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Gorilla Glass chega aos automóveis pela mão da Ford

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Maria Inês Coelho


  1. Diogo says:

    Menos 5kg ainda por cima num carro com esta potência traduzir-se em melhorias de desempenho e estabilidade significativas? Looool please :’D

      • Anónimo says:

        Deixa-me adivinhar, recomendas que se utiliza o carro apenas *antes* de almoçar, já que depois do almoço o “desempenho e estabilidade” ficam significativamente comprometidos…

        Think about it.

      • alguem says:

        obviamente, o racio peso / potencia, quando menor peso um carro tiver traduz-se em melhor aproveitamento da potencia. cv’s por kilo.
        porque achas que os carros de competição não tem os luxos que os carros convencionais têm?

        • alguem says:

          esqueci-me deste exemplo @Diogo, achas que consegues correr mais rapido com uma mochila as costas com 5 kilos, ou sem mochila?

          • João says:

            Com mochila.

          • Invision says:

            Sim, porque é perfeitamente comparavel um homem de 80 kg correr com uma diferença de 5kg (ou seja, mais cerca de 6% do seu peso total) a um carro de 700kg com mais 5 kg (que se traduz num aumento de menos de 1%. Tem tudo a ver realmente. A diferença vai ser praticamente imperceptivel. Ajustando o teu exemplo à realidade, achas mesmo que sentes diferença perceptivel a correr com mais 0.7kg?

          • NT says:

            Invision.. Por exemplo na F1 + 1Kg no carro/piloto podes traduzir-se em .5 segundos. O suficiente para chegares em 2º

          • NT says:

            P.S.
            Invision 500Grama é pesado…
            Experimenta agarrares num peso do 500Gramas depois vais mater esse peso levantado, sei lá, 20 minutos mas com o braço esticado. Vais ver que PESA MUITO.

          • Invision says:

            lol NT, esse exemplo é ridiculo, estás a distorcer as coisas. Levar um peso de 0.5kg no bolso nada tem a ver com segurar o mesmo peso com o braço estendido. Isso é física. Tens um momento muito maior e o esforço é muito maior. Anyway, não tamos a falar de um F1 em que meio segundo faz diferença. Pelo que entendi é um carro para venda tipo ferrarri, não é para corrida em pista. O consumidor normal (ou excentrico) pouco se importa se ganha 0.5 segundos numa competição até porque o carro não é para competição.

    • RenatoNismo says:

      para corridas a competir com o time trial, deve fazer só 0,5 segundos de diferença numa pista com muitos km’s :p

    • Marco Nunes says:

      o McLaren f1 de primeira geração tinha a manete das mudanças em tecido kevlar pra poupar 300g…. no mundo dos super carros 1kg aqui e outro ali no final significa muito peso, com a quantidade de éguas destes brinquedos, isso conta imenso pra relação peso/potência, se ganhar 1s em cada volta com isso faz diferença….

      • rpx_games says:

        Mas é a totalidade das pequenas coisas, não é apenas um elemento a trazer “melhorias significativas”.

        Mas claro que quem quer “trollar” vai sempre arranjar por onde pegar.

    • Einstein says:

      Claro que sim! Num carro cujo motor debita 600cv, com peso indeterminado que a Ford ainda não especificou pois ainda esta a estudar a possibilidade de colocar alguns componentes que farao reduzir o peso final do carro, como as jantes ultra leves em carbono, por exemplo, e tendo em conta que este sera o carro com a melhor potência especifica ate agora fabricado, 5kg vao mesmo fazer uma diferencia brutal na velocidade de ponta. 1 ou 2 Km/h mais rápido num carro que se espera passar os 300 km/h de velocidade maxima. Uma diferenca deveras significativa!

    • Duarte says:

      Não tem que ver com peso mas com know how.

  2. miguel says:

    gorilla-glass é bom sem duvida….mas o meu telemóvel(g-g2) com 1 ano e com uma utilização normal tem riscos e não são poucos .
    Acho que ainda não esta perfeito, mas é bom.

  3. Jorge says:

    pensei que fosse para a camada de fora para não riscar…afinal é só para melhoria estrutural..

  4. aeme says:

    O meu 625 Nokia já levou uns trambolhões valentes e está impecável.
    Tenho visto outros de outras marcas e sem este vidro e ……..
    Cá em casa existem mais dois do mesmo modelo e sem queixas.
    Acerca do uso de vidro nas viaturas atuais, é esquecida uma realidade que é a seguinte, os vidros são colados à carroceria ou coque o que lhe dá um acrescento de rigidez torsional significativo daí uma grande vantagem, entre outras.

  5. aeme says:

    No meu 625 Nokia é impecavel o ecrã de vidro. Os outros dois cá de casa vivem bem com os trambolhões.
    Um facto importante no Ford GT assim como na generalidade dos carros de hoje é a ajuda substancial dos paineis de vidro à rigidez do chassis ou carroçaria.

  6. Duarte says:

    O tema que está aqui discutido tem que ver com a capacidade de temperar vidro numa espessura inferior a 2mm.
    É aí que entra a gorilla pois como sabemos ainda não existem processos de tempera que o façam sem criar uma distorção focal que impacte na visão do condutor.
    Os telemóveis e as televisões possuem vidros que não existem ainda para a indústria automóvel.

  7. Duarte says:

    O tema que está aqui discutido tem que ver com a capacidade de temperar vidro numa espessura inferior a 2mm.
    É aí que entra a gorilla pois como sabemos ainda não existem processos de tempera que o façam sem criar uma distorção focal que impacte na visão do condutor.
    Os telemóveis e as televisões possuem vidros que não existem ainda para a indústria automóvel.

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