PplWare Mobile

OMS declara fim da pandemia de COVID-19

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Mr. Y says:

    Ui! Pessoas a dizer que nem deveria ter havido uma emergência global em 3, 2, 1…

  2. Nuno says:

    Mundo livre 1 – China 0

  3. Luis R says:

    OMS: “O pior que cada país pode fazer agora é usar esta notícia como razão para baixar a guarda, para desmantelar os sistemas que tem montado ou para mandar a mensagem aos cidadãos que não têm nada com que se preocupar”

    Pplware:”Acabou…”

    Era escusado

    • Vítor M. says:

      Mas acabou de facto a pandemia. A doença, contudo, não desapareceu.

      • R says:

        Não, a pandemia não acabou. Declarou-se foi o fim da emergência global.
        Há que haver rigor.

          • R says:

            New York Times

            “The World Health Organization announced on Friday that it was ending the emergency it declared for Covid-19 more than three years ago, a milestone in the fitful emergence from a pandemic that has killed millions of people around the world and upended daily life in previously unimaginable ways.

            “It is with great hope that I declare Covid-19 over as a global health emergency,” said the W.H.O. director general, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

            But W.H.O. officials warned that the decision to lift the emergency does not signal an end to the pandemic, and cautioned countries not take this as reason to dismantle Covid response systems. Dr. Maria Van Kerkhove, the W.H.O. technical lead on Covid, said the organization wanted to be as clear as possible knowing that people would wonder how to think about the pandemic going forward.

            “The emergency phase is over, but Covid is not,” she said.”

          • Vítor M. says:

            Exatamente. A pandemia acabou, mas a COVID-19 não.

          • R says:

            But W.H.O. officials warned that the decision to lift the emergency does not signal an end to the pandemic

          • Vítor M. says:

            WHO downgrades COVID pandemic, says it’s no longer emergency. Portanto, já não é uma pandemia. Mas a doença não desapareceu.

          • Paulo says:

            Nunca comentei aqui, Vítor, mas há sempre uma incapacidade sua de dar razão quando a há. A pandemia continua, ainda não passou a epidemia. Deixou foi de ser considerada uma emergência global. Uma vez mais, a COVID-19 só deixará de ser pandemia quando passar a epidemia.

          • Vítor M. says:

            Não, não tenho qualquer incapacidade de dar razão a quem a tem. Agora, se for ver as declarações e correr o mundo da informação, todos dizem e é explicito no que foi anunciado. O que significa este baixar de nível de alerta é isso mesmo, o fim da pandemia. Não é mais que isso. A pandemia acabou, mas não a doença. WHO Declares Covid-19 Pandemic Emergency Over.

          • rjSampaio says:

            Vitor M. podes ao menos admitir que a OMS não disse “THE PANDEMIC IS OVER”?

          • Vítor M. says:

            Disse por outras, mas há muitas formas de dizer as coisas, ou só percebes dessa forma?

          • rjSampaio says:

            isso já são interpretacoes, e se queres evitar problemas nao devemos por palavras nas bocas dos outros.

            Afinal disseram ou nao “the pandamic is over” ou alguma variante? ou sempre usaram a palavra “emergency”?

            Nunca te vi a retrair um comentario…

          • Vítor M. says:

            É falta de visão de tua parte (e poder de interpretação). Até porque há muitas formas de dizer que a pandemia acabou. Uma foi como disseram. Aliás, é unânime. Basta escreveres no Google “fim da pandemia” https://bit.ly/3VHT4ch e vais ver que de facto tu não entendeste.

          • Leo says:

            Vítor, antes de mais peço desculpa pela minha sinceridade. Aqui a questão tem a ver com o brio e rigor na comunicação de factos. E de facto a OMS anunciou o fim da emergência global, não da pandemia. Aliás, na imprensa international lê-se “WHO said that even though the emergency phase was over, the pandemic hasn’t come to an end, noting recent spikes in cases in Southeast Asia and the Middle East”. Outros jornalistas podem noticiar como desejarem, mas jamais isso deve servir de desculpa para seguires o erro. Embora entenda que queiras defender o título supra escrito, não acho que devas antagonizar os teus leitores por demonstrarem sentido crítico, mesmo que estejas em desacordo, muito menos acusá-los de falta de interpretação. Interpretação existe sempre e é algo pessoal e subjetivo, não absoluto e objetivo. Espero que doravante vejas nos comentários uma abertura para discussão e reflexão, não para te fechares na defensiva. Cumprimentos

    • jorgeg says:

      lolll,… continua a usar mascara e vacina-te de 3 em 3 meses!

  4. deepturtle says:

    CLOWN-WORLD!

  5. João says:

    Errado. A oms não declarou fim da pandemia. Declarou fim da emergência. Cá em Brasil ainda morrem mais de 300 por semana.

  6. Art says:

    As grandes provas de ciclismo são boas para aferir o que está a acontecer com a covid …porque movimentam muita gente , percorrem varias localidades e juntam milhares de espectadores ao longo das estradas . Pois bem , já não se falava em ciclistas infetados há uns tempos e de repente começaram a surgir novos casos nos últimos dias , de tal forma que já há equipas a pensarem formar novamente uma bolha de proteção…..parece-me que andamos em direções opostas à realidade

  7. SANDOKAN 1513 says:

    “Entre 3 e 30 de abril, foram detetados quase 2,8 milhões de novos casos e mais de 17.000 mortes segundo os últimos números.” E acabou ?? Pelo que vejo isto é tudo menos acabar,bem pelo contrário !! 😐

  8. Profeta says:

    Agora o que deviam fazer era colocar a OMS em tribunal por ter fomentado os ogovernos a tomarem decisoes injustas e com isto alguns negocios terem ficado arruinados. Isso ja nao importa apurar responsabilidades nao e ? Ja foi decretado o fim o resto nao interessa.

    • SANDOKAN 1513 says:

      Decisões injustas ?? Mas que decisões injustas ?? Falo somente a nível de saúde pois sei que fala no geral.Mas a nível de saúde que decisões injustas os governos a nível mundial tiveram ?? 😐

      • Profeta says:

        Nao me digas que andaste distraido este tempo todo Sandokan ? O tempo que algumas empresas nao poderiam abrir portas, so as fez perder dinheiro. E algumas estavam a injectar dinheiro apenas para se manter de pe ate nao o conseguirem mais. Se achas que uma doenca (que nem pandemica era) era motivo para parar o pais estas enganado. Mas ja sei o que vem da comunicaao social e verdade para ti. O Covid so terminou ao fim de 2 anos ou mais sei la, porque deu lugar a guerra. Isso e tao obvio que ate uma crianca de 3 anos consegue perceber isso. Ja alguns adultos deixam a desejar.

        • Fusion says:

          Finalmente alguém diz as coisas como elas são.
          Curiosos que desde que a guerra começou nunca mais se ouviu falar nada do covid (ou pelo menos como antes).
          No ano passado até fazia a brincadeira de dar o premio Nobel da medicina ao Putin porque acabou com a pandemia.

        • ervilhoid says:

          dou-te valor de teres dado ao trabalho de responder ao sandokan

  9. Sergio says:

    Foi o abalo necessário para justificar os erros habituais do sistema económico mundial, agora é esperar pelo próximo evento, oh espera.. no leste da europa anda lá uma batalha qualquer xD

    De forma geral acho que se lidou bem com a situação, haverão sempre negacionistas e positivistas com palas.. mas a verdade é que em Portugal em média matou pouco mais por ano, do que aquilo que a Diabetes por exemplo faz.
    Alguns contrassensos pelo caminho, mas faz parte tendo em conta o desconhecimento inicial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.