Plataforma de investimento alerta investidores: “Bitcoin não é uma classe de ativos”!
Apesar do seu crescimento desmedido, nos últimos anos, o Bitcoin ainda é alvo de ceticismo, com as opiniões a dividirem-se drasticamente. Neste sentido, uma importante plataforma de negociação do Reino Unido alertou os investidores, dizendo que a criptomoeda "não é uma classe de ativos".
O Bitcoin registou, esta semana, um novo máximo histórico, ultrapassando os 124 mil dólares, que tinha atingido em agosto deste ano.
Com um crescimento notável, ainda há quem mantenha reservas relativamente à criptomoeda e alerte, além disso, os investidores, que têm mostrado um interesse crescente no ativo.
Recentemente, uma importante plataforma de negociação do Reino Unido emitiu uma advertência aos investidores, aconselhando que as criptomoedas não devem fazer parte da sua carteira.
Investidores devem considerar a volatilidade do Bitcoin
O Reino Unido suspendeu, no dia 8 de outubro, uma proibição de longa data que impedia os investidores de retalho de acederem aos chamados títulos negociados em bolsa (em inglês, Exchange-traded Note ou ETN) de criptomoedas.
Esses títulos negociados em bolsa são instrumentos de dívida ligados a um ou mais ativos específicos. Neste caso, eles dão aos negociadores exposição a tokens digitais através de uma bolsa regulamentada.
Segundo a CNBC, as novas regras suscitaram um alerta da Hargreaves Lansdowne, a maior plataforma de investimento de retalho do Reino Unido, que aconselhou os investidores a terem cautela.
A opinião da HL Investment é que o Bitcoin não é uma classe de ativos, e não achamos que a criptomoeda tenha características que signifiquem que deva ser incluída em carteiras para crescimento ou rendimento e não deva ser considerada para ajudar os clientes a atingir os seus objetivos financeiros.
Afirmou a Hargreaves Lansdowne, num comunicado, onde alerta que "não é possível analisar pressupostos de desempenho para criptomoedas e, ao contrário de outras classes de ativos alternativos, elas não têm valor intrínseco".
Quando as autoridades britânicas anunciaram que a proibição dos ETN seria revogada, no início deste ano, informaram que iam fazê-lo para apoiar "o crescimento e a competitividade da indústria de criptomoedas do Reino Unido".
Na altura, a medida terá sido recebida pelas empresas de criptomoedas como um avanço significativo para o setor.
Apesar do crescimento do Bitcoin, a Hargreaves Lansdowne instou os investidores a considerarem os riscos associados a todas as criptomoedas, incluindo a "mãe" delas.
Embora os retornos de longo prazo do Bitcoin tenham sido positivos, o Bitcoin passou por vários períodos de perdas extremas e é um investimento altamente volátil - muito mais arriscado do que ações ou obrigações.
Recordou a empresa, reconhecendo, contudo, que alguns investidores desejam "especular com ETN de criptomoedas" e que, por isso, oferecerá aos "clientes adequados" a oportunidade de o fazerem, a partir do início de 2026.
























quer dizer que não podem cobrar impostos sobre elas?
O imposto não é devido pelo bitcoin mas sim pela realização de mais valias na venda…
Gostaria muito que isso fosse verdadeiro, pois se eu criar um modelo de negocio onde apenas se usa bitcoin trocado sem usar FIAT, talvez o fisco venha a pensar de maneira diferente, se bem que nao tem como eles controlarem, mas pronto.
Tinha de ser uma empresa que vendia ar 🙂 🙂 🙂
Mas compreendo a tua ideia, especulando um pouco, que tipo de negócio se podia fazer hoje que não envolve-se dinheiro físico, assim de repente não me ocorre nada, sugestões…
PS não encares como critica a minha respostas mas realmente fiquei a pensar
Qualquer negocio. Desde uma banca de venda de artigos horticulas, até supermercados, etc. Qualquer negocio que cries, podes aceitar bitcoin para pagamento.
Aconselho-te a aprenderes por esta via.
https://www.linkedin.com/posts/freemadeira_chegou-o-primeiro-diploma-bitcoin-em-portugu%C3%AAs-activity-7378345095542177792-aY7I
um negocio tem de pagar impostos, o Realista falou de retail investment.
se não sabes a diferença é melhor nem pensares criar um negocio, nem a feijoes
em termos legais, usares btc para comprar euros ou batatas é considerado uma alienação e portanto evento tributável.
o que é um inferno burocrático caso alguém queira usar BTC no seu dia a dia e por fim tenha milhares de transações para declarar.
