PplWare Mobile

Airbus e Saab podem unir forças para criar o caça europeu que fará frente aos americanos

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. AlexS says:

    Sem novos motores não vão a lado nenhum. O Gripen tem um motor Americano. O Eurofighter e o Rafale tem motores Europeus, mas um caça requer 2 pelo menos devido á comparativa baixa potencia dos motores Europeus.

    PS:lá por ser Europeu não o torna um imune a interferência politica, pelo contrário, para nós colocar todos os ovos o mesmo cesto é um grande risco.

  2. Joao Ptt says:

    Os países europeus têm que fazer como a Índia, vários fornecedores diferentes, mesmo que um corte o fornecimento, têm outros, e assim mantêm o seu país protegido. Não é nada barato ter logística diferente para tantos produtos/ serviços/ conceitos diferentes, mas a alternativa é ficar “refém” de um determinado fornecedor/ país que a qualquer momento pode tornar-se hostil.

    • Max says:

      Bom exemplo a Índia 😉
      Foi para a guerra com caças Rafale com o Paquistão … e levou na corneta do Paquistão com caças chineses.

      • AlexS says:

        Não levou. Vá analisar a batalha…

        • Max says:

          – Combateram 125 caças, que se mantiveram do respetivo lado da fronteira, com troca de mísseis.
          – O governo do Paquistão diz que abateu 5 aviões indianos, entre eles Rafale. Usou o caça e mísseis chineses.
          – A índia diz que não lhe abateram avião nenhum, mas não fala em ter abatido algum.
          Os créditos são dados ao avião e ao míssil chinês.
          Que há mais para analisar?

          • AlexS says:

            Parece que 1 Rafale foi abatido, mas 1 não significa alguma coisa necessariamente e a India já colocou outra ordem após o combate.
            Notar ainda que uma derrota aérea pode não haver com os aparelhos. Mas também ou só com a missão, tacticas, competencia.

  3. Novo Youtube says:

    Atendendo ao custo exorbitante, tanto na aquisição como na manutenção/hora de voo, e principalmente atendendo aos “humores” de Washington, não percebo como é que o F-35 ainda está em cima da mesa para substituir os “velhinhos” F-16… SAAB Gripen E custa menos de metade, 1/3 por hora de voo, pode ser montado/mantido nas OGMA, e é mais que suficiente para as nossas necessidades. O F-35 é um “delírio” da F.A. que comprometia Orçamento por mais de 10 anos e nos tornava dependentes de uma assinatura ou das boas graças do inquilino da Casa Branca.

  4. Max says:

    De modos que o caça de 6ª geração, a próxima, não se sabe muito bem o que é, exceto que terá muita AI, para libertar o piloto de um grande número de tarefas e apenas supervisionar, e que operará em “enxame”, que até pode ser de drones.
    E o que fará Portugal, para substituir os F-16, do tempo de Cavaco Silva (que nunca combateram em lado nenhum … o que não é certo que aconteça com os próximos)? Não há decisão, o governo, nem sequer abriu concurso para os vários fabricantes apresentarem propostas. A Força Aérea “insubordinou-se” e anda há anos a dizer que quer os F-35. Provavelmente tem razão, porque é o que estão a comprar a maior parte dos países europeus.

  5. Feliz100Ti says:

    Isso, bora Europa!

  6. PorcoDoPunjab says:

    Cal,a. para a Airbus e a Saab unirem forças a UE primeiro tem que regular.

  7. FoCP90 says:

    Portugal vai projetar e fabricar o avião. Portugal é excelente no que toca à caça…à multa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.