PplWare Mobile

Porque é que 90% das pessoas são destras? Estudo diz ter encontrado a resposta

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. FOSS says:

    Curiosa essa hipótese de “por causa de termos desenvolvido cerebros maiores”. Hoje assistimos a uma enorme quantidade de pessoas que nem sequer têm cérebro.

  2. hey says:

    “…e até que ponto fatores culturais reforçaram a predominância da mão direita.”

    Acho que sempre funcionei com a mão direita. Mas lembro-me, como fosse ontem, que no infantário a educadora ralhava (e até os meus pais) por usar a mão esquerda…
    Aliás, lembro-me perfeitamente a minha avó dizer que a mão esquerda era a mão do diabo (lol).

    • David Guerreiro says:

      No tempo do Salazar, os canhotos eram obrigados a escrever com a direita.

      • Max says:

        Já vem de trás. Experimenta perguntar ao Gemini: “ Nas culturas judaica e muçulmana a mão direita é a mão nobre!”
        A resposta é:
        “ Sim, absolutamente. Tanto na cultura judaica quanto na muçulmana, a mão direita é considerada a mão nobre, associada à pureza, às bênçãos, à retidão e às ações sagradas.
        Essa preferência cultural e religiosa é muito forte e dita diversos comportamentos do dia a dia. Veja como isso se manifesta em cada uma delas: (…)”

        • Zé Fonseca A. says:

          Max, eu imagino que não viajes muito, mas pergunta ao barão porque é que os muçulmanos consideram a direita a mão nobre, o que que fazem com a esquerda

  3. Jaime says:

    Também podem estudar porque algumas pessoas são destras com as mãos e canhotos com os pés.
    Isso é algo ainda mais raro.
    Já sei, quem não sabe dar um chuto numa bola, não pode ser considerado para este estudo.

    • Max says:

      Então junta aí mais uma – a mão/braço que fica à frente ao pegar num cabo, por exemplo, de uma pá ou enxada (a outra mão segura na ponta do cabo). Pode-se ser direito ou canhoto, independentemente de se ser direito 🙂

    • David Guerreiro says:

      E eu sou canhoto com a mão, mas no pé chuto com a direita. Se chutar com a esquerda a bola vai toda torta.

    • jAr says:

      Sou um desses casos, e acho que só sou destro com a mão porque fui “obrigado”. Ainda hoje tenho mais facilidade em executar muitas tarefas com a mão esquerda do que a maioria dos destros.

  4. B@rão Vermelho says:

    “Porque é que 90% das pessoas são destras?”
    Porque escrevem com a mão direita, daaaa, foi preciso fazer um estudo para chegar a esta conclusão 🙂 🙂 🙂
    Ainda há dias estava a ver no Youtube um vídeo sobre este tema e 7 presidentes dos EUA eram canhotos o último foi o Obama.

    • Paulo says:

      Não é “porque”, é “logo” – logo escrevem com a mão direita, resulta da definição de dextro!
      É como dizer que fica bem na fotografia porque é fotogénica, sendo que fotogénica=ficar bem na fotografia!!

  5. Filipe says:

    Então porque os humanos têm cérebros maiores houve uma tendência pela utilização da mão direita? Toda a notícia passa uma ideia de uma inteligência superior para quem utiliza a mão direita. Estão a sugerir que quem utiliza a mão esquerda tem algum tipo de limitação cognitiva ou de inteligência? Carece de informação…está notícia é uma mai cheia de nada…apenas serve para que maioria se sinta especial…

  6. José Lopes says:

    Bom dia.
    Também uso predominante a mão esquerda, o meu pai e os meus avós também.
    Os meus três filhos nenhum é canhoto.
    Escrevo com a mão direita porque nos anos 80 a professora obrigava a escrever com a mão direita.
    É muito curioso o porquê destas coisas ….

  7. Rui says:

    Porque a escrita vai para a direita

  8. joaodasilva says:

    “Porque é que 90% das pessoas são destras? Estudo diz ter encontrado a resposta”

    Leio o artigo, que conclue:

    “Ainda falta perceber porque continuam a existir canhotos”

  9. Joachim P. says:

    Eu não, mas a avaliar pelos comentários há aqui gente que ainda é macaco sem rabo.

  10. Paulo says:

    Acharam uma correlação, foi isso afinal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.