Daí que uma economia circular baseada apenas em Bitcoin sem precisar de usar FIAT é o que se deve construir. Aliás, quando Bitcoin foi criado foi nesse sentido.
“Afirmou a Hargreaves Lansdowne, num comunicado, onde alerta que “não é possível analisar pressupostos de desempenho para criptomoedas e, ao contrário de outras classes de ativos alternativos, elas não têm valor intrínseco” -> É isso mesmo, o valor das cripto tem como base pó de pirlimpimpim
Tal como todas as restantes coisas…
Oh sim, claro…
HFSP
Diz-me onde o dolar, o euro e toda qualquer moeda vai buscar valor para ser considerada uma mercadoria? O Fiat perdeu o lastro do Ouro faz décadas, a partir daí maior fraude do que essa nao existe.
Pelo menos, no que diz respeito ao bitcoin, os mineradores tem o lastro da energia, os equipamentos e os custos associados para lhe atribuir um preço base. O Fiat é puro ar do nada.
O dólar goza de aceitabilidade geral e o o euro goza de aceitabilidade geral na UE e é usado por 350 milhões de pessoas. É pelo facto de se tratarem de moedas confiáveis e de de grande aceitabilidade que asseguram o seu valor. O “lastro ouro” (Acordo do Bretton Woods) nunca vigorou, como descobriu quem, pela primeira vez, falou em querer trocar dólares por ouro.
Isso garante a quem tenha dólares (e outras moedas com grande aceitabilidade) uma relativa estabilidade do seu valor. Ao contrário do BTC que, independente do custo da sua mineração, pode ver o seu valor despencar de um dia para o outro. Como diz a Hargreaves Lansdowne ” o Bitcoin passou por vários períodos de perdas extremas e é um investimento altamente volátil”. Não ter isso em conta é enganar as pessoas.
Mas que grande confusão para aí vai, meu caro.
O dólar, o euro e todas as outras só valem o que valem porque têm a “bota” do estado a gerar uma obrigação de uso perante um volume enorme de utilizadores forçados dando uma sensação de estabilidade o que é errado. O dinheiro com características fiduciárias foi criado para perder valor. Foi desenhada nesse sentido. E quando falas de moeda confiável, vai ver o histórico bancário no mundo, as falências, as fraudes e as desgraças geradas por uma guerra. Sim, porque com uma moeda deflacionária, as guerras não podem ser criadas com esta magnitude que temos assistido.
O bitcoin tem apenas 16 anos mas ja foi o suficiente para mostrar o seu valor perante a moeda fiduciária e nunca será forçada a existir nem tão pouco inflacionada.
Queres mesmo ver essa estabilidade de que falas?
https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:ugcPost:7381781854548398080/
Quando usas a retorica de reserva de valor para o Fiat só pode ser piada e esse não é no teu entender enganar as pessoas.
O bitcoin que desde a sua criação nunca perdeu valor é que é mau. Tem lá juizinho.
Até os estados agora estão também interessados em fazer reservas estratégicas.
se o BTC fosse mais de 50% retail até concordava contigo, agora BTC até acima de 120k e havia mais retail investors quando estava a 15k do que agora..
vocês percebem sequer a correlação?
vocês param sequer para pensar para além dos fundamentalismos e dos fanboyismos e de se ser contra ou a favor de digital currenty?
o factos ditam o que já sabiamos desde 2014, BTC é um activo, é atractivo para os grandes investidores brincarem quando wall street está seca, com o bonus da regulação ser reduzida o que lhes dá margem para gerarem volatilidade com bear traps e bull traps..
MMs rule crypto, vocês são meros espectadores
Sim, os mesmos espetadores que falavam da internet quando ela apareceu. Os mesmo espetadores que um dia odiaram a energia elétrica, os mesmos espetadores que não queriam os automóveis nas ruas, os mesmos espetadores que sempre que havia uma revolução disruptiva no mercado ficaram para trás não aproveitando o que a aceitação do mercado lhes dizia.
Dá-lhe tempo. Aceita que dói menos.
meu caro, faço trading de futuros de BTC, aproveito bem o activo que é, mas sei diferenciar o que do que não é.
se não percebes os factos que acabei de descrever é porque não percebes nada de mercados e só falas com emoção.
wall street manda nas major coins, são MMs, se o valor está elevado é porque interessa estar elevado, o retail neste momento conta com menos de 10% do volume total de transações, ainda achas que BTC pode ser usado como moeda? preocupam-se tanto com moedas fiduciárias e não conseguem por 2+2 ver que têm ainda menos controlo em crypto, que quem manda é quem tem os major holdings, major LPs e major stakings?
dou o tempo que quiseres, mas quem achar que isso é uma reserva de valor vai ter um final de vida muito triste.
isto não é ser-se velho do restelo, é precisamente o oposto, perceber muito bem o meio envolvido e fazer as devidas diligencias, por isso só mexo com futuros.
