a fibra continua a ser ideal para toda a quantidade de dados e rapidez que permite. Simplifiquei um pouco porque ainda teríamos de falar da conversão eléctrica óptica, etc….

    • MR says:

      Um pequeno detalhe em relação à velocidade dos electrões. Admitindo que o valor que indicou está certo, 0,02cm/s são 72cm/h.
      Qualquer caracol é bem mais rápido!
      Assim sendo, a velocidade dos electrões não é muito relevante para a velocidade da electricidade, pois quando ligamos o interrutor, os electrões que lá estão não são naquele momento os que fazem acender a lâmpada.
      A mesma comparação pode ser feita se tivermos uma mangueira cheia de água, ao abrirmos a torneira, imediatamente na outra ponta começa a sair água, apesar de demorar um bom bocado a chegar lá a água que inicialmente saiu da torneira.
      Conclusão, é que talvez a velocidade da electricidade seja próxima da da fibra.
      O problema da electricidade é o efeito electromagnético que causa interferências significativas à medida que se aumenta a frequência, e assim limita a largura de banda disponível.

  25. Boris Joe says:

    Palhaçada.

    Inventaram a RODA! que já anda em circulação há muitos anos. Quantas vezes usamos isto para duplicar os links…..

    Quanto querem ?

    https://www.google.com/search?q=sfp+double+fiber

    https://www.google.com/search?q=sfp+double+fiber

    • Boriscaburro says:

      Mais um que não percebe nada do que diz… SFP’s existem para diversas tecnologias, este que fala no artigo é de GPON e XGSPON e não basta pesquisar no google convém perceber minimamente disto e saber que cada SFP de diferente tecnologia trabalham com comprimentos de ondas diferentes… e nao é por dizer que usas 2 fibras que é igual ao que se fala neste artigo. Este SFP nao funciona como splitter mas sim com um SFP que dá 2 PON’s e cada uma com a sua largura de banda separadas. tenta pesquisar com essa informação e vais ver que não existe…

  26. Filipe Azevedo says:

    Boas,

    Não será qualquer coisa nesta base?
    Já usei tantas destas que lhes perdi a conta…

    https://www.lr-link.com/products/lres1014pf-2qsfp28.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.