Por isso o termómetro do nosso carro está quase sempre errado!!!


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49 Respostas

  1. Hugo says:

    O meu bogas não costuma falhar muito, independentemente de estar parado, a andar,à sombra ou ao sol.

    • Zé do Boné says:

      Apesar do detalhe e natural interesse deste artigo, coloca-se a grande questão, que temperatura estou a sentir e que temperatura me está a afectar?

      O Humanos não andam a 10m do solo, andamos ao nível da estrada e também sofremos o efeito da irradiação, logo a informação útil é aquela que mais se aproxima daquilo que realmente estamos a sentir.
      Pouco importa se à sombra estão 36ª, quando passamos o dia expostos ao sol directo com temperaturas a rondar os 42, ou se vamos de mota, sem nada que nos envolva e proteja e além do sol directo, lavamos com a irradiação da estrada, elevando a temperatura sentida para 45 ou 46ª. Essa é a real temperatura que nos afecta e é essa que temos que considerar.

      • Az8teiro says:

        A temperatura que a estrada irradia afeta os teus pés se andares descalço. Se usares sapatilhas tens uma camada de borracha entre os pés e a estrada que isola = anula, essa diferença de temperatura.

        Teres os pés numa superfície a 40º se estiveres no polo norte, não ficas com calor, nem ficas cheio de frio se tiveres os pés numa superfície a 5º quando estás dentro de uma sauna.

        A temperatura que te afeta, é a que afecta a maior percentagem do teu corpo, e não apenas uma parte específica e pequena.

        Tal como se te doer um dente não significa que estejas doente ou a morrer, significa que tens uma dor localizada num sítio particular e esse não é o estado geral.

  2. Jaco says:

    Existem sistemas com 2 sensores localizados em locais diferentes, a temperatura apresentada no PdI é a média dos dois pelo que este problema não se coloca.

    • Vítor M. says:

      Mas… se o da frente estiver a dar valores altos e o outro valores corretos, a média entre os dois valores recolhidos está certa?

      • Jaco says:

        O da frente? E todos os carros têm sensores à frente? E as viaturas que têm sensores nos espelhos retrovisores por exemplo?!?

        • Vítor M. says:

          Imagina um sensor no cimo da grelha, agora imagina o sensor na parte de baixo do retrovisor do passageiro. A distância que difere entre eles para o solo será suficiente para isolar os elementos externos como a radiação do piso?

          Podemos estar a falar em poucos centímetros, mas pelo o que é referido no vídeo exemplificativo, não parece que seja suficiente. Mas…

      • Hugo says:

        O que é que achas? -_-‘

        • Vítor M. says:

          Que a média entre um valor certo é um valor errado vai dar um valor errado, naturalmente. A temperatura num sensor atrás na antena dá uma temperatura de 20 graus (temperatura correcta do ar) a leitura do sensor da grelha dá 25 graus, a média dá quanto jovem? 😀 dá 20?

          • DEVAXTATOR says:

            da three fidy 🙂 … os da BMW tem 4 sensores… o G30 por exemplo o serie 5 tem 4 sensores e faz média…

          • Vítor M. says:

            Bem, mas está difícil 😀 vamos lá ver se entendemos. O meteorologista explica que qualquer destes sensores está sob o efeito da própria caixa metálica que é o próprio veiculo, podendo este metal influenciar as leituras, que importa ter 1, 2 ou 5? Os valores serão sempre influenciados. Portanto… qualquer média poderá estar errada 😉 isto pelo que ele diz claro.

          • Project3000 says:

            Boa noite!
            Sr. Vitor M os sensores funcionam na prefeição. passo a explicar :
            Todos os sensores do carro pode ser 3000000000 nao é relevante.
            Na parte da frete o carro mede 30ºc atras mede 42ºc por baixo do carro mede 26ºc e no teu display surge a media de 32ºc. o que isto quer dizer? quer dizer que no teu carro entre os altos e baixos a media é de 32. nao significa que os sensores estejam a dar leituras erradas. so que nao vai ter um painel a dizer todas as temperaturas de cada canto do carro ne?
            Resumo: os sensores funcionam na perfeiçao.

          • Vítor M. says:

            É qual é a temperatura real do ar?

            É que na verdade se uns dão valores errados como pode haver exatidão?

            Eu acredito que haja uma temperatura mostrada próxima da realidade, mas nem sempre está o valor exato.

  3. Leonardo Macedo says:

    Isso nada mais é do que aquilo que o nosso corpo sente. A chamada sensação térmica, que muitas vezes nos faz duvidar da temperatura do ar. Se a temperatura for de 25 graus e estiver muito vento, os sensores indicarão uma temperatura bem diferente.