Mesmo a propósito, olha para abertura e fecho de mercado em wall street do dia de hoje 10 de outubro, segue o fluxo e vê quem manda em quê e quem são os espectadores.
A large cryptocurrency investor who surfaced two months ago with about $11 billion worth of Bitcoin has opened almost $900 million in short positions against Bitcoin and Ether, signaling expectations of a market correction despite widespread optimism for October.
The whale returned to trading on Thursday with a $360 million Bitcoin
BTC
transfer that piqued the interest of cryptocurrency investors, Cointelegraph reported.
On Friday, the whale opened a $600 million 8x leveraged short position on Bitcoin and a leveraged short worth over $300 million on Ether
ETH
, according to blockchain data platform Onchain Lens.
The massive short bets signal the whale’s confidence in an incoming correction, but the thesis stands to be invalidated if Bitcoin’s price rises above $133,760, their liquidation threshold.
Boa sorte a lutar contra MMs com carteiras de 11B
Quando voce ouve muito ruido e sangue no mercado, acaba por ficar tudo bem.
Deixai-os falar. As evidencias não deixam duvidas. Seja humilde. Acumule sats.
https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:share:7386531056318926848/
Três coisas distintas:
– posse direta de criptomoedas – é preciso lidar com exchanges e carteiras digitais
– posse de uma quota num ETF (Exchang Traded Funds) de criptomoedas. Ao investir num ETF o investidor detém uma fração dos ativos (criptomoedas) que compõem o Fundo. Usados para estratégias de largo prazo
– posse de um título de dívida (nota de crédito) dum ETN (Exchange Traded Notes) de criptomoedas, mas que podem não possuir o ativo subjacente (as criptomoedas). Têm um risco maior, caso o Fundo não possua os ativos subjacentes a que acresce o risco de crédito do emissor (se o emissor falir os títulos de dívida passam a valer zero). Usado para estratégias de curto prazo.
A frase citada da HL Investment deve ser lida por inteiro e não parar em “o bitcoin não é uma classe de ativos” e deixar o pessoal à procura do que raio é, quando a explicação está logo a seguir: “não achamos que a criptomoeda tenha as características que signifiquem que ela deve ser incluída em portfólios para crescimento ou rendimento”.
Quanto aos ETN que venham a ser autorizados pela Bolsa de Londres (antes estavam proibidos) a HL Investment diz que são investimentos de alto risco e que os disponibilizará aos clientes apropriados e em certas condições (a investidores de ratalho não podem representar mais de 10% da sua carteira).
“– posse direta de criptomoedas – é preciso lidar com exchanges e carteiras digitais”
ERRADO OU INCOMPLETO.
Podes ter posse ou por mineração ou pela criação de uma economia circular fazendo uso dela.
mineras para onde? para o ar? precisas de uma carteira
economia circular não deténs nenhum activo, estás a tratar BTC como se fosse moeda de troca e não como um activo que é, giro nas teorias dos fundamentalistas, uma realidade impossivel.
precisas de estudar mais, as ideias assim não fluem
Estas de certeza a arranjar confusão, só pode.
vens para aqui mandar bitaites sem entenderes nada do assunto, és chamado à realidade e ainda acusas de querer arranjar confusão?
podia dizer o mesmo, vens desinformado mandar postas de pescada a pedir confusão..
acorda para a vida
“EU” para teres btc tens custodia implicita, ou lidas com exchange para esse proposito ou tens de ter uma carteira própria.
Volátil e cara pra chuchu
Cara, como assim?
10 outubro, 19B em liquidações, maior evento de liquidações da historia das crypto, maior que eventos luna, ftx e covid combinados.. enjoy
btc.d ftw
Que medo. FUD na veia.
Para quem como eu faz trading e anda o meio está tudo com medo de spot e perpetuals, hoje o mercado parece que também tirou dia de reflexão.
Se não sabes do que se fala não opines com disparates de fud ou fomo, traders não querem saber de respostas emocionais a mercados, lidam com TA e com o que os charts lhes mostram. As próximas duas semanas vão ser críticas, pesquisa black swan se tiveres interessado em aprender.
Fiz uma directa esta noite e foi glorioso 😉