PplWare Mobile

Será possível detetar civilizações alienígenas avançadas pela sua poluição industrial?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Antonio says:

    Se são civilizações avançadas há séculos ou milénios deixaram de poluir, simplesmente por terem evoluído.
    O mesmo irá acontecer com a Terra daqui a alguns séculos. Neste momento, a nossa civilização, que aparenta ser avançada, nada mais é do que uma civilização “criança”, tendo muito que aprender, descobrir e principalmente tornar-se pacífica.

    • Afonio says:

      Ou tal civilização terá já aprendido há muito a lidar eficazmente com qualquer poluição que derive da sua própria biologia ou da fabricação do que lhes proporcione bem-estar mas tenha avançado também para outras formas de poluir que nem cabem ainda na nossa definição de “poluição”.

    • Anung says:

      Se são civilizações avançadas há séculos mudam-se de planeta em planeta esgotando os seus recursos numa super nave durante a sua longa vida conseguida pela engenharia biolténológica avançada.

      • Amunf says:

        Isso é o Anung a fantasiar com civilizações predadoras… uma possibilidade mas certamente não a única.

        Além de que se tais civilizações andarem de planeta em planeta é capaz de haver boa probabilidade de que, com o passar do tempo, se divida em sociedades diversificadas cada uma com os seus próprios costumes e crenças dependendo do planeta em que se instalem, isto supondo que os respectivos elementos de tais civilizações sejam indivíduos únicos e cada um com a sua personalidade.

        Seja como for, esgotar os recursos de um planeta também é algo de relativo. Qual é afinal o mal de explorar recursos num planeta que não tenha o menor sinal de vida nem mesmo uma que esteja nos primórdios da sua evolução? É apenas uma mudança de escala em relação ao que já fazemos aqui na Terra e por aqui até existe vida por todo o lado, mesmo que apenas microscópica, inclusive nos locais onde haja recursos a explorar.

        Diferente seria se a exploração de recursos ocorresse em planetas já ocupados com vida mas dada a imensidão do universo… será que uma civilização assim avançada teria ou sentiria necessidade de explorar recursos em planetas já com vida? Não teria uma civilização assim avançada um sentido de moral também suficientemente avançado para se auto-impor regras quanto à exploração de recursos?

    • TugAzeiteiro says:

      A questão é que estamos “a ver a imagem” do passado dessa civilização e não o presente!

      • FM says:

        Ai é que esta a questão. Quando observamos objectos celestes, o que observamos não é o presente mas sim o passado, e ate se pode disser “vários passados” dependendo da distancia do objecto celeste. Por exemplo, se observamos uma estrela que esteja a 200 anos luz de distancia, e outra a 2 milhões de anos luz, estamos a observar, ao mesmo tempo, dois passados um que se passava a 200 anos e outro a 2 milhões, pois é o tempo que demorou a chegar, a terra, a luz emitida dessas duas estrelas, respectivamente. Até a luz do Sol demora 8 minutos a chegar a terra, assim ao vermos o sol, estamos a ver como ele era a 8 minutos atrás. Então imagina quantos passados estaremos a observar, ao mesmo tempo, quando a noite observamos as estrelas. Isto do tempo tem muito que se lhe diga.

  2. X says:

    Talvez sejam muito mais espirituais que o Homo Sapiens e não precisem de industria viajando pelo espaço no método de projecção astral.

    • X^2 says:

      Se por “espirituais” entendermos “religiosos” mesmo que não no nosso sentido tradicional de “religião”… se tomarmos o exemplo da humanidade, a tendência parece ser a de a humanidade deixar de lado a “espiritualidade” e abraçar o conhecimento científico em vez do religioso.

      Quanto a isso da «projecção astral»… talvez o X ande a ver ou ler demasiada ficção na forma de fantasia. Mas quem não gosta de fantasiar um pouco de vez em quando? Afinal é também o sermos capazes de fantasiar que faz de nós humanos e querer ir mais além!

      • Poker Alho says:

        Num mundo onde ha nerds que acreditam no linux é mais possivel acreditar em projecao astral que ao contrario do linux é real e util

      • X says:

        Atirei esta da espiritualidade só mesmo para ver como iam reagir nos comentários, nem eu acredito nisso mas quem sabe os poderes mind over matter que os aliens possam ter! enfim keep watching the skies!

      • X says:

        No fundo não gosto de imaginar que os aliens tambem a queimarem carvão e petróleo lol tenho uma imagem mais limpa mais civilizada mas quem sabe até chegarem a esse patamar talvez tenham sido ainda mais porcos que nós com industria e guerra por recursos etc

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.