  4. Sergio says:

    É verdade, e ás vezes até dá piada o pessoal no instagram a por fotos da temperatura detectada pelo carro, porque acreditam-se mesmo na informação suspeita que por vezes aparece.

  5. Bruno says:

    Actualmente a maioria dos fabricantes mete o sensor de temperatura no espelho do lado do passageiro, a sensibilidade dos mesmos e as proprias correcoes que a UCH faz tendo em conta as condicoes de circulacao faz com que a precisao seja bastante boa, ou seja so em codices extremas é que existe uma diferenca apreciavel.
    Ate porque sensor é tambem utilizado na propria regulacao da climatizacao do habitaculo
    Portanto dizer que esta quse sempre errado com 20 pontos de exclamaçao é errado!!!!!

    • Vítor M. says:

      Não sabes o que dizes, e nem dizes o que sabes. Primeiro porque o habitáculo tem também sensores interiores e não dependem do exterior e depois porque os exteriores nem precisam de condições extremas, basta o veículo irradiar o calor para poder influenciar os valores medidos. As bases que sustentam o que afirmas são baseadas em conhecimento empírico, algo que inventaste agora 😉

  6. julinhe says:

    o sensor do meu não falha, se estiver mais de 30º começo a suar, se estiver menos de 10º espirro 😛

  7. Rui says:

    Tinha ideia que a maioria dos carros tinha o sensor do espelho direito, ou é algo dos franceses?

    • Vítor M. says:

      Alguns devem ter sim e outros até noutros locais, contudo, pelo que é referido nessa investigação, os fatores externos como calor irradiado do piso ou o frio extremo podem influenciar a recolha da temperatura exacta, pelo que é dito.

    • Miguel Nóbrega says:

      Parece-me bem pensado…

      • Vítor M. says:

        Basicamente as marcas escolhem o local onde querem os sensores, há em vários locais dependendo da marca e até do modelo, contudo, e como refere Brad Panovich, meteorologista responsável da NBC, o próprio veículo é uma caixa de metal que irradia para estes sensores, onde quer que estejam o calor, se estivermos num daqueles dias de canícula. Por isso, as leituras podem ser influenciadas sempre.

    • PBatista says:

      Pelo menos os Citroen e Peugeot têm o sensor no espelho direito , são os únicos que conheci assim

      E são muito fiáveis, a temperatura não oscila parado/em andamento.

  8. Bejense says:

    A temperatura oficial do IPMA e medida a sombra sobre a relva e a uma certa distancia solo (1metro?) dai os valores dispares entre as temperaturas dos carros e dos institutos metereologia deverem-se ao modo como é medida e nao a qualidade sensor temperatura… basta ver a diferenca da temp carro quando deixam a sombra ou ao sol ou sobre terra ou asfalto

  9. Diogo says:

    Falta acrescentar um ponto importante. Na maior parte dos carros o sensor frontal está próximo aos radiadores, o que também ajuda a que os valores lidos sejam mais altos que os reais.

    • Vítor M. says:

      Mas na explicação no vídeo ele explica que o ar quando entra e é “monitorizado” ainda não sofreu essa influencia. Contudo, tudo o que está em volta sem dúvida que poderá irradiar calor e fazer com que as temperaturas não sejam as mais corretas, sejam aproximadas.

  10. Belmiro says:

    A esmagadora maioria dos carros europeus e nipônicos tem o sensor de temperatura nos espelhos (há já mais de 1 década …) e muitos 2 sensores (espelho + entrada de ar do ar condicionado/ ventilação à frente do vidro) usando uma fórmula especifica da marca que não é a simples média.

    Isto do sensor perto da grelha já não se usa há anos, a grelha está perto do radiador (permutador de calor) e isso influencia muitíssimo o valor. Sinceramente está teoria deve ser válida apenas para modelos antigos americanos.

  11. Frederico says:

    Se a ideia é ler o valor correcto, comprem um termómetro e não um carro!

    O valor do termómetro é tão fiável quanto o valor de velocidade, temperatura da água do radiador, distância dos sensores de parque, etc, etc…

  12. Rui says:

    Um texto interessante para tem carro com especificações dos EUA que são um monte de bosta descartável nos veículos europeus já estamos no sec XXI há muitos anos.

  13. Regis says:

    Mercúrio nos termómetros? Isso não é proibido há já uns anitos?

  14. KNIGHT says:

    Caramba nada é verdade, quase tudo que acreditamos que é verdadeiro não passa de contos de fada.

  15. Joshwa says:

    como dizia o meu professor de termodinâmica: “estás preocupado com uma característica de variação lenta? não consegues distinguir 25ºC de 28ºC. sabes só que está quente e mais frio que a tua mão. não compliques!”
    o único termómetro que faz falta num automóvel é o da admissão para o cálculo da massa de ar.

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